Social Marketing: como fazer vendas pelo celular? 

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Caro empreendedor: você que lê os conteúdos aqui do Vivo Meu Negócio sabe o quanto queremos simplificar sua vida com soluções, dicas, oportunidades e ideias de negócios.  

Pois agora chegou a hora de falar de como algo que certamente você tem aí nas suas mãos pode facilitar o trabalho de vender: o celular. 

Sim, é isso mesmo: dá para turbinar suas vendas só pelo uso do celular. Essa iniciativa é chamada por alguns especialistas de Social Marketing (ou Marketing Social) e foi turbinada por mudanças de comportamento dos usuários com a internet e novas ferramentas nas redes sociais. 

Fazer vendas pelo celular é algo que, além de exigir poucos recursos financeiros, traz grandes resultados não apenas nas conversões em venda, mas também aumenta a reputação online da sua marca e pode render compartilhamentos, likes e comentários para a rede social de seu negócio.  

Quem não quer ver seu negócio crescendo online (e no lucro também)? 

Fica com a gente, que nesse texto vamos abordar: 

  • Vendas pelo celular 
  • Redes sociais como aliadas 
  • Dicas para você começar agora mesmo 

Vamos lá? 

Vendas pelo celular: um contexto geral 

Antes de tudo: quando você lê vendas e celular, é preciso fazer uma soma mental: unir todos os conhecimentos que você tem sobre vendas com o conhecimento de marketing digital e marketing 5.0. 

A internet mudou a forma como vivemos e como compramos. Se antes as compras eram realizadas em ambientes físicos, elas passaram a ser cada vez mais feitas pela tela do computador, com a facilidade que a internet trouxe. Com a popularização dos smartphones, a compra ganhou um novo canal de execução e passou a ser feita diretamente no celular.  

O Brasil é um dos cinco países com maior número de smartphones no mundo, atrás somente da Indonésia, Estados Unidos, Índia e China. São mais de 118 milhões de usuários de celular ativos. Imagine que mais da metade da população do país tem um celular. 

Isso significa que mais da metade da população do país pode simplesmente acessar um site, clicar em “comprar” e pronto: realizar uma compra diretamente pelo seu aparelho, sem precisar se deslocar. Tendo isso em mente, o desafio das empresas é de chegar até esse consumidor – e estar preparado para realizar o envio, claro. 

E as compras pelo celular não param de crescer. Segundo relatório divulgado pela RankMyapp no ano passado, foram feitos cerca de 15,7 milhões de instalações de aplicativos de varejo online no Brasil em todo o período de janeiro a dezembro de 2022.  

É um aumento de 2,6% em relação aos seis primeiros meses de 2021, quando o total foi de 15,3 milhões. 

A pesquisa ainda aponta que mais de 54% das vendas de e-commerce vieram do mobile, e que 92% dos brasileiros pesquisam preços e acabam fazendo compras diretamente pelo celular. 

Temos um mundão de oportunidades pela frente! Agora vamos afunilar um pouco mais: 

Redes sociais como aliadas 

Atualmente é indispensável falar em redes sociais quando falamos em internet, ou marketing 5.0. Isso porque o comportamento das pessoas com um celular na mão envolve, invariavelmente, o uso de redes sociais.  

Segundo pesquisa da ComScore, o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo, com 131,5 milhões de usuários conectados nessas plataformas. Só em 2022, brasileiros passaram 356 bilhões de minutos nas redes sociais, o que equivale a 46 horas de conexão por usuário no mês – um aumento de 31% em relação a janeiro de 2020.  

As redes sociais têm um espaço relevante no digital. Não apenas para postar fotos ou ler notícias, mas para exercer compras. Muitas das redes sociais já contam com ambientes de marketplace, na qual basta um clique sem sair do aplicativo e o usuário consegue realizar uma compra. 

