Soluções em Cloud: como a virtualização ajuda a resolver problemas e otimizar processos nas empresas

Migrar as cargas de trabalho para a nuvem implica em ganhos de produtividade e economia. Saiba como fazer esse processo com segurança

23/10/2020 às 10:35

Migrar as cargas de trabalho para a nuvem implica em ganhos de produtividade e economia. Veja como fazer esse processo com segurança

As soluções em nuvem estão no centro da jornada de transformação digital. Diferentes recursos e ferramentas alocados em ambientes virtuais são capazes de viabilizar ações cruciais no meio corporativo. Na pandemia, por exemplo, foram a base para uma atuação remota eficiente e produtiva, o que fez as atenções se voltarem ainda mais à abordagem.

De acordo com o relatório Cloud Adoption, divulgado pela O’Reilly em maio, 88% das empresas já adotaram esse tipo de tecnologia e 90% pretendem ampliar os investimentos até 2022. E identificar as necessidades reais do negócio é essencial para tomar decisões assertivas.

Nesse momento de aceleração da digitalização, a informação torna-se, portanto, um ingrediente essencial para embasar os próximos passos. Afinal, os gestores precisam estar atentos às novas possibilidades, fazendo com que o compasso das suas empresas esteja alinhado à nova rotina, muito mais ágil e eficiente.

Por isso, para munir os clientes com conteúdo de qualidade sobre o tema, Vivo Empresas e Microsoft organizaram um bate-papo que reuniu duas autoridades no assunto: Debora Bortolasi, diretora de operações comerciais B2B Vivo, e Danni Mnitentag, VP de parcerias Microsoft. A mediação ficou sob responsabilidade de Carlos Aros, diretor de conteúdo da Jovem Pan News.

Você verá, a seguir, os principais pontos debatidos durante o encontro e saberá como fazer a tecnologia trabalhar a favor do seu negócio. Saiba também:

  • Como a nuvem consegue impulsionar a produtividade
  • De quais formas as soluções em Cloud otimizam a gestão
  • Por que falar sobre segurança é tão importante
  • Como Vivo Empresas e Microsoft atuam

Como as soluções em Cloud podem resolver problemas

O webinar teve um formato diferente: um game, no qual problemas foram apresentados para, na sequência, os especialistas mostrarem como resolvê-los usando soluções em Cloud. Detalhamos os principais a seguir.

Produtividade: nuvem como facilitadora

PROBLEMA 1: Como é possível driblar a falta de espaço físico para reuniões em escritórios?

RESOLUÇÃO: Debora afirmou que as ferramentas de colaboração são decisivas para resolver esse tipo de situação. E uma que se destacou durante a pandemia foi justamente o Microsoft Teams. “É uma plataforma essencial para quebrar as barreiras do mundo físico e ainda estimular a produtividade das equipes. Há muitas funcionalidades que a fazem ir muito além de um espaço para reuniões virtuais, por exemplo”, comenta.

Segundo ela, os últimos meses fizeram a tecnologia saltar de opcional para essencial em todos os negócios. Com isso, muitas companhias viram que é possível — e produtivo — trabalhar remotamente, sem dependerem de um espaço físico. E, mais do que isso, identificaram como essa configuração pode garantir economia de recursos.

Isso não quer dizer, entretanto, que os escritórios não existirão mais. Para Debora, as soluções em nuvem têm o papel de conectar essas duas realidades, otimizando relações e processos.

PROBLEMA 2: Como viabilizar efetivamente o trabalho remoto?

RESOLUÇÃO: Na visão de Mnitentag, a pandemia virou um grande problema para muitas empresas que nunca tinham pensado no conceito de mobilidade. E, ao mesmo tempo em que a situação gerou incertezas, também resultou em avanços para os negócios.

A digitalização aproximou as equipes, impulsionou a produtividade e ainda se tornou uma importante ferramenta para a retenção de funcionários. “Assim, as pessoas têm liberdade para produzir. E até produzem mais, como apontam as estatísticas”, ressalta.

No entanto, para garantir que isso aconteça, é importante ter recursos que suportem a integração e a conexão entre as equipes. Com o Microsoft 365, os colaboradores têm acesso a softwares essenciais para o dia a dia de trabalho,  como Word, Outlook e até mesmo o Teams, entre outros.

“É um recurso que democratiza a tecnologia. As mesmas ferramentas estarão disponíveis, tanto para empresas grandes quanto para pequenas”, argumentou Mnitentag. São programas que permitem o trabalho remoto e integrado, focando sempre na produtividade.

Gestão empresarial: como otimizar com o modelo em nuvem

PROBLEMA 1: É inteligente renovar o contrato com um data center externo?

RESOLUÇÃO: Os responsáveis pela área de TI devem ter uma função estratégica nesse tipo de situação, avaliando as possibilidades e os ganhos de migrar para a nuvem. “É um profissional que desempenha hoje o papel de analista de negócios. Ele precisa garantir que as infraestruturas de Cloud e de TI suportem as necessidades da companhia”, explica Mnitentag.

Conforme o especialista, todos os fatores devem ser avaliados minuciosamente. “A migração para uma nuvem pública, por exemplo, faz com que a empresa não se preocupe com atualizações, depreciação e manutenção. Isso deixa de ser um problema da companhia e passa a ser responsabilidade dos provedores”, comenta.

Dessa forma, os recursos podem ser direcionados para a capacitação das equipes. “A nuvem traz com ela a necessidade de ter um ganho de conhecimento. E isso é muito importante para o avanço da jornada de digitalização”, pontua o executivo.

PROBLEMA 2: Quando há muitos fornecedores contratados, a dificuldade de gestão pode impactar os negócios?

RESOLUÇÃO: O melhor caminho é optar por soluções integradas, que são mais fáceis de gerenciar. “Cada vez mais observamos que os clientes estão focados em seus negócios e que existe, sim, um desafio de avaliar qual tecnologia utilizar”, diz Debora.

A conectividade fornecida pela Vivo Empresas habilita o uso de qualquer tipo de solução em nuvem. “E, ciente disso, consolidamos todo o portfólio disponível em um ambiente que ainda concentra diferentes ações e funcionalidades, que vão desde consultoria a gerenciamento”, explica Debora.

A Vivo Plataforma Digital é um marketplace que hospeda os principais provedores em serviços de nuvem do mercado. Trata-se de um hub no qual o cliente pode comprar, provisionar um servidor, estabelecer políticas, identificar o teto de custos e ter acesso às contas, entre outras funcionalidades.

“Não precisa contratar um servidor que vai depreciar ou que não terá a sua capacidade total utilizada. A nuvem permite consumir de acordo com a necessidade”

Debora Bortolasi, diretora de operações comerciais B2B da Vivo.

Além disso, o olhar de técnicos especializados contribui diretamente para a construção de uma estratégia mais assertiva. “Esses inputs são muito importantes. Quanto mais conseguimos otimizar a solução do cliente, mais ele terá espaço para investir e crescer. Nosso objetivo é suportar essa transição para que os recursos sejam usados com inteligência”, ressalta.

Segurança: a nuvem é 100% protegida?

PROBLEMA 1: Como é possível ter a visibilidade de como os arquivos saíram da empresa caso exista algum problema de vazamento?

RESOLUÇÃO: É preciso utilizar ferramentas seguras. O Microsoft 365, por exemplo, garante que a troca de informações ocorra com segurança. “É possível estabelecer políticas de acesso a conteúdos e compartilhar documentos sem problemas”, comenta Debora.

Tais recursos permitem um controle das ações que são realizadas, sobretudo as que envolvem dados confidenciais. “Escutamos muito que a informação é o novo petróleo do mercado. Cuidar dela, portanto, é muito importante e sensível”, ressalta a executiva.

PROBLEMA 2: Investir em segurança somente depois de um ataque é prejudicial?

Portanto, não é recomendado esperar para blindar a organização. É preciso fazer um planejamento do que pode evitar o problema. E esse trabalho será muito mais eficiente se for suportado por profissionais especializados.

RESOLUÇÃO: Mnitentag ressalta que, no contexto da pandemia, a segurança foi um dos itens mais discutidos. “Esteve entre as principais preocupações dos CIOs”, destaca. Com a aceleração da transformação digital e, consequentemente, com mais pessoas atuando remotamente, a quantidade de ataques também aumentou”, completa.

“Investimos mais de R$ 1 bilhão em pesquisas na área, temos mais de 3.500 especialistas e todas as certificações de compliance. Quando o cliente nos dá a oportunidade de trabalhamos em conjunto, aplicamos toda a nossa expertise em cibersegurança“, comenta o executivo.

O planejamento da infraestrutura adotada é composto por processos. Ou seja, começa com o assessment do ambiente, passa pelas recomendações, implementações e manutenções. “É preciso cuidar da nuvem. Quando tudo isso acontece, as chances de ataques diminuem. Conseguimos levar segurança aos clientes”, explica Mnitentag.

“É essencial avaliar, entender o problema e propor a melhor solução. Corre riscos quem migra para a nuvem sem uma estratégia”

Danni Mnitentag, VP de parcerias Microsoft

Conclusão

Migrar para a nuvem é uma realidade que ganhou ainda mais evidência nos últimos meses. Afinal, recursos como softwares de videoconferência e ferramentas de colaboração viabilizaram o trabalho remoto durante a pandemia. O relatório Cloud Adoption, inclusive, identificou que 90% das companhias já pretendem ampliar seus investimentos em ambientes virtuais.

No entanto, é comum ter dúvidas sobre a abordagem, principalmente questionamentos relacionados à segurança. Quando escolhidas, provisionadas e geridas corretamente, as soluções em Cloud são capazes de impulsionar características essenciais, como produtividade e integração.

Por isso, é tão importante escolher provedores de serviços que realizam um trabalho completo e dinâmico. A Vivo Empresas, por exemplo, conta com um amplo portfólio de soluções em Cloud. Quer saber mais sobre a nossa parceria com a Microsoft e como, juntas, estruturamos uma migração robusta e eficiente? Veja o webinar na íntegra:

WEBINAR: Como as soluções em nuvem podem resolver alguns dos principais problemas nas empresas

Além de recursos alocados em nuvem, podemos apoiar a jornada de transformação digital da sua empresa com soluções de Conectividade, aluguel de Equipamentos de Microinformática, Cibersegurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT.

Até breve!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio