A importância do telefone fixo na comunicação

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Em um cenário em que a flexibilidade na comunicação é cada vez mais valorizada e profissionais buscam mobilidade no dia a dia, com celulares como companheiros constantes, o telefone fixo parece perder espaço. No entanto, mesmo com os inegáveis benefícios de smartphones e outros dispositivos, como tablets, o serviço se mostra importante ainda hoje.

Entre as principais vantagens de contar com uma linha e um aparelho, estão a alta disponibilidade de sinal, bom custo-benefício e, no caso de pequenos negócios, maior confiabilidade. 

Quer saber mais razões para considerar uma linha fixa? Então leia também neste artigo:

  • Importância da telefonia fixa
  • Qual é a utilidade dela em um negócio?
  • Vantagens de uma linha fixa
  • Vale a pena investir?
  • Telefonia fixa na Vivo Empresas

Importância da telefonia fixa

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Com a crescente digitalização das empresas, poderia se esperar que tecnologias e equipamentos considerados mais tradicionais, como o telefone fixo, perdessem espaço. Não é o caso, mas também há uma certa verdade — que os números mostram — em dizer que o celular veio para ficar. 

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro de 2022, a proporção de domicílios com telefone fixo no Brasil foi de 15,6%. 

O dado acima representa uma queda de 7,5 pontos percentuais em relação a 2019 (23,1%). Conforme o órgão, a tendência de baixa foi também observada em todas as regiões do País. Já a taxa de domicílios que tinham telefone móvel celular (96,3%) aumentou em comparação a 2019 (94,4%). 

Apesar da redução de números na telefonia fixa, uma central telefônica dentro de uma empresa é um dos meios mais eficientes que a companhia pode adotar para criar vínculos com o público externo e fornecedores. 

Por meio de um único número, que conecta a ramais diversos, esse é o meio que as empresas encontram para simplificar a comunicação entre vários setores. Afinal, não são números diferentes, mas sim ramais. 

Somado a isso, a telefonia fixa é uma forma de reduzir os custos com ligações, mesmo com um atendimento automatizado. 

Qual é a utilidade do telefone fixo em um negócio?

O uso da telefonia fixa em um negócio vai além da redução de custos. Os benefícios advindos  com a simplificação do contato com a comunicação externa são muitos. Afinal de contas, uma empresa que oferta serviços precisa ter interface com fornecedores e clientes.

E essa interlocução pode ser feita através de uma linha telefônica. Ao se ramificar entre diversas áreas, também faz com que não seja necessário despender recursos com novas linhas e aparelhos celulares para todos os setores.

Desta forma, além da diminuição de gastos, também fica mais simples para terceiros e fregueses acessarem o negócio. Afinal, um único número guia o público externo para onde ele precisa ir.

No que tange ao contato com os clientes, o telefone ainda passa mais credibilidade do que uma linha móvel, principalmente no caso de pequenos negócios.

Vantagens de uma linha fixa

Hoje em dia, já existem meios mais modernos relacionados ao uso da telefonia fixa em empresas. As vantagens do investimento abrangem a confiabilidade que transmite, a possibilidade de reduzir custos e, ainda, alta disponibilidade. Confira os principais benefícios a seguir.

Melhor comunicação interna

Um dos principais benefícios que uma empresa tem ao investir em telefonia fixa é aprimorar sua comunicação interna. Ao contar com ramais, por exemplo, fica mais fácil para os times se comunicarem. A interação, além de mais fluida, ocorre sem custos para o negócio.

Essa economia pode ser ainda mais relevante no caso de negócios com colaboradores alocados em diferentes regiões. Nesse sentido, é essencial escolher uma estrutura de telefonia e um pacote que seja adequado às necessidades da empresa. Em algumas situações, é possível ter tarifas reduzidas ou, até mesmo, gratuitas entre sede e filiais. 

Redução de custos

Ao investir em planos adequados e, também, em uma central telefônica que atenda às necessidades da empresa, pode-se reduzir custos, gastando menos com ligações. Mesmo a médio prazo, o impacto nas finanças da empresa pode ser significativo. 

A redução de custos pode ser ainda maior no caso de negócios que dependem muito de processos ligados ao telefone, como Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e call center. 

Maior confiabilidade

Não são poucos os clientes que desconfiam de negócios, principalmente no caso dos de pequeno porte, que só contam com um número de telefone celular para contato. 

Sendo assim, investir em telefonia fixa pode ser um passo importante para passar uma imagem mais profissional para clientes e possíveis interessados em contratar produtos e serviços.

Possibilidade de automatização

À primeira vista, pode parecer retrógrado investir em telefone fixo em um mundo em que, cada vez mais, os celulares dominam. Entretanto, esse meio de comunicação tradicional pode ser potencializado com o apoio da tecnologia. 

