Saúde 4.0: veja como a inovação e tecnologia transformam o setor

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A Saúde 4.0 tem como base o uso de novas tecnologias para o desenvolvimento do setor. Esse conceito é derivado da Indústria 4.0, que representa a quarta revolução da manufatura e gira em torno de máquinas inteligentes. A análise das informações coletadas pode, por sua vez, embasar a tomadas de decisões, muitas vezes, sem o envolvimento humano.

Cloud Computing, Big Data, Internet das Coisas (IoT), 5G e Realidade Aumentada (RA) estão entre as tecnologias que fazem parte da Indústria 4.0. E, consequentemente, que suportam a Saúde 4.0. 

Dentre os principais objetivos do uso dessas soluções tecnológicas estão aprimorar os cuidados de saúde da sociedade e implementar uma visão inovadora do setor

Dessa forma, é possível oferecer aos pacientes um serviço com mais qualidade e com melhor custo–benefício. Além disso, a Saúde 4.0 ajuda a melhorar a eficiência da indústria de saúde. Veja também:

  • O que é e qual a importância da Saúde 4.0
  • Benefícios da aplicação do conceito
  • Exemplos de avanços tecnológicos na saúde
  • Tendências tecnológicas usadas nessa revolução

Saúde 4.0: o que é e qual a sua importância

Mulher checando relógio inteligente durante treino de corrida
Saúde 4.0 utiliza tecnologia não só para tratar, mas, sobretudo, para prevenir e diagnosticar doenças

De acordo com a Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), o termo Saúde 4.0 pode ser usado para destacar a importância de integrar a Tecnologia da Informação (TI) com os setores de manufatura e serviços (online e de logística).

A área, inclusive, é uma das mais beneficiadas pela revolução 4.0 e  que, assim, está obtendo os melhores resultados. Atualmente, a indústria médica é bem mais digital do que foi nas décadas passadas, com o raio-X e a ressonância magnética dando espaço para tomografia computadorizada e ultrassonografias cada vez mais avançadas. Da mesma forma, houve um avanço na produção e no volume de dados médicos coletados graças a soluções como Big Data e Cloud Computing.

Se o conceito 4.0 aperfeiçoa a experiência na área de saúde, consequentemente aumenta a qualidade dos serviços prestados, a flexibilidade, a produtividade e o custo–benefício. 

IoT, sistemas médicos que unem o físico com o virtual, uso de nuvem, Machine Learning e algoritmos inteligentes estão entre as soluções tecnológicas que atuam de forma integrada e são usadas por empresas do setor hoje. 

Apesar de aderir à Saúde 4.0 ser um passo importante, alguns pontos merecem atenção. Dentre eles, preparar a empresa para se adaptar a um cenário em que o investimento em tecnologia é uma necessidade. 

Digital antes de tudo

Segundo o Gartner, provedores de saúde estão enfrentando níveis sem precedentes de desafios e rupturas. De acordo com a consultoria, 63% das empresas do setor enfrentaram mudanças severas por conta de ajustes internos, pressão pela redução de custos, regulação e compliance. Tudo isso sem contar a necessidade de adaptar-se às demandas de um novo consumidor.

Com todas as mudanças no setor, apenas as empresas que se adaptam a esse novo cenário sobreviverão. E, de acordo com a consultoria, apenas 22% dos negócios se adequaram até agora. Para reverter esse status e enfrentar os desafios da indústria, o Gartner afirma que a saída é adotar um mindset “digital-health-first”.

Princípios para o uso da IA na saúde

Colocar em prática o conceito de Saúde 4.0 passa por usar soluções tecnológicas, como a IA. Nesse sentido, é importante ter cuidado redobrado com os aspectos éticos que fazem parte do processo. 

Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas em junho de 2021, é essencial não superestimar os benefícios da IA para a saúde. Isso evitaria, por exemplo, coletar e usar de forma antiética os dados. Outro ponto importante é ter atenção aos riscos da IA para a segurança do paciente. 

Confira os seis princípios que garantem que a IA funcione em prol do interesse público:

  • proteção da autonomia humana;
  • promoção do bem-estar e da segurança humanos e do interesse público;
  • garantia de transparência, explicabilidade e inteligibilidade;
  • promoção da responsabilidade e prestação de contas;
  • garantia de inclusão e equidade;
  • promoção da IA que seja responsiva e sustentável.

Benefícios da Saúde 4.0

Investir na aplicação do conceito de Saúde 4.0 com o uso da tecnologia e da inovação a serviço dos pacientes reserva alguns benefícios para as empresas. Dentre esses, maior precisão nos diagnósticos, aumento da capilaridade do atendimento e otimização no desenvolvimento de medicamentos. Esses benefícios da aplicação da Saúde 4.0 são:

  • melhora na velocidade, na precisão do diagnóstico e na triagem de enfermidades;
  • apoio no atendimento clínico;
  • fortalecimento da pesquisa em saúde e no desenvolvimento de remédios;
  • auxílio em intervenções de saúde pública, como acompanhamento de doenças e gerenciamento de sistemas ligados ao setor;
  • capacitação de pacientes na gestão de seus cuidados individuais de saúde, assim como maior compreensão de suas necessidades de evolução;
  • melhora na capilaridade dos serviços de saúde, proporcionando o acesso a profissionais de saúde, mesmo a habitantes de comunidades rurais ou com poucos recursos.

Avanços tecnológicos na saúde

A Saúde 4.0 mudou o cenário deste setor e trouxe a aplicação de diversos avanços tecnológicos. Dentre as tendências da área que merecem atenção especial dos negócios, estão as healthtechs, o atendimento virtual e o uso crescente de análise de dados, sobretudo com a utilização de Big Data.

Healthtechs

As healthtechs, startups que usam tecnologia para trabalhar na criação de soluções inovadoras, exemplificam avanços alinhados ao conceito de Saúde 4.0. Ao apostar em tecnologias como IoT, IA e Big Data, oferecem novos serviços para o setor, que podem ou não estar relacionados aos cuidados com os pacientes.

Não à toa, essas empresas cresceram 118% em dois anos. Ao usar tecnologias como Realidade Virtual (RV) e Machine Learning, as healthtechs podem, por exemplo, oferecer serviços como monitoramento em tempo real do estado de saúde dos pacientes. Além disso, com a utilização de IA, é possível, ainda, alinhar agendas de profissionais de saúde com as dos pacientes.


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Atendimento virtual

Segundo um estudo da consultoria PwC Brasil realizado em janeiro de 2021, 91% dos entrevistados usaram atendimento virtual por vídeo e fariam isso novamente. É fato que os avanços tecnológicos alinhados com a busca dos consumidores por maior conveniência mostram que a telemedicina veio para ficar.

Segundo a pesquisa global com consumidores de saúde da PwC, o interesse em relação a cuidados remotos, seja pelo smartphone ou por consultas em vídeo, é altíssimo. Sendo assim, a tendência é que, mesmo com a retomada do atendimento presencial, a interação a distância deve permanecer.

Com isso em mente, é importante desenvolver estratégias de cuidados virtuais. Deve-se considerar, inclusive, as tecnologias necessárias para prestar um bom atendimento, como ferramentas de conectividade e investimento, no futuro, em 5G.

Cuidados com a saúde em casa

Além do atendimento virtual, outro avanço tecnológico que se enquadra no conceito de Saúde 4.0 abrange os cuidados em casa. Isso porque novas tecnologias estão permitindo que mais pessoas se beneficiem do chamado ‘Care at Home’. Dispositivos para acompanhar pacientes a distância, por exemplo, possibilitam que profissionais recebam um alerta em caso de problemas.

De acordo com a consultoria McKinsey, uma pesquisa de abril de 2021 revelou que um em cada cinco líderes da área de saúde disseram que sua empresa oferecia o serviço de monitoramento remoto de pacientes.

Aplicativos relacionados à saúde

Cuidados com a saúde, educação do paciente e serviços públicos da área, disponibilizados através de celulares, notebooks e tablets, também são um progresso alinhado com a Saúde 4.0.

Ou seja, em um contexto em que a  maioria das pessoas conta com, pelo menos, um smartphone, o chamado mobile health, ou mHealth, é um componente importante das soluções tecnológicas usadas pelo setor.

Uso de análise de dados

Usar cada vez mais a força dos dados e das análises faz parte da Saúde 4.0. Reconhecer o poder de avaliar informações e aprimorar o atendimento, oferecer melhor experiência para os pacientes e reduzir custos é um passo importante para empresas do setor que queiram se adaptar à nova realidade do mercado e, assim, manterem-se competitivas. 

A consultoria PwC aponta que algumas implicações a serem observadas no uso de análise de dados na saúde são: a utilização das informações para o direcionamento de intervenções, comunicações e estratégias de divulgação adequadas aos pacientes. Dessa forma, é possível aumentar o impacto dessas iniciativas e reduzir custos.

De acordo com a PwC, outro aspecto relevante é a importância do desenvolvimento de uma cultura que tenha os dados como base. Além disso, é importante garantir que as informações possam ser transformadas em insights no futuro.

Tendências tecnológicas da Saúde 4.0

Médicos ajudam paciente em videochamada com familiar em sala de internação
Novas técnicas e soluções da saúde estão voltadas para o bem estar de profissionais e pacientes

Dentre as tendências tecnológicas que vieram com a Saúde 4.0, estão a blockchain, para verificação de dados, a automação de processos robóticos (RPA) e a mudança da infraestrutura para a nuvem. Saiba mais sobre a relação do conceito com algumas soluções tecnológicas.

Contact Centers na nuvem

Segundo o relatório 2022 Global Health Care Outlook, da Deloitte, dentre as ações que os líderes da área de saúde devem considerar para a década de 2020, está migrar os seus contact centers para a nuvem. 

De acordo com a consultoria, essa é uma maneira de melhorar o engajamento dos consumidores e, além disso, de agilizar a resolução de problemas.

A migração para a nuvem é, também, uma forma de criar uma plataforma que seja realmente omnichannel. Além de, claro, segura e compatível com IA e automação. Esses tópicos são complementados por um ambiente totalmente integrado e preparado para oferecer a melhor experiência aos pacientes.


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Blockchain para verificação de dados

Segundo a pesquisa da Deloitte, O futuro das regulamentações: Projeções para 2025, as novas abordagens em dados estão entre as previsões para os próximos anos e devem ficar no radar das empresas do setor de saúde. 

De acordo com o estudo, a tecnologia Blockchain pode ser utilizada para verificar diversos dados, como exames clínicos. Além disso, segundo a consultoria, a indústria de saúde tem aprovado inovações como essa em procedimentos oncológicos, por exemplo.

Fortalecimento da conectividade para maior integração

Selecionar soluções digitais que possam operar em conjunto e, também, que sejam focadas no futuro, impulsionando a coleta, a agregação e a conectividade de dados é outra tendência. Ao mesclar dados, como informações institucionais e wearables, é possível oferecer recursos para que os sistemas de saúde atuem sempre que necessário, identificando as melhores oportunidades.

Automação de processos robóticos

Outra projeção da Deloitte para 2025 é a união entre produtividade e tecnologia. Soluções como IA, automação de processos robóticos e geração de linguagem natural são, segundo a consultoria, corriqueiras em exames clínicos. Isso simplifica processos e análises, além de permitir maior agilidade na tomada de decisões por parte dos gestores do setor.

Conclusão

O conceito de Saúde 4.0 refere-se ao uso de inovações tecnológicas para aprimorar esse setor e, consequentemente, o atendimento aos pacientes. Além disso, apostar em soluções como IA, Big Data, 5G e Machine Learning são passos cada vez mais importantes para empresas que querem se destacar no setor. 

Em contrapartida, para aplicar o conceito de Saúde 4.0 nas operações diárias de uma instituição da área, é essencial dispor de uma  infraestrutura tecnológica adequada. 

Para isso, a Vivo Empresas dispõe de portfólio completo e atendimento especializado para Saúde. São recursos sob medida para conectividade, estrutura, relacionamento com pacientes, segurança, controle de custos e assistência em todo o Brasil para consultórios, clínicas ou hospitais.

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