Agendamento online: como tecnologia de automação impacta as instituições de saúde

Foto do autor

O agendamento online é uma das ferramentas mais comuns, que as inovações tecnológicas proporcionam ao setor de saúde, trazendo mais agilidade à rotina de consultórios, laboratórios e clínicas médicas.

Com a internet e os dispositivos móveis cada vez mais indispensáveis no dia a dia de pessoas e empresas, implementar essa realidade na área médica é uma forma de interagir com diversos tipos de público, sem realizar grandes investimentos.

Além disso, entender o funcionamento desse sistema e conhecer suas vantagens é fundamental para se manter atualizado, reduzir custos, economizar tempo e oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Neste artigo, você verá:

  • Benefícios do agendamento online
  • É possível fazer o agendamento de consulta online pelo SUS?
  • Melhores opções disponíveis no mercado 

Como funciona o agendamento online

Marcar com antecedência e de forma online as consultas simplifica e otimiza as interações iniciais entre clínicas, laboratórios, consultórios médicos e pacientes.

As instituições de saúde armazenam um alto volume de informações. Por isso, não é incomum se deparar com confusões e erros quando os processos são manuais.

Dessa forma, existe a necessidade de se padronizar e aperfeiçoar a rotina das clínicas. Como funciona um sistema de agendamento online?

A resposta é simples: ele pode ser feito por meio de sites, aplicativos, inteligência artificial (IA) e, até mesmo, pelas redes sociais.

IA na marcação de consulta

Soluções de IA, em específico, fazem uso de chatbots, que respondem perguntas cadastradas e encaminham o paciente para o calendário, informando os dias e horários disponíveis, além dos planos de saúde aceitos e o endereço do consultório.

Após a confirmação da marcação, o cronograma do médico é atualizado de forma automática. Ou seja, a data marcada é sincronizada com a agenda da clínica ou a do profissional. 

Não há envolvimento humano. No entanto, o paciente pode entrar em contato com um funcionário da instituição de saúde caso deseje tirar outras dúvidas. 

Além disso, também é importante ressaltar que as datas e os horários disponibilizados pelo sistema são autorizados pelo médico ou colaborador responsável pelo cronograma, e ambos têm autonomia nesse planejamento.

Webinar | Investir em tecnologia na saúde_V1

Benefícios do sistema de agendamento online

Embora muitos não tenham consciência disso, a jornada do paciente começa no momento em que ele inicia a busca por um profissional de saúde. 

Ainda que os médicos pensem que a experiência de atendimento tenha início na consulta, ela começa quando a pessoa percebe que precisa de ajuda profissional e pede indicações de amigos e familiares ou faz pesquisas online

Dessa forma, além de um perfil médico reunir as informações do currículo e mostrar avaliações de pacientes atendidos anteriormente, também possibilita que os novos agendem por meio do sistema.

Essa facilidade é um grande benefício da solução, mas não é o único. Confira a seguir outras vantagens. 

Diminuição na fila de espera

Muitas pessoas desistem de marcar consultas e exames, em virtude do tempo de espera. Existem pacientes que aguardam vários minutos até o atendimento por telefone, o que pode fazer com que ele desista antes mesmo desse primeiro contato. 

O agendamento online agiliza de maneira significativa esse processo, pois o gerenciamento eletrônico é mais rápido e eficiente, diminuindo reclamações, atrasos e faltas.

Mais tranquilidade no atendimento

Quando os pacientes têm a opção de agendar suas consultas pela internet, o volume de ligações para o consultório se torna menor, o que permite um acolhimento de maior qualidade aos clientes que estão na sala de espera.

O mesmo se aplica à marcação de exames, visto que, com solicitações e resultados online, menos pessoas vão até a clínica com esses objetivos, o que torna o trabalho dos recepcionistas mais tranquilo.

Autoridade no mercado

Quem deseja se diferenciar da concorrência precisa propor mais do que ela oferece. Assim como o conhecimento em gestão hospitalar é importante, a presença online que possibilita a marcação de consulta também faz toda a diferença para o profissional diante do mercado.

Comodidade 

Com a rotina acelerada, muitas pessoas podem se esquecer de agendar um horário, ou, ainda, marcar e não comparecer. 

O agendamento online soluciona esse tipo de problema, pois oferece ao paciente a comodidade de solicitar sua consulta a qualquer momento, por meio do smartphone ou do computador.

Para os profissionais de saúde, a possibilidade de marcações 24 horas significa um maior volume de atendimentos e encaixes rápidos em caso de desistências. 

Confiabilidade de dados 

Quando o próprio paciente preenche seus dados, há uma redução de erros nas informações fornecidas, como nome completo, documento de identificação, número de telefone, endereço e etc.

Nesse sentido, outro benefício é a organização das informações, visto que é possível levantar todos os elementos de maneira rápida e prática. 

Com isso, os dados concedidos anteriormente são resgatados de forma automática. No final desse processo, o sistema cria relatórios, possibilitando que seja traçado um panorama do perfil dos clientes. 

Experiência de qualidade 

Sem um sistema automatizado, normalmente, é necessário ligar para marcar um atendimento médico, o que pode envolver um tempo de espera. Além disso, pode levar dias ou semanas até a data agendada.

Dessa forma, proporcionar uma experiência simples e agradável com o agendamento online pode ser crucial para conquistar e reter o paciente. 

Alto retorno financeiro

Como as consultas são os serviços mais procurados em clínicas e consultórios, a maior parte da renda do médico vem delas. 

O uso de um sistema online, por sua vez, aumenta o número de marcações, proporcionando um alto retorno financeiro.


LEIA MAIS :  Preocupação com saúde mental no trabalho é prioridade para negócios


É possível fazer o agendamento de consulta online pelo SUS?

Sim. Por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível na App Store e no Google Play, os usuários podem reservar as consultas de forma online pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa possibilidade surgiu durante a pandemia, visando suprir a demanda nos atendimentos básicos, sendo uma ótima alternativa em meio à crise sanitária. 

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, permite que marcações e atendimentos sejam realizados de forma virtual no app.

Além disso, as teleconsultas também possibilitam a emissão de atestados e prescrições médicas.

A funcionalidade traz mais segurança a quem necessita, é sustentável e econômica. Já os médicos conseguem atender mais pacientes sem aumentar a carga horário de trabalho, pois não há deslocamento.

Por que a falta de agendamento de consulta online pode prejudicar uma instituição de saúde?

Atualmente, oferecer a possibilidade de agendamento online é fundamental em todas as clínicas e consultórios, sobretudo, aqueles que têm serviços de telemedicina.

Isso porque, além da marcação virtual facilitar a vida do paciente que não pode ou não tem tempo de se locomover até o escritório, também permite que a pessoa escolha o dia e o horário que mais faça sentido dentro da própria rotina.

Em vez de apenas ouvir o atendente dizer os dias e os horários disponíveis, e ser obrigado a dar uma resposta rápida, quem busca ajuda pode avaliar a agenda do médico com calma e tranquilidade, pensando no seu próprio calendário.

Além disso, para a administração da clínica, é possível gerenciar os cancelamentos de forma mais simples, visto que o sistema sinaliza quando uma consulta é desmarcada ou adiada.

Também é importante ressaltar que a adesão do agendamento online pelo próprio SUS é um grande indicador da necessidade de utilizar tecnologias em hospitais, consultórios e clínicas médicas.

E, em situações de emergência, a teleconsulta pode ser bem mais eficaz no monitoramento do enfermo.

Com base em todas essas questões, podemos afirmar que não fazer uso do agendamento online pode representar um grande desperdício de tempo e dinheiro. E as chances de os pacientes trocarem um consultório por outro que disponibilize esse tipo de serviço são bem reais.

Melhores opções disponíveis no mercado 

Com a finalidade de se definir qual é o melhor sistema de agendamento para sua empresa, é importante atentar-se às funcionalidades oferecidas, à possibilidade de integração com outros sistemas, à reputação da companhia desenvolvedora e ao nível de suporte técnico oferecido.

Além disso, é fundamental ter em mente que a solução não apenas deve atender às suas necessidades e às da sua equipe, como também precisa funcionar para os clientes. 

Por esse motivo, a interface deve ser simples, intuitiva e amigável, de maneira que facilite a navegação e que todas as informações necessárias sejam encontradas na plataforma sem muito esforço. 

Outra questão essencial é a eficiência do desenvolvedor: a experiência da empresa no mercado e, especificamente, no setor de saúde. Afinal, é necessário ter toda a ajuda ao se deparar com problemas ou surgir alguma dúvida, de modo que a resposta seja a mais rápida possível.

E, quando falamos sobre tecnologias, a Vivo Empresas dispõe de soluções completas para seu negócio. Oferecemos conectividade, segurança digital, cloud computing e ferramentas de colaboração e produtividade. Além disso, apoiamos as organizações com toda a infraestrutura tecnológica necessária.


LEIA MAIS: Home care: como a tecnologia auxilia no serviço de saúde domiciliar 


Tecnologia é aliada da saúde 

Como foi possível ver ao longo deste artigo, oferecer a tecnologia de automação traz muitos benefícios, pois torna os processos de atendimento bem mais eficientes e práticos.

O registro manual de informações deixa de ser necessário e a confiabilidade dos serviços prestados aumenta, visto que há uma diminuição considerável de falhas e riscos envolvidos. 

Com isso, o paciente tem mais segurança e se sente respeitado e valorizado, enquanto os profissionais de atendimento e administração têm mais tempo para se dedicar às suas funções essenciais.

Os resultados são, portanto, mais agilidade nos processos de atendimento, internos e externos, serviço de excelência, economia para a empresa e maior fidelização de clientes.

Gostou deste conteúdo? Então, continue lendo nossos artigos sobre a contribuição das inovações tecnológicas para o setor da saúde.

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato