Link building: saiba o que é e como construir a estratégia

Foto do autor

Quem está familiarizado com o cenário de marketing digital certamente já se deparou com link building  e sabe que este recurso vem para ajudar a sua empresa. Divulgar seu negócio na internet é um objetivo comum entre os empreendedores, mas nem todos conhecem as estratégias que podem ser usadas. O link building tem muita importância na busca para aumentar a popularidade dos sites e gerar mais acessos.

Não sabe do que estamos falando? Então, você só precisa seguir a leitura para entender o que é link building. Além disso, veja também como ele deve ser utilizado na estratégia de marketing digital de sua empresa.

O que é link building?

Parte da estratégia de Search Engine Optmization (SEO), o link building é um conjunto de técnicas utilizadas para obter links de outras páginas que remetam ao site da empresa. Desse modo, essa técnica tem forte influência na popularidade e visibilidade de um site nos mecanismos de busca do Google. Isso porque a presença dos links é levada em conta para definir a relevância das páginas na internet.

Ou seja, quanto mais links remetendo ao site de sua empresa em outras páginas, melhor posicionado você estará nas pesquisas dos buscadores. Desse modo, consequentemente, o tráfego de usuários fica maior e, portanto, a divulgação é potencializada.

Link building: saiba o que é e como construir a estratégia.

O link building faz parte das técnicas de SEO e auxilia na divulgação do site da empresa.

Link building é realmente importante para qualquer negócio com operação online, se você quer aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca. Links são um dos sinais mais poderosos que o Google usa para indicar a autoridade de um website.

Link building Interno

O link building interno nada mais é do que fazer referência para conteúdos do seu site, isto é, linkar para as suas próprias páginas . Este tipo de estratégia é muito importante dentro do inbound marketing, pois permite criar uma teia de navegação interna onde o usuário por ir percorrendo várias páginas e assim aumentar consideravelmente o tempo de permanência do seu domínio. Este critério conta muitos pontos no quesito de autoridade da sua página. 

Link building externo

O link building externo, ao contrário do interno, é fazer referência para conteúdos de outros domínios. O Google acaba levando em consideração se os seus conteúdos geram backlinks para sites que trazem relevância ao assunto destacado e dão credibilidade ao material. Se você está produzindo conteúdos usando fontes confiáveis, isto também auxilia a aumentar pontos na sua autoridade de domínio. 

Com funcionam os critérios de link building

O Google utiliza uma série de regras para analisar a relevância de um domínio e a qualidade dos links gerados é um desses critério. Para verificar se o seu link building está de acordo com as normas, os robôs provavelmente irão examinar 3 aspectos: âncora, contexto e nofollow/dofollow. 

Âncora: é a palavra ou termo onde o link será ancorado. 

Contexto: é a situação onde o link aparece, se é adequado àquele assunto ou não.

Nofollow/dofollow: qualquer link, por padrão, é considerado dofollow, ou seja, que os motores de busca devem seguir e fazer a referência. Já o nofollow, são os links que você não deseja atribuir autoridade, por isso, é inserido esse atributo.

Webinar | Transformação digital é essencial_V1

Erros de link building

Apesar de os buscadores valorizarem os links nas páginas, no entanto é preciso ter extremo cuidado na hora de elaborar a estratégia da empresa. Isso porque algumas técnicas tentam manipular as diretrizes do Google. O que pode acabar em penalizações.

Desse modo, negociar links como um acordo entre duas páginas e usar programas que criam eles automaticamente são exemplos de estratégias que vão contra as diretrizes.

Além disso, vale a qualidade. Ou seja, links que não remetem a conteúdos relacionados ao texto âncora são erros de construção da estratégia e podem gerar prejuízo para a empresa. O mesmo acontece se levarem a páginas sem qualidade.

Desse modo, tenha em mente que os links, se não forem bem utilizados, podem prejudicar o seu site, tanto em termos de relevância quanto em penalizações. Por isso, desenvolver uma boa estrutura de links significa colocá-los onde pareçam mais naturais e orgânicos.

Como construir o link building

Desse modo, como elaborar a estratégia para conseguir referências em outros sites sem violar as diretrizes do Google?

Priorize o conteúdo

Com a evolução do mecanismo, o Google prioriza cada vez mais o conteúdo de qualidade. Desse modo, essa é a melhor tática a ser adotada ao elaborar a estratégia de marketing digital da empresa.

É por meio de um conteúdo de qualidade que o seu site pode conseguir referências de forma leal. Ou seja, engajando usuários e fazendo com que eles compartilhem cada vez mais a informação que você publica. A lógica é que à medida que você faz postagens relevantes e bem construídas, mais sites serão incentivados a remeter a elas.

Desse modo, a vantagem é que, quando você quiser incluir links internos em suas páginas, já saberá que o conteúdo de destino é relevante. Se certifique de que o local para onde o usuário será direcionado agregue real valor, que traga informação de forma eficaz ao público-alvo.

Crie relacionamento

Construir relacionamento com sites e pessoas é uma premissa para um bom link building. É aconselhável que as empresas identifiquem um objetivo comum com outro website. E, a partir daí, ajam como um catalisador para uma relação mútua e significativa.

Ou seja, alcance é uma parte importante da construção de relacionamento, e a estratégia deve ser certeira. É importante que seja pessoal, capte a atenção e deixe claro o porquê de você precisar do relacionamento com o site. A estratégia de guest blogging, em que artigos de outras pessoas são publicados em sites e blogs de empresas, é uma boa opção. Ela gera oportunidades de incluir links de qualidade.

Por isso, na hora de construir a estratégia de sua empresa, lembre-se de apostar no conteúdo e conferir as diretrizes dos mecanismos de busca. Além disso, cuide para não utilizar os links de forma desleal, pois isso só prejudicará seu negócio a longo prazo.

Foto do autor
Solicite um contato