Mercado de bares e restaurantes: veja as tendências para 2023

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O mercado de bares e restaurantes vem passando por muitos desafios e transformações desde a época da pandemia, quando teve que se reinventar, até agora, com a necessidade de se adaptar a um consumidor cada vez mais conectado e exigente. 

É possível dizer que os últimos anos trouxeram um grande movimento de digitalização do setor, o que exige atualizações constantes para que os negócios não fiquem atrás da concorrência. 

Seguramente, cabe ressaltar que a tecnologia estará cada vez mais presente nesse mercado. Afinal, há necessidade de oferecer uma experiência aprimorada ao cliente e, também, otimizar a gestão da operação.  

Foi assim que cardápios digitais, quiosques de autoatendimento e métodos de pagamento mais ágeis, como por aproximação e o PIX, foram integrados e bem aceitos pelo público.

Neste artigo, conheça as principais tendências tecnológicas e as novidades que prometem movimentar o segmento. Aproveite para ler também sobre: 

  • O cenário atual no mercado de bares e restaurantes 
  • O comportamento do cliente mudou e deve ser analisado
  • Outras tendências para o mercado 
  • Como usar a tecnologia para alavancar o setor

Cenário atual no mercado de bares e restaurantes

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A realidade atual para bares e restaurantes é de dificuldade, mas com perspectivas otimistas. Apesar da crise econômica, da inflação e da perda do poder de compra dos brasileiros, há sinais de melhora. 

Uma estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), feita em setembro de 2022, indicou que o ano fecharia com alta de 5% no faturamento em relação a 2021. 

Além disso, a Copa do Mundo e a chegada do verão trouxeram novo fôlego ao setor. A perspectiva feita pela Abrasel em dezembro de 2022 indicou que a Copa elevaria o faturamento em torno de 20% se comparado a um  dezembro sem Mundial. 

Segundo artigo publicado no site de notícias do Instituto Foodservice Brasil (IFB), o FoodBiz, os principais dados quanto à alimentação do setor em relação ao ano de 2022 foram o de 22,6% de aumento, com 2,5% de crescimento em relação a 2021. Somado a isso, o ticket médio, em comparação com o ano anterior, valorizou em 11,2%. 

As novas tendências do setor de bares e restaurantes 

Em suma, apesar da situação ainda exigir cautela, há uma melhora no panorama para o mercado. Consequentemente, para aproveitar esse momento adequadamente, é preciso ficar de olho no que o consumidor busca e no que os concorrentes oferecem. 

Vamos ver algumas tendências do setor que não podem passar despercebidas pelos donos de bares e restaurantes. 

Delivery 

Conforme a pesquisa Consumo Online no Brasil da Edelman em parceria com o Paypal, de novembro de 2021, o delivery virou hábito de consumo para 60% dos brasileiros. 

No mundo, a estimativa é de que o mercado global de serviços de entrega de alimentos online ultrapasse US$  97 milhões até 2032. A conclusão é do estudo Online Food Delivery Services Market Snapshot, divulgado em setembro de 2022 pelo Future Market Insights. 

Portanto, bares e restaurantes devem investir nessa modalidade, seja desenvolvendo suas próprias ferramentas de entrega ou via parcerias com players de mercado, como iFood, por exemplo. 

Compre online, retire presencialmente 

No varejo online como um todo, não apenas para bares e restaurantes, uma nova tendência é a possibilidade de usar a Internet apenas para realizar a compra. A retirada do produto, por sua vez, é feita na loja física. 

A modalidade também é chamada de pick up in-store e vem se mostrando bastante eficiente porque traz vantagens como:

  • Aumenta o número de visitantes no restaurante físico.
  • Reduz gastos com a entrega. 
  • Fortalece a marca.
  • Dá mais flexibilidade ao consumidor.

Cardápio digital 

O menu é um dos fatores mais importantes de um bar ou restaurante, portanto, é preciso ficar de olho no que há de novidade e atualização no segmento. Atualmente, os cardápios digitais ganham cada vez mais adeptos. Afinal, permitem uma comunicação mais diversificada com os clientes, seja por meio de vídeos, sons ou interatividade. 

Além disso, reduz custos com impressão e a atualização é bem mais fácil e rápida. Por fim, também aprimora a experiência do cliente como um todo. Por isso, dá para concluir que o menu digital e o cardápio  QR Code vieram para ficar. 

