Cashback: quais suas vantagens para PMEs?

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“Tem cashback pra você!” — desde que o consumidor passou a receber essa mensagem por e-mail ou notificações de push, o mundo do consumo nunca mais foi o mesmo. As oportunidades para pequenas e médias empresas (PMEs) cresceram bastante e não por menos, afinal, quem não gosta de uma vantagem?  

A fórmula que faz brilhar os olhos do público de qualquer realidade econômica pode ser oferecida de diferentes maneiras, mas independentemente de como as pessoas recebem o benefício, uma coisa é fato: essa tendência veio para ficar. 

Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) dão conta de que 55% dos brasileiros preferem fazer compras em lojas que oferecem cashback – recurso responsável pelo aumento de 83,5% dos gastos com compras no ano passado. 

Segundo novos levantamentos da Ebit Nielsen, a tática de fidelização já desbanca as velhas ações de oferta de pontos – quase o dobro (1,9 vez mais). Fator que demonstra que o “dinheiro de volta” tem maior capacidade de atração e retenção. 

Nesse cenário, você deve estar se perguntando: “como incluir essa estratégia em minha operação?”, não é mesmo? 

Ótimo, porque hoje viemos em missão de esclarecer tudo do que você precisa saber para incluir o método em seu negócio de forma descomplicada. E aproveitamos para mostrar também: 

  • Vantagens para pequenas e médias empresas; 
  • Como escolher a plataforma para oferecer o benefício; 
  • Quais os tipos de cashback; 
  • Estratégias adicionais; 

Cashback: o mar de oportunidades para PMEs em números 

A Izio&Co analisou o comportamento de 1,4 milhão de consumidores no universo de 20 varejistas de segmentos diversos e trouxe números instigantes: o crescimento de 17,6% de consumo no ticket médio das pessoas contempladas pelo benefício, com alta na frequência de compras que varia entre 60% e 120% quando comparado a clientes que não o utilizam.  

O estudo verificou que o público beneficiado pela estratégia demonstra maior confiança para gastar mais quando sabe que terá o retorno de parte de seu investimento – segundo a empresa, o gasto dessas pessoas foi 31,5% maior após receber o dinheiro de volta. 

Para pequenos e médios negócios, o cashback é absolutamente viável e, se bem aplicado, pode ser o diferencial diante da concorrência e do mercado e-commerce.  

Clientes comemoram a iniciativa por “n” motivos: 

  • O aumento da satisfação; 
  • A sensação de confiança e de valorização; 
  • O retorno de valores; 
  • A liberdade para utilizar o benefício como acharem melhor. 

Já as PMEs, surfam nas benesses promovidas pelo modelo por muitos fatores: 

  • O aumento da visibilidade, pois as plataformas de cashback divulgam lojas parceiras; 
  • A fidelização dos consumidores, que passam a comprar mais para receber recompensas; 
  • A atração de novos clientes, que aumenta suas bases e vendas.  

O reembolso, muitas vezes, chama mais atenção que descontos, por isso vale a pena analisar as possibilidades e fazer testes para entender se o formato pode ser interessante para a fidelização dos seus clientes e, consequentemente, o crescimento do seu negócio. 

Claro que, para isso, há condutas adequadas que não devem sair do seu radar. 

Entenda! 

Cashback: a escolha da plataforma 

Antes de tudo, você precisa saber que alguns cartões de crédito já permitem a obtenção do dinheiro de volta no ato da compra, mas o caminho mais utilizado para as empresas que disponibilizam o benefício é vincular suas lojas a plataformas digitais que oferecem programas de recompensas.  

Méliuz, Cuponomia e Ame Digital são algumas delas, mas independentemente da sua escolha, é necessário verificar bem com quem você fará essa parceria. 

Esses serviços oferecem uma variedade de recursos práticos que podem pesar na decisão do usuário, já que eles precisam se cadastrar nessas plataformas. Por isso prefira aquelas que: 

  • Entreguem interfaces amigáveis, intuitivas e com um bom tempo de resposta; 
  • Garantam segurança, já que seus clientes terão que inserir dados de cartão que devem permanecer no aplicativo para que não precisem inserir a cada pagamento feito na sua loja; 
  • Facilitem a visualização de transações, preferencialmente na tela inicial, mostrando saldos disponíveis, entradas, saídas e informações das compras; 
  • Permitam a transferência de valores entre outras contas e o pagamento por meio da câmera do celular em um QR Code. 

No todo, evite apps que apresentem falhas e bugs frequentes para não comprometer a experiência de seu público consumidor. 

Quais os tipos de cashback 

A estratégia varia caso a caso. A depender do objetivo comercial da companhia, de seu nicho de mercado e perfil de clientes, é necessário escolher o modelo mais adequado. Entre eles: 

Cashback Livre 

Permite que o usuário usufrua do valor recebido de volta como preferir: ele pode sacar, fazer transferências, abater o valor na fatura de um cartão de crédito, obter desconto em compras futuras na sua loja, entre outras opções. 

Cashback Exclusivo 

Recompensa em que o consumidor só pode se beneficiar da vantagem como sua empresa definir. Há bancos, por exemplo, que permitem o uso do valor apenas para pagar a fatura. Algumas plataformas armazenam o saldo em uma carteira digital, sendo o dinheiro válido somente para transações dentro do aplicativo, como pagamento de boletos, recargas de telefone ou compras com parceiros.  

Cashback Social 

A prática costuma agregar bastante valor às marcas que oferecem o modelo, já que o saldo que seria do usuário é destinado para causas sociais da escolha do cliente. Quase sempre a empresa informa as possíveis instituições que receberão a doação no ato da finalização da compra. 

Estratégias adicionais de cashback 

Ao entender qual modelo mais funciona para o seu negócio, você ainda pode somar outras táticas para encantar seus consumidores e atrair mais clientes. Confira! 

. Programa de fidelidade com cashback: crie um programa em que seus consumidores acumulem pontos que podem ser trocados por cashback ou descontos em compras futuras. A investida pode ser eficaz para retê-los e incentivá-los a retornar ao seu negócio. 

. Programa de indicação com cashback: ofereça o benefício para aqueles que indicarem novos clientes para aumentar a base de público do seu negócio. 

. Cashback em eventos promocionais: aproveite a vantagem em eventos especiais, como promoções sazonais, aniversários da empresa, feriados e nos momentos em que as pessoas estão mais aptas a comprar. 

. Cashback em compras recorrentes: ofereça para clientes que fazem compras regulares ou assinam serviços recorrentes para incentivar a fidelidade e a manutenção do relacionamento a longo prazo. 

Implementando cashback com parceiros que entendam seu negócio 

Você, que chegou até aqui, percebeu que a adesão ao modelo de vantagem pode fortalecer e aumentar a competitividade de PMEs com facilidade porque enquanto seu consumidor ganha dinheiro, você não perde, pelo contrário: acaba incentivando o consumo. 

O perfil desse tipo de cliente, aliás, parece bastante com o de toda a nossa equipe: são compradores online ativos, já que a maior parte desses programas são oferecidos por lojas virtuais. Claro que eles também têm interesse por tecnologia e todas as praticidades que o pagamento móvel pode proporcionar. 

Na era virtual, quem não se digitaliza se perde dessa fatia enorme de consumidores, por isso o portfólio de Vivo Empresas vem recheado de soluções digitais e de conectividade para PMEs: para que seu negócio se torne, definitivamente, a cereja do bolo. 

Não experimentou ainda? 

Fale com nossos especialistas, porque a festa da digitalização de micro, pequenas e médias empresas, para nós, só está começando. E atenção aos conteúdos que recomendamos hoje! 

. Carteiras digitais: o que são e como implementar em seu negócio 

. Consumidor 5.0: como atender às expectativas de consumo das novas gerações 

. TikTok: 5 dicas infalíveis para empresas venderem na plataforma 

Nos vemos em breve.  

Até lá! 

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