Entenda como a tecnologia na saúde pode gerar processos mais eficazes

Foto do autor

A tecnologia na saúde traz possibilidades promissoras para a área, sobretudo, graças às inovações cada vez mais aplicadas no dia a dia de hospitais, clínicas e consultórios. Como resultado, aprimora a qualidade do atendimento e dos cuidados com os pacientes.

Assim como em outros setores, as empresas que investem no aperfeiçoamento ganham destaque no mercado, que está bastante aquecido. 

Se você está em busca de informações relacionadas, basta acompanhar a leitura. Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é tecnologia na saúde?
  • Importância 
  • Avanços do setor 
  • O futuro da tecnologia na saúde

O que é tecnologia na saúde?

GettyImages 1386963076

Basicamente, é um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas para as áreas de cuidado e bem-estar. A parceria entre esses setores é indispensável para a evolução das duas áreas.

Isso porque, de um lado, a saúde cria demandas e, de outro, a tecnologia proporciona inúmeros avanços em termos de equipamentos e prestação de serviços. 

Importância da inovação na área

Ao longo da história, os avanços tecnológicos permitiram que a humanidade desenvolvesse várias técnicas de combate e prevenção de doenças.

No Brasil, um bom exemplo é o trabalho pioneiro do médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, por meio do conhecimento sobre a febre amarela e a peste bubônica, contribuiu com o desenvolvimento de soros e vacinas que erradicaram ambas as doenças no País, em 1900.

É também por esse motivo que o Governo Federal faz campanhas de vacinação em massa para a erradicação e a imunização contra tétano, poliomielite, rubéola etc.

Confira a seguir os demais benefícios que evidenciam a importância da inovação na saúde. 

Melhora o atendimento

Os recursos tecnológicos disponíveis na atualidade melhoram o atendimento clínico, desde a recepção do paciente até o pós-consulta. Afinal, com um sistema informatizado e pessoal capacitado, esse ciclo se torna eficiente em todas as etapas.

Além disso, por meio do software adequado, também é possível facilitar os agendamentos. Dessa forma, o paciente pode marcar consultas para quando quiser.

Beneficia a assistência clínica

A maior assertividade no diagnóstico é um dos benefícios. Na estratégia terapêutica e na prevenção de doenças, além de proporcionar mais conforto, reduz, também, processos dolorosos. 

Isso acontece graças à utilização de equipamentos modernos, que possibilitam a identificação de nuances patológicas que antes não eram detectáveis, além da avaliação laboratorial de estágios iniciais.

Otimiza serviços clínicos

Outro benefício é a telemedicina, prática que oferece serviços de assistência médica a distância online, promovendo a interação entre pacientes, hospitais, clínicas e profissionais da saúde.

Com esse recurso, é possível enviar e compartilhar exames com outros profissionais, solicitar pareceres clínicos especializados e acompanhar casos complexos ou de difícil controle em tempo real.

Dessa forma, a otimização dos serviços clínicos está na diminuição do tempo para a execução de determinadas atividades e, consequentemente, no aumento da quantidade de atendimentos e procedimentos, gerando também benefícios financeiros.

Aumenta a eficiência nos processos

Tanto profissionais de saúde quanto pacientes podem solicitar resultados de diversos tipos de exames online com segurança. Mas, além disso, os processos gerenciais também são melhorados com a tecnologia na saúde.

Ou seja, o controle do faturamento dos procedimentos, da demanda não atendida, das consultas realizadas e dos prejuízos financeiros relacionados a processos não eficientes são levantados mais facilmente. 

Assim, os gestores podem identificar a situação da empresa e estipular metas a curto, médio e longo prazos. Fora que podem avaliar a eficiência das condutas implementadas com base na análise dos indicadores.

Monitora parâmetros clínicos

Por fim, as soluções tecnológicas facilitam o monitoramento de parâmetros clínicos. Em outras palavras, por meio de aplicativos ou software, os próprios pacientes conseguem avaliar sinais e sintomas críticos, sobretudo relacionados a doenças crônicas. Dentre alguns exemplos, podemos destacar:

  • aplicativos que identificam anormalidades na glicemia por meio de dispositivos subcutâneos;
  • relógios inteligentes que monitoram a pressão arterial e outros sinais específicos;
  • marca-passo monitorado 24 horas, prevenindo arritmias cardíacas e registrando a atividade do coração detalhadamente.

Essas estratégias possibilitam maior controle de doenças crônicas, além de enviar, em tempo real, o status para os profissionais de saúde que acompanham os pacientes. Consequentemente, torna-se possível solucionar dúvidas por meio de mensagens instantâneas ou alterações com encaminhamento a serviços de urgência e emergência médica.

Avanços da tecnologia na saúde

Confira a seguir alguns recursos que estão sendo implementados para otimizar o dia a dia em consultórios, clínicas e hospitais.

Cirurgia robótica

Atualmente, a cirurgia robótica é utilizada em procedimentos pouco invasivos e ajuda os cirurgiões a terem mais flexibilidade, precisão e controle. Com a tecnologia, médicos podem executar com mais assertividade os movimentos, diminuindo chances de erros. 

E, enquanto a tecnologia na saúde se desenvolve, é possível combiná-la com a realidade aumentada, o que possibilita que os cirurgiões vejam dados adicionais importantes acerca do paciente em tempo real, ainda durante a operação.

Apesar de a inovação desencadear algumas preocupações, como substituição total dos seres humanos por robôs, é bastante improvável que isso aconteça. 

Na verdade, a cirurgia robótica nada mais é do que uma ferramenta de trabalho para os médicos, que contam com o auxílio dessa tecnologia para desenvolver um serviço de qualidade ainda maior.

Impressão 3D

Provavelmente, você já ouviu falar sobre impressão 3D e o impacto que esta tem na área da saúde. Esse tipo de equipamento pode ser usado na criação de implantes e até mesmo articulações para uso em cirurgias.

As próteses impressas em 3D estão sendo cada vez mais usadas porque são 100% personalizáveis. Isso graças às funcionalidades digitais, que possibilitam que elas correspondam às medidas de um indivíduo de forma milimétrica, o que promove nível máximo de mobilidade e conforto.

Vale ressaltar que o invento cria itens duradouros. Além da utilização em cirurgias, mencionada acima, pode ser usada para imprimir as pílulas que contêm medicamentos, ajudando os pacientes em relação aos cuidados diários. 

Medicina de precisão

A medicina de precisão é outra solução tecnológica que tem transformado a área. Sob a perspectiva dos medicamentos, por exemplo, é possibilitado que médicos selecionem terapias e compostos para o tratamento de doenças, como câncer, a partir da composição genética de cada paciente.

Esse remédio é personalizado e bem mais eficiente, em comparação com outros procedimentos, visto que ataca tumores com base em proteínas e genes específicos do indivíduo. Como resultado, geram mutações genéticas que permitem que eles sejam combatidos com mais facilidade.

Inclusive, os medicamentos de precisão também estão sendo usados no cuidado de outras doenças, como artrite e artrose. Para isso, eles usam esses mesmos mecanismos de defesa para combater os genes vulneráveis da doença, reduzindo os sintomas e os danos nas articulações.

Inteligência artificial

De acordo com pesquisas recentes, a inteligência artificial (IA) pode ajudar os médicos a terem ainda mais resultados positivos em relação aos diagnósticos dos pacientes. Podemos destacar um estudo de fevereiro de 2019, publicado na revista Nature Medicine, que revelou que a tecnologia tem mais precisão do que os médicos para diagnosticar doenças pediátricas.

Segundo a publicação, os pesquisadores identificaram que um sistema que cruza as informações de um exame e é comandado pelo algoritmo diagnosticou casos de gripe, catapora e asma com taxas de precisão que variaram entre 90 e 97%.

Nesse sentido, o grande benefício é a maior eficácia nos tratamentos propostos aos pacientes que, por sua vez, ganham bastante em qualidade de vida.

Realidade virtual (RV)

Embora a realidade virtual já exista há bastante tempo, foi apenas recentemente que os avanços da tecnologia na saúde possibilitaram que os estudantes de medicina passem por treinamentos sem colocar a vida de nenhuma pessoa em risco.

Essas sofisticadas ferramentas contribuem para que os futuros médicos adquiram a experiência necessária. Ou seja, fazendo ensaios de procedimentos mais complexos, como cirurgias, com uma compreensão visual realista de como a anatomia humana se conecta.

Além disso, o uso do dispositivo também pode beneficiar os pacientes. Não só no diagnóstico, como no tratamento e no preparo para a realização das técnicas que forem mais dolorosas.

Um exemplo disso são os casos dos pacientes com queimaduras, que precisam raspar as feridas. Esse tipo de procedimento é extremamente doloroso e causa um mal-estar gigantesco nos indivíduos. 

Com o óculos de realidade virtual, a pessoa é imersa em outra situação e, com isso, é possível “enganar” o cérebro, diminuindo o sofrimento.

Telemedicina

GettyImages 1313145461

Em abril de 2022, o Conselho Federal de Medicina aprovou a Resolução nº 2314, que regulamenta a telemedicina no Brasil. Por causa da pandemia, de covid-19, essa foi a maneira de realizar atendimentos com especialistas sem que as pessoas precisassem ir a hospitais. 

Um estudo realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM) com a Associação Médica Brasileira (AMB), publicado em fevereiro de 2022, intitulada Percepção dos médicos sobre o atual momento da pandemia de Covid-19 Telemedicina, mostra que 64,3% dos pacientes dos médicos que responderam a pesquisa aprovam e gostam dessa forma de atendimento. 

Para auxiliar especialistas que ainda precisam aprender os limites entre fazer o atendimento digital e o presencial, a Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital disponibilizou um Manual de boas práticas em telemedicina e telessaúde

Até porque, nem sempre, uma troca de mensagens substitui a consulta presencial. No entanto, não há nenhum problema em fazer uso desse recurso para repassar informações mais simples, como responder alguma pergunta sobre determinada medicação.

O futuro da tecnologia na saúde 

O crescimento da tecnologia na saúde foi notório nos últimos tempos, principalmente no decorrer dos momentos mais preocupantes da pandemia.

Dessa maneira, além de evidenciar as falhas nos sistemas, o cenário de crise também reiterou a necessidade de desenvolvimento de soluções para atender demandas que, até então, não pareciam tão importantes.

Nesse sentido, a Vivo Empresas dispõe de portfólio completo e atendimento especializado para Saúde. São recursos sob medida para conectividade, estrutura, relacionamento com pacientes, segurança, controle de custos e assistência em todo o Brasil para consultórios, clínicas ou hospitais. Veja os detalhes e aprenda sobre cada serviço que oferecemos ao seu negócio na página de soluções digitais em Saúde da Vivo Empresas.

Todos esses avanços da tecnologia na saúde certamente são apenas o começo. Diversas inovações tecnológicas nos serviços de assistência médica e hospitalar estão sendo implementadas e mudando o cenário.

Por esse motivo, consultórios, clínicas e hospitais de todo o País devem se preparar para investir em inovação, proporcionando mais segurança e comodidade para os pacientes.

Gostou deste artigo? Então, continue lendo nossos conteúdos sobre a temática:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato