Nicho de mercado: entenda o que é e escolha o seu 

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Não definir um nicho de mercado para um negócio é um erro que pode custar seu sucesso. Essa é, inclusive, uma das razões pelas quais a sobrevida de algumas micro, pequenas e médias empresas pode ser menor. 

Vamos trazer um exemplo rápido. Bolsas são muitas e para públicos diversos com interesses distintos. Há bolsas para consultoras de imagem, maquiadoras, para mães e seus bebês, bolsas de mão, transversais, de ombro, masculinas e até as veganas. Percebeu quantas segmentações encontradas de um mesmo produto? 

Há outra série de vantagens nessa definição, tanto para quem está começando um negócio quanto para quem já tem um – permite a gestores fazer mais com menos, trabalhar uma comunicação melhor direcionada, criar um relacionamento mais pessoal com o público e até driblar a concorrência 

Mas se você não tinha ideia de tudo isso, fique, porque daqui até o final desta leitura você vai saber também: 

  • A importância da definição; 
  • O nicho de mercado na descoberta de oportunidades; 
  • Tipos de segmentação; 
  • 6 passos para descobrir seu nicho de mercado; 
  • Nicho estabelecido. E agora? 

Nicho de mercado: definição para a prosperidade 

A prosperidade de pequenas e médias empresas depende de muitos fatores, e um dos principais é identificar a quem o produto ou serviço oferecido se destina. Nesse cenário, o estudo do nicho de mercado busca levantar recortes específicos estabelecidos a partir das particularidades próprias de um grupo. 

Ao encontrar e definir um nicho, a ideia é pautar uma atuação comercial centrada em um conjunto menor de consumidores, considerando suas necessidades. Tudo para que seu negócio passe a representar uma referência para aquele público. 

Isso quer dizer que você não poderá trabalhar com outros nichos de mercado? 

Não. De maneira alguma. Pelo contrário. 

Com a “casa” arrumada, ao mapear seu público-alvo e se tornar um especialista de seus desejos, a ideia é que futuramente você possa investir em outros nichos. 

Nicho de mercado: de olho nas oportunidades por trás do produto 

Uma pesquisa do instituto de pesquisas Ibope sobre hábitos alimentares levantou que 14% da população do país (30 milhões de pessoas) se declaram veganas. O número é grande, por isso esse mercado já é considerado uma das grandes apostas para os próximos anos.  

Isso quer dizer que negócios veganos direcionam sua produção para esse público específico, por isso devem encontrar brechas para conversar com ele. 

Já se perguntou por quais motivos uma pessoa faz a opção pelo veganismo ou pelo vegetarianismo? 

Muitas delas são engajadas com as causas animais e essa informação já é suficiente para que você gere valor para a sua marca apoiando e divulgando projetos em defesa dos bichos. 

Você pode, inclusive, trabalhar com planos de assinatura em que parte do valor mensal do pagamento é destinado a uma ONG em defesa de pets abandonados porque, na certa, vão adorar e você vai virar uma referência comercial positiva na lembrança desses clientes. 

Tipos de segmentação para o nicho de mercado 

Alguns aspectos devem estar no seu radar para identificar as definições possíveis para refinar o seu nicho. Por isso entendê-los é o pontapé inicial. 

Falamos de quatro segmentações principais que podem ser combinadas ou analisadas isoladamente para entender qual produto e quem será o foco do seu negócio: 

Nicho geográfico  

Pergunte-se “onde seu consumidor está”, considerando a região, bairro, cidade, estado, país ou continente.  

O lugar no mapa onde potenciais clientes serão captados é uma consideração importante, afinal, uma sorveteria ou empresa de produtos alimentícios, por exemplo, dificilmente será procurada pelo público de outros municípios, não é mesmo? 

Esta etapa te ajuda a definir um nicho de mercado baseado na localização e no porte da companhia. 

Nicho demográfico  

Comportamentos de compra dizem muito respeito a fatores como idade, gênero, grau de escolaridade, perfil socioeconômico, entre outros, por isso esta etapa considera esses aspectos. 

Se você tem uma padaria física localizada em uma região carente, não vai dar para praticar os mesmos valores das padarias de regiões mais nobres do seu município. Se pretende abrir um bar badalado com música ao vivo, seu endereço não pode ser um bairro residencial tranquilo e habitado majoritariamente por moradores 60+. 

Nicho comportamental  

Este eixo busca trazer insumos que entreguem os motivos pelos quais as pessoas fazem compras – o que buscam, por que buscam, quais compras consideram essenciais, o que faria aquele público pagar mais por um produto ou serviço.  

O consumidor do mercado de artigos de luxo, por exemplo, quer, além de qualidade, design diferenciado e exclusividade, a sensação de pertencimento. Nesse cenário, o valor dos itens dessa categoria não reflete quanto ele vale, de fato, mas o quanto você pode pagar para estar nesse clube.  

Nicho psicográfico  

A análise psicográfica faz o levantamento de atributos psicológicos da audiência que você pretende fisgar, como crenças, valores, tradições, costumes e estilo de vida dos consumidores. 

Aqui cabe o exemplo trazido mais acima, com os produtos de origem vegana. Lojas que trabalham com questões de espiritualidade também devem dar atenção especial a esse nicho. 

Definindo meu nicho de mercado em 6 passos 

A escolha e a combinação das segmentações devem ser embasadas em conhecimento, dados e informações relevantes para o sucesso do seu negócio. Tudo pode clarear melhor se você encontrar boas respostas para as 6 perguntas a seguir: 

1. Quais as minhas possibilidades? 

Um negócio é mais prazeroso quando você acredita e tem paixão pelo que vende ou faz, por isso saber o que você gosta de fazer e suas principais habilidades é o começo. 

A partir daí, vá refinando sua busca até encontrar o nicho ideal para o tipo de produto, serviço ou conteúdo que você quer entregar.  

2. Quem são e quantos são meus concorrentes? 

Esta análise tem por objetivo identificar se sua atuação poderá enfrentar competição maior que a desejada, portanto, se descobrir que o cenário será muito competitivo, reavalie – sua entrada no mercado poderá ser complexa. 

3. Como posso me destacar da concorrência? 

Estude seus concorrentes buscando identificar o que eles estão fazendo bem e onde podem estar deixando a desejar. Esta etapa poderá te ajudar a encontrar um nicho em que você possa se destacar. 

4. Quais problemas poderei resolver? 

Ao identificar necessidades específicas e problemas que sua empresa poderá solucionar, será mais fácil estreitar o foco de atuação do negócio. 

5. Qual a viabilidade financeira? 

Não deixe de se certificar de que o nicho escolhido tem potencial de lucro suficiente para sustentar sua operação. 

6. Consigo criar especializações e segmentações adicionais? 

Às vezes, é possível se especializar ainda mais dentro de um nicho. Por exemplo, em vez de oferecer apenas produtos para animais de estimação, você pode se especializar em raças específicas, atraindo, consequentemente, um público mais segmentado. 

Nicho de mercado estabelecido. E agora? 

Antes de entrar de cabeça, teste sua ideia. Invista em pesquisas de mercado e pequenas amostras que possam validar o apelo de buscas por seu produto ou serviço, mas esteja preparado para ajustar seu nicho de mercado conforme ganha mais experiência e compreensão do setor. 

Não vire as costas para o marketing digital e confira neste post como a aposta no chamado marketing 5.0 pode trazer inúmeros benefícios para pequenas e médias empresas. 

Lembre-se de jamais descuidar de sua presença digital, já que hoje a enorme maioria dos consumidores descobre e adquire bens físicos e intelectuais pela internet – do pão com aquela receita especial encomendado via WhatsApp do comércio vizinho até cursos de formação online. 

PMEs digitalizados, PMEs encontrados! 

Por aqui, na Vivo, nosso time vem assistindo a escalada para o alto das pequenas e médias empresas que digitalizaram suas operações. Afinal, o caminho para o sucesso na era atual chega mais cedo para quem investe em conectividade e soluções tecnológicas simples, mas muito mais acessíveis que há alguns anos. 

Se o seu site não aparece nas buscas do Google, a gente tem certeza de que você desconhece o SEO Tool. Se seu negócio já está em operação, mas você sequer tem um site, está perdendo em competitividade e nem sabe que há construtores de sites personalizados e intuitivos

Todas as ferramentas do portfólio de Vivo Empresas já colocam PMEs em um novo patamar, porque nossa missão é trabalhar para que essas empresas se tornem ainda maiores. 

Mas e você, o que está esperando? 

Venha se tornar mais competitivo com a gente e não deixe de conferir nossas dicas de conteúdo de hoje: 

Até breve!

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