Uma boa estratégia de marketing é fundamental para micro, pequenas e médias empresas. Estar presente em diversas redes sociais, manter uma relação com o cliente e pensar no mercado e no produto para buscar inovação e eficiência são fatores decisivos no sucesso de um negócio. Ainda mais nesse mundo conectado, onde quase tudo acontece pela tela do celular.
A importância do marketing fica ainda mais evidente com alguns dados do Sebrae: só no Brasil, 99% dos negócios do Brasil são PMEs e 62% dos empregos com carteira assinada são gerados por elas.
Não é só o sucesso do negócio. A economia ganha quando empreendedores e empreendedoras conseguem construir uma boa relação com seus clientes.
Todo empreendedor sonha em ter um cliente fiel e fidelizado. Mas dada a concorrência no mundo de hoje, a palavrinha da vez é justamente conexão. Imagine o potencial de compra de um consumidor que, além de fiel, mantém uma relação emocional com um produto ou uma solução?
O marketing 5.0 é sobre isso: levar em conta os valores, desejos e necessidades dos consumidores para criar experiências personalizadas e relevantes é um fator preponderante para o sucesso das PMEs.
Aqui na Vivo Empresas, sabemos da importância de atualização e preparamos um conteúdo para te deixar por dentro de tudo sobre o Marketing 5.0: sua origem, como ele pode ser aplicado na sua empresa e algumas dicas práticas para você levar seu negócio a uma outra era.
Fica com a gente nesse artigo, que iremos mostrar:
- A evolução do marketing até a versão 5.0
- O Marketing 5.0 no mundo atual: conexão e emoção
- As vantagens de adotar o Marketing 5.0
- Como começar no Marketing 5.0?
A evolução do marketing até a versão 5.0
Para entender melhor o que é o marketing 5.0, nada melhor do que explorar todas as “versões” do marketing até a chegada da atual.
A criação do Marketing enquanto conceito se dá logo na Revolução Industrial, quando a produção sai dos campos e vai para as fábricas. Com uma produção em massa de soluções para o público, o foco se dá sempre no produto. As empresas se concentraram em comunicar atributos e benefícios de seus produtos, na espera de persuadir clientes.
Com o passar do tempo, a concorrência aumenta e o foco passa a ser nos consumidores. O centro da estratégia passou a ser os benefícios na vida de determinada pessoa com o uso de um produto ou contratação de um serviço. É nesse momento que o mercado passa a usar segmentação e pesquisas de mercado.
Com a chegada das redes sociais e sua massificação nos últimos 15 anos, o Marketing 3.0 emerge com um posicionamento mais humanizado de empresas. Valores, propósito e conexões emocionais começam a ser colocados em pauta para tornar o produto e a experiência do consumidor mais rica.
Com a revolução digital e a chegada da vida nas telas do smartphone, o Marketing 4.0 traz um uso intensivo de dados, inteligência artificial e automação para oferecer experiências personalizadas aos clientes que misturem posicionamento, benefícios ao cliente e produto de qualidade.
É nesse cenário de complexidade e novos desafios que chegamos ao Marketing 5.0. Basicamente uma versão que mistura todas as outras e eleva a importância de pensar no consumidor como centro das atividades de uma empresa.
O consumidor no mundo do Marketing 5.0
A internet mudou o mundo. As redes sociais mudaram as pessoas. No mundo atual, pessoas de diversas idades, faixas etárias e classes sociais têm acesso a um universo quase que infinito de informações e opções na tela do celular ou no desktop.
Com isso, os consumidores se tornaram mais informados, conscientes e principalmente empoderados. Eles pesquisam sobre produtos, sobre a empresa, exigem um posicionamento e valores que dialogam com sua visão pessoal do mundo e, mesmo após tudo isso, ainda ponderam muito sobre o custo-benefício de um produto ou serviço antes da compra.
O consumidor mais empoderado do que nunca torna a missão das empresas ainda mais desafiadora. Conquistar a atenção do público em meio a tantos feeds e concorrentes exige grande criatividade e um papel muito intenso na busca por criar uma relação de relevância.
É aí que entra o Marketing 5.0: ele destaca a capacidade de criar experiências autênticas e significativas para as pessoas. Empresas que adoram esse viés buscam uma compreensão profunda de seu público-alvo. O que eles querem? Quais são seus valores? Quais são suas aspirações?
Após essa compreensão, estratégias de Marketing 5.0 buscam se cercar de tecnologias avançadas, que usam segmentação e dados, para criar campanhas personalizadas, que falem do produto, foquem no consumidor, estejam nos canais digitais e criem uma ressonância emocional com seus consumidores de forma a qualificar ainda mais sua decisão de compra.
As vantagens de adotar o Marketing 5.0
Adotar uma estratégia de Marketing 5.0 tem inúmeras vantagens para micro, pequenas e médias empresas.
A primeira delas é a fidelização de clientes. Um dos principais desafios de pequenas e médias empresas é atrair clientes o suficiente para garantir um ciclo de vida estável para o produto e para a empresa. Quando o cliente é atraído pela emoção, com uma conexão que supera apenas os benefícios que ele ganha, as chances de criar relacionamentos duradouros e leais são maiores. Isso resulta em maior engajamento, recomendações boca a boca positivas, mais clientes e, consequentemente, o crescimento dos negócios.
Segundo o estudo “Emotional Marketing as the Basis for a Sustainable Competitive Advantage,” conduzido por Patrick Aschemann e Marc Herzog, empresas que exploram a emoção e conexão em suas campanhas ganham um maior envolvimento do cliente, o que leva a uma defesa da marca pelo consumidor e um desempenho financeiro superior a longo prazo.
Outra vantagem é se destacar num mercado saturado. Clientes prestam mais atenção quando estão envolvidos emocionalmente e tendem a lembrar de uma determinada marca quando ela “ativa” gatilhos emocionais. Sabe aquele produto que lembra o almoço de domingo com a família? Ou aquele cheirinho de infância? São exemplos de conexões lembradas na hora de decidir uma compra (e esquecer que existem concorrentes).
É hora de começar no Marketing 5.0!
Agora que você já sabe a história, o que é e quais são os detalhes do Marketing 5.0, chegou a hora de transformar essa tendência em realidade para o seu micro, pequeno ou médio negócio!
Sabemos que pequenas e médias empresas precisam se destacar em um cenário de mudanças intensas, e que muitas vezes, não há um orçamento tão grande para investir num marketing robusto, que tenha o uso de dados e segmentação.
Mas isso não deve ser um problema para você adotar o Marketing 5.0 em sua PME.
Se você é empreendedor, já passou horas e horas pesquisando sobre seu produto. Sabe muito bem os pontos fortes, as lacunas, os benefícios e sabe sobre quem pode consumir esse produto ou serviço. Qual dor esse produto atende? Qual facilidade ele leva? Quais são os principais concorrentes?
Entender muito bem esse universo é um primeiro passo valioso para você entender por onde começar a criar uma conexão emocional com seu cliente. Para descobrir os atributos do seu negócio e como conectá-los de uma forma emocional, você pode seguir esses passos:
- Desenvolva o ciclo de vida do seu produto. Liste todos os benefícios, tangíveis e intangíveis, que ele oferece para seu público. Liste também as lacunas e possíveis pontos de melhoria.
- Trace alguns perfis de quem você imagina que seja seu público em potencial. Tente imaginar como é a rotina dessas pessoas. Faça pesquisas na internet para entender mais sobre o comportamento desse público.
- Conduza pesquisas de satisfação entre seus clientes. Crie formulários, pesquisas na loja ou no ponto de vendas, ou simplesmente pergunte. A opinião deles é fundamental para saber o que estão sentindo,
- Busque exemplos de campanhas de Marketing 5.0 que tiveram um gancho emocional forte. Campanhas em datas comemorativas, como as campanhas de Natal, são bons exemplos.
Viu como não é preciso de grandes valores para colocar seu negócio na era do Marketing 5.0?
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Abraços,
Equipe Vivo Meu Negócio!