Vale a pena investir em Google Adwords? Veja como começar

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O Google Adwords é considerado uma importante ferramenta para alavancar o marketing digital de qualquer empresa. A plataforma permite vincular informações sobre produtos e serviços aos termos pesquisados pelos usuários.

O AdWords é uma ferramenta de publicidade que tem por objetivo conectar pessoas que fazem buscas no Google a empresas que oferecem serviços ou produtos. Ou seja, os anunciantes podem escolher palavras relacionadas ao seu negócio. E exibir seus anúncios para quem está procurando por isso.

Confira, nesse artigo, como começar a investir nessa plataforma e conheça seus prós e contras.

Google Adwords é indicado para todas as empresas

O que você faz quando precisa encontrar uma empresa para resolver um problema do dia a dia? Sua resposta foi pesquisar no Google? Então, é fácil de entender a relevância do buscador e o quão expressiva é a sua influência.

Tela do tablet aberta na página inicial do Google

Avaliar os resultados com alto retorno sobre o investimento é uma vantagem do Adwords.

Com tamanha visibilidade, o Adwords é indicado para qualquer empresa. Ou seja, qualquer marca pode usar o Google Adwords para obter visibilidade e aumentar as vendas.

Além disso, o Google Adwords é um dos canais de marketing com o maior retorno sobre investimento, desde que administrado da maneira adequada. O que nos leva a observar as vantagens e desvantagens da ferramenta.

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Vantagens e desvantagens do Google Adwords

De acordo com Câmara, o principal benefício de investir em Google Adwords está na acertabilidade da campanha. “Escolhendo as palavras certas e atendendo a outros requisitos de qualidade exigidos pelo Google, o Adwords torna-se muito efetivo. Pois, exibirá anúncios extremamente relacionados às consultas dos usuários”, explica.

Além disso, o especialista lembra que o anunciante só pagará se o usuário optar por clicar no anúncio e visitar o site da empresa. Por isso, ao contrário de outras ferramentas de publicidade, nas quais é preciso pagar para ser visto, quem investe em Adwords compra acessos diretos ao site.

Outra vantagem está relacionada à avaliação dos resultados. “Ao contrário das mídias tradicionais, o AdWords é altamente mensurável. Conseguimos medir de onde, que dia da semana, que horário do dia, qual a palavra buscada, qual o anúncio clicado, dentre outras métricas que geraram a visita e também que geraram uma conversão desejada no site, ou seja: enviaram um formulário, fizeram uma compra e até mesmo ligaram”, exalta Câmara.

Por outro lado, a principal desvantagem da ferramenta está relacionada ao fato de que é preciso investir de maneira contínua para que os resultados continuem aparecendo. Enquanto o investimento em SEO, por exemplo, permite ganhos a longo prazo com um investimento único, o Adwords exige um pagamento constante.

Como escolher as palavras certas

Para escolher as palavras-chave, comece investindo nos termos que compõem o nome da sua empresa. Desse modoa concorrência por essas palavras é menor – o que torna o custo mais baixo.

Depois, analise termos relacionados aos produtos e serviços que você pretende comercializar. Nesse caso, há mais anunciantes interessados por esses termos, elevando os custos da campanha e exigindo mais competência por parte do investidor.

Além disso, o próprio Adwords conta com ferramentas que auxiliam o anunciante na escolha das palavras-chave. Desse modo, fornecendo informações sobre o número de consultas estimadas, taxa de cliques médias e custo por clique.

Vale lembrar que a escolha das palavras exige atenção para que o investimento não seja em vão. Se as segmentações forem mal feitas, o anunciante pode desperdiçar verba com cliques de qualidade ruim. Ou seja, não acertar seu público-alvo, não conseguindo assim a lucratividade esperada de suas campanhas no Google.

É preciso estudar as alternativas de palavra-chave e operar com inteligência para converter os acessos em vendas. Por isso, os diretores das duas empresas recomendam procurar um agente especializado para obter a melhor taxa de conversão e potencializar o investimento.

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