Conteúdo em áudio é tendência: descubra a importância do som para o marketing digital do seu negócio

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Na era da digitalização, as empresas estão se relacionando com seus consumidores de uma forma mais dinâmica do que nunca. Nesse sentido, o conteúdo em áudio tem se consolidado como mais um recurso para cativar o público, ganhando espaço, inclusive, no relacionamento com clientes e no marketing digital.

Isso porque, embora o ser humano seja muito atraído por imagens, razão pela qual os vídeos e fotos sempre fizeram parte da comunicação digital, consumir essas mídias exige o foco do usuário.

O conteúdo em áudio, por outro lado, oferece a opção de seguir realizando outras ações enquanto se ouve uma história, notícia ou até mesmo uma aula. 

Inclusive, é por esse motivo que, ao disponibilizar um post em um site ou blog, oferecer a alternativa de ouvi-los, em vez de apenas lê-los, aumenta as chances do conteúdo ser consumido. 

Por sua vez, no contexto das empresas que criam conteúdo para a internet, o som auxilia na disseminação da mensagem que a marca deseja passar. Ao mesmo tempo, é um aliado para pessoas que possuem dificuldade de leitura ou alguma deficiência visual.

Em suma, são diversas as maneiras de aproveitar as oportunidades trazidas pelo conteúdo em áudio para fazer novos negócios e fidelizar consumidores. Ademais, é a partir de estratégias de diversificação de comunicação como essas que se torna possível se destacar mesmo em mercados altamente competitivos.

Interessou? Então siga na leitura deste artigo para entender:

  • Comunicação e Marketing Digital são poderosas aliados poderosos, especialmente agora 
  • O poder do conteúdo em áudio no relacionamento com o consumidor
  • Como o conteúdo em áudio está sendo utilizado pelas empresas no mundo digital 
  • Ferramentas de conteúdo em áudio em prol da produtividade

Comunicação e marketing digital são aliados poderosos, especialmente agora

conteúdo em áudio
Novos formatos para o marketing de conteúdo também auxiliam na acessibilidade, o que impacta o alcance da sua marca

Mais do que nunca, as companhias dependem do mundo digital para se relacionar com seus clientes, bem como atrair novos consumidores. Se esse universo já era importante antes da pandemia de Covid-19, ele se tornou essencial para a continuação das atividades de muitas empresas durante a crise.

Isso porque, para evitar a disseminação do Coronavírus, grande parte dos estabelecimentos precisaram permanecer fechados e trabalhar apenas remotamente. Sendo assim, as instituições se voltaram ao poder da conectividade e traçaram novos caminhos por meio de sites, blogs e redes sociais.

Seja com o intuito de vender ou apenas manter os consumidores engajados com a companhia, marcar presença online salvou muitas organizações nos últimos dois anos. 

Nesse cenário, o marketing digital também ganhou destaque por utilizar as ferramentas virtuais em prol das marcas.

E o avanço foi considerável, tanto que, segundo dados da eMarketer, foram investidos em publicidade cerca de US$614,73 bilhões no segundo trimestre de 2020. Desses, por sua vez, US$332,84 bilhões, ou 54% do total, foi voltado para o marketing digital

Aliás, também no ano passado, a pesquisa Perspectivas – Mercado Digital 2020, realizada em parceria entre a Social Media Week e a Mlabs, também apontou as tendências do segmento para o futuro. Nela, os entrevistados indicaram como pilares de uma estratégia digital robusta:

  • SEO (69%) – Boas práticas de conteúdo, com fins de aprimorar o ranqueamento de uma página ou site nos mecanismos de busca da web;
  • Branded Content (67%) – Criação e disseminação de conteúdos ligados ao universo da marca e relevantes para seu público-alvo;
  • Content e Social Ads (60%) – Demais conteúdos relevantes produzidos e divulgados para engajamento dos consumidores, além da contratação de anúncios na internet.

Entretanto, por mais que esses itens geralmente remetam, quase que intuitivamente, a publicações e materiais em texto, é possível combiná-los com outros formatos, como áudio ou vídeo.

Mais do que isso, inclusive, disponibilizar conteúdos em mídias variadas tem se mostrado uma estratégia importante para ampliar o alcance e fidelizar o público. É o caso do conteúdo em áudio, como você verá a seguir.

