O segmento de supermercados oferece muita variedade de produtos – desde os frescos, como frutas, verduras e carnes, até industrializados e congelados. Mas cada categoria exige fornecedores especializados.
Essa gestão traz outros aspectos não menos complexos. O setor é competitivo, cenário em que é preciso manter preços baixos, mas que, ao mesmo tempo, garantam uma margem de lucro saudável, sem deixar cair o padrão de qualidade que o cliente espera.
Quando entramos na seara da logística de distribuição, então, é preciso se relacionar com parceiros que consigam fazer entregas rápidas, especialmente dos alimentos perecíveis, afinal, a interrupção na cadeia de suprimentos e o sumiço de produtos nas prateleiras impactam negativamente a satisfação do consumidor final.
Por isso, para que a reputação do negócio não seja alvejada por más avaliações e consumidor nenhum possa reclamar da qualidade e disponibilidade das mercadorias do seu supermercado, daqui até o final desta leitura você vai saber:
- Por onde começar
- Buscando parceiros por categoria
- Outros caminhos para fazer escolhas eficientes
- Evitando problemas com seus fornecedores de alimentos
Fornecedores de supermercados: por onde começo?
Para gestores de pequenos e médios supermercados, essa busca pode parecer desafiadora inicialmente. Fundamentalmente, pense que será necessário buscar mais de um fornecedor – você precisará de parceiros e parcerias sugerem que a relação deva ser de confiança, desde o início.
Existem duas orientações fundamentais nesse começo:
- Participe do setor: não perca a oportunidade de conhecer fornecedores de alimentos nas feiras e eventos do setor. Mesmo que seja necessário se deslocar para isso, tenha em mente que é uma oportunidade única para encontrar muitos deles em um só lugar, tornando mais fácil avaliar produtos e criar conexões valiosas, olho no olho.
- Associações especializadas: muitos deles são membros de associações e redes profissionais que já contam com listas de parceiros confiáveis. Esses ambientes servem, justamente, para oferecer apoio na seleção e recursos adicionais, como o compartilhamento de agendas de eventos de networking e materiais educativos sobre o mercado.
- Reputação e histórico: pesquisar nunca é demais. Ainda que alguém de sua confiança tenha feito alguma indicação, busque levantar os comentários de outros clientes sobre esse possível parceiro para investigar seu histórico de conduta.
- Qualidade dos produtos: os itens das prateleiras do seu supermercado precisam encher os olhos do seu cliente e convencê-los em casa, na hora do consumo. Procure ter certeza da qualidade dos alimentos e não se esqueça que os produtos precisam atender padrões de segurança.
- Conformidade regulatória: certifique-se de que seus fornecedores cumprem todas as regulamentações de segurança alimentar e licenciamento estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos responsáveis pelo regimento do setor.
A busca por parceiros nas 3 principais categorias
Produtos processados, hortifruti, carnes e laticínios são as principais segmentações desse mercado. Cada uma traz seus próprios desafios, por isso, categorizá-las é necessário para que você encontre parceiros especialistas. Algumas dicas:
- Produtos processados: consumidores tendem a confiar nas marcas de grandes fabricantes – as opções mais comuns encontradas nas prateleiras dos supermercados. Mas não vire as costas para os produtos de fornecedores locais e artesanais. Eles podem, inclusive, trazer um diferencial para suas ofertas.
- Hortifruti: ninguém resiste às frutas e vegetais frescos, por isso, essa seção é alvo de muitas críticas nesse segmento – grandes mercados quase sempre contam com fornecedores dessas categorias que vêm de longe, o que compromete a qualidade dos produtos, muitas vezes devido ao próprio translado, por isso, não descarte as parcerias com produtores locais e cooperativas agrícolas do entorno.
- Carnes e laticínios: para carnes e produtos lácteos, escolha fornecedores com experiência em qualidade e bem-estar animal, especialmente agora, quanto até consumidores não veganos nem vegetarianos estão de olho nas práticas de produtores dessa segmentação.
Caminhos alternativos para escolhas eficientes
A era digital facilitou bastante essa missão, cenário em que gestores de pequenos e médios supermercados ainda podem recorrer às:
- Plataformas B2B: sites especializados em negócios B2B (Business to Business) como Alibaba, TradeKey e Global Sources podem ser fontes valiosas para encontrar fornecedores globais por categoria de produto.
- Redes Sociais e Fóruns: mídias sociais como o LinkedIn e grupos do Facebook já são ambientes digitais muito úteis para encontrar recomendações e avaliações de fornecedores de alimentos para supermercados. De cara você ainda soma novos relacionamentos à sua rede e ganha dicas para seu negócio nessas plataformas.
Evite problemas com seu fornecedor
Não dá para contar que, mesmo após muitos anos de relacionamento, seus parceiros não te deixem na mão em algum momento, seja pela qualidade do produto ou por falhas na logística e cumprimento de suas entregas.
Por isso, trabalhe na fiscalização e formalização dos seus acordos sempre. Tome nota:
- Supervisão contínua: implemente auditorias periódicas para garantir que suas compras atendam aos padrões acordados.
- Contratos: não deixe os contratos de lado por excesso de confiança. Elabore contratos detalhados que estabeleçam claramente os prazos de entrega, condições de pagamento e níveis de qualidade.
- Diálogo: mantenha um canal de comunicação aberto com seus parceiros para resolver qualquer problema rapidamente.
Seguindo essas três dicas, será mais fácil manter sua marca forte, evitando fornecedores duvidosos e problemas que possam colocar em xeque a confiança do seu consumidor final.
A gestão do negócio sem muito esforço
No mundo dinâmico do varejo, pequenos e médios supermercados ainda precisam driblar outro desafio: manter seus estoques alinhados às flutuações da demanda dos consumidores.
Mas esse não é mais um problema para gestores do ramo que já digitalizaram suas operações com sistemas ERP como o de Vivo Empresas, chamado Gestão de Vendas – software que simplifica a organização e análise das informações de vendas e estoque em tempo real.
De cara, a ferramenta ainda colabora para que administradores façam pedidos mais precisos a seus fornecedores, assegurando que a oferta esteja sempre alinhada com a demanda dos clientes.
A inteligência vai muito além da automação. Com recursos avançados de análise e relatórios, os supermercados conseguem identificar tendências de consumo com facilidade e avaliar o desempenho dos fornecedores, com base em dados concretos, permitindo que os negócios ajustem seus contratos de compra para obter termos mais vantajosos.
Libere-se de tantos compromissos administrativos e foque no que realmente importa: na construção de relações duradouras com fornecedores confiáveis, para que você possa aprimorar a experiência de compra dos clientes.
Conte com o auxílio de nossos consultores e confira os conteúdos selecionados de hoje:
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- Navegando nas tendências dos supermercados no curto prazo
Até breve,
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