O marketing digital vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial, afinal é um dos meios mais eficientes de fazer publicidade atualmente. No entanto, é um ecossistema complexo e com muitas siglas, o que pode gerar confusão. Um exemplo está nas ferramentas SEO e SEM, soluções que se confundem e causam dúvidas até em quem se dedica ao assunto. Vamos entender melhor o que significam e como podem fazer diferença nos negócios.
Como exemplo, qual é a probabilidade de alguém achar uma empresa ao procurar algum produto ou serviço nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo Search? Pois SEO e SEM funcionam justamente para aumentar as chances de um empreendimento aparecer no topo das pesquisas de internet.
O SEO funciona de maneira orgânica, ou seja, os buscadores rastreiam o conteúdo e o classificam como relevante ou não. Já o SEM refere-se aos anúncios pagos que, por meio de diversas técnicas, aparecem nas primeiras colocações quando uma pessoa faz a procura.
Assim, SEO e SEM são complementares e o ideal é combinar as duas estratégias, pois não existe uma melhor do que a outra. Para eliminar qualquer possibilidade de dúvida, será detalhado o que significa cada uma.
Para saber como melhorar o posicionamento da sua marca nas buscas de internet, fique conosco. Neste artigo, serão abordados os seguintes assuntos:
- O que é SEO?
- O que é SEM?
- Qual é a diferença entre as estratégias?
- Quais são as vantagens em adotar cada um dos recursos?
- Os cuidados ao usar o marketing digital;
- O impacto das novas tecnologias em campanhas online.
O que é SEO?

O termo SEO (do inglês Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas de programação e criação de conteúdo destinado a otimizar os resultados de uma página nos mecanismos de busca.
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, o algoritmo do site varre a web à procura de páginas que se relacionem com o termo pesquisado. A missão é encontrar os endereços que melhor atendem ao desejo do usuário, entregando os achados mais relevantes.
Para fazer isso, o algoritmo recorre a uma infinidade de parâmetros que não são revelados e podem apenas ser presumidos. Geolocalização, quantidade de links externos e internos e tempo que o internauta passa na página são alguns dos fatores que, em tese, são considerados pelas ferramentas de busca.
Os critérios não são divulgados e o que todo profissional de SEO quer é conseguir posicionar bem o material do cliente no Google. A big tech domina 83% do mercado mundial, segundo pesquisa do Statista, de julho de 2022. Assim, aplicar técnicas de SEO significa estruturar site e conteúdo para alavancar a posição nas páginas de resultados ao procurar por algo na rede.
Credibilidade e custos baixos são benefícios do SEO
Algumas vantagens de aplicar o SEO serão apresentadas a seguir.
Credibilidade
Um site com classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa geralmente é considerado confiável e de alta qualidade. Como consequência, isso aumenta também a confiança dos clientes na sua empresa. Um site bem posicionado é uma excelente vitrine de negócios.
Baixo custo
Existem sistemas de publicidade com links pagos, mas o SEO funciona de forma diferente. O custo é bem mais baixo, pois uma vez que a página tenha bom conteúdo, as ferramentas de busca vão fazer o trabalho sozinhas e colocar o site da empresa em destaque.
Alcança público amplo
A maior parte das campanhas tende a querer achar um público-alvo bem específico, mas o SEO ajuda a encontrar pessoas em diversos estágios de interesse. Pode ser um usuário que está somente pesquisando sobre o assunto, um que está disposto a comprar logo ou apenas aquele que só vai virar um comprador no futuro. Portanto, é uma estratégia de longo prazo.
Aumenta a competitividade
As projeções do Global Market Report, de maio de 2022, mostram que, de uma forma global, o mercado de serviços para otimização em sites de pesquisa pode chegar a US$ 134,26 bilhões em 2026, uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 20,7%. Números tão expressivos indicam que muitos empreendimentos estão investindo pesado em estratégias de marketing online, ou seja, as empresas que não empregarem essas ferramentas podem perder competitividade.
O que significa SEM?
O SEM (do inglês Search Engine Marketing) é um termo mais amplo, abrangendo todas as técnicas relacionadas aos buscadores. Dessa forma, as técnicas de SEO podem ser consideradas uma modalidade de SEM.
No entanto, a maioria dos profissionais de marketing usa esse mecanismo para se referir exclusivamente à publicidade em mecanismos de pesquisa ou à resultados pagos. Os links patrocinados, conhecidos como Google Adwords, são o exemplo mais famoso de SEM.
Por meio dessa ferramenta, o anunciante pode comprar palavras-chave e, assim, direcionar o anúncio apenas para as pessoas que procuram por determinado assunto.
