Newsletter: o que é, como criar e dicas importantes

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A newsletter é um dos principais formatos de e-mail marketing, sendo, inclusive, uma das primeiras ações adotadas por empresas que começaram a trabalhar com este tipo de conteúdo. Na maioria das vezes, são compostas por recomendações de artigos e comunicam novidades sobre os negócios. Por isso, é um formato ótimo para manter um relacionamento com os clientes e gerar leads de maneira mais leve.

Além disso, a newsletter também reforça a marca e redireciona os usuários para outros canais do empreendimento, como redes sociais e blogs. Neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos para esclarecer melhor o assunto:

  • O que é newsletter?
  • Para que serve?
  • Por que a newsletter é importante?
  • Qual é a diferença entre newsletter e e-mail marketing?
  • Dicas de como melhorar sua newsletter;
  • Investir em relacionamento com o cliente é o caminho certo.

O que é newsletter?

Pessoa digita uma newsletter em seu computador

Uma newsletter está sendo criada

Basicamente, a newsletter é um tipo de comunicação eletrônica regular que, diferentemente de e-mails promocionais, aborda diversos assuntos relacionados ao negócio — não somente uma oferta ou produto em específico.

A recorrência do envio é definida pela própria companhia, de acordo com a preferência ou com o nicho do mercado. No entanto, a tendência é que seja mensal ou quinzenal, uma vez que traz um compilado de informações relevantes que interessam aos usuários inscritos. Por isso, em geral, não pode ser tão recorrente a ponto de parecer spam.

O processo de construção desse tipo de e-mail já foi mais complexo. Felizmente, hoje, existem softwares online que fazem esse trabalho por meio de sistemas que simplificam muito essa etapa.

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Para que serve?

Normalmente, as newsletters são utilizadas por pessoas e empresas que têm sites, e-commerces ou blogs, seja para divulgar um artigo, conteúdo ou produto, comunicar um evento ou realizar campanhas de remarketing, como o “carrinho abandonado” ou o anúncio de promoções.

Além disso, há também as típicas comunicações transacionais que não configuram esse formato de mensagem eletrônica: pedido recebido, enviado, confirmação de pagamento etc.

De forma geral, o envio de newsletter tem os seguintes objetivos:

  • Manter um contato frequente com clientes, leads e usuários;
  • Não deixar um site, blog ou e-commerce cair no esquecimento;
  • Incentivar consumidores a visitarem a página da empresa;
  • Enviar conteúdos relevantes para atrair tráfego e criar hábitos de visita.

Por que a newsletter é importante?

O envio desse tipo de mensagem para os clientes, quando bem-feito, aumenta o nível de engajamento com a sua marca. Ou seja, uma boa newsletter pode ser o diferencial para que uma pessoa compre na loja ou opte pelo seu serviço.

Por outro lado, uma comunicação indesejada pode sequer ser aberta. Ou, pior, pode ir direto para a caixa de spam do comprador.

Por esse motivo, é fundamental verificar quais são as preferências dos usuários e em qual etapa do seu funil de vendas eles se encontram. Dessa forma, o risco de enviar algum conteúdo irrelevante e o consumidor se descadastrar da base de e-mails diminui.

Qual é a diferença entre newsletter e e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma ferramenta essencial da publicidade digital, que utiliza o correio eletrônico como canal de vendas e veículo para manter comunicação periódica com o público. O envio desse conteúdo é definido por estratégia das organizações. Já a newsletter não tem, necessariamente, essa mesma finalidade, podendo também ser uma das ferramentas dos e-mkt.

A seguir, serão destacadas as principais diferenças da elaboração de cada abordagem.

Objetivo

  • Newsletter: fortalecimento da marca e construção de relacionamento.
  • E-mail marketing: captação e conversão de novos clientes.

Formato

  • Newsletter: oferecer conteúdos relevantes e apresentar informações no formato de boletim.
  • E-mail marketing: divulgar novos produtos e serviços e comunicar uma ação.

Periodicidade

  • Newsletter: tem frequência definida pela estratégia de comunicação, podendo ser semanal, quinzenal, mensal etc.
  • E-mail marketing: sazonal, com periodicidade alinhada ao calendário comercial e à venda de produtos ou serviços.

Dicas de como melhorar sua newsletter

Homem recolhe informações para escrever a sua newsletter

Homem faz pesquisa para escrever sua newsletter

Agora, tendo estabelecido os parâmetros que diferenciam uma newsletter, serão apresentadas dicas de como melhorar sua estratégia e conteúdos.

Só faça os envios mediante autorização prévia do usuário

A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Ou seja, gira em torno do consentimento e da autorização do usuário.

Por isso, a newsletter deve ser enviada apenas para pessoas que concordarem em recebê-la. Para tal, é necessário fornecer essa opção no momento de cadastro do cliente no site.

A LGPD prevê sanções de 2% sobre o faturamento (ou até R$ 50 milhões) como multa para quem descumprir esse acordo e enviar comunicação de forma irregular. Vale ressaltar que o valor é calculado por infração. Dessa forma, caso seja cometida mais de uma violação, será multiplicado.

Preze por um conteúdo de qualidade

Ter atenção ao que é enviado é essencial para que os consumidores abram as mensagens. Dessa forma, antes de disparar a newsletter, é importante se certificar de que o conteúdo será do interesse do público-alvo.

Para isso, é preciso conhecer o perfil dos clientes e estar atento às tendências relacionadas ao mercado em que o negócio está inserido. Especialmente porque a produção e a mediação do que é dito é vital para o sucesso das ações de marketing da empresa.

Atente-se ao formato da newsletter

Ainda que o conteúdo seja ótimo e os usuários tenham interesse em consumi-lo, isso não terá serventia se o correio eletrônico estiver mal formatado e as mensagens caírem direto na caixa de spam dos consumidores.

Por isso, é preciso elaborar o tema da mensagem com cuidado, tornando a chamada atrativa e identificando o nome da empresa. Além disso, o endereço do remetente também é importante, pois, caso seja desconhecido, o usuário dificilmente abrirá a newsletter.

Só use imagens necessárias

Mesmo que receba um e-mail com assunto interessante, caso a pessoa clique e se depare com o carregamento lento de uma imagem, é possível que simplesmente feche a comunicação. Então, é imprescindível evitar essa situação para atingir o maior número possível de usuários.

Fazer o envio do conteúdo em somente uma grande figura não é recomendado, pois há chance de nem todos conseguirem baixá-la. Esse recurso deve ser usado apenas para enriquecer a mensagem e não para substituir o texto principal.

Avalie os resultados da newsletter

Para empreendimentos pequenos, o ideal é buscar serviços de e-mail marketing que ajudem na montagem, organização e disparo da newsletter — existem muitos gratuitos, como o Mailchimp.

Uma vantagem é que essas plataformas oferecem relatórios sobre a efetividade da ação, trazendo informações sobre a taxa de abertura, os assuntos que receberam mais cliques, os horários em que as pessoas mais abrem o e-mail, entre outros.

Ou seja, são dados importantes para entender cada vez mais os clientes. Assim, é possível moldar os próximos envios com bases nesses parâmetros e fazer testes de novos modelos e formatos para as mensagens.

Investir em relacionamento com o cliente é o caminho certo

O universo digital é imenso e possui inúmeras ferramentas de comunicação que ajudam as empresas a estreitarem o relacionamento com os clientes. Redes sociais, blogs, e-mail marketing, sites e newsletters são excelentes recursos, mas precisam fazer parte de uma estratégia para que resultados significativos sejam alcançados.

Atualmente, é indispensável que as melhores práticas estejam alinhadas aos objetivos da companhia, pois é dessa maneira que alcançará o sucesso. Investir na relação com o cliente ajuda as companhias a se destacarem entre os concorrentes e pode contribuir na geração de valor ao consumidor.

Entretanto, mesmo a melhor estratégia precisa de uma boa estrutura, que pode ser providenciada por um conjunto de soluções tecnológicas adequadas às necessidades de cada organização.

É nesse ponto que a Vivo Empresas pode ajudar, impulsionando a digitalização de organizações e fornecendo recursos de conectividade, Cloud, IoT e Big Data, para que um bom plano de marketing seja colocado em prática.

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Até a próxima!

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