O poder do conteúdo em áudio no relacionamento com o consumidor

A princípio, é preciso compreender que existe hoje uma constante busca por produtividade

E a ideia de fazer mais em menos tempo é atraente não apenas para as empresas que buscam otimizar produção e custos. Consequentemente, também é algo interessante para os profissionais que querem estar atualizados e continuar se desenvolvendo.

Tanto que a questão de ter mais eficiência na produção fez com que muitas tecnologias fossem adotadas por negócios recentemente. 

Um bom exemplo são os serviços em nuvem, que tornam mais prático o acesso e compartilhamento de arquivos. 

Por sua vez, as ferramentas de colaboração tiveram um papel importante, fornecendo meios para as equipes continuarem integradas mesmo no período de distanciamento social.

No mesmo sentido, foi também a eterna procura por produtividade que levou as pessoas a ampliarem o uso de serviços por comando de voz, como as famosas assistentes virtuais. 

Segundo um levantamento realizado em outubro de 2020 pela consultoria de data science Ilumeo, durante a pandemia, os brasileiros aumentaram em 47% a utilização de dispositivos com esses recursos.

Ao mesmo tempo, os smart speakers e smart displays, telas e alto-falantes inteligentes, respectivamente, estão cada vez mais presentes nas casas. 

Mais até do que os smartphones, esses dispositivos já são amplamente usados para ajudar em atividades simples, como montar uma lista de compras ou até mesmo fazer um pedido de delivery. Tudo por meio da voz.

Em outras palavras, as companhias que estiverem atentas à tendência crescente do conteúdo em áudio podem aproveitá-la como forma de se relacionar com seus clientes. E já existem muitas maneiras de fazer isso.


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Como o conteúdo em áudio está sendo utilizado pelas empresas no mundo digital 

conteúdo em áudio
83% dos brasileiros revela não conseguir ler tudo o que deseja, o que explica o crescimento dos audiolivros no país

Atualmente, há diferentes formas de empregar o conteúdo em áudio a favor do seu negócio. E muito embora seja uma tendência nova quando se fala em comunicação digital, é bom lembrar que o som já foi muito utilizado nas estratégias de marketing, a exemplo do rádio.  

Contudo, se no passado o rádio perdeu espaço para mídias mais dinâmicas, como a TV e a internet, hoje ele pode ser associado à última para entregar conteúdo de qualidade e fácil de consumir. A seguir, veja alguns exemplos:

Podcasts

Embora não seja uma novidade no segmento de comunicação, os podcasts se tornaram especialmente populares nos últimos anos. 

Na prática, o conceito é parecido com o dos próprios programas de rádio, em que há um apresentador, um grupo de entrevistados ou comentaristas, e um tema relevante a ser discutido.

Atualmente, companhias de diversos setores têm investido nesse tipo de conteúdo em áudio, a exemplo da Natura, Heineken e da Azul Linhas Aéreas. E enquanto essas apostam em produzir programas relacionados às suas áreas de atuação, outras preferem patrocinar podcasts já existentes, buscando impactar seus ouvintes.

De qualquer forma, a realidade é que essa mídia é cada vez mais importante para quem quer se manter em contato com os consumidores. 

Em 2019, o ranking Podcasts Stats Soundbite já elencava o Brasil como o 2º colocado mundial no consumo de podcasts, ficando atrás apenas dos EUA. 

Já em 2020, a plataforma de streaming Spotify revelou que o consumo de conteúdos nesse formato cresceu 200% em todo o globo

Inclusive, o próprio serviço de músicas sob demanda tem sido de grande interesse das empresas, justamente por conta desse formato. Hoje, a companhia hospeda 2,2 milhões de podcasts e tem como ouvintes do modelo cerca de 25% dos seus 345 milhões de usuários.

Segundo a própria plataforma, 60% do público procura aprender via podcasts e dois entre três ouvintes afirmam dedicar total atenção ao formato. 

A título de comparação, uma pesquisa da plataforma de audio marketing Voozer, realizada em 2018, revelou que 83% dos brasileiros revela não conseguir ler tudo o que deseja

Audiobooks

Os audiobooks, ou audiolivros, em português, também vêm ganhando destaque no mercado editorial, que sofreu um grande impacto na pandemia. Como todas as formas de conteúdo em áudio, esse formato é mais conveniente por não exigir o livro ou leitor eletrônico na mão. 

