As datas comemorativas são um dos melhores momentos para o varejo. E para vender mais no dia dos pais, que está chegando, o seu negócio pode (e deve) contar com o apoio da tecnologia.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em abril de 2021, mais de 80% dos lares brasileiros têm acesso à Internet.
Por si só, a apuração mostra que os consumidores estão cada vez mais digitais. Mas a alta recente das vendas no comércio eletrônico também reforça o fenômeno.
No ano passado, em decorrência da pandemia e da necessidade de isolamento social, o e-commerce apresentou um crescimento de 47%. Um dado histórico que marca o recorde dos últimos 20 anos. É isso que mostra a 42ª edição do Webshoppers, realizada pela Ebit | Nielsen em outubro de 2020.
Esse movimento não foi algo passageiro: a digitalização das vendas veio para ficar. Segundo pesquisa realizada pelo Neotrust, o primeiro trimestre de 2021 apresentou aumento das vendas de mais de 72%, comparando com o mesmo período do ano anterior.
Ou seja, se você quer destacar a sua loja e vender mais no dia dos pais (mas também em outras festividades), é crucial ter presença digital. Isso, por sua vez, é mais do que ter perfis nas redes sociais: é preciso entregar uma experiência virtual e integrada para os seus clientes.
E para começar a colocar essas práticas em dia, é interessante conhecer o que temos no mercado quando o assunto é tecnologia no varejo. No artigo de hoje, portanto, você vai entender não só esse tema, como também:
- Por que contar com a tecnologia no varejo
- Quais segmentos costumam vender mais no dia dos pais?
- Como usar a tecnologia a favor do seu negócio
- O que mais pode aumentar as vendas no varejo
- Quais as tendências de tecnologia no varejo
Por que contar com a tecnologia no varejo?
O investimento em tecnologia pode ser um dos principais aliados do seu negócio para vender mais no dia dos pais – e em qualquer época do ano.
Tanto que, de acordo com um estudo divulgado em janeiro de 2020 pela McKinsey & Company, as empresas que priorizam o investimento em transformação digital apresentam um LAJIDA, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, 5 vezes maior que aquelas que não o fazem.
Além disso, quando pensamos no contexto do varejo, a digitalização das empresas pode trazer benefícios para a experiência do cliente e para a redução de custos do negócio.
Dessa forma, a tecnologia pode (e deve) ser aplicada em todos os processos da empresa. O segredo da alta performance operacional é a forma como a inovação será implementada. Portanto, entenda mais sobre isso nos tópicos a seguir.
Mais qualidade nas tomadas de decisões
Uma das principais vantagens em investir em tecnologia é o aumento da qualidade nas tomadas de decisões. Os gestores estão cada vez mais sobrecarregados e a inovação vem para tornar seu dia a dia mais produtivo.
Por meio do uso de ferramentas de BI (Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios) é possível tratar um alto volume de dados de maneira simples e automatizada. Isso permite que os gestores olhem para informações que antes não eram monitoradas e tratadas.
A partir da cultura Data Driven (Guiada a Dados) praticada por todos os colaboradores, mas principalmente pelos gestores, o seu negócio diminui a exposição ao risco financeiro.
Melhor oportunidade de retorno sobre o investimento
Se os gestores estão otimizando a qualidade das tomadas de decisões, eles também estão contribuindo para aumentar o ROI (Return over Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) do seu negócio.
Um exemplo prático são as campanhas de marketing. Hoje, a análise de dados permite que as estratégias de vendas sejam cada vez mais precisas e direcionadas para o público específico. Assim, isso potencializa os resultados de vendas.
Além disso, com o uso da automação de processos é possível fazer mais com menos. Considerando as rotinas do negócio, os gestores têm muitas oportunidades para reduzir o valor do investimento e aumentar as suas vendas. Então, o resultado disso é um aumento exponencial da receita.
Quais segmentos costumam vender mais no dia dos pais?
Segundo matéria da Fecomércio-RS divulgada em julho de 2021, as vendas do varejo devem aumentar comparando com o ano passado. Além disso, uma pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços S.A. aponta que o e-commerce é um dos principais meios para potencializar os resultados em datas comemorativas como essa.
No ano passado, por exemplo, o comércio eletrônico conquistou um crescimento de 41% das vendas no dia dos pais, de acordo com pesquisa da Ebit | Nielsen divulgada em agosto daquele ano. Dentre os segmentos em destaque, temos:
- Eletrônicos
- Perfumaria
- Vestuário
- Artigos esportivos
- Alimentação
Como vender mais no dia dos pais com a tecnologia?
No início deste artigo, você pôde ver um pouco sobre como a tecnologia pode ser usada para pivotar o seu negócio. Deste tópico em diante, por sua vez, serão abordadas as estratégias com as quais a sua empresa pode aplicar a inovação para vender mais no dia dos pais.
Assim, é importante destacar que não existe uma “receita de bolo”. Afinal, cada companhia tem as suas particularidades. Por esse motivo, é preciso conhecer bastante a sua estrutura organizacional, as tecnologias que há no mercado e as boas práticas de gestão.
Uma vez que tudo funcione em conjunto, com escolhas conscientes e fundamentadas em dados, o sucesso das vendas pode não ser garantido, mas é mais provável. A seguir, entenda o que mais pode ser feito:
Melhora da experiência do cliente
Para aumentar as suas vendas no dia dos pais, é primordial ter um plano de ação para entregar uma experiência encantadora ao seu cliente. Isso não deve ser feito somente no período da campanha.
Ou seja, sua loja deve agregar valor ao cliente durante todo o seu relacionamento, desde o primeiro produto que ele compra. Assim, ele vai sempre lembrar da sua marca, deixando-a como preferência nas decisões de compra, seja em ambiente virtual ou não.
Quando pensamos nas vendas online, temos novos desafios, mas também muitas oportunidades de entregar uma experiência inesquecível. Uma dica é usar softwares de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Essa ferramenta permite que você acompanhe o cliente em toda a sua jornada de compra, o que a faz ser essencial para as vendas do e-commerce. Os CRMs são desenvolvidos com uma tecnologia conhecida como Cloud Computing (Computação em Nuvem), sobre a qual, inclusive, há uma série de conteúdos no Vivo Meu Negócio.
Na prática, a nuvem permite mais segurança no tratamento de dados dos clientes e mais acessibilidade para pequenas e médias empresas, pois há uma redução do custo de contratação do serviço.
Assim, mais do que ter um software de gestão, é imprescindível que o seu negócio tenha a infraestrutura de TI necessária. E, justamente por isso, acesso à rede e outros serviços de conectividade são pontos que devem ser garantidos.
Segmentação de campanhas
As campanhas de marketing são estratégias desenvolvidas para alavancar produtos, e são as melhores amigas do varejo em datas comemorativas. Para vender mais no dia dos pais é interessante aplicar uma boa prática de segmentação de público.
Assim, com a tecnologia, você pode coletar dados sobre o comportamento dos clientes do seu negócio. Informações como tempo de relacionamento, ticket médio, produtos comprados com frequência e canais de interações podem ser mapeados em poucos minutos.
Dessa forma, a sua estratégia é mais precisa. O seu negócio pode trabalhar o produto certo, para o cliente ideal e o tempo correto. Para ajudar nessa missão, as ferramentas de CRM também podem ser usadas.
Diversificação de meios de pagamentos
Em novembro de 2020, o Banco Central lançou um novo meio de pagamento: o Pix. Em apenas 7 meses de operação, a novidade já alcançou a marca de mais de 800 mil transações, de acordo com dados divulgados pelo próprio BC.
Inclusive, a chegada do Pix inaugurou um novo momento no país, fortalecendo a economia digital. Desde então, o mercado tem falado cada vez mais sobre a importância dos novos meios de pagamento, principalmente no e-commerce.
De uma forma geral, ampliar os tipos de transação aceitos no estabelecimento é uma forma de vender mais no dia dos pais.
Mais do que isso, a tática também pode servir para fidelizar a clientela. Afinal, ao iniciar uma nova jornada de compra, o consumidor já partirá sabendo que sua loja suporta uma ampla variedade de condições para pagar.
E como você talvez já saiba, esse é um fator que costuma ser decisivo ao escolher onde comprar.
Ademais, é essencial aceitar múltiplas bandeiras de cartão de crédito, inclusive as de benefícios. Segundo matéria publicada no Valor Econômico, o uso de cartões de crédito apresentou uma alta de 17% logo no primeiro trimestre de 2021.
O que mais pode aumentar as vendas no varejo?
Conforme visto até aqui, é essencial contar com a tecnologia para aumentar as suas vendas no dia dos pais. No entanto, não é somente a adoção de soluções inovadoras que vai definir a performance do negócio. É necessário conciliar com outras boas práticas.
Nesse sentido, continue a leitura e veja o que está em destaque no mundo da gestão de empresas com foco digital.
Marketing de conteúdo
Muitas pessoas podem até não ter ouvido falar sobre o que é marketing de conteúdo, mas, na prática, se depara com essa estratégia todos os dias. É a produção de conteúdo relevante que empodera as marcas e cria elo entre elas e os clientes.
Um exemplo prático do sucesso dessa estratégia é a avassaladora quantidade de seguidores que influenciadores digitais conquistam em redes sociais, como o Instagram e o TikTok.
E para se aproveitar desse fenômeno e conseguir vender mais no dia dos pais, sua marca pode contar com a divulgação e parceria desses influencers. Já no caso dos pequenos negócios, uma boa estratégia é apostar em nomes locais ou que estão começando.
Além de serem mais acessíveis, é possível que eles tenham um forte impacto sobre seu público, sobretudo se tiverem credibilidade junto à área de atuação da empresa.
LEIA MAIS: Conteúdo em áudio é tendência: descubra a importância do som para o marketing digital do seu negócio
Marketplaces
Quando tratamos sobre o e-commerce é quase impossível não falar sobre marketplaces. Vender por meio desses canais é uma estratégia interessante para quem não tem recursos suficientes para manter uma loja virtual própria.
Os marketplaces facilitam a gestão para o empreendedor, além de atraírem mais clientes de uma maneira mais fácil.
Para se ter ideia, desde o início da pandemia de Covid-19, o Mercado Livre, líder do segmento no Brasil, conquistou uma alta de 185% no seu valor de mercado.
Por sua vez, o volume de vendas da empresa também cresceu 42% quando comparado com o ano de 2019. Divulgadas em janeiro de 2021, as informações partem da revista especializada Época Negócios.
Representatividade
Um ponto que vale destacar é a importância da Diversidade e Inclusão nas suas campanhas de marketing. O cliente precisa se sentir representado pela sua marca para comprar o seu produto.
Por isso, é importante investir em representatividade. Para tanto, o seu negócio deve começar isso internamente: contratando profissionais que estimulem essa pauta. Somente assim, a sua loja vai conseguir conversar da forma correta com todos os públicos e conquistar a sua admiração.
Kits promocionais
Se tem uma coisa que o brasileiro gosta é de promoção. Portanto, para vender mais no dia dos pais, a sua empresa pode aproveitar e montar kits promocionais para seus clientes.
Uma dica interessante é para que os esforços sejam mais direcionados na sua base atual de consumidores do que na atração de novos.
É muito mais fácil quem já é cliente comprar com a sua marca novamente. Assim, é válido oferecer cupons de descontos para os seus clientes ou disponibilizar gratuidade no frete, por exemplo.
Upsell e Crossell
A tecnologia pode ser uma grande aliada também para criar mais oportunidades de vendas durante a experiência de compra do cliente. O seu negócio pode usar a inteligência artificial para colocar em prática técnicas de upsell (upgrade de produto) e crossell (produtos complementares) durante a compra.
O interessante de realizar isso no ambiente digital é a precisão. A inteligência artificial monitora o comportamento do usuário na sua loja virtual, e oferece para eles produtos que estão relacionados com o histórico dele no seu site. Isso reduz o esforço da venda e aumenta o ROI da sua empresa.
LEIA MAIS: Varejo 4.0: a nova era do comércio impulsionada por novas tecnologias
Conclusão
O negócio deve investir em inovação não somente para aumentar as vendas no dia dos pais, mas para manter o seu desempenho sustentável ao longo do tempo. Assim, é imprescindível acompanhar constantemente as tendências de tecnologia no varejo.
A longo prazo, a maior parte dos especialistas na área aponta que o futuro do setor será pautado na harmonia entre o físico e o digital, o phygital. Nesse sentido, engana-se quem acha que as lojas físicas irão desaparecer por completo.
Da mesma forma, outra tendência sobre a qual os lojistas devem ficar atentos é o uso de assistentes virtuais. Presentes nos smartphones de cada brasileiro, Siri (Apple), Google Assistente (Android) e Alexa (Amazon) já são utilizados por 48% da população com acesso a esses aparelhos, segundo pesquisa da Ilumeo, divulgada em outubro de 2020.
Ou seja, a despeito de se o objetivo é melhorar os resultados em datas especiais, ou, ainda, aumentar o faturamento do seu negócio ao longo do ano, o emprego de soluções digitais de ponta, combinado com práticas de gestão que saibam explorar esses recursos, é mais que um diferencial, é um fator de sobrevivência.
Nesse sentido, saiba que a jornada de transformação digital do seu negócio pode ser muito mais fácil e rápida, além de menos custosa, com um parceiro com expertise no assunto.
Não por menos, a Vivo Empresas é líder no fornecimento de soluções tecnológicas, com um portfólio capaz de atender organizações de diferentes tamanhos e segmentos, incluindo opções especialmente pensadas para o varejo.
Afinal, são recursos baseados em Cloud, Conectividade, IoT, Big Data e outras inovações que, além de versáteis, são escaláveis.
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