TikTok: 5 dicas infalíveis para empresas que querem vender na plataforma

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Se você acha que o seu negócio não tem nada a ver com o TikTok, este post vai te fazer rever seus conceitos. 

Muitas empresas vêm buscando crescer na plataforma, e não é por menos. Por ali, milhões de usuários aliviam o stress, se informam, encontram receitas e se divertem vendo gente cantando e dançando – aliás, as coreografias embaladas por hits musicais foram as maiores responsáveis pelo sucesso em popularidade da rede. 

Mas gestores de empresas que não pertencem ao setor do entretenimento, muitas vezes não sabem como podem agregar conteúdo nesse universo cada vez mais rentável para as companhias, afinal, agora, seus usuários também compram por lá. 

Se você é um deles, fique despreocupado! Nem todo vídeo do TikTok precisa apelar para as famosas dancinhas, especialmente porque, a depender do produto ou serviço, há negócios que requerem um pouco mais de seriedade. 

Mas isso não quer dizer que você não pode abusar da criatividade para engajar seu público por lá, com leveza – característica importante para aumentar sua base de fãs na rede. 

Para que você entenda por que e como produzir conteúdo para sua empresa na plataforma, neste artigo você vai descobrir: 

  • Os benefícios de somar seu negócio ao TikTok for Business 
  • Quais os conteúdos mais adequados para empresas na plataforma? 
  • O TikTok for Business no apoio ao empreendedor 
  • Dicas infalíveis para a produção de vídeos na plataforma 

TikTok for Business: por que é um diferencial ter sua empresa na rede? 

Pense assim: tem gente passando horas em um app que pode dar alguma visibilidade para sua marca?  

Se sim, você deve avaliar se somar sua marca a ele pode gerar algum valor para o seu negócio. E não se engane se suas impressões te fazem acreditar que o TikTok é uma rede para crianças e adolescentes. 

Somos impactados pelos seus vídeos curtos mesmo nas redes sociais concorrentes e até a turma adulta – que até pouco tempo achava que a plataforma era lugar de gente jovem – não resistiu. 

De acordo com dados coletados pela DataReportal, o Brasil tem o terceiro maior público adulto interagindo na plataforma. Em 2023 a análise mostra que 82,2 milhões de usuários têm 18 anos ou mais, ficando atrás só dos Estados Unidos e da Indonésia, com 113,3 milhões e 109,9 milhões de usuários adultos, respectivamente. 

Segundo o levantamento da Insider Intelligence, usuários de 25 a 34 anos deverão passar uma média de 52 minutos por dia no TikTok este ano. A turma de 35 a 44 anos, 48 minutos; e o público de 45 a 54 anos, cerca de 46 minutos. 

Setembro marcará os sete anos de lançamento da marca, que já conta com mais de 1 bilhão de TikTok lovers ativos por mês ao redor do mundo.  

Esse número, que só cresce, mostra a necessidade de pequenos e médios empreendedores avaliarem levar suas marcas para lá. 

Mas quais tipos de vídeo podem funcionar para empresas no TikTok 

Antes de responder a essa pergunta, é importante entender quais as expectativas do público ao navegar na rede. 

A maioria dos consumidores do TikTok está correndo da seriedade das publicações, por vezes, problematizadas, do Facebook. Isso quer dizer que seus usuários estão ali mais para se divertir do que para ver conteúdos polêmicos.  

Mas essa não precisa ser uma máxima se a empresa que estiver ali souber amarrar a audiência. 

Na invasão da Rússia à Ucrânia, por exemplo, muitos criadores passaram a surgir na rede alertando sobre os conflitos armados que estavam acontecendo, com bom engajamento. 

No Brasil, o podcast “A Mulher da Casa Abandonada”, que contou a história de uma milionária que escondia sua verdadeira identidade e mantinha uma empregada em situação análoga à escravidão, também viralizou bastante no TikTok.  

Um exemplo bacana de uma instituição que vem dando um show na plataforma é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a entrega de informações atualizadas de maneira acessível, democrática e irreverente a seus seguidores.  

Em 2022, seu perfil (@tsejus) trouxe, em parceria com o TikTok, uma série de vídeos divertidíssimos com o objetivo de combater a desinformação nas eleições, com resultados excelentes. 

E enquanto algumas marcas ainda estão perdidas entre as inúmeras tendências que surgem na rede social, outras acertam em cheio no tom. Caso da Duolingo, plataforma de aprendizagem de idiomas que vem usando de forma eficiente sua mascote – uma coruja verde – para conquistar uma legião de fãs.  

Ela se chama Duo, e vive circulando pelo escritório da empresa em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Assim, todos os textos dos vídeos e das legendas são em primeira pessoa, relatando as opiniões e experiências da mascote no ambiente corporativo, com muita criatividade. 

Quer um exemplo? 

Seu nome frequentemente é confundido com o da cantora britânica Dua Lipa, o que se tornou uma piada entre os seguidores e a marca, que fez até campanha para que a celebridade notasse a mascote. 

Um dos vídeos mais assistidos da empresa foi a tentativa da Duo conquistar o coração da artista pop, com direito a pedido de casamento do lado de fora de uma arena onde a cantora estava fazendo um show. 

Por aqui, a conta nacional da mascote icônica também dá um show! Ela interage com os alunos brasileiros, participa das trends e memes da rede social, dá dicas para aprender novos idiomas, mas sem dar moleza – ela cobra as lições diárias dos estudantes MESMO! 

Dito isso, pense que, no todo, a receita é ser o mais leal e autêntico possível ao que você é. Então, se você é uma marca que não tem o entretenimento como nicho principal, seja o mais fiel possível ao tipo de mensagem que pretende passar, com criatividade. 

Converse com as pessoas da maneira como faria normalmente, em uma mesa de bar, porque a rede é democrática e dá espaço para todos os negócios. 

TikTok for Business 

Se o caso da mascote Duo não te inspirou para nada, acalme-se. O próprio TikTok desenvolveu o TikTok for Business, plataforma que ajuda empresas a ampliarem seus negócios na rede com ferramentas para criadores, fáceis de usar. 

A alternativa traz soluções para potencializar as vendas por meio do TikTok Ads, com ferramentas que criam campanhas com controle de custos flexível, monitoramento em tempo real e segmentação inteligente de audiência. 

Claro que os vídeos serão desenvolvidos pelo contratante, por isso, atenção às dicas a seguir.  

Dicas básicas para bombar o perfil da sua empresa na rede 

Com o tempo, analisando a plataforma e percebendo como empresas de perfis fortes e o público se comunicam, você vai entender quais caminhos podem combinar com seu negócio para desenvolver conteúdos incríveis para sua marca no TikTok

Lembre-se apenas de abusar da criatividade e não se perca das dicas abaixo: 

1. Foco nos primeiros segundos.  

Os primeiros segundos dos seus vídeos do TikTok precisam chamar a atenção, porque reter o público é muito importante para engajar a audiência em apps de vídeos curtos. 

Por isso, a estratégia é entregar logo no início, qual vai ser o assunto. E aí, vale tudo: insira letterings, áudio, legenda e qualquer elemento que chame atenção para o tema, de cara. 

Posicione-se em um local que dê indicativos sobre o que você vai falar. Você tem um negócio de produtos naturais? Que tal apostar em um influencer vegetariano ou vegano para dar dicas de receitas usando o que você vende na sua loja? 

Ele pode aparecer com uma camiseta com dizeres que desestimulem o consumo de carne animal e o cenário pode contar com um filtro cheio de produtos do campo.  

Não tenho um influencer. E agora? 

Arrisque-se a fazer você. Lembre-se que dificilmente alguém terá maior domínio sobre a área em que você atua do que você mesmo! 

2. Captação na vertical 

Parece meio óbvio, mas marinheiros de primeira viagem ainda pecam no formato que pega na rede: o vertical. Por isso, atenção! 

Os vídeos são distribuídos para seus usuários majoritariamente em celulares, daí a necessidade das captações de imagens na posição vertical. 

3. Fique atento e saiba entrar nas trends 

Trend no TikTok é a expressão usada para se referir aos vídeos que ganham destaque e se tornam rapidamente uma tendência por serem muito replicados no aplicativo – são quase sempre os conteúdos mais vistos – entram no momento certo enquanto está rolando um burburinho sobre um tema específico na rede. 

Para identificar as trends, você pode utilizar as próprias ferramentas disponíveis no navegador da rede, que mostra, inclusive, as tendências de vídeos, hashtags e áudios em alta. 

Só não vale surfar em qualquer assunto: o burburinho precisa ter alguma aderência com o seu conteúdo. Se não houver, vale buscar pelas dicas de tags que poderão fisgar o público que vai se identificar com sua proposta. Elas são oferecidas pela própria plataforma.  

Se seu negócio tiver relação com a gastronomia: #comida #viciadoemcomida #amantedecomida #foodporn #tiktokfood. 

Mas se seu produto se relacionar com beleza: #beleza #estetica #beauty #maquiagem #makeup. 

Se sua empresa for do setor fashion: #moda #modafeminina #fashion #estilo #modamasculina #style. 

Todas essas indicações foram entregues pelo TikTok, mas há milhares por lá, com visualizações de montão. 

4. Sonorize 

Não deixe de usar efeitos sonoros e, se possível, amarre suas trilhas com as principais tendências de músicas em alta disponibilizadas pela plataforma

Musicar a experiência dos usuários do TikTok é quase uma lei que você deve priorizar. 

5. Capriche na entrega final 

Antes de postar seu vídeo, avalie pontos valiosos para o público da rede: 

a) Boa iluminação; 

b) Áudio em pleno funcionamento; 

c) Conteúdo legendado; 

d) Desempenho da peça. 

Jamais suba vídeos travados, corrompidos com algum corte na hora da exportação ou outros problemas técnicos. O material precisa rodar direitinho para sua audiência. 

Lembre-se sempre que nem todos os usuários podem contar com a melhor conexão, cenário que exige seu critério.  

Para vídeos engajadores, conexões hiperpotentes 

Quem não é de criar conteúdo para as redes sociais pode estar se perguntando: vou ter que criar um estúdio para entregar produções bacanas na plataforma? 

Acalme-se. Não é sobre isso. Diz mais respeito a apostar na criatividade e pensar na qualidade final das suas peças. Isso se resolve com um smartphone com uma câmera bacana, um ambiente bem iluminado e uma conexão de alta qualidade – mas isso a Vivo Empresas já resolveu! 

Conheça os planos de Vivo Fibra e Pós-pagos, suba seus vídeos no TikTok sem passar nervoso com as exportações e esteja sempre conectado a seus fãs sem perder as trends que vão levar o nome da sua marca longe na plataforma. 

Ah, e outra coisa. Ao produzir seus vídeos, não esqueça de se divertir! 

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