  

Algumas delas: 

  

Facebook Marketplace 

Ferramenta do Facebook que permite que usuários comprem, vendam e negociem produtos com pessoas em sua área local. É integrado ao Facebook, tornando fácil para os usuários encontrar itens à venda perto deles. 

  

Grupos do Facebook 

Grupos de usuários que podem montar uma categoria com anúncio de compra e venda de diversos produtos e até serviços. 

 

Instagram Shopping: 

Permite que empresas marquem produtos em suas postagens e histórias, direcionando os usuários para uma página de compra. Os usuários podem navegar pelos produtos e fazer compras diretamente no aplicativo do celular. 

Pinterest Shopping 

Permite que empresas carreguem seus catálogos de produtos, criando pins que incluem informações de preço e disponibilidade. Os usuários podem clicar no pin para comprar diretamente do vendedor. 

Há outras, como o Whatsapp Business, o Snapchat Store (popular nos EUA) e o Linkedin Marktplace. 

Dicas para você começar agora mesmo 

Até agora, você já entendeu que as pessoas estão usando mais o celular, comprando mais pelo celular e muitas dessas compras acontecem nas redes sociais.  

Chegou a hora de conectar tudo, e o melhor: basta um celular na mão! 

Deixamos as dicas abaixo para você estabelecer um ambiente prático, seguro e eficiente de vendas para que seu cliente consiga comprar diretamente do celular.  

Aposte em um aplicativo 

Muitos e-commerce turbinam vendas pelo celular com o desenvolvimento de um aplicativo próprio da marca. O aplicativo é uma boa forma de fazer consumidores terem uma lembrança maior do negócio (afinal, ele estará com o ícone na tela do celular) e facilita a consulta por produtos e serviços. 

Use as redes sociais 

Vale você implementar o ambiente de venda de todas as redes sociais mencionadas acima! Uma página no Facebook Marketplace, no Instagram Shopping e no Pinterest Shopping pode cortar caminhos para seu cliente e converter possíveis leads que chegam até sua marca nas redes sociais. 

Capriche no conteúdo 

Você pode usar seu celular para tirar fotos atraentes de seu produto, gravar vídeos sobre os serviços oferecidos e muito mais. Conteúdo de qualidade é um dos principais atrativos para vendas pelo celular, e podem gerar compartilhamentos que levam sua marca a ser conhecida por outras pessoas. Pense no que o público do nicho do seu negócio mais valoriza e produza o conteúdo que responda a essa demanda.  

Lives de vendas 

Você já se pegou zapeando pela TV, vendo uma daqueles programas que anunciam produtos com vendas ao vivo? Pois as redes sociais podem fazer o mesmo pela sua marca – e o melhor, o custo é zero! Aposte no formato de lives de vendas para oferecer promoções e aproveitar datas comemorativas para seu negócio. É uma oportunidade de turbinar vendas em um momento específico. 

Facilite o pagamento 

Quando falamos em compras pelo celular, é preciso redobrar o cuidado com sistemas de pagamento. Tenha certeza de ter opções de pagamento móvel seguras e integradas às redes sociais, garantindo que as transações sejam suaves e seguras. Aposte na autenticação em duas etapas e medidas rigorosas de segurança para proteger dados do cliente. 

  

A tendência é que o comportamento de compra pela internet cresça cada vez mais nos próximos anos.  

Aliás, essa é uma realidade. Negócios que apostam no poder do mobile para turbinar as vendas estão faturando alto e estabelecendo negócios de credibilidade. 

Na Vivo Empresas, você encontra soluções sob medida para o seu negócio para turbinar o social marketing. Desde smartphones de última geração  até planos pós-pagos com a melhor rede móvel do Brasil para você se conectar com os seus clientes de qualquer luar lugar.  

Que tal solicitar um contato e contar com o apoio da nossa equipe na digitalização de seu negócio? 

Podemos te ajudar a alcançar altos níveis de eficiência e aumentar suas vendas – tudo com um celular na mão. 

Até a próxima! 

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