Em alguns casos, inclusive, é possível ouvir a história a partir de vozes famosas, tudo com a comodidade de se poder fazê-lo no caminho para o trabalho, por exemplo.

Assim, não é por pouco que, de acordo com dados levantados em outubro de 2020 pela Storytel, companhia especializada no modelo, houve um crescimento de 23% nas vendas globais de seus audiolivros. 

E seguindo essa tendência, até mesmo grandes editoras passaram a investir no formato. 

Um bom exemplo é o da HarperCollins Brasil, que começou a produzir seus audiobooks. A companhia apostou no formato no exterior e, em 2019, já viu a venda anual do segmento superar a de livros eletrônicos em mídia escrita (e-books).

Posts narrados

Outra forma de conteúdo em áudio muito usada são os posts narrados. Esse exemplo acontece quando o usuário entra em um site e, ao invés de somente poder ler a matéria ou post, também há a opção de ouvi-la. 

Diversos portais já implementaram o recurso como forma de aumentar as chances do conteúdo ser consumido e aprimorar a experiência do usuário. 

Porém, essa possibilidade ainda traz outras vantagens, como as relacionadas ao ranqueamento da página nos mecanismos de busca. 

Isto porque, além de adicionar recursos multimídia à publicação, costuma aumentar o tempo que o usuário permanece na página, gerando relevância para o conteúdo. 

Mais até do que os audiolivros e os podcasts, os posts narrados, ou com audiodescrição, como também são chamados, são especialmente interessantes por serem uma ferramenta fácil e relativamente barata de se adotar. 

Ou seja, é uma boa estratégia para quem produz conteúdo para a internet e deseja alcançar mais usuários, além de fidelizar o público existente.

Por fim, esta ainda é uma importante ferramenta no quesito acessibilidade. Afinal, segundo o IBGE, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Além disso, o órgão também aponta que 11 milhões de pessoas no país não sabem ler e escrever.

Sendo assim, a iniciativa beneficia tanto o consumidor quanto a empresa, que transmite sua mensagem de forma inclusiva e acessível.


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Ferramentas de conteúdo em áudio em prol da produtividade

Diariamente, a tecnologia ajuda a otimizar o tempo dentro das empresas, indústrias e até mesmo em casa. 

Apesar disso, a falta de tempo ainda é tida como barreira para muitos. Inclusive, segundo pesquisa da Audima, startup especializada em ferramentas de audiodescrição, 32% dos brasileiros a apontam como um obstáculo para a leitura, seja de notícias ou outros tipos de publicação. 

Pensando nessa dificuldade e também na acessibilidade, que vem sendo amplamente debatida no mundo digital, o Vivo Meu Negócio traz aos leitores uma novidade. Agora, quem deseja saber sobre as soluções e inovações que ajudam a se destacar no mercado, terá também a opção de ouvir as publicações. 

Para aproveitar o novo recurso, basta acessar o conteúdo desejado e clicar no play na faixa de áudio. Além de exibir o progresso da leitura e dar opções de controle do conteúdo em áudio, o player permite avançar e acelerar a narração, que conta com vozes mais naturais e fluidas. 

A partir da novidade, o canal espera não só expandir seu alcance nas redes, como também aumentar em 50% o tempo médio em suas sessões. Consequentemente, com base em dados de mercado, ainda há a expectativa de que a ferramenta amplie a parcela de usuários que consomem as matérias em sua totalidade. 

Mais do que isso, no entanto, o principal objetivo da mudança é aprimorar a experiência dos leitores, agora também ouvintes, oferecendo mais uma forma de conferir as tendências tecnológicas e do mercado. 

Não por acaso, a implementação da ferramenta também está alinhada à principal do Vivo Meu Negócio: democratizar o acesso à tecnologia e auxiliar o empreendedorismo brasileiro em sua jornada rumo à transformação digital. 

Temos como nosso maior propósito ‘Digitalizar para aproximar’, e isso só é possível quando se promove a inclusão e o respeito às diferenças

Gabriel Domingos, Diretor de Marketing da Vivo Empresas.

Gostou de saber mais sobre como a tecnologia e o Vivo Meu Negócio apoiam a missão das empresas em atender a novas demandas e necessidades dos consumidores? Então aproveite para conferir: 

Até a próxima!

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