Tecnologia em nuvem: como escolher a plataforma de gestão mais adequada

Foto do autor

As empresas de tecnologia não são as únicas que se beneficiam dos avanços do modelo de cloud computing. Os serviços de gestão em nuvem servem para empresas de todas as áreas e tamanhos. Sendo assim, prometem praticidade e otimização nos processos. Saiba, neste artigo, o que levar em conta na hora de escolher uma plataforma.

Que cloud computing (computação em nuvem) é uma realidade nós já sabemos. Tanto é que boa parte da nossa rotina pessoal está ligada a esses serviços virtuais. Já parou para pensar nisso? A partir deles, acessamos informações, aplicativos e serviços o tempo todo.

Lado a lado com a ampliação de uso da cloud em nível pessoal, esta apresentou-se como uma solução também para as empresas, por oferecer mais segurança, facilidade e economia no armazenamento e compartilhamento de dados.

Gestão em nuvem: imagem de um céu azul com nuvens.
Gestão em nuvem: praticidade e economia para a sua empresa.

Nesse contexto, surgiram também as plataformas de gestão em nuvem. A sua função principal é aprimorar e facilitar os processos administrativos, fiscais e comerciais das empresas (e não apenas de tecnologia). Como? Por meio da oferta desses serviços de gestão online.

Aliás, a diferença é que, em vez de comprar a licença de um software de gestão, a empresa paga uma mensalidade para acessar um sistema hospedado na nuvem, e não nos seus servidores. Portanto, trata-se de um modelo também conhecido como SaaS (Software como Serviço).

Na hora de escolher a sua plataforma

Disponíveis para qualquer tamanho de empresa, esse tipo de tecnologia tem como benefícios globais a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.

E muitos de seus atributos contribuem para isso. São eles: acessibilidade, padronização de processos, atualização constante, centralização de informações, suporte simplificado, possibilidade de integração com outros programas e geração de dados.

Gestão em nuvem: duas mulheres conversando e apontando para o computador.
É importante ser criterioso(a) ao escolher um serviço de gestão.

Mas o que é preciso levar em conta na hora de escolher uma plataforma de gestão de nuvem? Então, siga conosco que mostramos a seguir.

E-book | Vantagens boa internet_V1

Gestão em nuvem: passo a passo de como escolher o modelo ideal

Um ponto indispensável é avaliar as necessidades da sua empresa. Dessa forma, procure responder à questão “para quê?”. Portanto, os motivos podem ser os mais variados. Entre eles, reduzir esforços em algum departamento, abrir espaço para inovação, aprimorar a gestão e melhorar a experiência do cliente.

Aliás, as oportunidades oferecidas por esses modelos são inúmeras. Portanto, deve-se levar em conta o segmento de atividade da empresa e os recursos disponibilizados pelo serviço.

Por exemplo, uma empresa pequena ou média de e-commerce não precisa ter um time imenso (e caro) de TI para vender o seu produto da melhor maneira. Ou seja, ela pode contratar uma plataforma especializada na gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e automatizar essa comunicação.

Mulher oriental trabalhando no escritório.
Identifique as necessidades da sua empresa.

Pesquisa para encontrar as opções mais adequadas

Uma etapa bastante recomendada é conversar com outras empresas, usuárias desses serviços, sejam elas da mesma ou de outras áreas. Dessa forma, o objetivo é conhecer as suas experiências com cloud. Tais informações são importantes para você identificar as funcionalidades mais adequadas para o seu modelo de negócio.

Além disso, verifique questões como segurança e privacidade. É importante que a empresa contratada ofereça um serviço extremamente seguro.

Nesse aspecto, os fornecedores costumam ter até mais recursos do que o cliente. De qualquer forma, procure checar suas funcionalidades de gerenciamento de antivírus, políticas de backup e tempo de resposta em casos de recuperação de dados, entre outros itens.

Imagem de um quebra-cabeça em preto e branco.
Faça uma pesquisa minuciosa e identifique as suas necessidades antes de contratar.

Portanto, para empresas em desenvolvimento, avalie também a capacidade do provedor para atender a um crescimento do negócio. Ou seja, o seu nível de escalabilidade e flexibilidade para a contratação de novos serviços.

Opções disponíveis no mercado

Selecionamos algumas plataformas para exemplificar a variedade de oferta disponível:

  • Fundada em 2007, a Zendesk tem a sua atuação focada no suporte à interação e ao atendimento ao cliente.
  • Portanto, pioneira mundial no SaaS, a SalesForce oferece também uma solução de PaaS (Plataforma como Serviço). Chamada de Salesforce1 Mobile, permite que usuários desenvolvam seus próprios aplicativos, voltados a clientes ou funcionários, prontos para dispositivos móveis.
  • A plataforma Conta Azul é focada na área contábil, incluindo funcionalidades para cobranças, notas fiscais, tributos e outros. Ou seja, é pensada tanto para o empreendedor, quanto para o contador.
  • No mercado desde 2011, a Resultados Digitais é conhecida por sua plataforma de gerenciamento e automatização de ações de marketing digital (geração de leads).

Agora que você conhece o potencial da gestão na nuvem, saiba também como os Centros de Operações da Segurança podem beneficiar o seu negócio! Então, clique agora mesmo neste link e saiba como .

Aliás, por falar em otimizar processos, conheça mais o cenário de tecnologia na nuvem acessando a nossa matéria sobre cloud computing. Além disso, não deixe de conferir as possibilidades das máquinas virtuais para o seu modelo de negócio

Foto do autor
Solicite um contato