Soluções em cloud modernizam empresas de todos os tamanhos em diferentes processos; conheça as vantagens

01/04/2021 às 9:34

Com as necessidades de adaptação impostas pela pandemia do novo coronavírus, as soluções em nuvem passaram a desempenhar uma função-chave na continuidade dos negócios. 

Nesse cenário, a colaboração remota e o acesso a ferramentas de trabalho desde qualquer parte do planeta foram algumas das principais vantagens oferecidas pela tecnologia .

Os benefícios da cloud computing já são conhecidos desde o começo dos anos 2000, por proporcionar flexibilidade, eficiência em performance e bom custo-benefício. 

Ademais, são numerosos os atributos dos serviços em cloud para organizações de diferentes ramos e tamanhos.

Pensando nisso, neste artigo, você vai ler sobre:

  • O que é a cloud e como ela funciona
  • Benefícios das soluções em nuvem
  • Mercado de cloud atualmente e previsões
  • Exemplos do uso de cloud em diferentes setores
  • Soluções em cloud

O que é a cloud e como ela funciona

A cloud computing ou a computação em nuvem permeia, basicamente, a entrega de programas e recursos digitais por meio de quaisquer dispositivos conectados à internet.

Para isso, a tecnologia se baseia em servidores remotos, que armazenam dados e informações. E, assim, consegue disponibilizá-los online via smartphones, computadores e tablets, entre outros.

Com soluções em cloud, empresas não precisam investir em Data Centers tradicionais ou servidores físicos próprios, já que as estruturas em  nuvem permitem o acesso aos serviços de TI a partir da infraestrutura de um provedor, com servidores remotos.

Na prática, usamos serviços em cloud ao, por exemplo, acessar nossos e-mails ou perfis em redes sociais. Ou seja, basta ter uma conexão à internet para conseguir ver as informações contidas nessas páginas. 

A conveniência em não precisar adquirir hardwares torna a solução em nuvem mais econômica. A redução de custos de compra e manutenção é um benefício amplamente difundido da cloud.

Há diversos outros ganhos, no entanto, que tornam essa tecnologia uma possibilidade para empresas de qualquer segmento e tamanho. 


LEIA MAIS: Olho no futuro: tecnologia cloud aplicada em vários tipos de negócios


Webinar | Tecnologia M2M_V1

Benefícios da nuvem

Embora o valor do investimento inicial possa parecer impeditivo, com uma estrutura em nuvem as organizações pagam apenas pelos recursos que quiserem e precisarem contratar.

O sistema, conhecido como pay-as-you-go (ou pague conforme o uso, em tradução livre), permite que a empresa escolha o espaço de armazenamento de dados que mais lhe convém. Isso serve, inclusive, para atender clientes e stakeholders.  

Mais que isso, a solução em cloud oferece flexibilidade e escalabilidade para atender, de forma ágil, a qualquer necessidade do negócio. 

Por esse motivo, não importa se a empresa é uma startup que está apostando em um rápido crescimento ou uma varejista se preparando para uma grande ação promocional. Seja como for, em qualquer um dos casos, o serviço oferece a possibilidade de suprir instantaneamente as demandas. 

Ilustração de nuvem de pessoas do ambiente de trabalho conectadas
Nuvem conecta colegas em qualquer parte do mundo bem como incentiva a colaboração entre eles

Nesse sentido, a pesquisa The Cloud Survey 2020, conduzida pela consultoria Binx.io, aponta que o aumento da flexibilidade é a principal razão pela qual a maior parte das organizações adota soluções em nuvem, de acordo com 78% dos respondentes.

Ao mesmo tempo, 55% destacam a habilidade de inovar e 52%, a diminuição do time-to-market (em outras palavras, o tempo até que o produto esteja disponível no mercado).


LEIA MAIS: Soluções em Cloud: como a virtualização ajuda a resolver problemas e otimizar processos nas empresas


Mais segurança para acessos de qualquer lugar do mundo

A simplicidade no uso não significa, no entanto, que os materiais armazenados em nuvem estejam desprotegidos. A segurança é uma das mais importantes vantagens das soluções em cloud.

Isso porque as informações transmitidas entre as redes são encriptadas, o que mitiga o acesso de hackers ou de pessoas não autorizadas pela organização.

Pontos como esses são cruciais, especialmente com mais colaboradores trabalhando remotamente. Dados da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal, mostraram que a pandemia foi acompanhada de um salto nas ameaças virtuais.

As informações do relatório COVID-19 Cybercrime Analysis Report – August 2020 mostram que, de janeiro a abril de 2020, foram registradas 907.000 mensagens spam, 737 incidentes relacionados a malware e 48.000 URLs maliciosas.


LEIA MAIS: Lições da pandemia: o que as empresas aprenderam sobre segurança


Lidando com dados na nuvem

Outro ponto vantajoso do cloud é a capacidade de guardar uma expressiva quantidade de dados, que atualmente são um dos ativos mais valiosos de uma empresa.

As milhões de informações geradas a partir da interação com o usuário ajudam a perceber padrões de comportamento e a gerar ideias para novas ações que atraiam e fidelizem os clientes.

Algumas soluções em nuvem já contam com ferramentas de análise de dados, que produzem relatórios para apoiar a tomada de decisões mais precisas. Essa é outra das vantagens das soluções em cloud que podem tornar o seu negócio mais competitivo e eficiente.

Colaboração e prevenção a desastres

Guardar documentos na nuvem ajuda a criar colaboração em tempo real entre as equipes, de maneira fácil e segura. Simultaneamente, auxilia a padronizar os formatos dos arquivos e evitar erros humanos, como salvar alterações por cima de um projeto ou perder o histórico de mudanças.

Juntamente a esses aspectos, outra das vantagens das soluções em cloud é a possibilidade de se recuperar de emergências e desastres, como falta de energia ou até desastres naturais. 

Um evento de downtime – ou indisponibilidade dos serviços – pode afetar a produtividade, a receita e a reputação da sua marca. Por isso, uma rápida recuperação, como a oferecida pelos serviços em cloud, ajuda a mitigar esses riscos.

Ainda, o armazenamento de informações na nuvem pode ajudar a evitar que dados sejam roubados ou perdidos, por exemplo, uma vez que sua estrutura oferece mecanismos nativos para isso.

Imagine que há dados importantes em um computador que apresenta mau funcionamento ou algum erro de sistema. Se os documentos estiverem salvos apenas no dispositivo, a chance de perdê-los é maior em comparação a se estivessem guardados na nuvem.


LEIA MAIS: Soluções em Cloud: como a virtualização ajuda a resolver problemas e otimizar processos nas empresas


Automação e sustentabilidade

Entre as vantagens das soluções em cloud, vale citar a renovação automática de softwares (serviço oferecido por diversos provedores de tecnologia). Isso evita que as equipes de TI precisem atuar manualmente e permite que os aplicativos sejam atualizados assim que uma nova versão deles é disponibilizada.

Por fim, a infraestrutura da nuvem apoia a sustentabilidade, já que diminui a quantidade de dispositivos físicos implementados em empresas e, posteriormente, descartados. 

Ajuda, também, em termos de eficiência energética. E, em certa medida, até na emissão de gases gerados pelo deslocamento dos funcionários, já que eles podem trabalhar de qualquer lugar com acesso à internet.

Mercado de cloud atualmente e previsões

Em uma pesquisa da empresa Centrify, quase 49% dos decisores de empresas de TI afirmaram que a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo de modernização de tecnologia de suas companhias.

Ao mesmo tempo, 48% deles disseram que, em suas empresas, os planos de adoção de soluções em  cloud também foram agilizados.

Para o pós-pandemia, não há indícios de que o movimento de migração à nuvem perca força.

Segundo o mesmo levantamento da Centrify, as empresas enxergam duas prioridades para os próximos 12 meses: 

  • a primeira delas, destacada por 38% dos respondentes, é manter a segurança e a flexibilidade do trabalho remoto;
  • a segunda, de acordo com 36% dos consultados, é promover a digitalização de mais processos utilizando serviços nativos em cloud.

De acordo com o Gartner, os gastos em serviços de nuvem pública devem crescer 18,4% em todo o mundo. Isso significa que os US$ 257,5 bilhões investidos em 2020 chegarão a pelo menos US$ 304,9 bilhões em 2021.

Exemplos do uso de cloud em diferentes setores

Muitas empresas de variados portes e segmentos já aproveitam as vantagens das soluções em cloud

Uma delas é a empresa de streaming Netflix, que moveu os dados de seu data center privado para uma nuvem pública. Lá, ela lida com os dados de consumidores e com o sistema de recomendações de filmes e séries.

Instituições financeiras também podem se beneficiar das possibilidades da cloud. Exemplo disso são os bancos, como o Goldman Sachs, HSBC e o Itaú, que estão migrando boa parte de suas infraestruturas para a nuvem. 

Do mesmo modo, fintechs como o PicPay utilizam essa tecnologia para alavancar a escalabilidade e a acessibilidade.

Já na indústria farmacêutica, a Takeda tem utilizado soluções em cloud para permitir que pacientes hemofílicos monitorem de casa suas enzimas, com menor latência.

Ainda no campo da saúde, a Moderna usou a nuvem para criar e escalar suas operações relacionadas à vacina contra o novo coronavírus. Como resultado, com essa ajuda da tecnologia, a empresa foi a primeira a entregar um lote do imunizante para o National Institutes of Health, como aponta a revista Harvard Business Review.

LEIA MAIS: Atendimento médico online após a pandemia


A companhia se serviu de serviços em cloud para fazer experimentos e intercambiar vacinas de diferentes vírus, sem precisar investir em novas infraestruturas. Além disso, ela aumentou a visibilidade do processo, da produção ao gerenciamento.

Finalmente, a empresa DocuSign aposta no serviço de nuvem para agilizar e otimizar a assinatura de contratos. O processo, que costuma ser altamente burocrático, ganhou uma ‘repaginada digital’, que também aprimora a experiência do usuário.

Soluções em cloud

Mais do que nunca, desenhar uma estratégia de adoção à nuvem que se encaixe nas necessidades da sua empresa tornou-se essencial para a evolução do negócio. Seja híbrida, pública ou privada, cada um dos modelos de nuvem podem ser aplicados individualmente ou combinadas para  resolver dores específicas dos negócios.

Para isso, a Vivo Empresas oferece a Plataforma Digital: um marketplace e ferramenta de gestão integrada, que reúne os principais fornecedores de cloud para aprimorar sua estratégia de digitalização. No portfólio, destacam-se soluções da Microsoft (Azure), a Amazon Web Services (AWS) e a Huawei Cloud

Há, ainda, produtos que se apoiam em outros benefícios da nuvem, como o Microsoft 365, desenvolvidas para suportar a colaboração das equipes. 

Ao mesmo tempo, a Vivo Empresas oferece um sistema de monitoramento em nuvem, para que o gerenciamento do negócio se torne ainda mais eficiente.


LEIA MAIS: Gartner aponta 7 elementos para elaborar uma boa estratégia de nuvem


Conclusão

A pandemia do coronavírus acelerou diversos processos – entre eles, a adoção de soluções em nuvem para viabilizar a continuidade dos negócios e o trabalho remoto.

São muitas as vantagens das soluções em cloud, algumas mais difundidas do que outras.  Entre as características cada vez mais valorizadas estão o acesso facilitado a tecnologias e o tempo de resposta otimizado para promover o funcionamento de novas aplicações.

Entre os seus principais benefícios, também aparecem o monitoramento constante de acessos e a criptografia por trás das transmissões de conteúdos na rede.

Além disso, o serviço é fácil de ser utilizado. Ao mesmo tempo, oferece agilidade na escalabilidade, caso a empresa precise de mais (ou de menos) espaço para armazenar dados.

Diante desse cenário, a Vivo Empresas oferece um extenso portfólio de soluções em nuvem, que podem ser combinadas, de acordo com a necessidade do cliente. 

Esses serviços podem ser aliados a outras soluções tecnológicas para acelerar a digitalização do negócio, como Segurança da Informação, Big Data e Conectividade, além de aluguel de Equipamentos de microinformática, Ferramentas de Colaboração, IoT e Gestão de TI.

Quer saber mais sobre as vantagens das soluções em cloud para sua empresa?  Leia esses artigos que separamos para você:

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio