Como aplicar SEO on-page para melhorar o ranqueamento do seu site

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Estar bem posicionado nos mecanismos de buscas da web é extremamente importante para os negócios. Para estar no topo dos resultados das pesquisas, conhecer as boas práticas de SEO on-page é uma das melhores estratégias.

Ao produzir conteúdo que os algoritmos dos buscadores, como o Google, consideram relevantes, as empresas são encontradas pelos consumidores organicamente. É um trabalho que demanda tempo e muito conhecimento, mas é bastante eficaz para atrair novos clientes.

Nesse processo, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Com o uso de ferramentas de SEO, é possível adotar as regras de forma muito mais eficiente e mensurar objetivamente os elementos da página que podem ser otimizados.

Neste artigo, será apresentado um panorama atualizado sobre os principais fatores do SEO on-page e como aplicá-los da melhor forma. Os conteúdos abordados serão:

  • O que é SEO on-page;
  • Diferença de SEO on-page e off-page;
  • Quais são os fatores que fazem parte do SEO on-page?
  • Marketing Digital com Vivo Empresas.

O que é SEO on-page

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Essa ferramenta nada mais é que o segmento de Search Engine Optimization (SEO) voltado especificamente aos conteúdos de páginas da web. O objetivo é que o site esteja formatado seguindo os principais critérios para se destacar nos mecanismos de buscas, especialmente no Google.

Essa estratégia é um dos fatores mais importantes para a digitalização das empresas e possibilita que o negócio seja encontrado organicamente (sem pagar anúncios) pelos consumidores. No mercado atual, atingir esse bom posicionamento é fundamental, visto que os usuários utilizam frequentemente os buscadores para tomar decisões.

Segundo o levantamento State of Search Brasil 2, publicado em novembro de 2021, 70% dos entrevistados afirmaram utilizar o Google para pesquisar produtos antes de comprá-los. Esse é o 2º maior motivo das pesquisas dos brasileiros nessa plataforma, ficando atrás apenas das focadas em conteúdos e informações, com 82%.

Esse mesmo estudo, elaborado pela Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, também demonstra a importância do posicionamento do negócio na 1ª página. Os números mostram que 60% das pessoas vão até o final da tela para ver os achados, enquanto apenas 18% visitam a 2ª página. Se o site da empresa estiver na posição 1 de buscas orgânicas, ele será visto por 27% dos usuários.

Estar no topo dos resultados de pesquisas, portanto, é essencial para uma organização ser encontrada pelo público. O SEO on-page é justamente um dos procedimentos com essa finalidade, pois integra a estratégia de Search Engine Marketing (SEM). Esse termo diz respeito a todas as técnicas relacionadas aos buscadores, incluindo os anúncios pagos e os diversos segmentos do indicador.

Diferença de SEO on-page e off-page

As práticas de SEO são segmentadas em 4 categorias: técnico (voltado à programação do site), local (que considera a localização geográfica da marca), on-page e off-page.

O a estratégia on-page diz respeito às ações tomadas no próprio site que o ajudam a ter relevância na Search Engine Results Page (SERP), em português, Página de Resultados do Mecanismo de Buscas. Isso significa, portanto, criar um conteúdo que atenda aos principais critérios que impactam o ranqueamento nas plataformas de pesquisas.

Já as práticas que também interferem no resultado, mas não aparecem no texto e nos demais elementos do material produzido, são chamados de SEO off-page. Dessa forma, o conceito faz referência a todas as atividades que ocorrem fora do site, como link building para as suas páginas.

Assim, procura melhorar a percepção que o Google e similares possuem sobre uma marca. Por exemplo, se é frequentemente citada, é sinal que possui autoridade e confiança, o que é muito relevante para os buscadores.

Por outro lado, o on-page tem foco total no conteúdo interno. Ou seja, no final, os dois conceitos precisam andar lado a lado em uma estratégia de marketing digital.

Quais são os fatores que fazem parte do SEO on-page?

Existem centenas de variáveis que interferem no posicionamento de uma página nos mecanismos de buscas. Em relação ao Google, por exemplo, a estimativa é que haja cerca de 200 fatores, incluindo o SEO on-page e off-page.

O peso de cada critério varia conforme as atualizações do algoritmo da empresa, que muda frequentemente. O objetivo dessa ferramenta de inteligência artificial é selecionar os melhores resultados para os usuários, com base em parâmetros como qualidade, confiabilidade e originalidade.

A seguir, são apresentados 10 fatores de ranqueamento mais importantes para o posicionamento de páginas no Google.

Palavras-chave

Esse é o principal fator que os motores de buscas consideram na seleção dos resultados. A lógica é simples: a exibição da SERP precisa atender da melhor forma ao termo de pesquisa digitado pela pessoa.

Assim, a construção de um conteúdo web precisa considerar, em primeiro lugar, quais as palavras de busca devem ser contempladas. Para isso, podem ser usadas tanto keywords curtas quanto longas.

As de cauda curta (“Neymar”, por exemplo) têm muito mais procura, porém muito mais concorrência. Já as maiores têm menos volume, mas são mais fáceis de serem ranqueadas (como “primeiro gol de Neymar pela seleção brasileira”).

Na hora de criar o material que comporá uma página, portanto, vale a pena fazer pesquisas de palavras-chave em ferramentas como o Google Trends e similares. É interessante definir a keyword principal e as secundárias e, em alguns casos, considerar as buscas de acordo com a localidade e o interesse pelo termo ao longo do tempo.

Title tag

Também chamado de SEO title, esse é o título das páginas que aparecem nos resultados da pesquisa. Ele é detectado por meio de uma marcação HTML própria diferente da head do conteúdo do site.

Para se destacar na SERP, é importante que a title tag seja curta. Não há uma quantidade exata de limite de palavras, pois o espaço destinado é medido em pixels, mas o ideal é que tenha até 60 caracteres. Títulos muito pequenos, abaixo de 20 caracteres, também devem ser evitados.

Caso esteja fora desses parâmetros, há grande chance do algoritmo do Google reescrever essa informação para entregar uma melhor experiência ao usuário. Um estudo da Zippy, divulgado em agosto de 2022, constatou que isso ocorre 76% das vezes em fragmentos com mais de 60 caracteres e em 50% das ocorrências com 20 caracteres ou menos.

Outra boa prática é o título SEO conter a palavra-chave trabalhada ao longo do texto — preferencialmente no início da frase.

Meta description

É o texto que vem logo abaixo do SEO title. Esse fragmento pode ser inserido automaticamente pela SERP, mas é possível (e recomendável) criá-lo na plataforma de publicação do conteúdo. O ideal é que o tamanho não ultrapasse 160 caracteres.

Essa informação auxiliar tem a peculiaridade de não ser um fator direto de influência no resultado das pesquisas; ou seja, o Google não leva em consideração no ranqueamento. Entretanto, é um fator indireto extremamente importante, pois impacta na decisão do usuário sobre clicar ou não na página.

O papel da meta description, portanto, é atrair o leitor ao conteúdo. Dessa forma, é fundamental que resuma o que será apresentado e seja persuasiva. Outra boa prática é a inserção de palavras-chave nesse texto.

Heading tags

Esse parâmetro, que tem extrema importância para a SERP, diz respeito aos títulos e subtítulos da página, considerando hierarquia dos conteúdos apresentados. Esse recurso organiza melhor as informações e aprimora a experiência do usuário, algo bastante valorizado nos mecanismos de buscas. Assim, é importante que o material esteja otimizado com os códigos HTML de heading tags (h1, h2, h3 etc).

O bom uso das keywords é essencial nesse ponto. Por exemplo, subtítulos que contenham correspondências próximas de palavras-chave de cauda longa têm boas chances de ganharem destaque e do conteúdo aparecer nas opções de people also ask.

URL

O endereço das páginas é outro critério de grande peso na indexação. Ganham mais relevância as URLs amigáveis, ou seja: curtas, simples e legíveis.

Dessa forma, o ideal é configurá-las para cada postagem, evitando que haja números ou textos muito grandes. É essencial, ainda, inserir a palavra-chave principal. A dica, portanto, é que sigam sempre o seguinte padrão:

  • nomedosite/categorias/palavra-chave-do-post

Imagens e recursos multimídia

Conteúdos com fotos, ilustrações, vídeos, gifs, infográficos, entre outros recursos, também são essenciais para o bom posicionamento da o site. Em relação às imagens, por exemplo, é importante otimizá-las para que sejam reconhecidas pelos algoritmos.

Assim, é fundamental que haja palavras apropriadas, de preferência com keywords, no nome do arquivo, na descrição, no texto alternativo e na legenda. 

Outro cuidado em relação aos elementos audiovisuais diz respeito ao tamanho. Páginas muito pesadas demoram para carregar, o que atrapalha no ranqueamento. Por isso, a dica é comprimir esses materiais de forma que tenham até 100 kb.

No SEO on-page, os backlinks são fundamentais, pois demonstram que a URL citada possui relevância e autoridade em determinado assunto. As linkagens internas, ou seja, para outros conteúdos do próprio site, são as mais importantes, mas as externas também podem ser utilizadas. 

A dica é colocar textos âncoras únicos para cada endereço e com as mesmas palavras-chave do material direcionado. Outra boa prática é rever regularmente se não há links quebrados, pois isso atrapalha o posicionamento.

Otimização mobile 

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Devido ao gradual aumento do uso da internet pelo celular na última década, o Google considera, desde 2015, a adaptação dos sites para dispositivos móveis como um fator de ranqueamento. Dessa forma, novas atualizações do algoritmo dão um peso cada vez maior a esse critério.

Existem diversos pontos considerados nesse quesito, incluindo desempenho da página, layout e user experience (UX). Uma solução para melhorar o ranking é ter o auxílio da tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP), do Google.

Escaneabilidade

A facilidade da leitura é outro fator indireto de ranqueamento. Assim, não é algo que interfira diretamente na SERP, mas ajuda o site a reter os usuários, impactando na autoridade e relevância.

Para isso, um texto SEO friendly precisa ter parágrafos curtos, frases simples e diretas e vocabulário de fácil compreensão. O uso de marcadores, negrito e subtítulos distribuídos ao longo do material também é fundamental.

Qualidade do conteúdo

Além da avaliação técnica (uso de códigos HTML, por exemplo), os algoritmos dos buscadores avaliam a semântica, ou seja, o significado e o sentido das palavras.

Assim, não basta seguir as principais regras de SEO on-page, mas também prezar pela qualidade do conteúdo. Os textos devem se aprofundar nos temas, responder às dúvidas dos usuários e trazer informações relevantes ao consumidor em potencial.

Dessa forma, é um erro utilizar palavras-chave exageradamente ou de forma que comprometa a leitura. O ideal é seguir os fatores de ranqueamento sem abrir mão da boa escrita.

Marketing digital com a Vivo Empresas

Produzir conteúdos que estejam no topo dos resultados de buscas é uma tarefa desafiadora. Entretanto, com o auxílio da tecnologia, é possível medir objetivamente o desempenho das páginas e conhecer os parâmetros que precisam ser melhor trabalhados.

É isso que faz, por exemplo, o produto SEO Tool, da Vivo Empresas. Essa ferramenta monitora palavras-chave, analisa os concorrentes e entrega relatórios periódicos com recomendações para a otimização da página.

Outra solução que colabora com o marketing digital é o Vivo Construtor de Sites. Com essa plataforma, é possível criar sites profissionais de forma prática e intuitiva, facilitando a aplicação das regras de SEO. Além disso, também inclui acesso a banco de imagens, integração com redes sociais e a opção de loja virtual.

Essas e outras inovações compõem o portfólio da Vivo Empresas, parceira estratégica dos negócios. Com recursos digitais baseados em Big Data, Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing, entre outros, as companhias podem ampliar sua presença online e ganhar muito mais competitividade no mercado.

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Até a próxima!

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