Entenda como o assunto do e-mail é fundamental para a eficácia da newsletter

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Uma estratégia de newsletter bem-sucedida passa pela criação de um assunto de e-mail capaz de engajar os leitores. Esse elemento é tão importante quanto o plano de marketing e o próprio conteúdo em si.

Afinal, de nada adianta elaborar uma boa campanha se o tema não atrair o usuário a ponto de clicar nas mensagens. Dessa forma, conhecer as principais técnicas para criar títulos de newsletter e e-mail marketing pode melhorar muito a conversão de leads da empresa. Esse é um canal de publicidade de baixo custo e amplo alcance, que vale a pena ser explorado em todo o seu potencial.

Neste artigo, serão abordados aspectos importantes e dicas para criação de um assunto de e-mail engajador:

  • Como o assunto do e-mail impacta nas conversões;
  • 10 melhores dicas de como criar o assunto do e-mail;
  • Tecnologias que apoiam o marketing.

Como o assunto do e-mail impacta nas conversões

Um homem e uma mulher discutem no trabalho qual é o melhor assunto de e-mail para a newsletter que vão enviar
Não é fácil encontrar o melhor assunto para o e-mail, mas é possível

O e-mail marketing e as newsletters são consideradas uma das melhores estratégias de publicidade online. Essas mídias são relativamente baratas de serem produzidas, fáceis de divulgar e viabilizam uma comunicação direta com cada lead.

O potencial dessa abordagem está expresso na publicação E-mail marketing worldwide – statistics & facts, de maio de 2021, que reúne diversos dados coletados pela consultoria Statista. Segundo a empresa, o retorno sobre o investimento nesse tipo de campanha, em 2020, foi de US$ 36 para cada dólar aplicado.

Por conta da lucratividade dessa estratégia, é natural que a competição entre os negócios seja acirrada. O mesmo estudo aponta que há pelo menos 4 bilhões de usuários de e-mail no mundo que recebem, em média, mais de 75 mensagens na caixa de entrada todos os dias. Inundados de tantas informações, os consumidores são bastante criteriosos em escolher qual envio será acessado.

De acordo com o levantamento da Kinsta, publicado em maio de 2022, com base em números dos principais softwares de e-mail marketing, como Mailchimp e Campaign Monitor, cerca de 18% dos destinatários abrem correspondências por esse canal. A taxa de cliques em links do conteúdo, no entanto, é muito menor: entre 2 e 3% de todos os assinantes.

Por isso, elaborar o assunto do e-mail com cuidado é um fator imprescindível para a comunicação despertar a atenção, se destacar da concorrência e ser acessada pelos inscritos na newsletter. Esse título é a porta de entrada da estratégia, sendo um impeditivo do sucesso da campanha do seu negócio se for mal elaborado.

10 melhores dicas de como criar o assunto do e-mail

Desenvolver títulos para mensagens de correio eletrônico é uma tarefa aparentemente simples, mas que requer bastante conhecimento. A criatividade é fundamental, bem como a compreensão sobre quem é o público-alvo, o uso de técnicas de copywriting, entre outros fatores.

Como em todas as ações publicitárias, o certo e errado dependem muito do contexto e das campanhas específicas. Entretanto, existem boas práticas gerais que, por uma série de motivos, aumentam a chance da comunicação impactar o consumidor.

A seguir, são apresentadas 10 dicas de como criar um assunto de e-mail chamativo e interessante.

1. Crie um assunto curto

Uma frase curta é mais propensa a ser lida pelo usuário. Isso ocorre, basicamente, por dois motivos:

  • Devido ao excesso de mensagens eletrônicas recebidas diariamente, o destinatário pode não ler a linha inteira se ela for muito comprida;
  • O assunto pode aparecer cortado na tela da pessoa, diminuindo ainda mais as chances da publicidade ser acessada.

Esse fator se torna ainda mais importante pelo fato de que, atualmente, a maior parte dos acessos de e-mail ocorrem nos dispositivos móveis. Segundo o estudo State of Inbound Marketing Trends 2002, produzido pela Hubspot e publicado em novembro de 2021, 41% da navegação por essa mídia ocorre pelos celulares, seguido pelo desktop, com 38%. Essa mesma empresa, que é uma das grandes referências mundiais em marketing de atração, recomenda o limite de 50 caracteres no título.

2. Demonstre urgência

Mensagens que indicam haver poucas unidades de um produto ou serviço, ou que divulgam prazos de encerramento, são muito eficazes em ações de publicidade em geral. Isso ocorre porque elas despertam gatilhos mentais da iminência ou escassez, que causam grande impacto na tomada de decisões do consumidor.

A explicação desse fenômeno é que o ser humano tem aversão à sensação de perder algum benefício. Além disso, as pessoas tendem a adiar situações que não precisarem ser resolvidas imediatamente.

Dessa forma, assuntos que tragam urgência (últimas unidades, 1º lote acaba hoje, última chance etc.) incentivam o destinatário a abrir a mensagem e realizar a ação desejada pela empresa.

3. Utilize números e porcentagens

O uso de números é um recurso muito presente no marketing de maneira geral. Afinal, o ser humano adora listas, pois elas ajudam a mente a organizar as informações e auxiliam o leitor a se situar em relação ao tamanho do conteúdo do texto.

Além disso, essa estratégia também cria um apelo de autoridade. Dados e estatísticas trazem precisão e objetividade, indicando que a empresa domina o tema e possui conhecimento embasado para transmitir a mensagem.

Dessa forma, esse recurso pode ser utilizado no assunto como um mecanismo de listagem (“5 motivos para você conhecer Salvador”, por exemplo) ou para elevar a reputação do negócio, como “90% de nossos clientes aprovam esse método”.

Mulher analisa gráficos enquanto coloca o assunto do e-mail para aumentar a taxa de abertura
Mulher analisa o estudo para dar o melhor assunto ao e-mail dela e aumentar a taxa de abertura

4. Varie os temas da newsletter

Um erro comum na hora de aplicar estratégias de e-mail marketing é fazer disparos contínuos sem diversificar os assuntos. Manter sempre o mesmo título faz o lead perder o interesse, tornando a publicidade previsível.

Uma maneira de melhorar essa tática de envios frequentes é demonstrar a novidade dos temas abordados direto no assunto de e-mail. Em vez de persistir em uma mensagem genérica, como “Informativo semanal nº x”, vale mais a pena criar chamadas específicas para cada envio, como “Nova loja inaugurada” etc.

5. Personalize

A personalização é uma das grandes tendências do marketing atualmente. Essa estratégia traz proximidade ao contato entre empresa e consumidor, o que aumenta bastante a taxa de conversão dos leads e a fidelização.

Esse método é aplicado quando há o nome do cliente no título e pode ficar ainda mais forte utilizando a palavra mágica “você”, que cria uma atração ainda maior no nível subconsciente. Por exemplo: “Maria, nosso curso foi feito para você!”.

A customização no e-mail marketing ainda pode ir além. Através do uso de ferramentas de Big Data, como no produto Vivo Perfil Digital, é possível conhecer melhor os hábitos de consumo dos clientes. Assim, a empresa se torna capaz de fazer disparos customizados, com ofertas direcionadas conforme as tendências de compra dos usuários.

6. Faça perguntas

Assim como os números, as perguntas são outro mecanismo muito utilizado no marketing para engajar o público. Quando bem-feita, o leitor realmente se questiona sobre um problema e se interessa pelo conteúdo capaz de responder sua dúvida.

O e-mail com assunto “Quanto você pode pagar?”, criado por um site de aluguel de imóveis, é um exemplo real de bom uso desse recurso. Nesse caso, o lead que recebe essa mensagem é indagado sobre um dos fatores que mais pesam na decisão de compra, o preço. Com isso, é estimulado a verificar o que a imobiliária oferece e as opções que cabem no seu orçamento.

7. Desperte curiosidade

Essa dica se relaciona com a anterior, já que as perguntas são uma das estratégias de despertar a curiosidade do cliente. No entanto, existem outros recursos que também contribuem com esse propósito.

