Branding de sucesso: estratégias para firmar sua marca no mercado  

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Descubra como construir uma marca sólida. Aprenda a se destacar no mercado e conquiste a atenção de seu público. 

Qual empreendedor não quer vencer a concorrência, conquistar clientes e ampliar seu negócio? Ter uma marca forte o bastante para ser conhecida por todo mundo é um fator essencial para alcançar esses objetivos. E o nome que leva marcas a serem bem-sucedidas tem nome: branding. 

O conceito de branding foi cunhado nos Estados Unidos, na década de 1960, e relata todo o processo que representa uma marca em um símbolo ou algo que permite que o público identifique aquilo de forma imediata e associe a outros elementos. Na teoria da comunicação, o branding está ligado à representação dos signos, seja por um símbolo, ícone, cor ou até palavra. 

Claro que vai além do que apenas um logotipo ou um conjunto de cores. Quando falamos em branding, estamos falando de construção de marca e posicionamento de marca.  É o conjunto de ações estratégicas que uma empresa realiza para construir e moldar a percepção das pessoas sobre a empresa, traduzida em sua marca. 

Branding é como uma marca se apresenta ao público, se comunica e se diferencia das demais. É a identidade que vai moldar o que as pessoas vão falar sobre ela – e todo mundo quer que fale bem! 

O branding normalmente engloba alguns fatores como identidade visual – formada pela tipografia, paleta de cores e logotipo –, valores, missão, cultura empresarial, voz da marca e experiência que ela proporciona aos clientes.  

E como criar um branding que seja eficaz e faça seu negócio se destacar? 

Para responder essa pergunta, recomendamos o episódio do Aproximando Ideias, podcast de negócios da Vivo, com Galileu Nogueira, fundador da Galileo Branding. Junto de Gabriel Domingos, diretor de marketing da Vivo Empresas, eles discutem o cenário atual do empreendedorismo, citam cases de sucesso, campanhas e insights de grandes marcas, além de contar estratégias eficazes para estabelecer conexões sólidas com o público-alvo. 

Agora, fica com a gente que a leitura promete! 

A importância do branding na era moderna 

Branding é criar um significado e um símbolo para criar valor sobre seu produto. Você pode até ter um produto igual ao do concorrente, mas o que determina a diferença é o branding. – Galileu Nogueira, fundador da Galileo Branding 

No Aproximando Ideias, Galileu Nogueira fala que branding é sempre muito importante porque é ele que cria o diferencial da sua marca. 

Na Era Moderna da comunicação, com telas e acesso à internet, criar uma diferenciação é fundamental para fazer seu produto ou sua marca se destacarem. Isso porque a internet encurtou distâncias.  

Antes, era muito mais fácil tornar uma marca conhecida localmente: bastava anunciar num bairro, criar uma clientela fixa. Era tudo menor e mais localizado. Com a internet, consumidores têm acesso a mais opções. Podem consumir marcas de nichos de mercado, buscando uma necessidade específica, ou conseguem escolher entre mais opções. 

Pense no Delivery: antes, você tinha o telefone de uma ou duas pizzarias. Hoje, basta dois ou três cliques e uma imensidão de opções aparece na tela do celular. 

Nesse contexto, o que motiva a decisão do consumidor é a força que essa marca exerce sobre ele. E quando falamos força, está em jogo o que aquela marca representa ao cliente além da qualidade do produto em si. É mais do que o sabor da pizza. É sobre a qualidade dos ingredientes, a experiência de receber a pizza quentinha e bem embalada, o quanto a marca é legal… 

Elementos essenciais para uma identidade de marca forte 

Não há uma receita de bolo para criar o seu diferencial. Existem vários jeitos de fazer um branding de qualidade. O segredo é ter uma noção muito clara sobre a marca e a expectativa dos donos, funcionários e cliente sobre ela. 

Mas mesmo sem um manual, existem alguns elementos que fazem parte de um branding muito bem desenvolvido. Vamos a eles? 

Logotipo 

É o elemento visual central da sua marca. A primeira imagem de como as pessoas irão conhecer o projeto. O logo pode ser simples ou complexo, mas um bom branding o torna memorável e de fácil associação. É algo que resume e representa os valores e a personalidade da marca. 

Identidade Visual 

Vai além do logotipo e engloba cores, tipografia, elementos gráficos e estilo de design. Além deles, a identidade visual também diz como esses elementos se organizam entre si e o que deve ou não deve ser feito. É a consistência dessa ordenação de coisas que fortalece a identidade e cria a imagem na cabeça das pessoas.  

Tom de Voz

É a definição de como uma marca se comunica aos clientes. O tom de voz pode ser sério ou alegre. Pode ser formal ou descontraído. Didático ou técnico. Não há uma receita: o importante é que ele reflita quem essa marca é.  

Proposta Única de Valor (PUV) 

Sigla muito usada no marketing, a Proposta Única de Valor (PUV) define o que a marca oferece de especial e por que os clientes devem escolhê-la. É algo que vai além do produto e fala da marca inteira e o que a torna única e valiosa para os consumidores.  

Experiência do Cliente 

Esse é um ponto novo no Branding e que diz sobre a forma como os clientes são atendidos, tudo o que feito por eles e até a embalagem do produto oferecido ao cliente. A experiência engloba tudo o que uma pessoa sente quando entra em contato com aquela marca.  

Construindo relações duradouras com os consumidores 

Segundo Galileu Nogueira, branding ajuda a construir relações duradouras com consumidores porque ele não vende apenas o produto, ele cria uma conexão. 

Já falamos muito de marketing 5.0 aqui no Vivo Meu Negócio mas, hoje, consumidores compram não apenas pela qualidade do produto. Eles levam em consideração diversos outros fatores, como a estratégia da empresa no mercado, o quanto ela respeita o meio-ambiente, suas políticas de diversidade e inclusão... 

Nesse sentido, o branding ajuda a transparecer todos esses predicados ao público e atua no convencimento de que aquela marca é a mais conectada (além de ser a mais indicada) para determinada pessoa.  

Um dos conceitos mais estudados do branding são as chamadas “love marks”: marcas tão populares que são amadas pelas pessoas. Esse amor se deu por um estudo muito criterioso de branding, que vai desde as cores utilizadas e vai na forma como a marca se comunica e cria experiência para seus clientes. 

Estratégias para destacar sua marca no mercado competitivo 

Galileu aponta que o branding é fundamental para pequenas empresas que querem se destacar no mercado. Ele fala muito de conexão: mais do que se destacar, é fundamental se conectar com o público. Conexão é entender pessoas, saber o que elas querem e entregar algo que faça sentido em suas vidas.  

Existem muitas estratégicas para criar conexão e destacar uma marca no mundo competitivo.  

Você pode desenvolver uma identidade de marca consistente e marcante, com logotipo, cores, voz da marca e valores bem definidos. Certifique-se que você ofereça algo único ou inovador, ou um produto muito diferenciado no mercado. Se for serviço, aposte na diferenciação. 

Tudo isso deve vir junto de uma verba para comunicar esse produto com campanhas de marketing que sejam aderentes e perenes com o público, como Galileu relata: 

“Um erro grande de empresas é dedicar muita verba no desenvolvimento de produtos excelentes, mas pouca verba para comunicar esse produto ao público. A pessoa está lá, ela não vai procurar o produto, é o produto que deve procurar a pessoa. Ninguém entra na timeline da empresa, ela deve ser impactada.” 

Agora que você sabe o que é Branding, sua importância na Era Digital, do que ele é composto e como aplicá-lo, é hora de “arregaçar as mangas” e pensar na sua marca e como ela se conecta com o seu público. 

Boa sorte e até a próxima! 

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