Como aplicar SEO on-page para melhorar o ranqueamento do seu site

Foto do autor

Você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) para impulsionar os acessos do seu site e atrair mais clientes para a empresa. No entanto, agora chegou a hora de entender o papel do SEO on-page nessa tarefa.

Desse modo, vamos explicar algumas das principais estratégias de otimização on-page, para que você consiga melhorar o conteúdo do seu site. Assim, ele terá mais chandes de aparecer entre os primeiros resultados fornecidos pelos buscadores.

O que é SEO on-page?

Não custa lembrar: SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar a indexação das páginas pelos motores de busca (Google, Bing, etc.). Tudo isso, a fim de chegar mais perto do topo do ranking de resultados.

Entenda o que é SEO on-page.

O título das páginas é um dos elementos mais importantes para a construção de um bom SEO on-page.

Isso por que os algoritmos do Google e de outros serviços recorrem a diversos critérios na hora de escrutinar a web e analisar as páginas em busca dos resultados mais relevantes para o termo pesquisado.

Veja 3 ferramentas para achar a palavra-chave certa

Desse modo, o SEO on-page pode ser explicado como uma vertente do SEO. No entanto, que foca nos fatores que podem ser controlados por você e pelo código HTML da página.

Webinar | Tecnologia M2M_V1

Como aplicar o SEO on-page

Selecionamos, a seguir, alguns dos principais critérios de SEO on-page que merecem sua atenção:

1. Título das páginas

Um dos fatores mais importantes para medir a relevância das páginas. Desse modo, você deve construir títulos diferentes para cada artigo, que contenham a palavra-chave relacionada ao post. Além disso, precisam ser menores do que 70 caracteres. Ou seja, quanto menor o título, mais importância o Google dará para cada palavra.

2. Subtítulos

Ao escrever um artigo, você pode determinar subtítulos, também conhecidos como headings. Eles indicam a prioridade e a hierarquia de algumas partes do texto sobre as outras, indo de H1 a H6.

Nesse caso, H1 é o conteúdo mais importante, geralmente o título. Os restantes são utilizados de forma a organizar o texto para melhorar a experiência do usuário. Desse modo, se possível, insira as palavras-chave nos headings da página. Assim, os buscadores irão identificar que o artigo é relevante para o termo pesquisado.

3. Meta description

Meta description é o fragmento de texto que aparece juntamente com os links na página de resultados dos buscadores. Esse texto não pode superar 160 caracteres, explicando o que a página aborda, a fim de convencer o usuário a clicar no link. Priorize conteúdos informativos, curiosos e atrativos, e insira um call to action para seduzir o leitor a clicar.

4. Endereço das páginas (URL)

Idealmente, a URL das páginas devem ser descritivas e precisam conter a palavra-chave relacionada ao artigo. Assim, “http://site.com/?p=12447” é uma URL fraca e que não ajuda a indexação. No entanto, “http://site.com/nome-do-post” é uma URL forte, que será identificada como mais relevante pelo Google.

5. Imagens

Ao inserir imagens ao longo do texto, você precisa ficar atento a três critérios:

  • Nome de arquivo, que deve ser tão descritivo quanto possível;
  • Texto alternativo, que vai aparecer caso a imagem não seja exibida e também precisa ter relação com o que a imagem retrata;
  • Contexto (posição) em que a imagem será colocada, que deve fazer sentido para a construção de sentido do texto.

A qualidade como mantra

Por fim, é preciso lembrar que além das dicas de SEO on-page apresentadas aqui, é primordial construir um conteúdo que seja efetivamente relevante para os usuários.

O algoritmo de buscas do Google passa por um processo contínuo atualização e aprimoramento, para que possa indicar as páginas mais pertinentes para cada pesquisa realizada.

Portanto, mais do que otimizar o meta description do seu site, fique atento à qualidade do conteúdo apresentado. Antes de publicar um artigo, faça uma revisão da palavra-chave abordada e pergunte a si mesmo: “o post resolve o problema de quem pesquisar por essa palavra-chave?”.

Entenda o que é SEO on-page.

Foto do autor
Solicite um contato