O grande benefício da estratégia é sua assertividade; ou seja, é possível encaminhar os recursos de publicidade àqueles que realmente apresentam interesse no produto. Em geral, a empresa que anuncia estipula um valor limite para ser gasto e paga apenas quando o usuário clica no link.
Vantagens do SEM incluem tráfego qualificado e resultados rápidos
A seguir, serão detalhados alguns dos benefícios do SEM.
Permite mensurar resultados
Ferramentas como o Google Ads são capazes de gerar relatórios altamente detalhados da evolução das campanhas. Isso é muito benéfico porque ajuda a saber se os anúncios estão funcionando e, a partir daí, seguir com a mesma técnica ou mudar.
O pagamento é feito por clique
Um grande ponto positivo da estratégia remunerada é que os gastos são moduláveis. O pagamento só é feito se houver algum resultado. É possível controlar o orçamento estipulando um volume máximo para gastar por dia, o que permite a adesão de pequenas empresas.
Oferece retorno imediato
Talvez o maior benefício do SEM seja a velocidade em conseguir resultados. Uma companhia de varejo, por exemplo, vai colocar uma campanha no ar e isso será convertido em vendas diretamente. A conversão em compras é feita de forma quase imediata quando uma estratégia é bem pensada e executada da maneira correta.
Possibilita a segmentação
Outro aspecto do SEM que merece destaque importante é sua possibilidade de encontrar quem realmente busca aquele produto. Isso porque as possibilidades de segmentar a ação são enormes. Ao escolher bem as palavras-chaves ou filtros de localização, idioma e comportamento, certamente, a pessoa que estiver procurando, por exemplo, um serviço que determinada empresa oferece, chegará até o canal correto para contato.
SEO e SEM exigem cuidados na implementação

Assim como qualquer estratégia empresarial, ações de marketing digital exigem cuidados. Um dos perigos é investir altas somas de dinheiro em estratégias que não são bem-feitas e que não trazem resultados. Ambas as ferramentas precisam de muito planejamento e uma equipe qualificada para colocá-los em prática.
O SEM, por exemplo, só funciona enquanto há pagamento e é preciso otimizar constantemente as campanhas para pagar mais barato pelos cliques. Outro ponto é o alto nível de competição. Muitas empresas disputam as mesmas palavras-chave e isso acaba inflacionando o preço. Portanto, dependendo do setor de atuação, iniciativas com esse método vão exigir mais ou menos verbas.
Outra questão a ser considerada em relação ao SEM é que se trata de uma publicidade um pouco invasiva, pois aparece na tela do usuário inesperadamente, mesmo que ele esteja procurando por algum produto ou serviço parecido. Então, caso a pessoa tenha um bloqueador de anúncios, por exemplo, não conseguirá ver.
Por outro lado, o SEO também tem suas desvantagens e exige certa cautela. Ao contrário do SEM, em que as campanhas podem ser desativadas de uma hora para outra, ao otimizar o site com técnicas de SEO, o efeito é duradouro. Diante disso, ao utilizá-lo, é muito importante garantir que o negócio tenha as estruturas certas para lidar com o aumento de leads e vendas.
Outra característica que pode ser citada como uma desvantagem do SEO é que os resultados são de longo prazo. Dessa maneira, fica difícil mensurar o Retorno do Investimento (ROI).
Além disso, meses de trabalho e progresso podem ser descartados inesperadamente caso haja uma modificação significativa na forma como o Google avalia um site; ou seja, as famosas alterações no algoritmo podem afetar sua empresa repentinamente.
Inovações tecnológicas aliadas ao 5G devem impactar o marketing digital
Uma grande mudança deve acontecer nos próximos anos e impactar a forma como se faz o marketing digital. No futuro, será preciso aliar as estratégias de SEO e SEM à disseminação do 5G e à popularização de tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e Big Data.
Por exemplo, se a geladeira do usuário é conectada à web, isso pode servir de gatilho para indicar se algum produto acabou e a necessidade de reposição. Ao receber essas informações, a empresa pode direcionar os anúncios para quem realmente precisa de ofertas no momento. Já a análise de dados vai permitir uma comunicação hipersegmentada.
O 5G deve proporcionar conectividade ao máximo, ou seja, os smartphones, computadores, automóveis e casas vão estar sempre ligados à internet. Isso vai exigir uma estratégia de SEO diferente, mais focada em dispositivos móveis e em Experiência do Usuário (UX).
Ciente da importância das estratégias digitais no mundo atual, a Vivo Empresas colocou em seu portfólio soluções personalizadas compatíveis com a realidade de cada negócio. Uma delas é a SEO Tool, destinada a otimizar e melhorar os resultados das palavras-chave em buscadores como Google e Yahoo.
Gostou do conteúdo? Continue lendo sobre o assunto nestes artigos publicados anteriormente: