eSIM: como funciona e quais as vantagens

Foto do autor

Atualmente, o celular é uma das principais ferramentas de trabalho. Não à toa, o aparelho vem ganhando cada vez mais funções e recursos que dão praticidade e acrescentam produtividade à rotina. Um exemplo é a tecnologia eSIM, uma evolução do chip físico.

Trata-se de um componente embutido diretamente na placa do telefone, dispensando a necessidade de se inserir qualquer peça no aparelho. Entre os benefícios da tecnologia, vale destacar a praticidade ao ativar ou transferir as linhas, a segurança e a própria conservação do chip.

É por isso que a tecnologia vem sendo utilizada com frequência no universo corporativo, sobretudo por quem precisa manter mais de um telefone, o pessoal e o de trabalho.

Nesse sentido, preparamos um artigo explicando as principais vantagens do recurso para o mundo dos negócios, além de mostrar como os clientes Vivo Empresas podem migrar para o eSIM, em um processo rápido, prático e 100% remoto. Veja também:

  • O que é a tecnologia eSIM?
  • Quais são as vantagens?
  • Como aderir ao recurso?
  • Uso do eSIM no meio corporativo
  • Como fica o roaming internacional?
  • De quais formas acontece a ativação ou a migração para clientes Vivo Empresas
  • A relação entre o eSIM e a Internet das Coisas (IoT)
  • As perspectivas para o futuro da tecnologia

Smartphones: ferramenta indispensável no meio corporativo

vivo meu negocio e sim interno2

Vivemos uma era de virtualização. E os celulares, definitivamente, estão no centro dessa revolução. É cada vez mais recorrente o uso dos smartphones no contexto de trabalho, sobretudo com a disseminação do home office. 

Segundo o relatório Number of mobile devices worldwide 2020-2025, divulgado pelo Statista, em outubro de 2022, o número de dispositivos móveis operando em todo o mundo chegou a quase 15 bilhões, em 2021. A estimativa é de que esse número atinja 18,22 bilhões até 2025.

Aqui no Brasil, segundo pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), lançada em dezembro de 2021, existem 242 milhões de smartphones no País. Em comparação com o número de habitantes, que chega a 214 milhões, é um valor impressionante.  

Muitos desses aparelhos desempenham papel fundamental nas empresas. Afinal, são usados para comunicação entre equipes, com clientes, fornecedores e até mesmo para gerir o trabalho remotamente.

Sendo assim, as tecnologias capazes de otimizar o uso dos celulares e incrementar o processo de digitalização das empresas despontam como prioritárias. E o eSIM é uma delas.

O que é a tecnologia eSIM?

O eSIM é a versão virtual do SIM Card, aquele chip que é colocado no celular para dar acesso à rede da operadora.  Em outras palavras, é possível  dizer que se trata de um chip eletrônico, que é “soldado” diretamente nos dispositivos móveis. Portanto, não há peças físicas, o que impossibilita a sua remoção ou a troca por terceiros.

É programável remotamente por software e integrado a smartphones mais novos, o que significa que o usuário não precisa comprar um novo cartão SIM se quiser trocar de telefone ou de operadora.

Além disso, uma das principais características da tecnologia é a possibilidade de contar com múltiplas linhas em um mesmo telefone. Cada pessoa consegue ter, por exemplo, um número pessoal e uma linha corporativa, o que torna o dia a dia de trabalho mais prático.

Isso só é possível porque os smartphones que suportam a tecnologia eSIM têm, pelo menos, suporte para mais um SIM card físico.

E se esse dispositivo for dual-SIM  (apto a receber dois chips físicos), além de ser equipado com a tecnologia eSIM, ele poderá oferecer, no total, suporte para até três linhas diferentes.

Segurança é uma das vantagens da tecnologia eSIM

Há diversos benefícios atrelados ao chip eletrônico. Um deles é o fato de não quebrar ou se desgastar, como pode acontecer nas versões físicas. Mas a maior vantagem, no entanto, é a segurança. 

Caso o aparelho seja roubado, o eSIM não poderá ser removido, impedindo o criminoso de revender ou utilizar o telefone. Além disso, como não pode ser retirado, não há interrupção da conexão de dados. Isso facilitaria a localização em caso de perda ou mesmo de furto. 

Da mesma forma, como não há como transferir o chip eletrônico de celular, outro risco mitigado é a possibilidade de tentarem se passar pelo proprietário do celular utilizando a linha telefônica. 

