Um dos maiores desafios para quem está começando um novo negócio é saber como divulgar os serviços ou produtos. Em princípio, o marketing para pequenas empresas pode parecer algo caro, complicado e distante. Mas a verdade é que existem diversos caminhos para investir nessa área sem gastar muito.
No fim das contas, dispor de pouco capital não é impeditivo para o crescimento, pois, mesmo com um orçamento baixo, é possível conseguir bons resultados. O fato é que, se as estratégias forem realizadas corretamente, o retorno financeiro pode surpreender.
É nesse cenário que as companhias de pequeno porte encontram na Internet e nas ferramentas tecnológicas grandes aliados. Os sites, blogs, redes sociais e outros canais abriram um leque de oportunidades para aqueles que não têm recursos ilimitados para fazer divulgação.
A seguir, além de dicas de estratégias de comunicação que podem ser adotadas, serão discutidos os seguintes assuntos:
- Importância do marketing para negócios de pequeno porte?
- Melhores canais de divulgação;
- 7 dicas para divulgar uma pequena empresa.
Relevância do marketing para pequenas empresas

Quando um negócio tenta vender um produto que as pessoas nem sabem que existe, as chances de fracasso são grandes. É por esse motivo que o investimento em marketing e divulgação é especialmente indicado para as pequenas empresas. Na realidade, todos os tipos de companhias, independentemente de porte e setor, se beneficiam com essa área.
Isso também inclui o Microempreendedor Individual (MEI). Afinal, para ter sucesso, é preciso encontrar os clientes e essa busca nem sempre é evidente. Aplicar a receita em propaganda é, inclusive, um dos caminhos para fugir da alta mortalidade dos pequenos negócios, que é uma triste realidade no Brasil.
Segundo a última pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada em junho de 2021, 21,6% das MPs fecham as portas após 5 anos de vida. Já quanto às de pequeno porte, a taxa é de 17% para o mesmo período.
Outro fator importante a considerar é a capacidade de conseguir se destacar da concorrência. Segundo o boletim do Mapa das Empresas, divulgado pelo Ministério da Economia, no primeiro quadrimestre de 2022 foram criadas 1,3 milhão de companhias no Brasil. Ainda é possível verificar que 99% dos negócios no país são de micro e pequenos empresários.
Para simplificar e dar exemplos da importância do investimento em marketing, foram listadas algumas vantagens de ter uma estratégia para a empresa, independentemente do tamanho ou ramo de atuação.
Fazer o cliente conhecer o produto
O empresário tem pleno conhecimento dos produtos ou serviço que comercializa, mas será que os consumidores sabem? Por isso, é preciso divulgar os benefícios daquilo que a empresa vende. A melhor forma de provar o motivo que levaria as pessoas a comprarem seus itens é via publicidade.
Aumentar a confiança
Para garantir o sucesso de um pequeno negócio, é necessário criar seguidores leais para a marca, fazendo com que o cliente volte constantemente a comprar no site ou na loja. E a área da comercialização ajuda a estabelecer algum senso de confiança entre as partes.
Descobrir quem é o público-alvo
Quando se inicia um negócio, é preciso ter clareza sobre o público-alvo, e o marketing surge como aliado na definição dessa estratégia. Isso acontece porque, com o entendimento de dados e estatísticas, é possível mensurar quem responde mais às ações ou campanhas.
O feedback também é uma ótima ferramenta para saber mais sobre o perfil dos consumidores.
Incrementar as vendas
Diante de tantas regras, o que realmente importa é fazer as contas fecharem no final do mês e ter lucro. O investimento na publicidade é o caminho para isso. Educar os clientes sobre os produtos e convencê-los sobre a importância de adquiri-los resultará em mais vendas ao longo do tempo.
Internet como impulsionadora das pequenas empresas
Uma vez que investir em marketing para pequenas empresas é essencial, a próxima etapa é saber, afinal, em quais meios é viável fazer isso. Ou seja, descobrir quais são os melhores caminhos para quem não tem muita verba para colocar nessa área.
As pequenas companhias contam com um recurso que pode ser um grande aliado dos negócios: a internet. Nela, os canais disponíveis são muitos, como as mídias sociais, sites, blogs e aplicativos para dispositivos móveis.
As ações de divulgação se tornam eficazes, desde que sejam pensadas e produzidas para o ambiente digital e para o público certo. Independentemente do meio escolhido, é importante que haja um planejamento estratégico
A seguir, serão apresentadas três opções de canais nos quais é possível fazer marketing com baixo custo para pequenas empresas.
Sites e blogs
A digitalização precisa ser encarada por todas as companhias que querem crescer diante de um mundo hiperconectado. E, para começar, é preciso ter uma página ou um blog. Com o Construtor de Sites da Vivo Empresas, é possível investir nesse processo sem gastar muito.
Segundo o Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, de março de 2022, realizado pela FGV em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a transformação digital corporativa já é parte do cotidiano de 66% das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) brasileiras. Portanto, quem ficar de fora dessa onda pode não conseguir sobreviver em longo prazo.
Mídias sociais
Os usuários de mídia social no Brasil somaram 171.5 milhões em janeiro de 2022, conforme dados do Data Reportal de fevereiro de 2022. Em 2022, totalizaram cerca de 4,62 bilhões em todo o mundo. As opções de canais mais populares continuam sendo Facebook, TikTok, Instagram e YouTube.
