Estratégias eficazes de marketing digital para PMEs 

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Você certamente já ouviu que a “propaganda é a alma do negócio”, não é mesmo? Pois é verdade: o marketing é um poderoso aliado de empresas de diversos portes em seu crescimento e ampliação de vendas e clientes. 

O termo marketing é amplo por si só. Marketing vai além de vender ou comunicar. É todo o conjunto de estratégias, técnicas e atividades que uma empresa usa para promover seus produtos, ou serviços e criar valor sobre eles e a própria empresa. Outros estudiosos pontuam que o marketing é a compreensão das necessidades e desejos do público-alvo e a criação de valor em soluções que atendem essas necessidades. 

No mundo de hoje, esse emaranhado de ações que fazem parte do marketing é cada vez mais digital. Quer a prova? 

Segundo estudo do IMRG (Interactive Media in Retail Group), o crescimento de 11,1% nas vendas online no varejo e o aumento anual de 23,7% nas vendas via dispositivos móveis observados em 2022 são indicativos claros da crescente importância do mercado digital.  

O relatório aponta também que as taxas médias de conversão em smartphones cresceram cerca de 64% em 2023, em comparação com desktops. 

Não faltam dados que mostram o quanto é importante ter estratégias muito bem definidas de marketing digital para seu negócio. Se você se enquadrar dentro de uma PME, é mais importante ainda: o marketing digital pode elevar o patamar da sua empresa e ajudar a alcançar mais clientes, ter mais vendas e muito mais. 

Fica com a gente, que nesse texto te mostraremos tudo sobre o tema! Você irá ler um pouco mais sobre marketing digital e irá aprender as seguintes técnicas: 

  • Como ampliar o marketing digital de sua empresa 
  • Marketing de influência: engajamento e expansão 
  • Marketing de oportunidade: aproveitando as chances do dia a dia 
  • Ferramentas online para alavancar seu marketing digital 

Vamos nessa? Boa leitura! 

Como ampliar o marketing digital de sua empresa 

Ampliar o marketing digital de sua empresa envolve pensar do seguinte modo: como as ferramentas da internet podem ajudar na expansão da minha empresa? A resposta está num termo muito usado por especialistas no tema: presença digital. 

Ter uma boa presença digital significa estar nos diversos locais da internet, como site, redes sociais, aplicativos, sites especializados e muito mais. Uma das principais dicas é ter um site próprio. Ele funciona como marcação de território no ambiente online. É no site que clientes buscam informações mais detalhadas de produtos e serviços ou entram em contato para solicitar devoluções, fazer elogios ou reclamações.  

Aposte num domínio próprio para seu site. Você pode contar com nosso Construtor de Sites, no qual você pode criar um site profissional sem precisar contratar desenvolvedores. 

Outra dica é ter perfis em todas as redes sociais, ou ao menos naquelas mais estratégicas para o seu negócio. Se você identifica que seu público está principalmente no Instagram, é uma boa apostar num perfil caprichado nessa rede social. 

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Marketing de influência: engajamento e expansão 

Com uma boa presença online com um site bonito, redes sociais criadas e presença em aplicativos e agregadores de site, é hora de colocar seu negócio na boca do povo! Uma boa estratégia de marketing digital é apostar na relevância dos influenciadores. 

Eles ajudam a levar o nome da sua marca para mais pessoas e as influenciam no ato da compra. Aposte em campanhas criativas que misturem o diferencial de seu produto com autenticidade e a confiança que os consumidores buscam nos influenciadores. 

E aqui, uma dica de ouro: se a verba de marketing que você tem para o ano está apertada, que tal apostar no formato de permuta, no qual você oferece seu produto ou serviço de graça, e o influenciador faz a divulgação no perfil dele?  

A estratégia de permuta é extremamente valiosa no marketing digital. Ela ajuda na expansão e no engajamento de forma orgânica. Mas não se esqueça que a permuta precisa ser vantajosa para o influenciador também, ok?  

Outra dica é apostar em campanhas temáticas e em ações online que estimulem a participação dos consumidores.  

Marketing de oportunidade: aproveitando as chances do dia a dia 

O chamado marketing de oportunidade é uma estratégia de marketing digital que aproveita eventos atuais, tendências repentinas e mudanças na sociedade para promover uma marca, produto ou serviço. É a criação de valor a partir dos acontecimentos do dia a dia.  

Usar o marketing de oportunidade é uma excelente forma de pequenas e médias empresas crescerem e aparecerem para o público. Fique de olho em eventos imprevistos, como tendências virais, acontecimentos culturais e momentos na mídia. Muitas vezes, basta um comentário numa rede social na notícia do momento, ou uma postagem no estilo do viral do momento que sua marca pode alcançar novos voos. 

O marketing de oportunidade está muito presente no TikTok, uma das redes sociais do momento. Há relatos de vários vídeos que viralizam apenas por tratarem de assuntos de momento. Quando bem usada, essa é uma grande ferramenta para ampliar vendas ou conhecimento de marca do seu negócio. 

Ferramentas online para alavancar seu marketing digital 

Quais ferramentas você pode usar para ampliar suas estratégias de marketing digital? 

Mesmo num mundo voltado para as redes sociais, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta eficaz. Aposte na construção de uma base de contatos de clientes, possíveis clientes e pessoas interessadas no seu produto ou serviço, os chamados leads. Você pode construir uma série de e-mails personalizados, com ferramentas e campanhas que serão cruciais para maximizar seu impacto.  

E o WhatsApp? Outra boa ferramenta! Você pode criar grupos e comunidades com clientes assíduos e oferecer serviços especiais ou ofertas para eles. Além de aumentar as vendas, também age na fidelização de clientes que já estão na sua carteira. 

Essas estratégias digitais são não apenas relevantes, mas indispensáveis para fortalecer o marketing para PMEs. Elas abrem portas para um crescimento dos negócios no mundo digital. 

Mas é claro que não fica só por aí. Quando falamos do universo digital, não há limites para imaginação! 

Você pode ter um site próprio, perfis em diversas redes sociais, fidelizar clientes com seus grupos de WhatsApp e campanhas de e-mail marketing e ainda usar influenciadores para ampliar o conhecimento do seu negócio. Tudo isso somado a uma boa logística, um planejamento estratégico certeiro e sua empresa estará em boas mãos. 

Sabemos que o desafio de cada negócio é único. E que a digitalização da sua empresa precisa de soluções pensadas para você e sua necessidade. 

É por isso que as soluções da Vivo Empresas são personalizadas. Não chegamos com nada pronto. Primeiro, entendemos seu negócio, seu perfil e criamos uma solução que usa o melhor da tecnologia e da conectividade para atender suas necessidades. 

Fale com nosso time! 

Estamos prontos para te ajudar a levar o marketing digital da sua PME a um outro patamar. 

Até a próxima! 

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