Outra vantagem é que, ao receber o celular, por exemplo, é possível desbloqueá-lo e começar a usar rapidamente. Em alguns casos, esse procedimento é feito de maneira totalmente remota, com mais segurança, comodidade e menor burocracia.

Além disso, ao utilizar um eSIM, a portabilidade também acontece de um modo mais simplificado, uma vez que não será preciso trocar de chip para seguir com uma nova operadora.

Por fim, outra vantagem é que, ao usar o chip virtual, a indústria reduz a utilização de plástico na produção dos componentes e diminui a emissão de carbono advinda dos deslocamentos para entrega do chip físico. 

Em resumo as principais vantagens são:

  • segurança;
  • comodidade; 
  • menos burocracia;
  • sustentabilidade.

Como aderir à tecnologia eSIM

Antes de tudo, para ter o eSIM, o celular deve dispor de um chip eletrônico. No Brasil, já existem vários modelos vendidos com ele. No entanto, por ser algo relativamente novo, apenas os aparelhos considerados “top de linha” possuirão o recurso. 

Nos celulares Samsung, estão disponíveis a partir dos modelos S20. Nos da Apple, a partir do iPhone 11. Motorola e Huawei tem o recurso apenas nos últimos lançamentos. A Xiaomi ainda não disponibilizou no Brasil aparelhos com a tecnologia. 

Em contrapartida, não basta só comprar o aparelho. Afinal, a companhia telefônica também precisa trabalhar com a inovação.

Clientes Vivo Empresas, por exemplo, desde julho de 2021, podem contratar diretamente seus planos móveis com o eSIM, sem necessidade de adquirir o Sim Card para, depois, fazer a migração.

A ativação é totalmente digital, por meio do aplicativo Meu Vivo Empresas, plataforma de autoatendimento aos clientes corporativos.  

Isso quer dizer que não há a necessidade de ir a uma loja física. Com um QRCode, é possível ativar facilmente a linha no aparelho, sem burocracia e com maior segurança.

Em situações de perda e roubo, o eSIM pode ser facilmente transferido para um novo aparelho móvel, liberando o uso imediato da linha. Dessa forma, a comunicação da companhia e os dados que estavam no dispositivo não ficam ameaçados.

Roaming internacional fica mais prático 

Quando você viaja e precisa usar o seu número no exterior, o eSIM apresenta o que há de mais avançado. Afinal, ele faz com que você não precise sair em busca de um chip local ao chegar no exterior.

Uma vez que o chip já está integrado ao celular, é só contratar o serviço. A ativação, em geral, é feita quando se baixa um aplicativo ou ao digitar algum código. 

Outra vantagem é que dá para comprar quantos eSIM quiser durante a viagem. Afinal, algumas opções funcionam por um período preestabelecido de tempo e, assim que acaba, o usuário pode comprar um novo com uma nova recarga de dados para usar. Ou até mesmo mudar de operadora. 

Uma opção popular entre os viajantes é o eSIM da Airalo, que permite comprar dados que funcionam em mais de cem países. Uma informação importante é que será possível apenas o uso da internet, não da conexão de rede. Ou seja, não dá para receber chamadas telefônicas ou SMS. No entanto, os aplicativos de comunicação podem suprir isso.

Em contrapartida, quem precisa continuar fazendo chamadas telefônicas e trocar SMS pode contar com o apoio suplementar do serviço de roaming internacional Vivo Travel para empresas. Nada impede que se contrate o roaming internacional para dados com uma operadora local compatível com eSIM e continue usando o roaming da operadora brasileira para a rede. 

Como migrar do chip físico para o eSIM Vivo Empresas

vivo meu negocio e sim interno1

Como foi explicado anteriormente, somente as companhias que possuem serviços compatíveis com a tecnologia poderão realizar a troca do SimCard para eSIM. Além disso, o usuário precisa ter um aparelho que disponha da tecnologia. 

A Vivo Empresas possibilita que o eSIM seja adquirido diretamente no processo de contratação da linha, evitando a migração. Em contrapartida, quem ainda tem SIMCard pode migrar gratuitamente em uma jornada 100% digital.

Os principais benefícios do eSIM Vivo Empresas são:

  • maior comodidade no processo de ativação, uma vez que ocorre de forma remota;
  • processos de reativação e alteração de equipamentos sem a necessidade de interação presencial ou por telefone;
  • o eSIM não desgasta e nem quebra;
  • não é removível, o que traz mais segurança, pois não pode ser manuseado por pessoas mal intencionadas;
  • permite ativar mais de uma linha no mesmo smartphone — você pode manter linhas pessoais e profissionais separadas e organizadas;
  • ativação virtual sem necessidade de aguardar envio do SIMCard físico;
  • é compatível com a tecnologia 5G. Clientes que já tinham o eSIM instalado em seus smartphones só precisam passar pelo processo de atualização por meio do Meu Vivo Empresas para garantir o acesso ao sinal de quinta geração.

Líder no fornecimento de soluções tecnológicas B2B, a Vivo Empresas foi a primeira a oferecer a migração para a tecnologia eSIM de forma totalmente remota.

Na prática, isso significa que, para utilizar a novidade, não é necessário se dirigir a um ponto de venda, tampouco esperar atendimento via telefone ou chat. Basta que o celular seja compatível com o chip eletrônico e seguir os passos indicados no portal Meu Vivo Empresas.

Além disso, vale lembrar que os clientes Vivo Empresas contam com a maior cobertura de rede móvel do Brasil, com a vantagem de ter sempre um gerente de conta exclusivo para tirar dúvidas, resolver problemas e apresentar possibilidades.

Todos os planos corporativos ainda oferecem ligações ilimitadas para qualquer operadora do País, aplicativos essenciais que não descontam da franquia e gerenciamento dos planos por meio do Vivo Gestão.

Tecnologia eSIM também está nas soluções de IoT da companhia

O eSIM está apenas começando a se popularizar nos  smartphones, mas a tecnologia já é empregada em outros serviços da companhia há algum tempo, a exemplo das soluções de Internet das Coisas (IoT) e comunicação machine-to-machine (M2M).

Focados na automação de tarefas, os recursos baseados nessas tecnologias já utilizam o chip eletrônico para levar inovação e eficiência à indústria. Além disso, graças à tecnologia, os clientes Vivo Empresas podem ter muito mais controle dos dispositivos conectados via IoT.

Dessa forma, toda empresa que adquirir a solução pode fazer a adequação do ciclo de vida dos chips, incluindo testes durante o processo de desenvolvimento e produção até a implantação do serviço para o cliente final.

Assim, as empresas podem identificar os modelos mais aderentes ao negócio. Sem contar que os pacotes de dados ainda possibilitam a separação do tráfego por tipo de serviço, trazendo mais segurança para a conectividade de IoT. 

Gestão consultiva apoia a tomada de decisões

Todos os dispositivos conectados são gerenciados por meio da Vivo Kite Plataform®, que permite realizar a ativação e a desativação remota de linhas. 

Em outras funcionalidades, a ferramenta ainda pode servir de base para uma tomada de decisão mais acertada, uma vez que também é capaz de sugerir mudanças estratégicas aos gestores.

Não por menos, a Vivo Empresas domina o setor M2M no Brasil, com 36,5% de participação de mercado. Os dados são de outubro de 2022 e foram divulgados no portal da consultoria Teleco. 

Futuro promissor para o eSIM

Por fim, a tecnologia eSIM vem ganhando adeptos porque garante maior praticidade, segurança e comodidade aos clientes de linhas corporativas. O futuro aponta como promissor. 

Segundo um estudo da Straits Research, eSIM Market Size, share and Growth Forecast 2030, de agosto de 2022, o mercado global de eSIM foi estimado em US$ 7,3 bilhões em 2021, e deve chegar a US$ 17,5 bilhões em 2030. 

Ainda, segundo o estudo, o chip eletrônico é o futuro do 5G porque pode ser instalado mais facilmente em dispositivos menores, como pulseiras fitness e relógios inteligentes. Boa parte do crescimento desse chip virtual será acompanhado da expansão de dispositivos IoT, M2M e carros conectados.  

A Vivo Empresas acompanha essa evolução de perto facilitando a ativação e a migração para os clientes. É possível tirar todas as dúvidas sobre o eSIM, assim como o processo de migração/ativação dele no próprio site, e ainda consultar a lista completa de aparelhos compatíveis.

Aliás, também separamos outros artigos sobre novas tecnologias que otimizam o dia a dia profissional.  Confira a seguir: 

Até a próxima! 

Foto do autor
Solicite um contato