Marketing digital é ferramenta para se destacar no mercado

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Já faz algum tempo que não basta apenas estar presente nas redes, pois a exigência do mercado e o nível de concorrência vêm aumentando gradativamente. Por isso, é preciso entender como funciona o marketing digital e aproveitar as melhores estratégias para se sobressair nesse complexo cenário.

A comunicação no meio virtual, quando bem-feita, pode ser uma grande aliada na aquisição e fidelização de clientes. Além disso, por meio de recursos dessas ferramentas, é possível identificar todos os passos da jornada do consumidor e aprimorá-los. 

Melhor experiência do público, aumento de vendas e da reputação da empresa são apenas alguns dos possíveis resultados de uma estratégia bem planejada. Portanto, para guiar os negócios a um bom aproveitamento do mundo digital, neste artigo, você verá:

  • Por dentro do marketing digital;
  • Vantagens de investir;
  • Como funciona o marketing digital?
  • Estratégias mais populares;
  • Principais recursos;
  • O papel das tecnologias.

Por dentro do marketing digital

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Estratégias voltadas para o ambiente digital fortalecem a marca e a relação com os consumidores.

O marketing está presente nas empresas há décadas por meio de ações como a compra de espaço em rádios, programas de TV, instalação de outdoors e até a distribuição de panfletos.

Enquanto algumas dessas práticas se mantêm muito relevantes, há uma nova área que trabalha a comunicação da empresa de outra forma. Ou, melhor dizendo, em outro ambiente: o mundo virtual, onde os brasileiros passam cerca de 90 horas semanais, segundo levantamento da NordVPN, divulgado em maio de 2022.

É por conta dessa grande movimentação na internet, de consumidores e negócios, que saber como funciona o marketing digital e investir nisso se tornou crucial. Anúncios nas redes sociais, em sites e no Google agora são parte das estratégias de aproximação com o público.

A ferramenta consiste basicamente em passos para repensar a presença online da companhia de forma inteligente. Trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas que fortalecem a marca e estreitam a relação com os clientes.

Porém, não se engane: não há retorno imediato. Esse é um investimento que demanda tempo, planejamento e preparação, mas que consegue ser altamente eficiente na conquista de um público abrangente, segmentado e fidelizado.

Vantagens de investir 

Por um lado, se o aumento da presença digital trouxe novas oportunidades às empresas, por outro, as colocou em um cenário de alta concorrência. E um bom exemplo disso está no varejo online. 

Afinal, o Brasil chegou a 1,6 milhão de lojas na internet em 2021, representando um crescimento de 22% sobre 2020, segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, divulgada em agosto de 2021. O levantamento está em sua sétima edição e mostra que essa movimentação do setor começou cinco anos atrás e, até o momento, já cresceu 191,6%. 

Portanto, a fim de se destacar em qualquer mercado, é preciso repensar o posicionamento no universo virtual e mostrar valor aos clientes. 

Visibilidade e autoridade

Com o marketing digital, é possível aumentar a visibilidade do negócio, de forma orgânica ou patrocinada. E isso é importante porque a pesquisa da marca em mecanismos de busca como o Google ou nas redes sociais é uma prática comum entre consumidores. 

É nesse meio que as organizações são analisadas por recomendações e confiabilidade do público. Também é ali que são feitas as comparações como preços, vantagens e entrega. Quanto mais a companhia parecer relevante para determinado nicho de mercado, maior sua autoridade nessa área. 

Comunicação precisa e abrangente

Em anúncios em TVs e rádios, por exemplo, a publicidade é feita de forma aproximada: há um tipo de espectador estimado para cada programa ou horário. Já no marketing digital, a precisão é mais elevada. 

Ao mesmo tempo em que se pode alcançar uma grande quantidade de pessoas, há a possibilidade de segmentação de público em campanhas pagas. Então, a comunicação pode ser personalizada por diferentes grupos-alvo do negócio, de acordo com faixa etária, interesses e localização.

Além disso, o meio digital torna mais fácil oferecer atendimento em tempo real e customizado, o que inclusive estimula o recebimento de feedbacks. Em conclusão, é uma forma de melhorar o relacionamento com o cliente, tornando-o mais próximo.