É possível, por exemplo, escolher um sistema automatizado, tornando as comunicações mais ágeis e a resolução de problemas mais simples. O recurso, chamado de Unidade de Resposta Audível (URA), é um menu interativo automatizado, que cuida da maioria das interações realizadas durante uma chamada.

Vale a pena investir em telefone fixo?

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Investir em telefone fixo traz muitos benefícios, como apresentamos anteriormente. Contudo, ao colocar na ponta do lápis, ainda pode ficar a pergunta: ter ou não ter uma linha desse tipo? 

De fato, o domínio da telefonia móvel é inegável. Segundo dados da Anatel, em outubro de 2022 o modelo contava com 261,3 milhões de acessos. No mesmo período, a telefonia fixa possuía apenas 27,3 milhões de acessos, de acordo com informações do órgão regulador.

Porém, mais do que o que é praticado pelo mercado, é essencial considerar as necessidades do negócio, suas principais características e os objetivos que têm em relação à telefonia. 

Uma empresa que precisa de múltiplas linhas, por exemplo, pode se beneficiar dela, que é, ainda, uma boa opção para quem quer melhorar a qualidade das chamadas sem ficar dependente de sinal, como é comum com celulares.

É possível investir em um modelo mais digitalizado deste serviço e obter as melhores vantagens da tecnologia. Confira a seguir. 

Evolução da telefonia fixa

Para quem quer o melhor dos dois mundos, uma opção é o Vivo Voz Negócio, serviço de comunicação unificada da Vivo Empresas, que é uma evolução do telefone fixo. 

Indicado para todos os modelos de trabalho, incluindo remoto e híbrido, permite conectar pela internet o número da empresa a um PABX na nuvem para ter os mesmos benefícios da linha física, somado a diversas outras facilidades.

Com várias ofertas de pacotes, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades do negócio, o serviço oferece diversos benefícios, como:

  • Economia: é possível levar o número para a nuvem e evitar custos de manutenção de um PABX físico.
  • Segurança: o serviço oferece criptografia de ponta a ponta para proteger os dados corporativos.
  • Automatização do atendimento: possibilidade de criação de URA para encaminhar as chamadas para um menu de navegação.
  • Integração de funções: é integrado às principais funcionalidades de ferramentas de colaboração, como o Microsoft Teams.
  • Possibilidade de interligações: sob medida para empresas que querem combinar plano de voz ilimitado e PABX com menor investimento.
  • Mobilidade: possibilidade de levar o ramal para qualquer lugar.

Telefonia fixa na Vivo Empresas

O Vivo Voz Negócio faz toda a diferença para o trabalho colaborativo on-line e remoto. Entre seus principais recursos, estão:

  • Ligações: colaboradores podem fazer e receber chamadas, tanto interna quanto externamente.
  • Colaboração: o serviço conta com chamadas de vídeo, troca de arquivos e chat, o que torna o trabalho mais dinâmico e interativo.
  • Remoto/híbrido: é possível atender e fazer ligações do ramal de qualquer dispositivo com o aplicativo instalado ou utilizar o próprio aparelho telefônico.
  • Multicanal: com o serviço, há a possibilidade de atender chamadas no computador, smartphone ou tablet.

Além do Vivo Voz Negócio, essa completa plataforma de comunicação unificada, a Vivo Empresas também oferece planos de telefonia fixa para negócios de todos os portes. É possível combinar, ainda, a contratação com soluções de internet. 

Entre as principais vantagens de contratar o plano de voz da Vivo, está poder contar com ligações ilimitadas para todo o Brasil, tanto para fixo quanto para móvel local e nacional.

Para estar sempre acessível aos clientes e colaboradores, garantindo, assim, uma conectividade completa, investir em planos de internet é outro passo fundamental. Com a Vivo Fibra é possível contar com:

  • Ultravelocidade;
  • Variedade de velocidades em um plano adequado para o seu negócio;
  • Ligações ilimitadas para todo o Brasil.

E, também, ter toda a praticidade e o suporte que só a Vivo Empresas pode oferecer. 

Telefone fixo: aprimoramento com a tecnologia

Mesmo em um contexto em que smartphones conquistam espaço e os serviços estão cada vez mais virtualizados, o telefone fixo ainda tem seu espaço. Entretanto, é essencial considerar que essa forma de comunicação também deve acompanhar as evoluções tecnológicas. 

Sendo assim, apostar em soluções como Vivo Voz Negócio da Vivo Empresas faz toda a diferença para a empresa. Com o apoio deste serviço, toda a comunicação do negócio é centralizada, seja por voz ou mensagem de texto, com o uso da nuvem para permitir a interação e acesso a qualquer hora e lugar. 

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Até a próxima! 

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