E aí, você sabe qual a diferença entre SEO e SEM?

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O marketing digital é um ecossistema complexo, a gente sabe. Desse modo, SEO e SEM são dois exemplos de siglas que provocam confusão mesmo entre quem se dedica ao assunto.

Para eliminar qualquer possibilidade de dúvida, vamos explicar, neste artigo, o que diferencia o SEO do SEM. Continue a leitura e aumente seu conhecimento sobre o universo online.

A diferença entre SEO e SEM

Embora os termos estejam relacionados entre si, engana-se quem pensa que SEO é um sinônimo de SEM. Vamos entender melhor?

SEO e SEM: você sabe qual a diferença entre os dois?

Search Engine Marketing, ou SEM, é um conceito mais amplo que SEO.

SEO

Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas de programação e criação de conteúdo destinadas a otimizar os resultados de uma página nos motores de busca.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, o algoritmo do buscador varre a web em busca das páginas que se relacionem com o termo pesquisado. A missão é encontrar os endereços que melhor atendam ao desejo do usuário, entregando os resultados mais relevantes.

Para fazer isso, o algoritmo recorre a uma infinidade de critérios, que não são revelados e podem apenas ser presumidos. Geolocalização, quantidade de links externos e internos e tempo que o usuário passa na página são alguns dos fatores que, supõe-se, o Google leva em consideração.

Como aplicar SEO on-page para melhorar o ranqueamento do seu site

Desse modo, aplicar técnicas de SEO significa estruturar site e conteúdo para alavancar a posição nas páginas de resultados do buscador. Ou seja, o SEO ,quando bem estruturado, permite que um futuro cliente encontre sua empresa sem que você precise se esforçar diretamente para isso. Como explica Bernardo Sartori, diretor de operações da Hub Comm, agência especializada em marketing digital.

SEM

Search Engine Marketing é um termo mais amplo do que SEO. Ele abrange todas as técnicas de marketing relacionadas aos buscadores. Justamente por isso, o SEO pode ser considerado uma modalidade de SEM.

Os links patrocinados, que talvez você conheça como Google Adwords, são o exemplo mais famoso de SEM. Por meio dessa ferramenta, o anunciante pode comprar palavras-chave. E assim, direcionar o marketing apenas para as pessoas que procuram por determinado assunto.

O grande benefício da estratégia é sua assertividade. Ou seja, você consegue encaminhar os recursos de publicidade para as pessoas que realmente apresentam interesse no seu produto.

Em geral, o anunciante estipula um valor limite para o anúncio. E paga apenas quando o usuário clica no link.

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SEO ou SEM?

Para finalizar, é importante lembrar que investir e dedicar tempo ao aprimoramento do SEO é mais rentável do que apostar em técnicas como links patrocinados. Isso porque o resultado orgânico é mais confiável e tende a gerar frutos no longo prazo. Tudo sem que você precise continuar pagando para receber acessos.

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