Clareza na jornada do cliente

Da pesquisa por produtos ou serviços até a compra e o suporte posterior, a jornada do consumidor começa antes mesmo do primeiro contato com a empresa. E, enquanto há uma visão idealizada sobre o comportamento dos usuários em cada uma dessas etapas (descoberta, consideração, decisão e pós-venda), o marketing digital viabiliza uma análise precisa do processo.

Recursos e plataformas trazem informações valiosas para aprimorar o processo como um todo. Dessa forma, é possível compreender melhor o público e se adaptar, com a finalidade de conquistá-lo e fidelizá-lo. Como resultado, o negócio consegue gerar mais oportunidades de comercialização e aumentar a sua rentabilidade. 

Como funciona o marketing digital?

A princípio, é preciso entender que não há uma solução única e reproduzível. Existem muitas ferramentas e estratégias, mas essas devem ser escolhidas de acordo com o propósito do empreendimento. 

Afinal, a função desse esforço é justamente simplificar e aproximar a comunicação entre marca e cliente e, por isso, precisa ser personalizada a desafios específicos. Como exemplo, em uma empresa que está entrando no mercado, o principal objetivo é captar mais leads. Ou seja, busca-se ter bastante visibilidade para alcançar o interesse do público, a ponto de que forneçam informações de contato.

Então, esse é o local de partida. Mas ainda há um caminho para a conversão dessa pessoa em um consumidor de fato, em uma compra ou assinatura. É aí que entram outras formas de comunicação, como o e-mail marketing. 

Antes de abordar estratégias e recursos, é necessário ter clareza quanto a alguns conceitos. Confira um breve glossário de marketing digital:

  • Leads: clientes em potencial que forneceram algum meio de contato, como e-mail;
  • Tráfego: número de visitantes na página no site, blog ou redes sociais;
  • Engajamento: acontece quando o usuário interage, dando um like ou compartilhando uma publicação, por exemplo;
  • Conversão: é uma ação mensurável realizada pela pessoa, como clicar em um botão em um anúncio ou preencher um formulário no site;
  • Retenção: procura a fidelização do consumidor, fazendo com que busque a marca para a necessidade naquele nicho;
  • KPIs: a sigla vem do inglês Key Performance Indicator e trata-se de indicadores de performance que ajudam a mostrar se uma estratégia ou campanha está tendo sucesso e se aproximando da meta estabelecida;
  • Persona: representa um perfil do cliente ideal da sua empresa, trazendo aspectos como dados profissionais, emocionais e físicos.

Estratégias de marketing digital

É conveniente conhecer algumas das estratégias mais utilizadas nessa área. Vale ainda ressaltar que não é preciso adotá-las de forma exclusiva, pois podem ser combinadas, trazendo maior sucesso ao negócio.

Inbound marketing

Tem como foco atrair e converter clientes, explorando as diversas etapas da jornada do consumidor e usando conteúdo relevante. Nesse conjunto de ferramentas, são explorados desde blogs e redes sociais até produtos mais aprofundados, como e-books. 

A ideia é conduzir pessoas até o final do funil de vendas, mas sem, de fato, trabalhar a comercialização diretamente. Nesse caminho, o que é oferecido deve gerar valor, desenvolver a confiança do público na autoridade da marca e mostrar fatores defendidos na companhia. 

Outbound marketing

É uma estratégia mais tradicional que aborda ativamente os clientes com a oferta de serviços e produtos. Na web, é aplicada em banners, e-mails em massa, pop-ups e propagandas inseridas no meio da distribuição de conteúdo, como no YouTube.

O problema de investir apenas no outbound marketing é devido a sua curta durabilidade; Em outras palavras, por meio desse tipo de alcance de consumidores, não se cria um relacionamento tão próximo, como o descrito no item anterior.

Marketing de conteúdo

Essa é a base de sucesso de qualquer estratégia e, inclusive, é usada no inbound marketing. 

Um conteúdo de qualidade, personalizado e relevante faz com que as pessoas se interessem no que a marca tem a dizer. No mundo digital, isso também significa uma maior chance do post ou artigo ser compartilhado, atingindo ainda mais usuários, muitas vezes, organicamente. 