Essas redes entram no rol das inúmeras comunidades nas quais os consumidores estão presentes e, por isso, é essencial investir em ações de marketing focadas nesse público. No entanto, ter um perfil não é mais suficiente. Pelo contrário, diversos fatores são necessários, como planejar conteúdo e incentivar interação entre a marca e os usuários etc.
SEO e marketing de conteúdo
Como foi mencionado, a criação de um site deve ser considerado pelos pequenos e médios empresários. Feito isso, é preciso dar atenção para esse canal. É essencial mantê-lo ativo com material de qualidade que seja útil para os usuários.
Isso se explica porque, para fazer sentido em termos de eficiência, deve-se estar bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. Portanto, é preciso atentar para as técnicas de otimização de sites, que envolvem Search Engine Optimization (SEO).
Para quem não está familiarizado com o assunto, uma opção é contar com parceiros para cuidar dessa parte. A Vivo Empresas possui ferramentas que ajudam na otimização, como o Construtor de Sites, o Registro de Domínios e o SEO Tool.
Aplicativos
A chegada do 5G no Brasil deve aumentar ainda mais o uso da internet em dispositivos móveis e todos os empreendimentos devem estar preparados para essa nova realidade.
Por meio de aplicativos para smartphones, dá para fazer marketing para pequenas empresas e se conectar com o público-alvo. Há duas opções: criar um app próprio ou utilizar os que já existem.
Para desenvolver um novo, o ideal é contratar uma equipe especializada — o que, inicialmente, gera custos maiores. Além disso, é preciso focar na experiência do usuário, oferecendo conteúdo personalizado, funcionalidades e um diferencial em relação aos concorrentes.
Por outro lado, se a intenção é utilizar recursos como WhatsApp, por exemplo, é preciso cautela e estar ciente da Lei 13709 de agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A companhia não deve ser invasiva e nem sobrecarregar os dispositivos móveis das pessoas com mensagens indesejadas.
7 dicas para divulgar uma pequena empresa

Após passar pela importância e dos meios para divulgar uma empresa, é hora de compilar todas as informações. De forma sucinta, confira sete conselhos para fazer um bom marketing digital.
- Crie um site
Uma boa estratégia é investir um pouco mais em um site para ir além da página institucional, que é aquela que só tem as informações básicas da empresa.
É preciso que essa loja virtual venda. Uma opção é já escolher templates de comércio eletrônico e que tenham, também, um bom canal de comunicação com os clientes.
- Publique conteúdo
Para ganhar visibilidade na internet é necessário convencer os motores de busca, como Google, Bing ou Yahoo, que a página é relevante. Como fazer isso? Publicando conteúdo de alta qualidade.
Estes são os tipos de conteúdo que dão certo: textos de blog bem escritos, listas, infográficos e artigos com informações relevantes para o público-alvo.
- Aposte no e-mail marketing
Enviar boletins informativos de assuntos de interesse dos consumidores, newsletters ou promoções geram engajamento. Porém, é preciso muito cuidado com a privacidade dos clientes.
Com a LGPD, é necessário que os consumidores aprovem o recebimento desse tipo de comunicação.
- Pague anúncios nas redes sociais
Além de criar perfis nas redes sociais para a empresa, existe a possibilidade de fazer anúncios pagos em canais como Facebook e Instagram. A vantagem é a possibilidade de segmentar bem o público por idade, região demográfica e interesses.
Ademais, é possível delimitar bem o orçamento a ser investido. E o ideal para quem não tem muito conhecimento sobre o assunto é contratar uma agência de tráfego pago.
- Teste o poder dos microinfluenciadores
Os digital influencers são pessoas que têm um alcance grande na internet e que ditam tendência. Campanhas com eles costumam envolver muito dinheiro, mas existem outras opções que podem ser seguidas por pequenos negócios e não devem ser ignoradas. Uma delas é usar os microinfluenciadores.
Essas pessoas não têm a mesma quantidade de seguidores que os mais famosos, mas publicam conteúdos interessantes e exercem influência sobre um determinado nicho. Algumas vezes, as campanhas nem exigem investimentos em capital e sim propostas de permutas.
- Conecte-se com outras empresas
Ao participar de feiras, eventos do setor, palestras e rodadas de negócios, amplia-se a rede de contatos com parceiros comerciais.
Com esses encontros, cria-se a oportunidade de conseguir melhores fornecedores e aumentar a estratégia do negócio. Para expandir as conexões, também é aconselhável entrar em grupos de social networks com empresas semelhantes para ficar por dentro das novidades da área.
- Faça promoções
Uma outra forma de se tornar conhecido pelo público é oferecendo vantagens. Isso pode ser feito ao criar promoções esporádicas para divulgar nas redes sociais. Essa é uma forma das pessoas conhecerem os produtos e serviços e também é uma excelente maneira de fidelizar clientes.
A Vivo Empresas tem uma série de soluções que ajudam a otimizar a presença da marca na web. Em seu portfólio, estão serviços de conectividade, como a Vivo Fibra, que assegura a qualidade da conexão à internet, e até recursos mais específicos, que auxiliam no marketing para pequenas empresas.
Caso tenha interesse em ler mais sobre o assunto, confira outros artigos que foram preparados no canal:
- Otimização de sites: o segredo para ter mais acessos
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- Marketing digital: entenda os conceitos-chave e saiba como usá-los a favor do seu negócio
Até a próxima!