Uma das opções é chamar o leitor com menções a fatos instigantes e desconhecidos, despertando sua vontade de saber mais. Um exemplo real nesse sentido foi o assunto de e-mail de 4 palavras que o BuzzFeed mandou a seus assinantes: “Não foi legal, pessoal”. Obviamente, esse tipo de mensagem deixa o remetente com muita curiosidade.

Esse interesse também pode ser explorado com textos incomuns, inusitados e fora do padrão. Para isso, vale abusar da criatividade, da ironia e bom-humor — sempre levando em consideração, é claro, a persona da sua empresa.

8. Mostre relevância

O mundo digital inunda as pessoas de informações o tempo todo. Para um e-mail marketing se destacar, mostrar a relevância no assunto é outra dica fundamental.

Uma forma de aplicá-la é relacionar as notícias do momento com a área de atuação da companhia. Uma consultoria de investimentos, por exemplo, pode criar a chamada “Como as eleições presidenciais mexem no seu bolso?”. Assim, o título chamará atenção por oferecer um conteúdo que interessa aos assinantes.

Dessa maneira, na hora de criar o assunto, é importante questionar qual é a importância da mensagem para o leitor. É imprescindível que a empresa conheça o público-alvo para, assim, fazer ações de marketing que atendam as expectativas.

9. Evite palavras-chave muito comerciais

É comum que os algoritmos dos serviços de e-mail marquem como spam os títulos que utilizem chavões comerciais. Assim, o ideal é evitar o uso de palavras como “compre já”, “grátis”, “oferta” e “promoção”.

Além do risco do conteúdo ir para a caixa de spam, esses termos soam como clichês, pois são utilizados repetidamente na propaganda tradicional, ainda que nem sempre tenham o mesmo impacto no marketing digital. Sobretudo no uso do correio eletrônico, em que a comunicação chega individualmente, focar na experiência do cliente é uma estratégia mais eficaz.

10. Sempre teste!

Apesar de existirem boas práticas para a criação de assuntos de newsletter e campanhas por e-mail, a publicidade não é uma ciência exata. Dependendo do segmento do negócio, da buyer persona, das mudanças de mentalidade do consumidor e outros fatores, o resultado prático pode ser bem diferente da teoria.

Assim, testar estratégias é um passo fundamental para uma empresa saber quais ações dão melhores resultados, aprimorando a divulgação da marca continuamente. Um procedimento que oferece bons insights são os testes A/B, que consistem em disparar a mensagem a grupos distintos, mudando alguma variável.

Por exemplo, se uma companhia quiser descobrir se há mais cliques com o assunto “João, esses ternos são a sua cara” ou “João, esses ternos são para você”, uma maneira de conferir isso é disparando os dois e-mais, cada um à metade da lista. Analisando os retornos, o negócio pode verificar se é mais adequado utilizar um tom de comunicação formal ou coloquial para as próximas campanhas.

Use a tecnologia a favor do marketing

Para as ações de publicidade online serem mais efetivas, o marketing e a tecnologia podem atuar em parceria. Afinal, com as ferramentas certas, as organizações ganham em praticidade, eficácia e automação, o que impacta diretamente na melhoria da produtividade.

Soluções em TI, por exemplo, como o Vivo Construtor de Sites, permitem que o gestor crie páginas profissionais sem a necessidade de conhecimento técnico. O auxílio para o domínio se destacar nos mecanismos de buscas, como o Google, entra em ação com o produto Seo Tool, que oferece relatórios periódicos com sugestões para o site melhorar o desempenho.

No meio virtual, ainda mais em e-commerces, a cibersegurança também é extremamente importante. Uma maneira da companhia se prevenir aos riscos de invasões é com o Vivo Exposição Digital, desenvolvido para reforçar a defesa online dos empreendimentos.

Essas e outras ferramentas compõem o portfólio de soluções da Vivo Empresas, que auxilia na transformação digital dos negócios por meio da tecnologia. Através de produtos baseados em conectividade, computação em nuvem, Internet das Coisas, entre outras inovações, pode-se otimizar as ações de marketing, captando e fidelizando muito mais clientes.

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Até a próxima!

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