E-commerce e o mercado de nicho no Brasil: oportunidades e o sucesso do comércio eletrônico direcionado

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Quem nunca fez compras pela internet? O comércio eletrônico, ou e-commerce, mudou a forma como as pessoas compram e vendem produtos e serviços nos últimos vinte anos e ganha cada vez mais força num mundo conectado, rápido e em constante transformação. 

Não é diferente no Brasil. O comércio eletrônico tem crescido de maneira exponencial por aqui.  

Somente em 2021, as vendas online movimentaram cerca de R$ 169.6 bilhões, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% do total, segundo dados do Google. 

O sucesso do mercado de compra e venda online representa uma grande oportunidade para o mercado de nicho atingir novos públicos e maximizar vendas.  

Empresas especializadas em atender demandas específicas de consumidores têm um mundo de oportunidades com a compra e venda pela internet. 

Neste artigo, vamos explorar alguns pontos, como: 

  • O que é mercado de nicho? 
  • O mercado de nicho no e-commerce 
  • As oportunidades do comércio eletrônico direcionado 
  • Desafios e tendências para os próximos anos 

Fique ligado na leitura! 

O que é mercado de nicho? 

Mercado de nicho é um segmento específico dentro de um mercado mais amplo. É um recorte de um setor, que concentra um grupo muito particular de consumidores, que tem interesses e necessidades específicas e únicas, que normalmente não são atendidas pelo mercado mais amplo em questão. 

Empresas que atuam em setores específicos buscam atender essas demandas de grupos de clientes, não importa a localização, perfil ou até poder aquisitivo do consumidor. 

Vamos supor que você é uma empresa situada dentro do mercado de peças automotivas. Existem diversos tipos de peças a serem vendidas, mas seu negócio é concentrado em peças para carros personalizados, popularmente chamado de “tunados”.  

O mercado segmentado obedece às tendências do mercado automotivo como um geral, mas se situa numa parte mais específica na qual clientes que têm necessidades bem diferentes dos demais. 

Esse desenho representa um desafio para diversos setores, especialmente o de marketing. Ele precisa combinar elementos e práticas do mercado tradicional e buscar a diferenciação que o próprio nicho pede. Além disso, o marketing busca se diferenciar das demais empresas da área o que leva à uma especialização ainda maior.  

Por falar em diferenciação, se destacar nessa área parte muito de contar com uma boa estrutura de internet e serviços que garantem a segurança e acessibilidade de marketplaces. A Vivo Empresas possui diversas soluções digitais para empreendedores nesse ramo que precisam ter a certeza de que seu marketplace está em boas mãos. 

A concorrência é um dos pontos de mudança de comércios tradicionais para o online.  

Como a demanda é mais direcionada, os clientes estão dispostos a pagar por produtos e serviços que atendem necessidades específicas, o que aumenta o valor do ticket médio. Com isso, empresas que optam por esse modelo conseguem uma margem de lucro maior. Em contrapartida, o tamanho do mercado é menor, por se tratar de um público-alvo mais restrito. 

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O mercado de nicho no e-commerce 

Mercado de nicho é uma fatia de mercado que atende demandas de um público-alvo muito segmentado. Logo, o comércio pela internet nessa área é a compra e venda desses produtos e serviços dentro da internet. 

Antes da internet, era comum que empresas nichadas fossem recomendadas por outras empresas como “especialistas” num determinado assunto. Ou estivessem estrategicamente localizadas numa cidade. No centro de São Paulo, por exemplo, algumas ruas ficaram famosas por abrigar diversas lojas voltadas à necessidades específicas, como o de ferramentas para obras.  

O e-commerce bagunçou essa relação. E, de certa forma, ajudou o mercado segmentado. Antes, só quem era público-alvo conhecia o produto ou o serviço. Agora, basta um navegador ou smartphone e consumidores dos mais diferentes segmentos podem acessar, conhecer e comprar produtos que teoricamente pertencem à um nicho. 

Um exemplo muito claro são os produtos diet. Antes da internet, eles eram direcionados especificamente aos portadores de diabetes. Com a internet, os benefícios desses produtos se tornaram mais populares e empresas passaram a vender alimentos sem açúcar para quem não tem sensibilidade à insulina e procura outros benefícios, como um menor valor calórico ou apenas evitam açúcar refinado. 

