Como a automação em bares e restaurantes pode otimizar a experiência dos clientes

Foto do autor

A transformação digital já faz parte do dia a dia de muitos estabelecimentos do setor de serviços. Nesse sentido, a automação em bares e restaurantes, especificamente,  pode ajudar a impulsionar as vendas, reduzir custos e otimizar diversas frentes da operação.

Por essa razão, quem empreende nesse ramo ou tem a intenção de começar, deve conhecer quais são as novidades em tecnologia que podem otimizar o funcionamento do negócio. 

Nos últimos dois anos, o mercado de food service foi um dos que mais cresceram, principalmente quando pensamos no delivery e nas dark kitchens.

Para alcançar um alto desempenho, a automação de bares e restaurantes deve acontecer da forma correta. No entanto, isso só acontece quando há bastante conhecimento da operação do negócio, um planejamento da empresa e parcerias estratégicas.

Neste artigo, apresentamos um guia completo sobre a automação em bares e restaurantes. Siga com a leitura e veja também:

  • O que é a automação em bares e restaurantes?
  • Quais as vantagens da automação de bares e restaurantes?
  • Afinal, o que pode ser automatizado no food service?
  • Como automatizar seu bar ou restaurante?

O que é a automação em bares e restaurantes?

A automação é, atualmente, uma das principais manifestações da utilização da  Inteligência Artificial (IA) em nosso cotidiano. A automação ajuda seu estabelecimento a se tornar mais eficiente e otimiza vários processos diários, como atualização de reservas, envio de mensagens direcionadas e até a maneira como você personaliza a experiência do cliente.

Geralmente, a IA é usada para executar as tarefas mais repetitivas e mecânicas, reduzindo o esforço dos funcionários e deixando-os livres para exercerem posições mais estratégicas. 

Por sua vez, o próprio setor tem crescido exponencialmente, dada a sua ampla variedade de aplicações nos negócios. Não por acaso, em 2022, o mercado global de IA deve chegar a US$ 62,5 bilhões, conforme pesquisa do Gartner, divulgada em novembro de 2021

No food service, há também diversas oportunidades de implementação da transformação digital. A automação em bares e restaurantes abre oportunidades para tornar os estabelecimentos mais competitivos e lucrativos. Além disso, conforme o investimento em inovação no setor aumenta, novas categorias de serviços e produtos devem surgir.

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Foodservice Brasil, em parceria com a Cognitive Media Science, em 2021, mostra que 74% dos entrevistados investirão pouco em transformação digital, ou não sabem quanto investirão. Em contrapartida, observamos o crescimento exponencial de aplicações digitais do segmento, como a plataforma Ifood, que expandiu mais de 1.300% nos últimos dois anos.

Nesse sentido, é possível dizer que a maioria dos negócios do segmento de alimentação ainda não está no caminho certo. Então, quanto mais rápido determinado estabelecimento começar sua evolução digital, mais possibilidades terá de sair à frente dos concorrentes e se destacar no mercado.

Quais as vantagens da automação de bares e restaurantes?

Investir na automação de bares e restaurantes é uma decisão inteligente, pois promove benefícios em diversas frentes. 

Dessa forma, ao implementar uma estratégia consistente, é possível aplicar soluções integradas que vão guiar os resultados de produção, qualidade e faturamento. Quanto melhor for essa implementação, melhores serão as vantagens para o seu negócio.

Melhora da satisfação dos clientes

Em uma pesquisa realizada pela PwC, em 2018, 92% dos respondentes brasileiros afirmaram que estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência de compra.

É a transformação digital caminhando lado a lado com a satisfação dos clientes. Isso porque proporciona mais autonomia e facilidade para os consumidores, além de  possibilitar a personalização da venda através da inteligência artificial. 

Por meio da coleta e tratamento do Big Data em plataformas de Business Intelligence (Inteligência do Negócio), é possível implementar técnicas de upsell (possibilidade de melhoria da compra, apoiada por uma boa condição) e cross sell (venda cruzada, ou seja, oferecer um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu). 

Assim, o estabelecimento também consegue mapear o comportamento dos consumidores e oferecer-lhes produtos, serviços e promoções mais adequadas ao perfil de compra. Como consequência, as conversões de vendas crescem e o negócio acaba conquistando clientes mais satisfeitos com a experiência de compra sob medida.

Promove mais confiabilidade na gestão

Uma das grandes dificuldades de quem atua no segmento de food service é a conciliação dos diversos aspectos da gestão da operação. Nesse sentido, damos destaque para o estoque e o fluxo de caixa. Essas são duas preocupações muito comuns e que tendem a causar alguns problemas.

Nesse sentido, a automação de bares e restaurantes pode ser usada para tornar atividades como essas mais digitais. Assim, há oportunidades de fortalecer o compliance das operações, implementando soluções de tecnologia para a prevenção de fraudes e vazamento de dados. 

Redução de custos operacionais

Quem empreende no varejo de alimentos, sabe o quanto a operação desses modelos de negócios apresenta um alto custo. Logo, otimizar essa “conta” é uma das metas principais dos empreendedores, já que ajuda a aumentar a receita do seu estabelecimento. 

Portanto, para promover a redução de custos operacionais do seu bar ou restaurante é essencial investir na automação. O aperfeiçoamento de outras frentes da operação vai refletir diretamente na qualidade do seu gerenciamento de despesas. 

Oportunidades de escalabilidade do negócio

A tecnologia permite que a operação cresça de maneira sustentável. Quando falamos em sustentabilidade de negócios, estamos considerando os impactos ao meio ambiente e à comunidade, bem como na manutenção de uma operação enxuta e de alta performance.

Então, ao trazer soluções que viabilizam a automação em bares e restaurantes, como um serviço de internet empresarial de boa qualidade e a Cloud Computing é possível promover a mobilidade da marca. Nesse sentido, um cliente pode comprar da loja através de qualquer canal. 

É necessário pensar nisso, pois, afinal, 87% dos brasileiros usam smartphones para realizar compras pela Internet, conforme pesquisa da CNDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas).


LEIA MAIS: Mercado de bares e restaurantes: conheça as tendências tecnológicas para 2022


Afinal, o que pode ser automatizado no food service?

A pergunta aqui poderia ser “o que não pode ser automatizado no food service”. Existem  diversas possibilidades e, muitas delas, surgem conforme o grau de conhecimento dos gestores na operação e nas tecnologias disponíveis no mercado. 

Atendimento

O atendimento ao cliente é uma das áreas mais sensíveis no food service. Dois exemplos, em destaque, são os totens de autoatendimento e os cardápios digitais. A primeira solução é usada nas lojas físicas e traz benefícios como a redução de filiais e a prevenção a fraudes. Isso porque define o pagamento imediato como critério para o totem enviar o pedido para a cozinha.

Considerando esse aspecto, os pagamentos são realizados através de um terminal de cartões integrado ao totem. Nesse sentido, é interessante buscar diversificar os seus meios de pagamento via cartão, focando na diversificação das bandeiras e na disponibilidade de pagamento com vale-refeição.

Estoque

Acredite, uma má gestão do estoque pode ser um dos fatores que ocasionam o fechamento de estabelecimentos de alimentação. É preciso ter o máximo controle possível das entradas e saídas, para aproveitar oportunidades de promoções com fornecedores e evitar as perdas de insumos no armazenamento. Por meio de uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão de Negócios), é possível otimizar esse controle.

Delivery

Nos últimos dois anos, o delivery no Brasil foi responsável por 48,77% da atividade em toda América Latina, em 2020, segundo a Statista. Através da IA, com os aplicativos, é possível automatizar a entrega ao integrar o cliente ao estabelecimento, ao entregar de forma rápida e segura.

É importante pensar nessa solução, porque esta facilita bastante a vida de quem atua no food service, além de permitir aumentar o alcance das vendas. Contratar motoboy pode sair caro e ter profissionais esporádicos pode fazer com que o seu negócio fique na mão e perca clientes. 

Assim, os aplicativos de pedidos em bares e restaurantes facilitam a gestão de parcerias e potencializam a máxima produtividade do estabelecimento.

Fluxo de caixa

Por meio do ERP, o seu atendimento, delivery e estoque podem ser integrados. Dessa maneira, o fluxo de caixa também é digitalizado. Então, o controle das informações de entrada e saída, assim como a sua consolidação, acontece de maneira automatizada e mais eficiente.

Marketing

Para destacar o seu estabelecimento, é muito importante ter ações de marketing de aquisição e fidelização. Nesse sentido, a automação das comunicações e do cadastro dos clientes por meio de um CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), pode ser feita. Esse recurso é essencial para quem oferece uma experiência omnichannel e personalizada.

Segurança

A automação em bares e restaurantes faz com que os espaços físicos e digitais do estabelecimento se tornem mais seguros. Essa é uma necessidade para garantir que a operação aconteça com sucesso. 

Para tanto, é interessante potencializar os investimentos em cibersegurança, de modo que os canais de atendimento não sofram impactos negativos por ataques de hackers. Afinal, no primeiro semestre de 2021, as investidas virtuais às empresas brasileiras aumentaram 220%, conforme a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).


LEIA MAIS: Automação das empresas: entenda quais os benefícios que a IoT pode trazer ao seu negócio


Como automatizar seu bar ou restaurante?

Promover a automação em bares e restaurantes depende diretamente do tamanho da operação e do quanto de esforço o negócio está disposto a empregar. Nesse sentido, há algumas boas práticas fundamentais a serem seguidas para acelerar a aceleração digital do seu estabelecimento.

Faça um diagnóstico do seu negócio

O primeiro passo para acertar na automação em bares e restaurantes é fazer um diagnóstico da operação. Para tanto:

  • Mapeie os principais processos do negócio;
  • Avalie a qualidade da estrutura tecnológica atual;
  • Faça uma análise SWOT;
  • Defina um coeficiente que mostre a relação entre o que causa mais impacto negativo versus as oportunidades de retorno sobre o investimento.

Desenvolva um planejamento

Em seguida, faça um planejamento de projeto. Nesse sentido, é preciso definir as prioridades e um cronograma de implementação. Outro aspecto que não pode ser negligenciado é a disponibilidade de orçamento. Além disso, defina os indicadores de sucesso do seu projeto de transformação digital.

Busque uma parceria estratégica

A automação em bares e restaurantes depende da contratação adequada de fornecedores. Lembre que o negócio vai precisar de soluções de conectividade, como banda larga e a tecnologia 4G. 

Seguindo esse conceito, é interessante buscar por um parceiro tecnológico que ofereça um portfólio completo de soluções de tecnologia. Afinal, um provedor one-stop shop proporciona os seguintes benefícios:

  • Facilidade na gestão do contrato;
  • Agilidade na integração de sistemas;
  • Oportunidades de negociar condições de preços pelos produtos e serviços.

Nesse cenário, a Vivo Empresas se destaca como uma  referência em soluções de conectividade e em serviços digitais baseados em Cloud, Internet das Coisas, Cibersegurança e outros.

. Graças à expertise global e à presença em todo território nacional, qualquer negócio, desde o pequeno empreendedor às grandes corporações podem contar com seus especialistas.

Ao longo deste post, vimos os principais aspectos da automação em bares e restaurantes e como isso pode ser estratégico para o crescimento das suas vendas. 

Vale a pena conferir também:

Até a próxima!

Foto do autor
Solicite um contato