Google Ads vs. SEO: qual é a melhor alternativa para a empresa?

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A internet oferece uma infinidade de canais de comunicação. Com isso, empresas de todos os portes e segmentos têm diversas possibilidades de investir em marketing digital. E, considerando pontos como orçamento e objetivos de negócios, conseguem alcançar visibilidade para seus empreendimentos.

No entanto, muitas vezes, não há dinheiro para experimentar todas as opções, então é preciso priorizar. Assim, uma dúvida muito comum é: Google Ads vs. SEO, qual é a melhor alternativa para a empresa?

As duas estratégias, em geral, têm um objetivo em comum: ambas, na maior parte das vezes, são voltadas para aumentar os acessos ao site da companhia e convertê-los em vendas. Porém, para acertar na escolha, é essencial entender no que consistem as técnicas, suas diferenças e o que considerar para tomar a melhor decisão.

Neste artigo, serão abordados os seguintes assuntos: 

  • O que é SEO;
  • Diferença entre SEO e links patrocinados;
  • O que é o Google Ads;
  • Diferenças entre SEO e Google Ads;
  • Critérios para escolher entre Ads e SEO;
  • Como combinar SEO e Ads.

O que é SEO 

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Para entender o embate Google Ads vs. SEO, o primeiro passo é saber no que consiste cada um desses métodos. Afinal, identificar de que forma a internet pode apoiar os negócios é um aspecto essencial no processo de digitalização das empresas.

Search Engine Optimization (SEO) está relacionado às técnicas de programação, design e conteúdo que melhoram os resultados de uma página na pesquisa do Google e outros buscadores.

Grande parte do tráfego da web começa nos mecanismos de pesquisa. Sendo assim, para melhorar os achados, há uma série de regras e métricas utilizadas para fazer o ranqueamento. Os critérios vão desde o tempo gasto pelos usuários em cada site até a necessidade de repetir a procura quando as respostas não são satisfatórias.

SEO e experiência do usuário

Isso tudo é pensado para aprimorar a experiência do internauta, priorizando páginas que melhor atendem às necessidades de cada termo pesquisado. Em constante atualização, o algoritmo que os serviços de busca utilizam é complexo e não tem suas especificidades divulgadas. Para ter uma ideia, o Google usa mais de 200 variáveis em seu código para classificar os sites.

Ou seja, de forma geral, ao usar técnicas de aprimoramento em sua página, a empresa garante que o endereço se torne mais relevante para os usuários. Isso, consequentemente, leva a um posicionamento melhor nos resultados orgânicos (aqueles que não são pagos).

De acordo com o estudo State of Marketing Trends Report 2022, realizado pela Hubspot em parceria com a Litmus, Rock Content e Wistia, 61% dos profissionais de Marketing B2B disseram que SEO e o tráfego orgânico geram mais leads do que qualquer outra iniciativa de publicidade.

Ou seja, quanto melhor for o ranqueamento de empresa, maior será sua visibilidade e seu fluxo de visitantes. Nesse sentido, buscar sempre melhorar a estratégia de SEO do negócio é um passo importante.

De maneira geral, a principal diferença entre SEO e links patrocinados é que, no primeiro, a empresa aplica uma série de estratégias para alcançar um bom posicionamento nas pesquisas dos buscadores de forma orgânica, ou seja, sem tráfego pago. No segundo, a companhia paga para aparecer em destaque nas procuras relacionadas a sua marca, produto ou serviço. Sempre com a identificação “Anúncio”.

Tanto um quanto o outro são considerados técnicas de Search Engine Marketing (SEM), que abrange todas as estratégias de marketing digital referentes aos mecanismos de busca.

Em um contexto em que 66% das pessoas realizam algum tipo de pesquisa online antes de fazerem compras pela internet, segundo dados de 2021 do SEMRush, aparecer no topo dos resultados faz a diferença.

O que é o Google Ads

O Google Ads (antigo Google Adwords) desenvolvido pela gigante de tecnologia norte-americana, é um serviço de links patrocinados; ou seja, consiste na compra de cotas de divulgação da URL de acordo com a palavra-chave pesquisada. Desse modo, um empresário dono de uma pizzaria pode comprar um termo relacionado ao tema e vinculado à cidade em que opera para ganhar visibilidade, por exemplo.

Ao pesquisar pela keyword, o usuário visualiza o link patrocinado no alto da página, identificado com cores e tipografia semelhantes aos resultados orgânicos. No entanto, o investimento só é contabilizado quando alguém clica ou encontra o anúncio.

Investir no Ads pode ser uma opção para empresas que querem um retorno mais rápido ou desejam atingir uma localidade específica, por exemplo. O processo é bem simples e consiste em cinco etapas: 

  1. Selecionar um objetivo, como “direcionar pessoas para o site”;
  2. Decidir onde quer anunciar, ou seja, em escala global ou local;
  3. Criar a mensagem, que pode ser composta de frases curtas ou imagens;
  4. Definir o orçamento;
  5. Publicar os anúncios.

De acordo com o Google, a empresa que contratar o serviço pagará apenas pelos resultados, que podem ser cliques no anúncio para acessar o site, ver rotas até a loja via Maps etc.

Qual é a diferença entre SEO e Google Ads?

Na dúvida entre Ads vs. SEO, é importante entender as principais diferenças entre as duas técnicas para, se necessário, optar por uma delas em determinado momento. 

Em linhas gerais, pode-se dizer que SEO é uma estratégia que busca o tráfego orgânico, enquanto o Google Ads coloca o negócio em destaque na pesquisa mediante pagamento por clique. A seguir, serão apontadas algumas das características distintas mais marcantes.

Abrangência

Por ser um produto do Google, os anúncios pagos são exibidos apenas nas plataformas da empresa, como seu buscador, Maps e YouTube. Por outro lado, ao investir em SEO, é possível atingir todos os mecanismos de busca, como Bing e Yahoo.

É verdade que a multinacional tem 83% de preferência entre os buscadores, de acordo com dados de 2022 do Statista; no entanto, expandir o alcance do negócio pode ser uma estratégia interessante. Em julho de 2022, o Bing representava quase 9% do mercado global de busca, enquanto a participação do Yahoo era de 2,55%.

Investimento

Na teoria, a aplicação de SEO é gratuita. Afinal, a empresa não precisa pagar para aparecer nas buscas. Porém, para alcançar os primeiros resultados, pode ser necessário contratar profissionais especializados, ferramentas específicas ou consultorias. 

Ainda assim, o orçamento destinado para SEO pode ser menor do que o reservado para o Google Ads, que inevitavelmente exige um investimento inicial para cada campanha. 

Palavra-chave

Para uma estratégia de SEO bem-sucedida, as palavras-chave ocupam papel central. É essencial que sejam relevantes e que sintetizem o fazer, produto ou serviço da empresa. O ideal é que seja muito específica, pois, assim, o usuário consegue chegar até o site mais rápido.

Para o sucesso do planejamento, também é necessário fazer o acompanhamento de indicadores de desempenho e focar em um número restrito de keywords. Já com o Google Ads, é possível ampliar o número desses termos. E, inclusive, optar por alguns mais relevantes de acordo com o objetivo de cada campanha. 

Critérios para escolher entre SEO e Google Ads

Explicadas as principais características e diferenças de cada uma das técnicas do marketing digital, é possível fazer um comparativo. Dessa forma, as questões a serem consideradas na hora de escolher entre SEO ou Google Ads podem ser relacionadas aos critérios descritos a seguir.

Velocidade dos resultados

Para quem deseja ter retorno imediato, a diferença é enorme. Investindo no Ads, pode-se gerar tráfego para a página no mesmo dia. Já a aplicação de SEO pode demorar meses para trazer um fluxo similar.

Desenvolvimento sustentável

Quando o assunto é perenidade e sustentabilidade, a vantagem fica com o SEO. Utilizar essa estratégia pode beneficiar o site por um longo período, enquanto os acessos em razão do Ads vão parar assim que o pagamento for interrompido.

Previsibilidade

O investimento no Google Ads tem um retorno mais facilmente mensurável. É mais simples prever custos, prazos e resultados com essa técnica do que com SEO, que depende de um complexo e instável algoritmo. Esse ponto é especialmente notável para pequenas empresas, cujas operações estão iniciando.

Credibilidade

Não são todas as pessoas que identificam as diferenças entre uma resposta orgânica e um link patrocinado nos buscadores. No entanto, quem compreende essas especificidades tende a confiar mais na opção “natural”; afinal, são essas páginas que o mecanismo de busca identifica como as mais relevantes e com o melhor conteúdo.

Como combinar SEO e Google Ads

Na batalha entre Google Ads vs. SEO, a melhor alternativa, quando possível, é combinar as duas estratégias. Isso porque, por mais que tenham similaridades, podem ser usadas para propósitos diferentes.

A estratégia de SEO é feita sob medida para companhias que buscam resultados duradouros. É um caminho para quem quer conquistar as primeiras posições da busca orgânica, qualificar o tráfego do site e aumentar conversões.

Com ferramentas como SEO Tool, da Vivo Empresas, essa missão pode ser facilitada. Com uso simples e fácil, a solução combina técnicas de Search Engine Optimization que ajudam a melhorar o alcance das palavras-chave em diferentes buscadores. 

Já o Google Ads pode auxiliar a marca a alavancar suas vendas em curto prazo. Por meio do investimento em links patrocinados, é possível anunciar um produto ou serviço específico. Também é concebível atingir objetivos que nem sempre estão relacionados diretamente ao tráfego da página, como ter mais visitantes na loja física. 

Google Ads vs. SEO: qual escolher?

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Apesar da possibilidade de combinar as duas técnicas, em alguns casos, a batalha Google Ads vs. SEO precisa ter um vencedor no planejamento da empresa. 

Para decidir entre os dois, alguns pontos devem ser observados. É importante, antes de tudo, definir a estratégia. Depois disso, conhecer as características do site e, também, do produto ou serviço. Somado a isso, é essencial compará-los à concorrência, analisando o tamanho do seu mercado.

Com todas essas informações é possível tomar uma decisão. Por exemplo, se a companhia faz parte de um nicho muito específico e já tem autoridade no ramo, utilizar o SEO pode ser a melhor opção. No entanto, se está começando a operar em um setor muito competitivo, com concorrentes consolidados, talvez seja mais efetivo escolher o Ads.

De forma geral, o serviço oferecido pelo Google é um grande aliado de pequenas empresas que precisam de retorno imediato e têm um produto rentável. Pode ser considerado um investimento de risco, pois pode gerar resultados, mas também consumir o valor sem transformar os acessos em receita. Para quem tem o perfil mais cauteloso e paciente, SEO pode ser o melhor caminho.

O mais importante é saber que as técnicas de marketing digital não podem ficar de fora do radar das organizações, independentemente do porte, segmento e público-alvo.

Inovações para essa e outras áreas compõem o portfólio da Vivo Empresas, parceira estratégica dos negócios, disponibilizando recursos baseados em Big Data, Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e muitos outros. Com esse apoio, as companhias conseguem ampliar sua presença online e ganhar muito mais competitividade no mercado.

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Até a próxima!

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