Nesse cenário, postagens periódicas nos canais em que a companhia está presente são cruciais. A fim de estimular um maior engajamento, é possível usar formatos que estão em alta, como vídeos, podcasts e infográficos. 

Remarketing ou retargeting

Utilizado junto às demais estratégias, o remarketing é uma maneira de usufruir profundamente do tráfego do site ou anúncio. Em outros termos, a técnica aproveita para atingir novamente as pessoas que interagiram de alguma forma com a comunicação.

O propósito é se aproximar de novo de potenciais clientes que demonstraram um interesse inicial. Como resultado, pode levar a um aumento da taxa de conversão em uma campanha.

Marketing de influência

As recomendações de amigos e parentes sempre foram um fator importante para as compras e assinaturas. Hoje, a mesma lógica é utilizada com os influenciadores digitais.

Aliás, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, publicada em maio de 2022, 71% dos consumidores afirmaram confiar na opinião de influencers sobre produtos e serviços.

Essas celebridades digitais têm o papel de introduzir a marca ao público, mostrando e até recomendando itens. Embora a estratégia já tenha sido aplicada assiduamente, esse mercado ainda se mostra bastante positivo para negócios. 

Principais canais e recursos de marketing digital

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Existem diversos canais nos quais o marketing digital pode ser trabalhado, bem como vários recursos à disposição em cada um desses. Na hora de escolher, é fundamental entender não apenas os objetivos da empresa, mas também as tendências do momento.

Só para exemplificar, o relatório global 2022 State of Inbound Marketing, da HubSpot, separou algumas trends nesse sentido:

  • Os vídeos curtos são o tipo de conteúdo considerado mais efetivo;
  • As redes sociais são centrais no marketing digital;
  • Instagram, YouTube e Facebook são as plataformas mais utilizadas pelos profissionais de marketing.

A seguir, serão detalhados os principais canais e recursos usados na área.

Anúncios ou ads

Um anúncio pode fazer parte de uma campanha que tem um objetivo definido, como aumentar o tráfego do site ou o download de um aplicativo. Em geral, o conteúdo patrocinado gera mais visibilidade, representando uma maior chance de gerar leads e vendas.

Nesse cenário, é possível investir em posts patrocinados nas redes sociais e no site da empresa. Um dos grandes benefícios desse investimento é poder segmentar o público e alcançar a audiência certa. 

Google Ads

Uma das ferramentas mais poderosas no mundo dos anúncios é o Google Ads, que ajuda a ter mais visibilidade nas pesquisas nesse buscador. Entre as principais formas de anunciar estão:

  • Google shopping — ideal para negócios com produtos físicos;
  • Rede de pesquisa — aparecem na buscas do Google como resultados patrocinados;
  • Rede de display — ads ocorrem em sites parceiros, YouTube e Gmail.

SEO

A sigla vem do termo em inglês Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca, em português) e sua função é melhorar a posição do site da empresa nas ferramentas de pesquisa. Com o SEO, não há dependência de anúncios, pois o tráfego é orgânico. 

As técnicas para o conteúdo perfeito envolvem o uso inteligente de palavras-chave, links internos e externos, bem como o uso de subtítulos. Mas também há práticas mais profundas que abrangem a autoridade do domínio, a responsividade das páginas e até sua usabilidade.

Há diversas ferramentas de SEO que podem ser utilizadas nas páginas do site, seja ele um e-commerce, blog, site institucional ou qualquer outro tipo. 

Blog

Muito utilizado no inbound e como recurso de SEO para manter o site atualizado, o blog foca na qualidade do material publicado, como matérias, vídeos e infográficos.

Ao contrário dos posts e artigos nas redes sociais, trata-se de uma página proprietária. No marketing digital, isso faz muita diferença, pois toda social media tem suas regras de distribuição de postagens que, aliás, mudam constantemente. 

Então, mesmo que hoje uma publicação esteja indo bem, amanhã algo similar pode praticamente não ser distribuído. Já no blog, há a certeza de que esse conteúdo estará disponível, podendo ser permanentemente acessado pelo público.

E-mail marketing e newsletter

Focado na aquisição de clientes, o formato de e-mail marketing incentiva uma ação: baixe o material, compre o produto etc. Já a newsletter é uma comunicação para outro momento. Seu objetivo é reter o lead por meio de conteúdo relevante. 

Ambos os métodos são extremamente importantes, mas devem ser usados com parcimônia, para não acabar listado como spam nas caixas de e-mail. 

Redes sociais

Existe um amplo leque de opções de redes sociais que envolvem diferentes formatos e perfis de público. Citando algumas das mais populares atualmente, temos Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, YouTube e TikTok.

Por exemplo, enquanto o LinkedIn é uma rede profissional, o Twitter, entre outras coisas, é utilizado para se informar e até comentar programas e fatos do momento. Na realidade, o ideal não é que a empresa simplesmente esteja presente em todas. É preciso conhecer os clientes do negócio, bem como seus interesses e preferências, para escolher os melhores canais. 

O papel das tecnologias

Embora seja essencial saber como funciona o marketing digital, de nada adianta ter uma boa estratégia e não contar com a estrutura para colocá-la em ação. 

De início, a conectividade é vital em todo o processo. Tanto para transmissões ao vivo, quanto para o simples atendimento online ao cliente, trata-se de um dos elementos responsáveis pela qualidade das ações. 

Por isso, seja no escritório ou no ponto de venda, é preciso ter uma internet estável e veloz, como a oferecida pela fibra ótica da Vivo Fibra. Há soluções que ajudam as empresas que têm a mobilidade como característica. 

Além disso, a nuvem também desempenha um papel fundamental:

  • Garante espaço de armazenamento;
  • Fornece fácil acesso a dados que aprimoram a qualidade do atendimento multicanal, parte da estratégia omnichannel;
  • Promove um ambiente flexível às altas e baixas das demandas. 

Uso inteligente de dados

Há, ainda, as tecnologias que trabalham diretamente com os dados de consumidores e negócios. A princípio, pode-se citar a Internet das Coisas (IoT) que, por meio dos dispositivos conectados, coleta informações importantes sobre equipamentos e pessoas. 

Só para ilustrar, em um estabelecimento, é possível usar telas ou totens interativos para trazer conteúdos em tempo real aos clientes. É isso que é oferecido na solução Vivo Marketing Dinâmico, que busca aperfeiçoar o atendimento e a experiência do consumidor.

Em segundo lugar, há uma inovação que transforma dados brutos em insights valiosos: o Big Data. Essa tecnologia tem uma capacidade analítica que consegue, inclusive, explorar dados não estruturados, como publicações em redes sociais, vídeos e fotos.

Pensando em como funciona o marketing digital, o Big Data pode ajudar com:

  • Conhecimento de público — muito mais do que ter uma expectativa sobre quem é a audiência da marca, é possível conhecê-la realmente;
  • Definição de persona — com um aspectos profundos sobre os consumidores, permite traçar as características de um “cliente ideal” ou de uma persona que facilite a criação de campanhas efetivas;
  • Análise da concorrência — em qualquer estratégia de marketing, é importante saber o que os concorrentes estão fazendo e como se destacam no setor. 

Marketing digital é o caminho para aprimorar a reputação e o relacionamento com clientes

No vasto universo digital, existem muitas ferramentas de comunicação que ajudam empresas a irem além e se aproximarem do consumidor. Redes sociais, anúncios, e-mails marketing, blogs e sites são recursos poderosos, mas precisam fazer parte de uma ação maior para obtenção de resultados concretos. 

No cenário atual, não há dúvidas quanto à importância de saber aplicar as melhores práticas alinhadas aos objetivos de negócio, pois é assim que se cria uma receita de sucesso. Esse investimento ajuda companhias a se destacarem da concorrência e pode auxiliar na geração de valor aos clientes.

Contudo, mesmo a melhor estratégia precisa de amparo estrutural, que pode ser providenciado por um conjunto de soluções tecnológicas adaptadas às necessidades de cada empreendimento.

É nesse quesito que a Vivo Empresas pode ajudar, impulsionando a digitalização de organizações e fornecendo recursos de conectividade, Cloud, IoT e Big Data, para que um bom plano de marketing seja posto em ação. 

Quer conhecer mais sobre o mundo do marketing digital e como isso afeta os negócios? Confira estes artigos:

Até a próxima!

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