5 dicas para melhorar a estratégia de SEO da sua empresa

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Que tal usar o Google a favor dos seus negócios? Com uma estratégia de SEO (Search Engine Optmization), você permite que os consumidores encontrem, no serviço de busca, o site da empresa. Desse modo, acham sua marca ao procurar por termos relacionados aos produtos e serviços nos quais estão interessados.

Para Bernardo Sartori, diretor de operações da Hub Comm, uma boa estratégia de SEO pode ser o fio condutor para a sobrevivência de um pequeno negócio. Neste artigo, você terá acesso a algumas dicas simples para melhorar seu posicionamento nos buscadores. Boa leitura!

5 dicas para melhorar a estratégia de SEO da sua empresa.

Conteúdo relevante e bem estruturado é uma das principais premissas do SEO.

SEO permite crescer com baixo investimento

Investir em SEO significa melhorar a indexação da sua página nos motores de busca. Desse modo, quando alguém faz uma pesquisa no Google, o buscador analisa toda a internet para identificar os resultados que atendam ao termo pesquisado.

É justamente nisso que consiste o desafio de quem se dedica ao SEO. Ou seja, é preciso mostrar ao Google que o seu site é relevante a ponto de satisfazer as necessidades de quem está pesquisando. Isso porque o Google não tem interesse na sua empresa ou em qualquer outra. Seu foco é oferecer a melhor solução para os seus usuários.

O investimento compensa, porque aparecer entre os resultados orgânicos do Google é um atestado de reputação para a sua empresa. Com SEO você pode gerar leads, tráfego e clientes muito qualificados com investimento em mídia zero, explica Sartori.

Ao contrário do Google Adwords, em que é preciso investir constantemente, o investimento em SEO tende a ser mais sustentável. Isso porque ele continua gerando resultados quando você deixa de investir.

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Como melhorar a estratégia de SEO

Listamos, a seguir, cinco dicas para que você construa uma estratégia de SEO mais efetiva para o seu site. Confira:

5. Foco no conteúdo

Para Sartori, o conteúdo do site, mais do que a programação, é o segredo para alavancar o posicionamento da página. ”O mais importante é que o site do negócio contenha todos os termos e palavras pelas quais ele deseja ser encontrado, pois quanto mais se fala dos produtos ou serviços, maior a relevância desses termos”, esclarece.

4. Atenção às palavras-chave

O foco no conteúdo exige atenção às palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, como exemplifica Sartori: “Uma padaria, por exemplo, precisa obrigatoriamente ter a palavra ‘padaria’ no endereço do site, no título das páginas, na descrição dos serviços; e onde for possível as palavras ‘pão, frios, sucos, lanches, bolos’ e tudo mais que for pertinente”.

3. Estabeleça autoridade

Crie conteúdo para se estabelecer como uma autoridade no assunto que sua empresa domina. Além de favorecer a imagem da marca, essa estratégia permite que os usuários passem mais tempo navegando nas páginas do seu site, o que é valorizado pelo Google.

2. Aposte em métricas

Há várias plataformas específicas de SEO, que analisam o desempenho das páginas requisitadas e apontam possíveis erros. A moz.com é uma das mais respeitadas desse ramo, mas existem outras opções, inclusive ferramentas gratuitas. Com a ajuda dessas métricas, você consegue aperfeiçoar o desempenho do site e corrigir erros.

1. Seja paciente

Ninguém chega à primeira página de resultados do Google da noite para o dia. Nem de um mês para o outro. O buscador valoriza sites com histórico relevante e dá atenção especial àqueles cujo crescimento é gradativo – mas regular. Seja paciente e entenda que o progresso é demorado.

Por fim, é preciso lembrar que, se tudo isso ainda parece nebuloso para você, talvez seja o momento de recorrer a um profissional especializado em otimização de sites.

A dica vale principalmente para sites desenvolvidos em plataformas de programação complexa. Como explica Sartori: “Se o portal está no ar há algum tempo, tem uma performance ruim nos buscadores e foi criado em uma plataforma engessada, será necessário contratar uma agência ou um programador para aplicar as melhorias necessárias”. Conforme já explicamos, o investimento tende a compensar no médio e longo prazo.

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