Delivery para o Dia dos Namorados: surpreenda seus clientes

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As medidas de distanciamento social impostas para o combate à propagação da Covid-19 têm afetado datas comemorativas importantes para o setor gastronômico. A próxima do calendário de 2020 é o Dia dos Namorados, ocasião em que, tradicionalmente, os estabelecimentos costumam observar um aumento de até 50% no faturamento, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Neste ano, para garantir indicadores positivos será, mais do que nunca, essencial aprimorar os sistemas de delivery. Oferecer menus atrativos e entregas previamente agendadas, por exemplo, são iniciativas fundamentais para alavancar as vendas.

Segundo um estudo conduzido em abril de 2020 pela Corebiz, empresa de inteligência para marcas do varejo, os pedidos de refeições por meio de aplicativos cresceram 77% durante a quarentena. Em relação ao Dia dos Namorados, 57,8% dos brasileiros pretendem fazer algum tipo de comemoração, de acordo com uma pesquisa da Social Miner realizada em parceria com a Opinion Box.

Tais dados revelam que há interesse – e espaço – para a realização de ações específicas para a data.  E, para prosperar, a tecnologia desempenha papel crucial.

Neste artigo, você verá:

  • Dicas para atrair a atenção do público
  • Como planejar o delivery para a ocasião
  • Canais que facilitam o atendimento ao cliente
  • Por que a divulgação é fundamental
Imagem de uma pizza e de um cartão em formato de coração para simbolizar o delivery no dia dos namorados.
Bares e restaurantes devem investir em um sistema de delivery especia para o Dia dos Namorados. Foto: Getty Images

Como atrair o público

O Dia dos Namorados será comemorado de um jeito alternativo em 2020. Cabe aos restaurantes saber aproveitar as oportunidades que integram esse novo cenário. Inclusive, há referências de experiências positivas registradas em eventos anteriores. Na Páscoa, por exemplo, houve um aumento de 377% nas compras online, conforme os dados do relatório Impactos da Covid-19 no Comportamento do E-Commerce Brasileiro, elaborado pela Ebit | Nielsen.

Para o Dia dos Namorados de 2020, a expectativa é de que o delivery venha a suprir a demanda por experiências diferenciadas. A pesquisa da Social Miner realizada em parceria com a Opinion Box revelou que 40% dos casais planejam um jantar especial em casa.

No entanto, será preciso contar com um bom planejamento para se destacar. O primeiro passo é elaborar um cardápio atrativo, a um custo acessível ao público-alvo e que possa ser transportado sem grandes danos. Oferecer brindes, como um vinho ou sobremesas, é algo que chama a atenção dos consumidores. A proposta deve ser criativa.

O restaurante paulistano Vinheria Percussi, por exemplo, desenvolveu uma caixa especial comemorativa. O kit vem com bebida, entrada, prato principal, sobremesa, uma vela aromática e uma playlist romântica (que pode ser acessada via QR Code). As opções disponíveis podem ser consultadas previamente no site.

mesa de jantar vista de cima, com pratos, talheres e copos
40% dos casais planejam um jantar romântico em casa. Foto: Pexels.

Logística eficiente

Em relação à logística, é preciso reforçar a equipe de entregadores para evitar atrasos, com pedidos agendados previamente pelo WhatsApp ou pelo site. Disponibilizar tal estrutura, por sua vez, exige uma conexão de internet eficiente. O sistema deve estar 100% disponível para a realização dos pedidos e, durante a operação, para esclarecimento de dúvidas ou para o acolhimento de possíveis reclamações. Por isso, a conectividade é uma solução essencial.

Uma experiência de compra negativa, principalmente em uma data tão especial como o Dia dos Namorados, é bastante prejudicial para a imagem do estabelecimento. Na pesquisa da Social Miner, prazos de entregas ruins, preços pouco atrativos ou falta de promoções se destacam entre os principais fatores que poderiam fazer levar a desistência das comemorações. Portanto, é fundamental planejar as condições e organizar a logística.

Facilite a experiência

Como vimos, é importante dispor de canais bem definidos para atender o cliente, tirar dúvidas e receber os pedidos. Conforme estudo desenvolvido pela Mobile Time e pela Opinion Box, 55% dos entrevistados já se comunicam com marcas e empresas via WhatsApp. Portanto, vem se consolidando como um hábito cada vez mais comum, sobretudo porque o aplicativo é utilizado com frequência no dia a dia.

No caso de bares e restaurantes, esse canal pode facilitar a comunicação com os clientes. Então, a dica é criar uma conta empresarial, chamada de WhatsApp Business. Esse formato permite aos estabelecimentos:

  • Enviar mensagens automáticas para dar as boas-vindas;
  • Apresentar o menu;
  • Solucionar dúvidas;
  • Direcionar melhor os consumidores.

Tudo para otimizar o atendimento.

Dia dos namorados: taças de vinho sobre uma mesa de madeira.
Facilitar o atendimento ao cliente é fundamental para garantir uma boa experiência. Foto: Pexels.

Divulgar é fundamental

Jantares de Dia dos Namorados, geralmente, são planejados com antecedência, o que é benéfico para os restaurantes. Assim, é possível preparar o estoque e organizar a logística, desde o pedido até as entregas. Portanto, o estabelecimento deve divulgar previamente os cardápios e fazer ações nas suas redes sociais para atrair a atenção do público.

Ainda conforme levantamento da Social Miner e da Opinion Box, 58,20% das pessoas que pretendem comemorar a data recorrem diretamente aos sites das marcas para consultar as ofertas disponíveis. Tal indicador revela a importância de contar com uma página própria, atualizada e organizada. Em seguida, o público faz pesquisas em sites de busca (45,5%), como Google e Bing, e consultas ao Facebook e Instagram (30,9%).

Incluir promoções e códigos de desconto também é um diferenciador em campanhas de datas comemorativas, sobretudo em tempos de pandemia e recessão econômica. Como exemplo, o restaurante Chelsea Burger, localizado em Curitiba, oferece descontos de até 20% em seu cardápio de Dia dos Namorados que inclui um hambúrguer em formato de coração. A casa uniu uma opção visualmente atrativa a promoções divulgadas nas mídias sociais.

Entre os 23,3% dos entrevistados que não pretendem comemorar a data em 2020, segundo o estudo anteriormente citado, as únicas coisas que os fariam mudar de ideia são:

  • Uma boa promoção (para 34,8% dos consultados);
  • Preços atrativos (33,3%).
Coração de plástico sobre um fundo escuro
Fazer uma divulgação atrativa é essencial. Foto: Pexels.

Diferencie-se

Com tantos bares e restaurantes disponíveis, o que poderia fazer com que o cliente escolhesse justamente o seu para comemorar? Essa pergunta precisa guiar todo o seu processo de planejamento e o plano de divulgação.

A experiência oferecida pelo estabelecimento deve ter sempre um diferencial. Pode ser um brinde, uma ação, embalagens sustentáveis, um cardápio harmonizado com vinhos…use a imaginação!

Busque os fatores mais relevantes ao seu público, sempre levando em conta os valores atrativos, a qualidade e a eficiência na entrega. De olho nos casais que estão fisicamente distanciado, por exemplo, o chef Luís Isoldi, do restaurante paulistano Maneco, criou um menu que pode ser entregue em casas diferentes. Os clientes recebem os kit e fazem uma videoconferência para comemorarem juntos (sem taxas de entrega extras).

Tal ação atende consumidores que pretendem comemorar a data, mas não moram juntos e não se arriscariam a sair de casa (são 31,2% dos consultados, de acordo com a Opinion Box).

Há também estabelecimentos que pretendem oferecer uma experiência diferente aos clientes, permitindo que os mesmos cozinhem seus pratos. A plataforma Cheftime, por exemplo, faz delivery de caixas com todos os ingredientes necessários para que se aventurem na cozinha.

Dia dos Namorados: pratos de cordeiro sobre a mesa de madeira, com talheres ao lado e uma garrafa de azeite.
É essencial oferecer produtos que estejam de acordo com o seu público-alvo. Foto: Pexels.

Conclusão

Os hábitos de consumo mudaram durante o isolamento social. De acordo com um estudo elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 70% dos brasileiros entrevistados afirmaram que pretendem continuar comprando online depois da pandemia. Tal indicador ressalta a importância do investimento em ferramentas que viabilizam esse tipo de venda, como os sistemas de delivery.

E isso, provavelmente, vai ocorrer na maior parte das datas comemorativas. Neste Dia dos Namorados, por exemplo, terá destaque quem contar com a tecnologia para oferecer um serviço diferenciado, de qualidade, eficiente e que cumpra as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Esperamos que a leitura tenha sido muito útil.

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Até a próxima!

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