As vantagens de ter um site próprio para sua empresa 

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Mais da metade dos brasileiros sonha em ter o próprio negócio. É o que o Monitor Global de Empreendedorismo, pesquisa feita há 23 anos pelo Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Anegepe, a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, relatou na última edição, em 2023. 

Só para efeito de comparação, esse índice de desejo é recorde na pesquisa. Em 2021, 45% dos brasileiros tinham esse sonho. Ao comparar com os dados de 2017 é possível perceber que o percentual mais que triplicou.  

O desejo de empreender e ter um negócio para chamar de seu é, muitas vezes, acompanhado de uma série de dúvidas e questionamentos sobre o que é preciso ter para uma empresa de sucesso. Bons produtos? Um bom serviço? Contratar os profissionais certos? 

Na era das redes sociais, uma dúvida frequente que passa pela cabeça de empreendedores de primeira viagem é se vale mesmo a pena investir num site próprio. 

Afinal, boa parte do sucesso dos negócios atualmente está vinculado a uma forte presença nas redes sociais, com perfis no Instagram, Facebook e TikTok e uma produção de conteúdo voltada a atrair e fidelizar clientes. 

Tudo isso é muito válido, assim como ter um ambiente no qual as informações da empresa são colocadas de modo claro. E se for o caso, um ambiente de compra online, o famoso e-commerce. 

Fica com a gente nesse texto, que iremos mostrar: 

  • As vantagens de ter um site próprio da empresa 
  • O que faz uma presença digital ser impactante 
  • Como organizar o site de sua empresa 

Boa leitura! 

As vantagens de ter um site próprio da empresa 

Você lembra qual foi a última vez que buscou um produto, uma roupa ou até fez compras online? Qual canal você usou para fazer a busca? Provavelmente o Google, não é mesmo. 

Da mesma forma que você faz consultas no Google, o seu público também faz. Ter um site próprio pode ajudar os buscadores como Google, Bing e Yahoo e mostrarem seu negócio para mais pessoas. É uma verdadeira porta de entrada para novos clientes.  

É possível utilizar ferramentas para identificar as palavras-chave mais relevantes no seu nicho e mercado para aparecer nos mecanismos de busca de forma orgânica. Outro ponto importante é estar sempre monitorando essas palavras-chave para que seja possível otimizar o seu conteúdo. Para isso, é possível utilizar ferramentas como o SEO Tool de Vivo Empresas. 

Você também pode apostar em anúncios pagos, no Google, que vão mostrar seu site para mais pessoas. Essa é uma estratégia de marketing digital muito usada por empresas que visam aumentar a presença online sem gastar muito dinheiro com publicidade. 

Uma outra vantagem de ter um site próprio é aumentar a sua autoridade perante o público. Boa parte das pessoas escolhe comprar o produto ou serviço da empresa que tem maior autoridade no seu segmento de atuação, e para verificar essa autoridade, elas procuram site, redes sociais e recomendações daquela marca. 

Ter um site da sua empresa aumenta sua presença online, ajuda na construção da autoridade de marca e amplia o relacionamento com o público. As pessoas podem entrar em contato com sua empresa direto pelos canais do site ou pelas redes sociais, que vêm sendo usadas também como SAC. 

O que faz uma presença digital ser impactante 

Com tanta vantagem assim, imaginamos que a resposta para a dúvida sobre ter ou não um site próprio é: “sim, vale muito a pena!” 

O site é parte de algo mais amplo que é a presença digital de sua empresa. Imagine que o ambiente online é um local, com vários países, territórios. Em quais locais da internet sua empresa está? Ela pode ter um perfil em uma ou duas redes sociais. Pode ter um aplicativo próprio.  

Ter um site próprio funciona como marcação de território no ambiente online. É no site que, muitas vezes, clientes buscam informações mais detalhadas de produtos e serviços ou entram em contato para solicitar devoluções, fazer elogios ou reclamações.  

Aliado com perfis em redes sociais e outras estratégias como presença em aplicativos e parcerias com outros sites, um site próprio é um grande aliado na construção de uma presença digital sólida e de um branding bem definido. 

Como organizar o site de sua empresa 

Ter um site próprio é extremamente importante, não é mesmo? 

Mas será que vale apenas ter um site e pronto? 

Um site próprio precisa de pelo menos três passos fundamentais: a escolha de um domínio, a alocação em um servidor e a utilização de um CMS. São três requisitos técnicos fundamentais para o bom funcionamento do sítio online. 

O domínio nada mais é do que o endereço do seu site. Funciona como um nome próprio que representa a identidade e o espaço online onde os arquivos são armazenados. O domínio está ligado diretamente ao CMS, sigla para gerenciador de sites, que dá o acesso e permite que o usuário possa mudar as informações, incluir ou excluir páginas e muito mais. 

O domínio fica dentro de um servidor. Nada mais é do que a casa da sua identidade, onde todas as informações do seu site ficam guardadas. Fotos, vídeos, textos, tudo fica dentro do servidor. É fundamental contar com um servidor potente e disponível para evitar problemas. 

Agora que você sabe a importância de ter um site próprio, chegou a hora da grande pergunta: por onde começar? 

A resposta está aqui, com a gente.  

Temos uma série de soluções pensadas para sua presença digital. Uma delas é o Construtor de Sites oficial, no qual você pode criar um site profissional em questão de minutos, sem precisar contratar desenvolvedores. 

Com uma plataforma intuitiva e diversos modelos de templates, com opções de personalização, você ganha tempo e praticidade no seu site e ainda escolhe entre três diferentes planos: o Básico, o Intermediário e o Avançado. 

Oferecemos essas soluções em conjunto com a hospedagem do site, com planos de armazenamento e possibilidade de personalizar um ou mais e-mails para sua equipe.  

Entre em contato com nossa equipe. Você vai descobrir que ter um site para sua empresa pode ser muito mais rápido e fácil do que você pensa. 

Bons cliques por aí! 

Até a próxima! 

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