Otimização de sites: o segredo para ter mais acessos

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Vivemos em um mundo de hiperconectividade e de contínua transformação. Toda a empresa que faz algum tipo de conteúdo, independentemente do porte, deve se preocupar com os benefícios da otimização de sites. Trata-se de aprimorar a experiência do usuário online para conseguir um número maior de conversões. Ou seja, vendas diretas ou mais acessos aos textos. 

Um canal de e-commerce, por exemplo, precisa teruma ótima usabilidade, ser agradável de navegar e fácil para encontrar os produtos e informações. Além disso, deve aparecer no topo das pesquisas quando os clientes recorrem aos mecanismos de busca.

Por esses motivos, é preciso trabalhar conceitos de Search Engine Optimization (SEO) , User Experience (UX) , palavras-chaves, marketing de conteúdo, entre outros. Diante desse cenário, é possível perceber que a estratégia não é tão simples e depende de uma infinidade de fatores. 

O segredo é conhecer a fundo as regras e contar com parceiros de qualidade para ajudar nesse processo. Este artigo vai explicar melhor sobre o caminho a percorrer para conseguir otimizar o site da empresa. 

Continue a leitura, pois serão abordados os seguintes temas: 

  • O que é otimização de site?
  • Por que uma empresa precisa dessa estratégia? 
  • Como fazer um conteúdo poderoso?
  • Cuidados após otimizar o site;
  • Soluções disponíveis no mercado.

O que é otimização de sites? 

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Basicamente, a otimização de sites é um processo que reúne conhecimento sobre webdesign, Tecnologia da Informação, conteúdo e marketing para melhorar o desempenho de uma página. Isso quer dizer, fazer com que seja eficiente na navegação e que possa ser encontrada facilmente pelos mecanismos de pesquisa, como Google, Yahoo e Bing.

Quando a interface do site é amigável, mais pessoas são atraídas. O material deve ser legível e ser intuitivo para o usuário. Essas mudanças normalmente exigem esforços de baixo impacto, mas que produzem efeitos duradouros.

O site da empresa de marketing digital Platonik analisou, entre janeiro e abril de 2021, páginas de e-commerce e concluiu que os sites que aparecem no primeiro lugar das pesquisas do Google recebem entre 26% e 32% dos cliques. Ou seja, os empreendimentos que não estão entre as primeiras posições correm o risco de passarem despercebidos pelos consumidores.

Outra estatística interessante é que 45% das pessoas sequer passam da primeira página no mecanismo de busca. A conclusão vem de um estudo da Sherlock Communications, de abril de 2021, uma companhia que mapeia comportamento de compra online. 

Por fim, deve-se levar em conta que existem dois públicos diferentes a serem considerados: usuários internos da empresa (funcionários que usam ferramentas digitais) e clientes. Ambos devem ser beneficiados com a otimização, embora os objetivos sejam distintos. 

Quais são as vantagens de otimizar o site da empresa ?

Sendo assim, é crucial para um negócio aparecer entre as primeiras colocações no ranking do Google. Só isso já abre espaço para a visibilidade do seu empreendimento. Por exemplo, se a página tiver um bom posicionamento, certamente receberá mais visitas. Dessa forma, as chances desse cliente comprar também crescem. O benefício central, portanto, é o aumento de receita. 

Se bem trabalhada, o aperfeiçoamento do site é capaz de ampliar as vendas. No entanto, é preciso ter em mente que isso não acontece de um dia para o outro. É necessário ter paciência para que todas as técnicas incluídas sejam reconhecidas pelos mecanismos de buscas.

O mais interessante disso tudo é que é possível mensurar os resultados a partir da investigação das métricas. Ou seja, dá para fazer comparativos com os meses em que não houve esse tipo de aperfeiçoamento. Essa comparação se chama ROI (ou análise de retorno sobre o investimento).

Estudo de caso: aumento na receita após otimização

Um caso da agência norte-americana de marketing Rickety Roo mereceu destaque nas redes sociais, em junho de 2022. Durante o ano de 2021, a empresa trabalhou a otimização de velocidade do site de uma rede de franquias de limpeza dos EUA. A companhia tinha um portal com 580 páginas apontando para as filiais em 40 locais do país.

A auditoria técnica mostrou que tudo abria muito lentamente. A partir daí, criaram uma versão de testes para o site como medida de segurança. Varreram as páginas com ferramentas de performance, como o WebPageTest, para achar incongruências ou links quebrados. Assim, puderam revisar tamanhos das imagens e trocar para arquivos menores que carregassem mais rápido.

Dessa forma, seguiram instalando plugins no programa editor de conteúdo (no caso, o WordPress). As soluções corrigiram os erros e melhoraram a agilidade. O resultado não veio em curto prazo, mas foi impressionante. 

Com as otimizações, a empresa de limpeza conseguiu um aumento de 32% em novos usuários, um crescimento de 47% nas ligações telefônicas e um incremento de 63% nas solicitações de orçamento de um ano para outro. Em 2021, a receita subiu 55% se comparado a 2019 e 60% em relação a 2020.

Como otimizar um site ?

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As vantagens são muitas, como já foi apresentado. Dito isso, como promover essa melhoria? O exemplo acima foi apenas sobre a velocidade com que as páginas eram abertas. Em uma situação ideal, seria necessário ampliar e diversificar as medidas para conseguir um site poderoso. A seguir, serão apresentados alguns desses caminhos.

Conteúdo

O conteúdo é essencial para um projeto focado em melhorar o rankeamento da página nos mecanismos de busca. Por isso, várias empresas criam blogs como parte do site institucional. Porém, isso deve envolver uma estratégia planificada. É preciso pensar nas ações com base em um cliente predefinida. 

A persona é, na verdade, a representação do consumidor que se deseja captar. Um e-commerce de bijuterias, por exemplo, busca alcançar uma mulher independente, com cerca de 35 anos, que gosta bastante de joias, mas não está disposta a gastar muito em uma peça.

A próxima etapa é fazer conteúdos e usar palavras-chave muito mais assertivas. É importante se certificar de que não há conteúdo duplicado na página, pois é um dos critérios de punição do Google. O mesmo pode acontecer ao textos de terceiros. Plágio não é tolerado pelos mecanismos de busca. Somado a isso, o uso de links internos e externos também ajuda na otimização. 

Palavras-chave

As palavras-chave são, praticamente, o cerne das técnicas de aprimoramento de sites para rankeamento, principalmente se forem usadas as estratégias de publicidade paga. Há ferramentas para ajudar nessa escolha. A mais conhecida é o Google Keyword Research Tool, que possibilita fazer uma pesquisa a partir dos temas que a empresa vem trabalhando.

Geralmente, agências que trabalham com marketing online optam por palavras-chave de cauda longa, conhecidas como Long Tail Keywords. Ou seja, são três ou quatro termos que, juntas, configuram uma busca mais personalizada. Por exemplo: no caso de “sapatos de couro”, para encaixá-la nessa categoria, poderia ser trocada para algo do tipo: “sapatos de couro baratos em São Paulo”.

Também é importante definir uma para cada página, pois é essencial que seja usada na URL e em todo o texto da seção.

Meta tags

Outro ponto crucial nas estratégias de rankeamento e otimização é chamado de meta tags. Trata-se de um elemento, em HTML, que “explica” para o Google o que é o conteúdo que está sendo publicado no site. E há diferentes tipos e formas dessa abordagem. 

A meta robot, por exemplo, é uma das mais usadas atualmente, principalmente no SEO. O recurso designa comandos inseridos na estrutura HTML que indicam para os mecanismos de busca o que dá para fazer e ver na página da companhia.

Ou seja, se o Google pode ler o site, percorrer os links disponíveis e outras ações do gênero. Por exemplo: há o comando “index/noindex”, com o qual a empresa manifesta se tem interesse que a página oficial apareça nos resultados de pesquisa.

Títulos

Esses também são importantes na otimização de site. Aliás, devem incluir a palavra-chave definida. Assim, a página terá uma posição melhor no ranking do Google.

O título principal deve estar marcado como H1. Os demais seguem a sequência numérica: H2, H3 e H4. No entanto, antes de usar, é preciso verificar se são pertinentes. Somado a isso, é importante que a keyword esteja em, pelo menos, um deles.

Plugins

Se o site da empresa for construído em plataformas como o WordPress, é possível contar com a ajuda de plugins. Essa ferramenta é bastante útil, pois mostra quais são os requisitos necessários para a otimização. O Yoast SEO é um dos mais utilizados.

Redes sociais devem ser usadas com cautela

Tudo o que foi falado anteriormente está relacionado, principalmente, às mudanças que podem ser implementadas no site da companhia. Há outras estratégias aliadas que otimizam a página e podem fazer com que seja mais acessada. É o caso das redes sociais. 

Uma URL que recebe muitos cliques desperta a atenção dos mecanismos de busca, pois entendem que ali deve haver conteúdo relevante. A divulgação de artigos nas mídias sociais, por exemplo, ajuda a atrair audiência e funciona para aumentar o engajamento da empresa, uma vez que o site estará atualizado — e os acessos potencializarão a performance nos buscadores.

No entanto, o mundo que envolve Facebook, Instagram e TikTok não é tão simples. É preciso ter cuidado ao entrar de cabeça em uma dessas estratégias. Afinal, tudo que vai parar por lá pode render tantas vantagens quanto desvantagens .

Outro jeito de angariar visitas é contratar influenciadores digitais. São pessoas com uma base considerável de seguidores e que vendem sua imagem para divulgar produtos. Lógico que há muitos influencers que custam caro, mas existem outros que, mesmo sem métricas muito altas, exercem um grande poder sobre o público. São os “microinfluenciadores”, que podem ser um excelente meio de marketing online.

Estratégias exigem cuidados e auxílio profissional

Assim como todo plano de trabalho traçado dentro de uma empresa, a otimização de sites deve ser tratada com cautela. No caso do uso de personalidades influentes, por exemplo, é necessário saber se a pessoa está de acordo com o perfil da companhia. Além disso, é necessário verificar se é ética, tem uma boa reputação nas redes sociais e se pode contribuir de maneira positiva. Essa análise é muito importante.

Ao implementar medidas para alcançar mais acessos para o site, é crucial prever um aumento no volume de visitas. Ou seja, o servidor contratado deve ser compatível com esse novo cenário. Para isso, é essencial utilizar tecnologias de conectividade para que as páginas não saiam do ar. 

Diante desse panorama e ciente das necessidades das companhias, a Vivo Empresas preparou um portfólio completo de soluções escaláveis em Cloud Computing, data center e 5G para melhorar a performance de sites corporativos. Também possui ferramentas que ajudam na otimização, como o Construtor de Sites e o SEO Tool

A otimização de sites é uma ótima vitrine e um passo importante na digitalização do negócio. Leia mais conteúdos sobre esse assunto nos links abaixo: 

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