O WhatsApp revolucionou a forma das pessoas se comunicarem. É fato. As ligações ficaram para último caso, mas o e-mail continua bem vivo, principalmente no ambiente corporativo.
No acirrado setor dos negócios, ganhar visibilidade é essencial e, mesmo com a profusão de novas formas de comunicação, uma das ferramentas mais procuradas para fisgar a atenção do público permanece sendo o e-mail marketing. Essa abordagem segue com bom desempenho, trazendo um grande retorno sobre investimento (ROI) para empresas em todo o mundo.
Como o e-mail marketing é uma poderosa estratégia de comunicação, neste artigo, serão apresentados alguns aspectos desse método que pode ajudar as companhias a alcançarem mais clientes. Aqui, serão discutidos os seguintes temas:
- Importância de conhecer bem o público;
- Planejamento e estrutura de um e-mail marketing;
- Análise do desempenho do e-mail marketing;
- E-mail marketing e LGPD;
- Marketing digital e resultados.
Estatísticas
O relatório Benchmarks definitivos de e-mail marketing para 2022, divulgado pelo Campaign Monitor, em junho de 2022, analisou mais de 100 bilhões de e-mails enviados em suas plataformas no ano anterior para fornecer dados de referência e estatísticas de publicidade por correio eletrônico mais abrangentes atualmente.
Considerando todos os segmentos pesquisados, a taxa de abertura média foi de 21,5%; ou seja, 3,5% a mais que no relatório do ano de 2021. As métricas por setor revelam alguns comportamentos bem atrelados à realidade do ano observado.
A Educação, por exemplo, apresentou a maior taxa de abertura (28,5%) e de cliques (4,4%). Isso faz sentido, pois as escolas precisavam se comunicar com os pais e alunos quanto às políticas de enfrentamento à pandemia de covid-19. No relatório anterior, a área Governo e Política ocupava o primeiro lugar, influenciada pelo ano eleitoral nos EUA.
Importância de conhecer bem o público
Para garantir que as empresas obtenham bons resultados com o e-mail marketing, há algumas estratégias a serem observadas. Em primeiro lugar, é preciso definir os objetivos que a companhia deseja atingir, entendendo qual é o público-alvo e como ele se comporta em diferentes situações.
É importante pesquisar as redes sociais usadas pelos clientes, perfis e páginas que curtem e seguem, linguagem utilizada, além de analisar as estratégias da concorrência e tudo o que for relacionado ao universo digital de quem a instituição pretende se aproximar.
Nesse ponto, a companhia já deve ter uma lista de contatos (mailing). Esses nomes valiosos contam a história da relação com a empresa. Antes, os leads podiam ser captados de diversas formas — ações promocionais, cadastros de compra, relacionamento online e mais. Hoje, porém, há regras mais rígidas quanto a esse contato inicial.
O importante é captar quem se relaciona com o produto ou serviço ofertado e registrar, por meio de seu endereço digital. Um e-mail marketing eficaz pode render bons consumidores potenciais e fechar vários negócios.
É preciso estar atento para o perfil do negócio e quais são os objetivos ao se comunicar com os clientes. As mensagens enviadas devem refletir o espírito da empresa como um todo, além de inspirar, gerar desejo e ter certa unidade e continuidade.
Parece difícil, mas, se toda a companhia estiver focada nos mesmos objetivos, o processo flui com mais facilidade. Nesse sentido, os ambientes físico e virtual precisam estar alinhados para que o público entenda com quem está falando.
Planejamento e estrutura de um e-mail marketing
Além de conhecer o consumidor, uma empresa precisa estar familiarizada com o ambiente online. É preciso que o empresário conheça os tipos de mídias disponíveis, as formas de medição e controle, além do custo de cada uma.
Outro fator importante é a verba de investimento, que faz toda a diferença para os resultados almejados. Existem opções de envio gratuitas por tempo determinado, ou pagas, em planos customizáveis para cada negócio.
Um e-commerce, por exemplo, precisará gerenciar e-mails transacionais com agilidade. Por outro lado, se for só um blog, não é necessário. Preveja se pretende gerar leads ou se o seu produto ou serviço será protagonista de toda a história.
Várias empresas oferecem serviços online conforme a intenção do cliente. Algumas têm layouts prontos de base para os e-mails, outras se integram a plataformas diferentes, oferecem relatórios, uma biblioteca de imagens e espaço de armazenamento, por exemplo.
Seja como for, cada empresa tem suas particularidades de serviço e pode funcionar muito bem para um aspecto específico que seu negócio precisa em uma campanha de e-mail.
Análise do desempenho do e-mail marketing
Ao analisar as estatísticas de e-mails por dia, não parece haver muita variação no desempenho desses em momentos específicos. No geral, ao longo da semana, como de costume, a comunicação tende a ter o melhor performance, com os menores números de engajamento caindo no fim de semana.
Segundo o levantamento do Campaign Monitor, a segunda-feira tem as maiores taxas de abertura de e-mail (22,0%). Quanto aos cliques (2,4%), o melhor dia é a terça-feira. Já o percentual de clique para abrir um conteúdo fica em alta na terça e quarta-feira, alcançando valores 10,8%. E, em relação aos cancelamentos de assinaturas de e-mails, os números mostram-se praticamente idênticos ao longo da semana.
O dia do envio deve ser considerado, mas não é o único cuidado para melhorar as métricas de e-mail marketing da empresa. O Campaign Monitor recomenda uma abordagem cuidadosa com os destinatários, interagindo conforme a vontade deles e sempre cumprindo o que foi comunicado nas mensagens.
Dicas para melhorar o desempenho de e-mail marketing
- Otimizar as linhas de assunto;
- Testar o comprimento, o tom e o conteúdo da linha de assunto;
- Testar o nome do remetente e o endereço de e-mail (por exemplo, nome da empresa x nome do CEO);
- Testar o dia, a hora e a cadência de envio (por exemplo, diariamente versus semanalmente);
- Garantir conteúdo relevante por meio de personalização e segmentação;
Alcance do e-mail marketing
O uso de dados e relatórios é essencial para medir a repercussão da mensagem e ampliar a inteligência dos negócios. Sem dúvida, ferramentas específicas e profissionais qualificados valem o investimento. Hoje, as informações dos clientes são os bens mais valiosos de qualquer empresa.
Sendo assim, a análise do alcance dos e-mails e do grau de engajamento dos clientes serve como termômetro da reputação online de uma entidade e torna as campanhas mais eficientes.
No entanto, os esforços devem ser constantes e dependem do feedback do público. Por isso, é primordial responder todas as mensagens recebidas — e o mais rapidamente possível.
E-mail marketing e LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) objetiva proteger as informações dos consumidores, estabelecendo regras para todos os procedimentos que envolvem dados pessoais.
As mudanças na forma de lidar com esse material impactaram o marketing digital nas empresas. Para começar, existe um código de autorregulamentação para prática de e-mail marketing (Capem).
Criado em conjunto por entidades da comunidade online, o Capem protege usuários de internet e define padrões específicos para envio de correio eletrônico.
Marketing digital e resultados
A publicidade via e-mail é uma estratégia simples e eficaz de se aproximar dos consumidores, mas é apenas uma das diversas ferramentas de comunicação disponíveis no amplo ambiente digital da atualidade.
Blogs, redes sociais, anúncios e todos os demais recursos de marketing só alcançam resultados quando são aplicados de forma planejada, integrando as inovações tecnológicas aos objetivos empresariais.
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Quer saber mais sobre as diferentes ferramentas de marketing digital? Confira estes artigos:
- [Infográfico] Big Data: como a tecnologia e a ciência de dados podem mudar o rumo dos negócios
- Entenda como funciona o marketing digital
- Marketing e tecnologia: em busca de uma melhor experiência para fidelizar o cliente
Até a próxima!