11 dicas para melhorar a estratégia de SEO da sua empresa

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Quem investe na presença digital já sabe que os mecanismos de pesquisa, como o Google, contribuem muito para o sucesso (ou fracasso) de uma marca. Mas a verdade é que com uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) bem-feita, é possível usar esses buscadores a favor dos negócios.

A produção de conteúdo relevante, o uso de palavras-chave e de links inteligentes são apenas alguns dos diversos fatores que auxiliam na otimização. Esse conjunto de técnicas, por sua vez, permite que os consumidores encontrem o site da empresa facilmente ao procurarem por termos relacionados aos produtos e serviços oferecidos.

Sendo assim, é importante para qualquer organização que queira se destacar no universo digital conhecer as melhores práticas de SEO para compor seu planejamento. Para ajudar nessa imersão, neste artigo,serão abordados os seguintes assuntos:

  • Como o SEO ajuda empresas a crescerem com baixo investimento;
  • Principais mecanismos de busca no Brasil e no mundo;
  • Como melhorar a estratégia de SEO.

SEO permite crescer com baixo investimento

Folha de papel mostra de forma escrita o que compõe a estratégia de SEO

Search Engine Optimization diagram with glasses and pencil.

Antes de mais nada, é preciso entender que investir em SEO significa simplesmente melhorar a indexação da sua página nos mecanismos de pesquisa. Desse modo, quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, o buscador analisa toda a web para identificar os resultados que atendam ao termo procurado.

Lembrando que nesse cenário a concorrência é grande, principalmente pela digitalização dos negócios. Segundo uma pesquisa da Zero Limit Web, de fevereiro de 2021, os primeiros cinco links orgânicos que aparecem no Google recebem 67,6% dos cliques. 

Em outras palavras, o desafio é mostrar que o site é relevante a ponto de satisfazer as necessidades de quem está pesquisando. Afinal, o foco de um bom buscador é oferecer a melhor solução para os usuários, independentemente da empresa que criou o conteúdo.

É por isso que aparecer entre os resultados orgânicos do Google, por exemplo, é considerado um atestado de reputação para o negócio. Ademais, há outros ganhos que costumam compensar o esforço, como mostra um estudo da Terakeet, divulgado em outubro de 2020. Só para ilustrar, no caso, a estratégia de SEO reduziu o custo de aquisição de clientes em 87,41% em comparação com a publicidade digital. 

Então, através dessa otimização, uma empresa pode gerar leads, tráfego e usuários qualificados, sem a necessidade de investir em mídia. Aliás, essa é outra vantagem: ao contrário da tática de Google Adwords, que requer investimento constante, o SEO é uma abordagem sustentável que gera resultados continuamente.

Principais mecanismos de busca

Como a estratégia de SEO tem o objetivo de melhorar o ranqueamento de um site nos buscadores, é interessante saber quais são os principais utilizados atualmente. De acordo com o levantamento do Kinsta, em agosto de 2022, três mecanismos lideraram o mercado global:

  • Google;
  • Bing;
  • Yahoo.

Por conta dessa dominação do setor pelo Google, tornou-se comum utilizar o nome da marca para se referir a buscas na internet em geral. E, no Brasil, não é diferente. Em julho de 2022, esse mecanismo de pesquisa registrou market share de 89,11% em desktops, segundo o Statista, e 99,63% em celulares, conforme dados do Statcounter.

Como melhorar a estratégia de SEO

Existem diversas formas de trabalhar o SEO em uma página. Aliás, há cerca de 200 fatores que são analisados pelo algoritmo de busca do navegador mais conhecido, por exemplo. 

Considerando toda a amplitude dessa otimização, a estratégia de SEO se torna ainda mais crucial: é o que vai determinar um caminho para ser seguido e ter sucesso. Segundo previsão do Global Market Report, publicado em maio de 2022, o mercado mundial desses serviços atingirá US$ 134,26 bilhões em 2026.

Para começar a estruturar o plano de ação, vale conhecer os três tipos de conjuntos de técnicas que podem ser trabalhados:

  • On-page SEO: foca na otimização do conteúdo que está nas páginas do site, através de palavras-chave específicas, distribuição de subtítulos etc;
  • Off-page SEO: se concentra nos backlinks, ou seja, nos endereços da internet que direcionam para o site. Quanto mais conexões com sites de fontes respeitáveis, mais confiança o algoritmo de pesquisa terá;
  • SEO técnico: trata do código do site, se preocupando não apenas com o conteúdo, mas com a configuração técnica ou a arquitetura de back-end.

Além disso, há práticas que auxiliam na criação de uma estratégia de SEO mais efetiva para dar visibilidade ao site. A seguir, estão detalhadas as principais.

Uma executiva explica para a outra as estratpegias de SEO da empresa

Search Engine Optimization (SEO) Concept On Computer Screen With Two Businesswomen In The Office

1. Foco no conteúdo

O conteúdo é o elemento-chave em qualquer abordagem de SEO, desde que seja bem estruturado. Por esse motivo, em uma página devem constar informações sobre os produtos e serviços oferecidos, além do setor em que o negócio atua. O ideal é que, ao trazer esses dados, sejam utilizados termos que aparecem nas buscas de potenciais clientes.

Contudo, é essencial lembrar que a função dos buscadores é entregar as melhores soluções ao usuário. Então, recursos que facilitem a leitura são bem vistos, como sumário dos pontos que serão apresentados e subtítulos que dividem o texto.

Em suma, qualquer material produzido deve ser sempre pensado para o consumidor, em vez de ser focado em agradar os mecanismos de pesquisa. Inclusive, essas são algumas das recomendações do Google, especialmente agora que a empresa liberou uma nova atualização: o Helpful Content.

O indicador, adotado em agosto de 2022, limitará os resultados de pesquisas em relação a conteúdos de baixa qualidade ou sem autoridade. Por enquanto, a novidade está restrita às buscas em inglês nos mercados de educação online, arte, entretenimento, compras e tecnologia; mas a tendência é que esse tipo de verificação seja cada vez mais comum e determinante na internet.

2. Análise dos concorrentes

No planejamento de negócios, fazer um benchmarking é uma prática recomendada. Isso também funciona na hora de montar a estratégia de SEO, pois é possível entender quais táticas aplicadas ao mercado estão dando resultado positivo. A partir daí, pode-se ajustá-las e reproduzi-las dentro da necessidade da empresa. 

Com a ajuda de ferramentas específicas, como o SEMRush, devem ser observados elementos como:

  • Ranqueamento dos sites concorrentes para os termos de busca mais usados no setor;
  • Principais páginas de acesso, ou seja, as que geram mais tráfego;
  • Menções às marcas que geram visibilidade para a presença digital. 

Dessa forma, não há apenas um panorama do nicho de atuação, mas ficam mais nítidos os caminhos para se destacar frente às demais atuações do mercado.

3. Uso de palavras-chave

O foco no conteúdo exige atenção às palavras-chave mais relevantes para o ramo do negócio. Como exemplo, uma floricultura deve tê-la em destaque na URL do site, título de páginas e na descrição de produtos. Entretanto, há outros termos que fazem parte desse empreendimento, como “flores”, “buquês”, “arranjos”, “plantas ornamentais”, etc.

No entanto, quanto mais comum for o termo, maior será a concorrência para ocupar as primeiras posições dos buscadores. Portanto, é interessante combiná-las com outros recursos, como as palavras-chave cauda longa.

As long tail keywords são uma ferramenta para pesquisas mais personalizadas, sendo praticamente uma pequena frase, formada por três ou mais palavras. Ainda que pareça contraintuitivo utilizar algo que terá um volume menor de buscas, essa é uma forma precisa de atingir um grupo-alvo.

Para exemplificar, a floricultura pode focar em um nicho por meio da palavra-chave cauda longa: “cestas de café da manhã com entrega rápida” ou “buquê de rosas para casamento”.

4. Estabelecimento de autoridade

Para alavancar a presença digital, é crucial trabalhar com conteúdo de qualidade sobre o setor de atuação. É também dessa forma que um negócio pode se estabelecer como uma autoridade no assunto: ganhando a confiança dos usuários através de uma entrega relevante. 

Todavia, além disso, essa é uma métrica na estratégia de SEO e se divide em dois níveis:

  • Autoridade de domínio: uma escala de confiabilidade do site que vai de 0 a 100 e leva em consideração idade, confiança e popularidade;
  • Autoridade de página: analisa idade, confiança, volume e qualidade de links e número de atualizações. 

Esses indicadores foram criados pela empresa MOZ e podem ser verificados através da ferramenta gratuita disponibilizada pela companhia.

5. Aplicação de métricas

De nada adianta estabelecer uma estratégia de SEO e não mensurar seus resultados. Existem ferramentas, como o Google Analytics, que ajudam a monitorar o tráfego orgânico nas páginas. Além disso, tempo do usuário no site, taxas de conversão e ROI também podem ser acompanhados em dashboards personalizados.

Sobretudo, há várias plataformas específicas que analisam o desempenho das URLs requisitadas e apontam possíveis erros. A MOZ é uma das maiores do ramo, mas existem outras opções, inclusive gratuitas. Com a ajuda dessas métricas, processos para aperfeiçoar a performance do site e corrigir erros se tornam mais simples.

6. Planejamento baseado em dados

Seja através de recursos pagos ou não, há uma infinidade de dados à disposição para mostrar o desempenho da sua estratégia de SEO. Aliás, esses são muito importantes para apresentações a stakeholders, incentivando o contínuo investimento nessa otimização.

O relatório dessa técnica deve conter diversos indicadores, principalmente os seguintes:

  • Resultados de tráfego orgânico;
  • Saúde de SEO do site;
  • Geração de links de entrada;
  • Áreas com pouco crescimento ou que precisem de melhorias.

No entanto, usar os insights desses relatórios para melhorar o planejamento é algo que depende dos gestores e profissionais envolvidos e, muitas vezes, é deixado para trás. Para tirar o melhor proveito do investimento em SEO, é ideal ter um cultura data-driven, o que representa justamente o uso de dados para aprimorar e otimizar processos, ajustar e repensar estratégias.

7. Experiência mobile

Não é novidade que, hoje, os smartphones são tão importantes quanto os computadores. Por conta disso, é imperativo conceber um site que tenha compatibilidade com celulares.

Pode parecer uma frivolidade, mas esse investimento diz respeito à relação com os usuários, visando o presente e o futuro. Afinal, segundo dados do estudo da Statista, Mobile Internet usage worldwide – Statistics & Facts, publicado em fevereiro de 2022, o número de pessoas que só usam o dispositivo móvel para acessar a web é de 55%. Há mais de 4,32 bilhões de aparelhos que se conectam à web via smartphone.

Devido a essa popularidade, esses dispositivos passaram a ser um dos fatores considerados pelo algoritmo do Google e, assim, sites adaptados ganham em ranqueamento. Se tiver qualquer dúvida em relação à responsividade, a ferramenta Google Mobile Friendly Tool verifica a compatibilidade, basta colocar a url para testar.

Esse processo de tornar páginas compatíveis com diversos formatos pode ser um pouco complexo. Porém, algumas soluções já preveem essa necessidade desde o começo, como o Construtor de Sites, oferecido pela Vivo Empresas. A plataforma simplifica a criação de sites, além de torná-los mais intuitivos, customizáveis e responsivos a diferentes tipos de telas.

8. Otimização constante

Infelizmente, é muito comum que sites mantenham conteúdos desatualizados, mas, na estratégia de SEO, isso deve ser retificado. Posts antigos de blog, por exemplo, não perdem todo o seu valor; na verdade, em geral, podem ser atualizados com novas informações para manter sua relevância e ajudar no ranqueamento. 

Nesse sentido, também é importante acompanhar o desempenho dos textos e das palavras-chave utilizadas. Dessa forma, é possível ajustar os conteúdos, com subtítulos e tags que renovam o interesse dos usuários pela publicação.

Para exemplificar os possíveis desdobramentos desse esforço, a empresa HubSpot adotou a prática de atualizar e republicar postagens antigas com informações e imagens novas. Em um artigo publicado em setembro de 2021, a companhia divulgou que, como resultado, houve um aumento de 106% no tráfego orgânico.

9. Formas paralelas de aumentar os acessos

As melhorias não se baseiam apenas em táticas dentro do site. Existem outras ações que podem ser implementadas paralelamente para ajudar a aprimorar o ranking de uma página nos motores de busca, o off-page SEO.

Pensando no principal buscador, o Google oferece duas formas de divulgar o site e aumentar a visibilidade da companhia:

  • Perfil da empresa: é um resumo da organização, que aparece durante pesquisas e no Maps, conhecido anteriormente como Google Meu Negócio. É possível customizar o perfil com fotos, ofertas e informações de funcionamento.
  • Google shopping: funciona como uma vitrine de produtos para usuários. De acordo com os interesses das pessoas, o serviço disponibiliza uma lista de itens com dados e preços e direciona para o site do comerciante.

10. Atualizações constantes

De modo semelhante ao universo digital, os buscadores estão em constante evolução e isso deve estar previsto na estratégia de SEO. Logo, é primordial se manter atento às tendências e atualizações dos algoritmos para não deixar o ranqueamento do site cair. 

Ao mesmo tempo, o comportamento dos usuários também muda. Inclusive, a pandemia de covid-19 é um bom exemplo de quebra de paradigmas nos hábitos de compra que passaram do offline para o online.

A forma de trazer os conteúdos, com estímulos visuais e textuais, os recursos paralelos e até o tom da comunicação devem variar para se manter alinhado à demanda atual. 

11. Paciência e dedicação

Por último, mas não menos importante: ninguém chega à primeira página de resultados do Google da noite para o dia e nem de um mês para o outro. 

Parte disso é porque são diversos os fatores considerados na hora de ranquear um site, sendo um deles o histórico relevante das páginas. Então, se o começo do trabalho de otimização se deu há pouco tempo, os buscadores não conseguem notar a diferença. 

Todas essas adaptações fazem parte de um planejamento que traz resultados, porém demanda tempo e dedicação para atualização constante. Nesse cenário, vale muito a pena ser paciente para colher bons frutos em alguns meses. 

Foco na estratégia de SEO é investimento para o futuro

Criar e colocar em ação uma estratégia de SEO alinhada ao negócio não é uma missão simples com começo, meio e fim. Na realidade, é um processo que exige conteúdo de qualidade, relevante e com frequentes atualizações.

Pesquisar, planejar, analisar e ajustar são passos desse ciclo que garantem uma melhor visibilidade ao negócio no mundo digital. Contudo, não é preciso realizar todas essas etapas sozinho: existem profissionais especializados em otimização de sites, bem como ferramentas disponíveis para auxiliar.

A Vivo Empresas oferece uma série de soluções que ajudam a otimizar a presença da marca na web. Entre os serviços, estão os de conectividade, como a Vivo Fibra, que assegura a qualidade na conexão à internet, e até recursos mais específicos, como SEO Tool, que combina técnicas para aumentar a visibilidade da marca nas buscas online. 

Para quem se interessa em aprimorar a presença digital, vale conferir também:

Até a próxima!

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