Os produtos diet são apenas um exemplo. Produtos veganos, moda plus-size, alimentos orgânicos e saudáveis, equipamentos fitness e muitos outros mercados entraram na internet e se tornaram conhecidos de grandes públicos. Grande parte deles têm alto número de vendas em ambientes online e muitas vezes não possuem nem lojas físicas. 

É possível dizer que a massificação da internet questionou as próprias definições do que é nicho, da demanda específica e do mercado em si. Com isso, diversas oportunidades se abriram para empresas assim, como: 

  • Ampliação do público-alvo: o e-commerce pode comunicar os benefícios de um determinado produto para diferentes públicos e aumentar a gama de possíveis consumidores. 
  • Reputação: enquanto varejistas maiores se concentram para gradar todos os clientes, empresas de nicho podem construir uma marca sólida e uma reputação como especialista naquele campo. 
  • Diferenciação: em um ambiente online e saturado de opções, empresas que possuem produtos de nicho podem se diferenciar das demais ao mostrar atributos únicos e sua proposta de valor. 
  • Maior número de vendas: com o nicho virando mainstream, produtos que antes tinham um ticket médio maior podem se tornar mais acessíveis a outros públicos, o que aumenta a margem de lucro da empresa. 

Os desafios do mercado de nicho no e-commerce 

Toda oportunidade representa também um desafio. Não é diferente na internet. O setor tem uma série de desafios que empresas precisam enfrentar para obter sucesso e construir seu lucro.  

Vamos a eles? 

  • Concorrência intensa: o crescimento do mercado de nicho e sua popularização representa também mais players na jogada. Ainda mais no ambiente do e-commerce, no qual não é mais preciso de loja física para vender e é cada vez mais simples ter seu próprio site.  
  • Identificação do público-alvo: a internet democratizou conhecimento e tornou o consumidor mais exigente e ativo. É cada vez mais difícil identificar suas reais necessidades, o que dificulta o desenvolvimento de estratégias eficazes. 
  • Custos de marketing: atingir esse público cada vez mais exigente no e-commerce requer investimentos maiores em plataformas, campanhas personalizadas e segmentadas e uma mensagem mais persuasiva. Tudo isso aumenta e muito o custo do marketing para o mercado de nicho. 
  • Dependência de canais e mídias: empresas de nicho no e-commerce muitas vezes dependem de redes sociais para atingir seu público. Mudanças nas políticas dessas plataformas, bem como problemas técnicos e até a debandada de público podem interferir nas operações. 

Esses são alguns dos desafios mais comuns que empresas segmentadas enfrentam quando entram no ambiente de venda online e formam seus próprios marketplaces. 

Outro grande desafio é a própria tomada do nicho por varejistas de grande porte. Produtos antes direcionados a um público específico podem ser vendidos numa escalabilidade maior por varejistas, o que diminui o preço ao consumidor.  

Por isso, uma das principais tendências desse mercado é a construção de um valor cada vez mais sólido e diferenciado para seus produtos. 

Desafios e tendências para os próximos anos 

O mercado de nicho no e-commerce está em constante evolução. Como todos os mercados, ele será profundamente influenciado pelas tendências da sociedade nos próximos anos.  

Com consumidores cada vez mais exigentes e ativos e tecnologias disruptivas, empresas que operam em áreas mais restritas precisam se diferenciar ao máximo para continuarem relevantes.  

Uma das grandes tendências do setor é a busca pela personalização avançada. Não basta apenas oferecer um produto “Taylor-made”: a ideia é que o produto se adeque à necessidade de cada cliente em específico.  

Outra tendência que tem tudo para ficar é a adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para promover experiências únicas aos consumidores. Um exemplo está no mercado de óticas, que já usam e abusam da inteligência artificial para promover testes de óculos em cada consumidor – tudo pela tela do navegador! 

Outra tendência cada vez mais presente é a conscientização sobre questões de diversidade, sustentabilidade e ética. O consumidor leva em conta diversas variáveis para basear sua compra, e uma delas é a preocupação com o planeta, as pessoas e os valores que a empresa coloca em prática. 

Nesse mundo em constante mutação, é importante contar com parceiros que entreguem qualidade e confiabilidade a todo momento. A Vivo Empresas é assim e oferece uma série de soluções que ajudam o empreendedor a compreender o potencial dos meios digitais para seu negócio. 

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Até mais! 

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