5G: Chegou a hora de sua empresa ser protagonista dessa revolução

Foto do autor

Estamos vivenciando uma transformação sem precedentes nos últimos anos, com a conectividade e as novas tecnologias digitais fundamentando a revolução das atividades empresariais e das relações humanas. Como provedores de tecnologia, nossa função é diferenciar entre o que é hype e o que realmente é essencial para habilitar o avanço da digitalização de organizações dos mais diversos tamanhos e setores.

A automação inteligente é uma das inovações mainstream, tendo impulsionado grande parte das mudanças que fundamentam o processo de crescimento da última década. É ela que nos permite passar da análise descritiva à orientação preditiva e prescritiva.

Outra transformação permanente é o trabalho híbrido, que demanda a priorização de investimentos em ferramentas digitais para ampliar as fronteiras do ambiente laboral. Agora, percebemos que o próximo passo para maximizar o valor da cooperação entre a tecnologia e o ser humano é a conexão 5G.

5G como instrumento revolucionário do mercado

vivo meu negocio 5g protagonista revolucao interno1 2

Inegavelmente, a conectividade é parte fundamental da evolução da sociedade global e da digitalização das empresas. Nos próximos anos, a tendência é que a 5ª geração de internet acelere essa jornada.

Na prática, a tecnologia 5G transforma o mercado devido a um conjunto de características que a diferenciam da versão anterior: baixíssima latência, alta velocidade e a capacidade da rede de gerir, simultaneamente, milhões de dispositivos conectados. 

Isso faz com que a experiência de velocidade do usuário seja até dez vezes mais rápida que o 4G. Assim, a expectativa é que seja possível, por exemplo, o download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

Do ponto de vista empresarial, isso representa uma verdadeira revolução do conceito de indústria 4.0. Serão menos máquinas e mais pontos conectados, que reduzirão as brechas na segurança, ampliarão as barreiras online e ainda permitirão a redução dos gastos com maquinário — já que tudo poderá ser feito digitalmente e a distância. 

A latência ultrabaixa também amplia o desenvolvimento de soluções aplicáveis em cirurgias a distância ou em veículos autônomos, entre outros exemplos. 

Dessa forma, o 5G inova por oferecer uma rede mais modular e virtualizada. Se antes tínhamos um aglomerado de tecnologias sobrepostas, agora temos uma rede limpa e orientada ao serviço. 

Tais características são fundamentais para acelerar as evoluções tecnológicas necessárias para a criação de recursos mais avançados em serviços digitais. Isso abre espaço para empresas criarem experiências cada vez mais imersivas.

O 5G é uma realidade que deve atingir 1 bilhão de assinantes de telefonia móvel ainda este ano, conforme o Relatório de Mobilidade, da Ericsson, de junho de 2022. A estimativa é que a contratação do 5G supere a do 4G em 2027, atingindo 4,4 bilhões de pessoas. Isso representaria 48% de todas as contas móveis globais.

Como o 5G impulsionará as novas tecnologias do mercado?

A chegada do 5G significa que aplicações cada vez mais inteligentes possam ser habilitadas e exploradas de maneira exponencial. Dessa forma, inovações como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), digital twin (gêmeo digital), blockchain, metaverso, web 3.0 e outras poderão ser incorporadas massivamente ao longo dos anos pelo mercado B2B.

Digital twin

O digital twin é um programa de computador que pode integrar IoT, IA e análise de software para melhorar resultados. Isso permite que as empresas experimentem situações diversas antes da tomada de decisão.

Na prática, é uma representação virtual de um objeto físico. Pode ser qualquer coisa — algo tão complexo quanto um carro ou uma linha de produção, ou simples como um móvel.

O gêmeo digital emula todas as partes do item (ou conjunto de objetos conectados) para criar um proxy virtual. Assim, o de um carro modelaria todos os seus componentes, sua forma, pneus, assentos, motor, transmissão etc.

Com essa representação virtual de qualquer produto, processo ou serviço no mundo, as organizações podem replicar procedimentos e pesquisas, coletando dados de métodos de tentativa e erro em tempo real.

Quando implantados com sucesso, e acelerados pelas rápidas velocidades e pela ultra velocidade do 5G, o uso do digital twin pode economizar muito dinheiro nas empresas, melhorar o desenvolvimento de mercadorias e, ainda, elevar a eficiência e a produtividade das companhias.

Metaverso

O metaverso chegou para prosperar e construir rapidamente suas cidades, nações e continentes. Sua progressão é auxiliada por avanços de outras tecnologias emergentes, como realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA), seus principais pilares.

Com o 5G, esse novo mundo poderá ser habilitado onde quer que o usuário se encontre, suportando a conexão entre a interface, a pessoa e os weareables (óculos, fones wireless e demais dispositivos).

Blockchain e web 3.0

O avanço da “internet de tudo” ou “rede do futuro” — a web 3.0 — tem uma direta correlação com o aumento da capacidade de transferência de dados proporcionada pelo 5G. Com essa evolução na conectividade, os componentes fundamentais desse novo modelo de rede se desenvolvem.

Dessa forma, será possível um aprimoramento das conexões peer-to-peer, usando tecnologias blockchain e modelos de armazenamento descentralizados e distribuídos, como os oferecidos pelo Ethereum.

Inteligência artificial

A IA, junto à automação e habilitada pela baixa latência do 5G, permitirá a combinação dinâmica de dados relevantes. Assim, os analistas de dados poderão ser alertados a agir antes que determinados eventos ocorram.

Como o 5G pode ser aplicado nas empresas?

Em conjunto com demais tecnologias, o 5G promove o avanço na digitalização dos negócios de inúmeros setores, com soluções que beneficiam empresas de todos os portes.

Varejo

Sem dúvidas, o varejo será amplamente beneficiado com a ampliação do 5G, que permitirá às companhias oferecerem novas e brilhantes experiências de compra conectadas a qualquer hora, em qualquer lugar.

A habilidade de ofertar situações personalizadas aos clientes alcançará outro patamar. O 5G e a edge computing vão ampliar a capacidade computacional e a visão da IA, integrada com a RA e a RV, permitindo que a natureza altamente segmentada das compras online seja estendida para as lojas físicas.

Também veremos a proliferação de estabelecimentos autônomos, mantidos por tecnologias digitais que viabilizarão o autosserviço. Gôndolas inteligentes e espelhos especiais mostrarão informações sobre os produtos e comparação de preços, suportando a decisão de consumo no ponto de venda.

Com isso, toda a cadeia de suprimentos (supply chain) também será aprimorada. As redes seguras, de alta velocidade e de baixíssima latência transformarão a logística e permitirão aos fornecedores agilizarem suas operações da seleção do material para a venda final em tempo real.

Indústria

Um benefício-chave que o 5G confere às fábricas inteligentes é a capacidade de ampliar o rendimento, reduzir custos operacionais e aumentar o retorno do investimento. Além disso, trarão a melhora a produtividade, a segurança das operações e a qualidade do produto.

As linhas de produção altamente automatizadas são uma parte essencial das vantagens trazidas pelo 5G às indústrias 4.0. Com essa inovação, será possível otimizar a rastreabilidade dos dados das peças e tornar o controle de processo mais rígido.

As redes 5G emergentes suportarão, em especial, três tipos de comunicação que serão usadas para habilitar a Internet das Coisas Industrial (IIoT):

  • Banda larga móvel aprimorada: uma versão mais rápida das comunicações móveis que já usamos com 4G;
  • Massive machine-type communication (mMTC): capaz de conectar um grande número de sensores, cada um exigindo uma largura de banda relativamente baixa;
  • Comunicações ultra confiáveis e de baixa latência (URLLC): permitem o controle remoto e automatizado de operações de alta precisão e de tempo crítico, representando um verdadeiro divisor de águas.

Agricultura

As dificuldades enfrentadas na digitalização do campo poderão ser superadas com o advento do 5G. Com a atualização do 4.5G, será possível que diversos recursos baseados em IoT, IA e Big Data possam ser utilizados em larga escala nas fazendas.

Assim, a irrigação de precisão, os drones agrícolas, o maquinário inteligente, entre outras soluções que já estão presentes em algumas propriedades, gradualmente serão a realidade da maioria dos produtores rurais

Nessas fazendas inteligentes, a automação dos processos e a tomada de decisões baseadas na análise de dados trarão muito mais acurácia e previsibilidade, economizando recursos, aumentando a produtividade e contribuindo para a sustentabilidade rural.

Vivo: orquestrando a revolução digital pela implementação do 5G

vivo meu negocio 5g protagonista revolucao interno2 2

Para que as novas possibilidades geradas pelo 5G beneficiem toda a sociedade, a Vivo Empresas está acelerando a ampliação das redes de conectividade por todo o país.

Há anos, fazemos investimentos de bilhões de reais para manter a inovação em nossa infraestrutura. Temos um dos maiores backbones do país (redes de transmissão), um diferencial para implantação da tecnologia de 5ª geração. Essa rede de alta capacidade e qualidade funcionará como um pulmão para a nova conexão chegar a todos os cantos do Brasil.

Hoje, 97% da população já está coberta pela nossa internet móvel, com mais de 3,1 mil cidades atendidas pelo 4.5G — a maior cobertura móvel do país. Também somos a principal provedora de internet fixa com fibra da América Latina, alcançando atualmente 21 milhões de domicílios brasileiros.

Mas avançamos além do 4.5G: nosso 5G já é uma realidade disponível para todos os clientes. Para ter essa experiência, só é preciso possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso.

Possuímos a tecnologia e estamos avançando rapidamente na amplificação do 5G no país. Contudo, ainda dependemos de novas legislações para acelerarmos o processo. É necessário, por exemplo, que as cidades adaptem suas leis, visto que mais antenas serão necessárias para garantir a disponibilidade em uma mesma área. 

Digitalizar para aproximar

Na Vivo Empresas, nós aproximamos pessoas e negócios com serviços digitais e tecnologias de ponta. Esse é o propósito que nos mobiliza para expandirmos a maior plataforma de digitalização do país.

Nossas soluções de IoT são referência na otimização de startups, das indústrias, do varejo e da agricultura, permitindo que a conectividade esteja presente de maneira generalizada na supply chain. Isso se traduz em automação, previsibilidade e monitoramento dos processos, impactando diretamente na produtividade.

O mesmo se aplica às nossas ferramentas de computação em nuvem, trazendo integração, praticidade, flexibilidade, proteção e eficiência aos negócios de todos os setores. 

O 5G é a continuidade dessa jornada, reafirmando o compromisso da Vivo Empresas para a construção, através da tecnologia, de uma sociedade mais justa, igualitária e socialmente responsável. Estou ansioso para ver todas essas mudanças — e você?

Foto do autor
Solicite um contato