Canais de pagamento

Os bares e restaurantes precisam se adaptar à sociedade ao redor, e a diversificação das formas de pagamento é uma real necessidade. A Pesquisa Meios de Pagamento, feita pelo OpinionBox em julho de 2022, mostrou os meios mais usados pelos brasileiros na hora das compras: 

  • Cartão de crédito: 80%
  • PIX: 77%
  • Dinheiro : 73%
  • Cartão de débito: 66% 

Outro dado interessante do levantamento é que os QR Codes são usados por 65% dos consumidores para fazer ou receber pagamentos via Pix. Existe, portanto, essa tendência a ser considerada. 

Por outro lado, um ponto importante para se atentar é a mudança nos hábitos de consumo e nas preferências do público. É o que vamos ver a seguir.

7 novos hábitos de consumo que devem ser analisados 

Inegavelmente, a conduta do consumidor mudou bastante.  Embora esses novos hábitos tenham sido adquiridos pelas necessidades impostas durante o período pandêmico, alguns vieram para ficar. 

Somado a isso, as pessoas estão cada vez mais conectadas e exigindo serviços que sejam mais práticos e ágeis.  Veja na sequência alguns hábitos dos clientes que precisam ser considerados pelos bares e restaurantes. 

1. Preocupação com a sustentabilidade

Um dos pontos importantes da mudança do hábito do consumidor é a preocupação com os impactos do próprio consumo. De acordo com o estudo Global Consumer Insights Pulse Survey – Junho 2022, da consultoria PwC, em torno de quatro em cada dez entrevistados brasileiros e no mundo dizem que a estratégia ESG das empresas normalmente impacta suas decisões de compra. 

Além disso, ainda segundo o relatório, para 70% dos consumidores no Brasil (53% no mundo), a transparência nas práticas de negócios é fator de influência importante nas decisões de compra. Os números indicam que os negócios devem adaptar o discurso e as práticas e irem em direção a uma gestão e operação mais sustentável. 

2. Busca por comida saudável

Na medida em que muitas informações circulam na Internet, aumentou também  o conhecimento das pessoas sobre as vantagens de manter uma alimentação saudável. 

O relatório da McKinsey de outubro de 2022, Hungry and confused: The winding road to conscious eating, referente ao mercado europeu, mostrou que, pelo menos, 70% dos entrevistados desejam ser mais saudáveis. A alimentação é essencial para atingir esse objetivo e cerca de 50% dos consumidores, em todas as faixas etárias, dizem que uma alimentação saudável é uma prioridade para eles.

Dependendo do público-alvo do negócio, o mercado de bares e restaurantes precisa responder a essas novas demandas e se ajustar.

3. Consumo de alimentos plant-based (à base de vegetais)  

O veganismo está mais popular do que nunca. Uma pesquisa do Ipec, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), revelou que 46% dos brasileiros deixam de comer carne, por vontade própria, ao menos uma vez por semana. 

Além disso, ainda conforme o relatório, um terço dos brasileiros busca opções veganas nos cardápios dos bares e restaurantes. Diante desse cenário, os estabelecimentos que atendem a essas necessidades têm uma vantagem sobre a concorrência. Adotar uma dieta plant-based vem se tornando cada vez mais comum. 

4. Busca pela alimentação funcional 

No mesmo sentido, há, ainda, uma tendência em ascensão para a alimentação funcional, isto é, focada em ingredientes altamente nutritivos e importantes para a saúde e o bem-estar. 

Adicionalmente, a preocupação com um estilo de vida mais saudável trouxe à tona o conceito “nutracêutico”,  um neologismo que combina as palavras “nutrição” e “farmacêutico”. Na prática, o termo designa uma classe de suplementos, muitas vezes em pílulas, que prometem entregar os principais nutrientes de alimentos, como frutas e legumes. 

Esse tipo de alimentação pode ser um nicho explorado pelo setor.

5. Atração pelo “Eatertainment”

Já bastante disseminado em outros países, esse conceito, que no neologismo em inglês une as palavras “eat”, comer, e “entertainment”, entretenimento, nada mais é do que combinar a experiência da alimentação, ou dos drinques, a um ambiente temático.

Ou seja, é uma opção para o mercado incrementar os locais para que o público possa consumir e, ainda, se divertir. 

Nas capitais, como São Paulo, muitos pubs adotaram ambientes temáticos e ‘instagramáveis’, com área de jogos digitais ou de exposições de arte. Afinal, o eatertainment também pode estar ligado à música ou aos esportes. 

Nesse cenário, é essencial contar com um bom serviço de conectividade no local, tanto para uso nos sistemas internos quanto para melhorar a experiência do consumidor. 

6. Preferência por praticidade 

O segmento de kits de comida, refeições preparadas e congeladas vem avançando. Essa área tem crescido muito, em especial nos grandes centros, que atraem quem quer comer bem e não tem tempo para cozinhar.

A LivUp, foodtech brasileira fundada em 2016, é um bom exemplo de programa de assinatura de comida com viés natural. Com refeições congeladas, oferece conjuntos customizados para cada tipo de dieta.

Paralelamente, há os kits para fazer em casa. A ideia é trazer o melhor do restaurante até a casa da pessoa, para que ela tenha a experiência de montar seu prato predileto. Neste caso, existem os pacotes em que se recebem os produtos frescos com a receita. O mesmo modelo funciona para snacks, refeições completas e até drinques.  

7. Caçadores de vantagens

Para auxiliar na corrida contra os concorrentes, os programas de fidelidade e cupons de desconto aparecem como uma vantagem para o cliente. Aliás, essas referências já são bastante usadas nos aplicativos do segmento. 

Vale ainda ressaltar que há outros diferenciais que chamam a atenção na hora da escolha do consumidor, como promoções e embalagens sustentáveis.

Como usar a tecnologia para alavancar o mercado de bares e restaurantes

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A tecnologia está ajudando a criar um sistema alimentar mais seguro, confiável e sustentável. Assim, vem ajudando a expandir operações ou, também, servindo de catalisador para um modelo de negócios otimizado. 

Por exemplo,  com os pedidos feitos em cardápios digitais, as informações chegam diretamente às cozinhas e agilizam o atendimento aos clientes. Confira essa e outras tecnologias a seguir.

IoT é poderosa aliada do setor

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tecnologias em destaque. Com a ajuda de dispositivos conectados, como sensores e câmeras, é possível monitorar todos os ambientes em tempo real.

Na prática, a IoT implementada no mercado de bares e restaurantes auxilia, por exemplo, a gerir o fluxo de pessoas no salão e a manter o padrão de higiene na cozinha. O gerenciamento do estoque também pode ser realizado por meio de recursos inteligentes, evitando-se o desperdício de alimentos e o abastecimento desnecessário.

Aliás, a conectividade das coisas pode até mesmo facilitar a comunicação com os clientes. Como exemplo, a Vivo Empresas oferece a solução Display Pro, que viabiliza a comunicação através de telas ou totens interativos em tempo real. 

Conectividade e cloud: uma parceria de sucesso

Trazer a digitalização para dentro do setor de restaurantes aumenta as chances de uma operação eficiente. Ou seja, hoje, para garantir um ambiente seguro, algumas práticas, como a reserva online de mesas, já são bastante utilizadas. 

Sobretudo, a conectividade e as soluções de cloud são elementos-chave para que esses sistemas de gerenciamento das reservas, de delivery e de retirada de produtos funcionem da melhor forma. 

Os serviços em nuvem trazem o melhor custo-benefício para manter softwares atualizados, bem como para armazenamento. Em contrapartida, a conexão com a Internet é a base de tudo.

O cardápio digital via tablets disponibilizado no estabelecimento ou por QR Code é uma tendência que depende da conexão de Internet. Portanto, as tecnologias de conectividade e cloud ajudam consideravelmente na expansão do negócio para o ambiente digital, facilitando, assim, o relacionamento com o consumidor, ao oferecer o que ele precisa ou deseja. 

Crescimento saudável irá exigir investimentos constantes 

Por fim, para crescer no setor de bares e restaurantes, é preciso ficar ligado nas tendências e nos hábitos dos consumidores. Isso exige investimento constante em melhorias e, principalmente, em tecnologias capazes de dar conveniência e praticidade aos clientes. Tudo deve funcionar perfeitamente para não frustrar as expectativas. 

Neste artigo, apresentamos algumas soluções que auxiliam o setor como um todo. Ciente das necessidades do mercado de bares e restaurantes, a Vivo Empresas possui um portfólio diversificado para auxiliar negócios de todos os portes. 

Há, ainda, muitos outros bons exemplos de como a transformação digital pode gerar novas oportunidades. Confira essas leituras e entenda mais sobre os benefícios gerados pela tecnologia nesse setor:

Até a próxima!

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