Como escolher um influenciador digital para uma PME? 

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Uma celebridade da TV pode ter centenas de fã-clubes e alguma influência sobre seus admiradores. Mas quando uma pessoa comum à nossa realidade passa nas redes mostrando um produto, parece que os níveis de confiabilidade sobre a recomendação são bem maiores. 

Essas personalidades estão nas plataformas promovendo o chamado marketing de influência, na figura do influenciador digital – personagem que pode interferir diretamente nas decisões de compra dos consumidores, inclusive os das pequenas e médias empresas (PMEs).  

Afinal, você se convenceu de que Xuxa Meneghel, por exemplo, usava o hidratante que anunciou ao longo de sua parceria de 12 anos? Muitos brasileiros, não. 

E o que dizer de Roberto Carlos, conhecido por não comer carne vermelha, propagandeando carnes ou de Ivete Sangalo recomendando uma cerveja mesmo após algumas declarações públicas de que sequer gostava de bebida alcóolica?  

Enfim, não é possível dizer que essas campanhas engajaram o público de fato, mas agora que já existem pessoas bem mais acessíveis para representar o seu negócio, é preciso aderir a essa tendência com estratégia. 

Este artigo traz dicas cruciais para você acertar na escolha do seu influencer, mas pretende te mostrar também: 

  • O cenário do marketing de influência no Brasil; 
  • A importância do influenciador na comunicação das PMEs; 
  • 5 benefícios do marketing de influência para PMEs; 
  • As 4 categorias de influenciadores digitais; 
  • Como escolher seu influenciador. 

Marketing de influência – o fenômeno do influenciador digital 

Eles conquistaram de vez nossos consumidores: só no Instagram, 67% dos usuários no Brasil seguem algum influenciador digital. Entre eles, 55% afirmam já ter adquirido algum produto norteados por suas recomendações. 

Os dados são do estudo Influencer Marketing Hub, que ainda apurou que o ROI, retorno sobre o investimento, das empresas que utilizam seus serviços é de 5x o capital investido, enquanto a taxa de lembrança de anúncios feitos por influencers é de 69%. 

Nosso país já conta com mais de meio milhão de influenciadores – personalidades que nem precisam contar com contas milionárias nas redes sociais.  

Mas entre tanta gente falando sobre tanta coisa, entender quem pode agregar valor de verdade à sua marca pode ser um desafio, não é mesmo? 

Se você ainda tem dúvidas sobre contratar ou não uma dessas personalidades para te representar, entenda… 

A importância do influenciador digital para PMEs 

O marketing de influência tornou-se uma alternativa poderosa para empresas de todos os portes, mas a abordagem vem se revelando especialmente valiosa para PMEs – organizações que muitas vezes enfrentam restrições orçamentárias para mostrar a cara para o mundo. 

As campanhas com influenciadores digitais oferecem uma maneira eficaz e acessível de promover as marcas, alcançar públicos específicos e impulsionar o crescimento dos negócios. Portanto, desapegue da ideia de que a estratégia está apenas ao alcance das grandes corporações e conheça ao menos… 

5 benefícios do marketing de influência para PMEs 

  • 1. Custo-benefício 

Se comparado a outras formas de promoção em mídias tradicionais, o marketing de influência pode ser considerado uma abordagem com um ótimo custo-benefício. Um bom influenciador digital é capaz de atender às demandas de criação de um conteúdo publicitário por conta própria, reduzindo os esforços de gestores com produções de mídia. Consequentemente, esse trabalho se torna menos oneroso, com menos pessoas envolvidas. 

  • 2. Segmentação eficiente 

No universo da publicidade, o alcance de pessoas está diretamente ligado ao investimento reservado para cada campanha – quanto mais longe chegar seu anúncio, maior o capital investido. Mas nem sempre essa relação é benéfica, já que a mensagem da marca pode impactar pessoas sem interesse no produto ou serviço. 

Nesse cenário, o influenciador digital tem a capacidade de segmentar sua audiência atingindo diretamente o público-alvo da marca com maior precisão, o que favorece empresas com recursos limitados.  

  • 3. Aumento da visibilidade e do alcance 

PMEs precisam atrair novos consumidores em meio a mercados quase sempre acirrados. E é aí que entra o marketing de influência, com seu poder de alcançar e cativar mais pessoas, aumentando a probabilidade de conversões e vendas. 

Lembre-se de que a conquista de visibilidade é crucial para a construção de uma marca sólida e que pequenas e médias empresas precisam se diferenciar estabelecendo uma identidade distinta em um mercado competitivo.  

  • 4. Credibilidade e confiança 

Influenciadores são considerados especialistas em seus segmentos de atuação, por isso têm uma relação de confiança estabelecida com suas bases de fãs. Quando uma marca é mencionada ou recomendada por um influenciador respeitado, isso gera credibilidade para a empresa. A transferência da confiança ajuda a construir uma imagem positiva para o negócio e, de cara, fortalece a percepção dos clientes sobre seus produtos ou serviços. 

  • 5. Mensuração de resultados 

Uma das grandes vantagens do marketing de influência para PMEs é a capacidade de mensurar resultados e retorno sobre o investimento. Com as ferramentas e métricas disponíveis nas redes sociais, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, entendendo dados de alcance, engajamento, conversões e vendas.  

Essa capacidade de análise permite aos gestores fazer eventuais ajustes nas estratégias com base em resultados reais, maximizando o retorno sobre o investimento. 

Categorias de influenciadores digitais 

Hoje, é possível dividir os influenciadores digitais em quatro grandes grupos: 

  • Nanoinfluenciadores: com menos de 10 mil seguidores; 
  • Microinfluenciadores: variam entre 10 e 100 mil seguidores; 
  • Macroinfluenciadores: vão de 100 mil a 1 milhão de seguidores; 
  • Megainfluenciadores: estão acima de 1 milhão de seguidores. 

Os dois primeiros podem não apresentar números tão expressivos, mas costumam contar com um público real, fiel e altamente engajado. E, geralmente, como trabalham com preços mais amigáveis ou até permutas, acabam sendo melhores opções para as PMEs.  

Ainda sente receio de apostar em alguma personalidade? Converse! Leve uma proposta que possa ser bacana para ambos os lados e entenda se a forma de pagamento não pode se dar, a princípio, por meio da aquisição do influencer de seus próprios produtos ou serviços. 

A escolha do seu influenciador 

Em comunicação, costumamos dizer que toda iniciativa precisa estar ao lado de um propósito bem definido. A escolha de influenciadores só faz sentido se houver um plano estratégico sólido, não apenas ações esporádicas esperando que eles sejam a solução para todos os problemas da sua companhia.  

Não se esqueça de que o influenciador digital precisa estar em sintonia com os valores e propósitos da sua empresa e que para tornar essa estratégia mais eficiente é importante considerar alguns pontos fundamentais: 

  • 1. Planejamento  

A escolha deve estar alinhada a seus objetivos, por isso influenciadores devem fazer parte de um plano estratégico. Identifique personalidades que possam agregar valor real a seu negócio e público-alvo. Defina objetivos claros para cada parceria e como isso se encaixa em sua estratégia geral de marketing. 

  • 2. Investigue  

A seleção não deve se basear apenas nas chamadas métricas de vaidade, a exemplo do número de seguidores e das curtidas nas fotos. Um bom influenciador também não diz respeito às preferências do dono do negócio, por isso seja detalhista. 

Observe os comentários, as lives desse influenciador, além, claro, da participação e o engajamento do público com os conteúdos. Curtiu a maneira como ele se posiciona? Tem a cara do seu consumidor e daqueles que você quer alcançar? Se sim, aposte nessa ideia. 

  • 3. Autenticidade e alinhamento de valores 

A credibilidade e a autenticidade do influenciador são cruciais, por isso é necessário ter certeza de que o profissional estará alinhado com seus valores porque seu próprio público perceberá algo errado ou fora do tom se a parceria for forçada ou incoerente, o que pode prejudicar a confiança na sua marca. 

  • 4. Ações bem planejadas 

Ações esporádicas com marketing de influência podem gerar resultados pontuais, mas para obter benefícios a longo prazo é fundamental criar parcerias contínuas. Construa relacionamentos consistentes para que os influenciadores se tornem verdadeiros defensores da sua marca e a audiência possa ter tempo de associar a imagem do profissional a seu produto. 

  • 5. Avalie as métricas 

Falamos bastante de métricas, não é mesmo? Porque só elas te darão a mensuração real dos resultados das suas campanhas, identificando o impacto real em seus objetivos de marketing e a necessidade de eventuais ajustes nas abordagens futuras. 

Acompanhe dados que possam responder se houve engajamento positivo de alcance, conversões e, consequentemente, retorno sobre o investimento. Essas análises te ajudarão a aprimorar sua estratégia ao longo do tempo. 

Você bem representado por influenciadores e fornecedores 

Até aqui, falamos de propósito, credibilidade e relacionamentos capazes de fortalecer a imagem de empresas com consumidores e clientes no universo das redes sociais. 

Mas na era da hiperconectividade, em que todo gestor de pequena e média empresa já reconhece a importância da conexão com seu público, você também precisa contar com fornecedores que entendam as dores reais do seu negócio.  

Por isso, nós mesmos, da Vivo, desenvolvemos um amplo portfólio desenhado especialmente para as necessidades de PMEs com pacotes de conectividade e soluções digitais disponíveis na Vivo Empresas

Porque escalar no mundo dos negócios muitas vezes não requer tanto investimento quanto você imagina, apenas parcerias estratégicas mesmo! 

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Até mais! 

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