Marketing efetivo: conheça 7 palavras mágicas para atrair o consumidor

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Atrair a atenção do consumidor não é tarefa fácil. Entretanto, existe uma estratégia de marketing muito simples de utilizar: as palavras mágicas.

Com base nos gatilhos mentais, esses termos despertam o interesse das pessoas e proporcionam um engajamento instantâneo. Utilizados no contexto correto, representam uma ferramenta poderosa de atração de clientes.

Neste artigo, são abordados os seguintes temas:

  • A força das palavras mágicas;
  • Palavras mágicas e os gatilhos mentais;
  • 7 palavras mágicas para atrair mais clientes;
  • Tecnologias que otimizam o marketing.

A força das palavras mágicas

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Muitas ações de marketing ainda são embasadas na tese de que o consumidor toma decisões a partir de critérios racionais. Nessa perspectiva, a propaganda é centrada nas vantagens do produto ou serviço em relação aos concorrentes.

O atual paradigma da economia comportamental desmente essa teoria. É o que aponta, por exemplo, o livro Previsivelmente Irracional: Aprenda a Tomar Melhores Decisões, de Dan Ariely. 

A publicação demonstra que os consumidores são motivados, principalmente, pelos condicionamentos mentais — inconscientes, mas previsíveis. Assim, as grandes empresas utilizam diversas estratégias de marketing, como as palavras mágicas, para induzir estímulos de compra que são mais fortes do que o pensamento consciente. 

Dessa forma, esse recurso verbal busca despertar a atenção dos clientes em potencial de maneira instantânea. Tais termos são bastante eficazes, por exemplo, na venda de infoprodutos, mas também podem ser utilizados para qualquer tipo de mercadoria ou serviço.

Palavras mágicas e os gatilhos mentais

Gatilhos mentais são impulsos que o cérebro recebe que geram forte influência na tomada de decisões. Isso acontece porque a mente, necessitando estabelecer preferências constantemente, opta por certos tipos de “atalhos” que facilitam a escolha — o que, como visto anteriormente, não é necessariamente uma escolha racional.

Por isso, quando o pensamento passa por alguma dúvida, ele tende a selecionar aquilo que desperta a sensação de segurança, prazer e conforto emocional. Assim, as palavras mágicas são elementos que fisgam o consumidor com base nos valores que a psique humana, no nível subconsciente, considera mais relevantes na hora de tomar decisões.

Existem diversos gatilhos mentais que podem ser utilizados no marketing efetivo. Confira os principais a seguir.

Urgência/escassez

Saber que algum recurso está se esgotando causa um grande impacto nas pessoas. Afinal, ninguém quer ter a sensação de que pode ficar sem algo que os outros possuem.

Afinidade

Consumidores gostam de marcas que os tratem com afeição e proximidade. Não por acaso, muitas propagandas visam simplesmente relacionar a empresa a valores como felicidade e liberdade.

Autoridade

A informação de que uma pessoa ou companhia entende de determinado assunto é muito apreciada pelos compradores. Prêmios, histórico de sucesso e palavras de especialistas são alguns dos recursos que o marketing explora para despertar esse gatilho.

Novidade

Lançamentos são uma prática de vendas muito eficaz. A sensação do novo é buscada pelas pessoas por estar intimamente relacionada ao prazer e ao sistema de recompensas do cérebro.

Reciprocidade

Brindes e amostras grátis funcionam com base no princípio de que o ser humano gosta de retribuir quando sente que ganha algo. O marketing utiliza bastante essa estratégia, sabendo que o público tende a reencontrar os negócios que fazem esses tipos de ações.

7 palavras mágicas para atrair mais clientes

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No marketing, todo o termo usado na comunicação precisa ser cuidadosamente escolhido. Com as palavras certas, o consumidor pode ser atraído para o anúncio e considerar a compra antes mesmo de conhecer os detalhes sobre o produto ou serviço oferecido. 

Para isso, são apresentadas, a seguir, as 7 palavras mágicas que chamam a atenção do público e como aplicá-las.

Você

Ações de marketing que geram a afinidade da marca com o consumidor são extremamente eficazes. Afinal, qualquer pessoa gosta de ser tratado como um ser único, o que demonstra afeto e faz com que a comunicação se torne muito mais amigável.

Assim, uma peça de vendas que utilize a palavra “você” cria uma conexão muito maior em relação a termos impessoais. Veja a diferença, por exemplo, entre o slogan “aqui, você pode mais” e “aqui, as pessoas podem mais”.

Uma maneira de ir além é utilizar o próprio nome do cliente durante a comunicação. Essa prática é bastante usual em e-mails marketing e canais de atendimento personalizado.

Grátis

Um anúncio que tenha essa palavra gera uma atenção imediata em qualquer pessoa. Uma explicação desse fenômeno é o viés comportamental de aversão à perda, que demonstra que o ser humano adora ganhos que não geram nenhum tipo de risco e sofre quando sente que não aproveita as oportunidades.

Uma forma de utilizar essa estratégia é oferecer a gratuidade do frete, ou de um outro produto agregado à compra. Em ambos os casos, o interesse do consumidor será muito maior, mesmo que a soma dos valores na compra final seja a mesma.

Esse termo também se relaciona com o gatilho da reciprocidade. Ou seja: se o cliente realmente sentir que a oferta é vantajosa, ele provavelmente fará novas compras na empresa.

Exclusivo

As pessoas gostam de se sentirem especiais, e isso tem um impacto direto nos hábitos de consumo. Dessa forma, um produto ou serviço anunciado como “exclusivo” gera bastante interesse, possuindo relação direta com as sensações de urgência e escassez.

A utilização dessa palavra, entretanto, precisa ter bastante cautela. Muitos consumidores já se sentiram lesados com soluções que se venderam assim, mas que, na verdade, não eram raras como se dizia na propaganda.

Assim, afirmações como “oferta exclusiva para o dia de hoje” devem ser cumpridas na prática. Isso dá credibilidade à marca e induz o cliente que não realizou a compra a considerá-la na próxima oportunidade.

Garantia

A promessa de que a empresa garante os resultados, produtos ou serviços gera confiança e desperta os gatilhos de autoridade e reciprocidade. Essa palavra mágica também pode ser utilizada nas suas variações, como “garanta” ou “garantido”.

Utilize essa estratégia, por exemplo, para oferecer o dinheiro de volta caso o cliente se sinta insatisfeito até determinado período. Esse termo pode se tornar ainda mais eficaz se o anúncio também englobar uma das palavras a seguir.

Simples/fácil

“Seguro automotivo fácil: proteção garantida com apenas um clique”. Percebeu como essa combinação de termos traz ainda mais força à palavra mágica descrita anteriormente? 

Isso acontece porque o cérebro humano é condiciado a escolhas que trazem facilidades. Utilizar esse elemento como estratégia de vendas agrega um diferencial que pode ser determinante na decisão do freguês.

Novo

O gatilho mental da novidade é explorado com o uso desse termo, que também pode estar agregado às sensações de urgência e escassez. Assim, um anúncio pode, por exemplo, oferecer a “nova camiseta com 50% de desconto para quem comprar até hoje”.

O lançamento não precisa ser necessariamente de um produto ou serviço, mas pode contemplar algum recurso da empresa. Assim, é possível utilizar essa palavra mágica no texto sobre o novo app, método de pagamento, endereço, site etc.

Agora

O sentimento de urgência que sentimos para solucionar nossos problemas também é uma estratégia utilizada no marketing. Um app de ensino de idiomas, por exemplo, pode anunciar: “aprenda inglês agora mesmo”, atraindo a atenção de quem busca soluções imediatas.

Essa palavra mágica ainda é eficaz no uso de call to action (CTA), já que a ideia desse recurso é estimular ações do lead no presente, como links ancorados em frases de “acesse agora”, que geram bons resultados.

Usando a tecnologia para aprimorar o marketing da empresa

As palavras mágicas são uma estratégia de comercialização eficiente e bastante simples de serem aplicadas: mas um plano de marketing efetivo vai muito além disso. O sucesso de vendas envolve questões como identidade visual, posicionamento de marca (branding), classificação de potenciais compradores, estratégias para multicanais, entre outras tarefas.

Nessas etapas, as tecnologias digitais só têm a agregar aos empreendedores, seja no ambiente físico e virtual. Ferramentas de Big Data Analytics, por exemplo, fornecem dados muito mais precisos sobre consumidores em potencial, melhorando as taxas de conversão, de fidelização e diminuindo o custo de aquisição de clientes (CAC).

Outra inovação fundamental à sofisticação do varejo é a Internet das Coisas (IoT). Com a conectividade de equipamentos, é possível oferecer totens de autoatendimento, ter controle automático do estoque, monitorar a frota durante as entregas, entre outros benefícios.

Através da parceria com a Vivo Empresas, essas e outras soluções podem se tornar realidade em seu negócio. Um dos produtos disponíveis é o Vivo Marketing Dinâmico, que traz ao seu estabelecimento mídias digitais que otimizam a comunicação com os clientes, melhorando a experiência do consumidor.

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Até a próxima!

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