Padaria de sucesso: estratégias essenciais para abrir seu negócio  

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Padaria. Panificadora. Padoca. Fornaria. Panaderia. São muitos os nomes que essa verdadeira paixão nacional pode assumir. Quem nunca foi tomar aquele cafezinho especial na padaria do seu bairro? Ou visitou aquela padaria gourmet com quitutes de dar água na boca? 

Pois o número desses estabelecimentos não para de crescer! 

O saldo de novas padarias Brasil foi de 53 a cada dia no primeiro semestre de 2023, já que, em média, 154 padarias abriram por dia, mas 101 outras fecharam suas portas. Entre 2019 e 2023, o número de estabelecimentos passou de 240 mil para 295 mil, atingindo novo recorde. Os dados são de um levantamento do Sebrae a partir das informações do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal. 

Boa parte delas se enquadram na categoria de PME. Segundo o mesmo estudo, das 294.818 padarias ativas em 2023, 70% (209.027) são MEI (Microempreendedor Individual), 25% (73.948) são microempresas, 3% (9.644) são empresas de pequeno porte e 0,74% (2.199) se enquadram em outros portes de empresa. 

Neste texto, vamos te dar algumas dicas para montar seu negócio no setor e ter sucesso, prosperidade e muito pãozinho! 

Neste texto, você irá descobrir como construir um modelo de negócio de sucesso com os seguintes itens: 

  • O nicho da sua padaria 
  • A importância da escolha do local 
  • Layout e design da padaria para uma experiência atraente 
  • Planejamento financeiro e orçamentação inicial 
  • Estruturando e posicionando sua padaria na internet 

Vamos lá? 

Montando uma padaria de sucesso: construindo um modelo negócio 

Como todo bom negócio, sua padaria precisa de um planejamento estratégico forte e bem estruturado. É preciso garantir que os recursos para iniciar a operação dela sejam obtidos, assim como as licenças necessárias para esse tipo de negócio. 

A Anvisa aponta que todo negócio no setor de panificação precisa de um Alvará Sanitário ou a Licença de Funcionamento. É imprescindível que isso seja feito antes que seu estabelecimento dê início às suas atividades. 

Com esses documentos legais, recomendamos que você siga o manual abaixo para definir o foco do seu negócio: 

Definindo o nicho da sua padaria 

Existem vários tipos de padaria. Tem a mais tradicional, de bairro. Tem aquela que aposta na clientela e no atendimento personalizado para ser um lugar de confraternização. Tem as chamadas padarias artesanais, que apostam num modelo de panificação “tailor-made”, muitas vezes com produtos específicos. 

Qual tipo você quer ter? 

Ao escolher o tipo que deseja ter, você também alinha os valores que considera essenciais em seu negócio. Se busca a tradição e familiaridade, uma padaria de bairro pode ser ideal.  

Já as padarias artesanais buscam a diferenciação pela qualidade e exclusividade de produtos e apostam numa comunicação muito clara sobre seus produtos. 

Definir a identidade do seu negócio é o primeiro passo. 

A importância da escolha do local 

Uma vez definido o nicho, é hora de estabelecer o local da sua padaria. Considere o fluxo de pessoas, acessibilidade e o perfil demográfico do seu negócio. O local escolhido deve estar estrategicamente na junção desses fatores.  

Se sua aposta é numa padaria de bairro, escolha uma localização mais residencial, com um público de maior potencial. Se a ideia é ser mais gourmet, vale a pena investir numa localização de alto padrão. 

A escolha do local influencia diretamente no sucesso do empreendimento. Um estudo detalhado do mercado local é fundamental para a escolha acertada do ponto. Vale a pena gastar um tempo para definir muito bem o local antes de começar seu negócio. 

É possível utilizar tecnologias como big data para descobrir qual é o melhor local para abrir um estabelecimento. Com a solução Smart Steps Varejo, de Vivo Empresas, é possível analisar dados reais e prever comportamentos e tendências, ou traçar o perfil do público em determinada região. Assim, a decisão de abrir ou não um ponto naquele local passa a ser baseada em dados e não apenas em “achismo”. 

Por meio desse serviço se tem acesso ao volume médio de visitantes na região por tipo de dia e faixa de horário, tempo de duração da visita na área e perfil do usuário com gênero, idade e perfil socioeconêmico, além de outras informações que podem ajudar a entender se aquela localidade está dentro do que se espera para o seu negócio. 

Layout e design da padaria para uma experiência atraente 

Definiu o nicho e o local? Chegou a hora de definir o design da sua padaria. Ele é vital para criar uma experiência atraente.  

Aposte numa disposição de mesas e cadeiras que facilite a circulação, exiba os produtos de forma convidativa e crie um ambiente agradável para os consumidores. Caso seu negócio seja mais familiar, você pode apostar numa estratégia de ter muitas mesas. Se prefere um negócio de rápida passagem, aposte numa bancada grande. Se for um negócio gourmet, vale a pena apostar em projetos de decoração pensados para agradar o público-alvo. 

Planejamento financeiro e orçamentação inicial 

O planejamento financeiro inicial é crucial para garantir a viabilidade do negócio. Considere realizar um orçamento detalhado de todos os gastos. Considere custos de equipamentos, matéria-prima, mão de obra e despesas operacionais. Coloque o valor do aluguel do local e avalie se será necessário realizar alguma obra no local. 

Uma dica importante: quando for orçar, considere os valores para cima. Isso ajuda a prever futuros imprevistos e dá uma flexibilidade e folga maior no seu caixa para que o negócio comece de forma sustentável. 

Um bom planejamento financeiro é o segredo de muitas padarias de sucesso. Evite surpresas e mantenha as finanças equilibradas desde o início. 

Estruturando e posicionando sua padaria na internet 

A presença online é imprescindível nos dias de hoje para qualquer tipo de negócio. Quando falamos em padaria, uma presença online ativa, com um site atrativo, redes sociais e plataformas de entrega definidas, pode ampliar o alcance do negócio, atrair clientes de outros locais e aumentar a interação com o público. 

Muitas padarias apostam num modelo de entrega para aumentar o escopo de seu negócio. Caso seja seu caso, invista nesses dois itens: 

  • Cardápio digital: tenha todos os pães, salgados, doces e comidas e bebidas de sua padaria num ambiente online. Pode ser um arquivo PDF ou no site. Aposte em fotos bonitas e informações claras. 
  • Invista no delivery: o delivery de pão e outras comidas é uma excelente oportunidade para aumentar o faturamento do seu negócio. Nossa dica é começar pequeno, no bairro, e apostar no frescor dos produtos entregues para à comunidade. 

Para que tudo isso seja um sucesso, conte com um parceiro tecnológico que irá te guiar em todos os passos da jornada digital. Assim, você consegue se concentrar no que realmente importa. 

Com Vivo Empresas, você tem acesso a um amplo portfólio de soluções de tecnologia que vão desde conectividade, com planos pós-pagos e Vivo Fibra, até serviços de big data, passando por construtor de sites e e-mail profissional, para que sua padaria, por mais tradicional que seja, esteja sempre na vanguarda da tecnologia. 

Nos vemos. Até mais! 

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