Como aumentar as visitas ao meu site em 6 passos

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A distância entre as lojas e os consumidores deixou de ser um problema para quem sabe preparar as plataformas digitais para receber visitantes, onde quer que eles estejam. Mas a pergunta que não quer calar, principalmente para as pequenas e médias empresas, é: como aumentar as visitas ao meu site?

Preocupação pertinente. Na era da informação, saem à frente na largada as organizações que dominam técnicas de marketing digital capazes de atrair e se conectar com o público que lhes interessa.

Para isso, é necessário gerar tráfego para o seu site ou blog, com estratégias que se comuniquem com clientes e potenciais clientes, garantindo leads de qualidade para o seu negócio.

Leads?

Leads, em marketing e vendas, são potenciais consumidores, que já forneceram informações de contato como nome e e-mail, em troca de uma oferta da empresa. Pode ser que nem tenham efetivado uma compra, mas já demonstraram interesse em seu produto ou serviço – cenário que traz grandes oportunidades de negócio se seus dados forem usados com estratégia, afinal, contato é tudo, não é mesmo?

Mas os caminhos são muitos, por isso, para entender melhor, neste artigo serão abordados os seguintes assuntos: 

  • SEO: o uso das palavras-chave para gerar tráfego
  • Campanhas segmentadas via AdWords
  • Marketing de conteúdo nas redes sociais
  • Posts: formatos diferenciados para engajar sua audiência
  • Parcerias estratégicas com influenciadores
  • Empresas bem posicionadas com o auxílio do Google Meu Negócio

1. O SEO no aumento de visitas ao seu site

Quando alguém tem interesse por algum produto ou serviço, não adianta: por mais que as redes sociais entreguem publicidade, é via plataformas de buscas, inicialmente, que as pessoas farão suas pesquisas. Daí a necessidade de sua empresa aparecer na primeira página do Google.

De acordo com dados coletados em pesquisas da Hubspot e da Zero Limit (ambas em inglês), 75% das pessoas nunca passam da primeira página da plataforma, e os primeiros resultados da busca orgânica recebem 67,6% dos cliques.

Mas o que o SEO tem a ver com isso?

Na prática, esse é o primeiro caminho (gratuito!) para aumentar as visitas em seu site. Falamos de um processo de otimização das plataformas por meio de palavras-chave, para que as pessoas as encontrem com mais facilidade ao pesquisar sobre qualquer tema, produto ou serviço nos motores de busca como, por exemplo, o Bing, o Yahoo e o próprio Google.

Neste artigo listamos tudo o que você precisa para turbinar seu site com as melhores práticas de SEO. Confira!

2. Os anúncios pagos no aumento de visitas em seu site

Agora que você já sabe que a competitividade está diretamente relacionada ao lugar que sua empresa ocupa no Google, podemos entrar em um eixo mais “agressivo” na estratégia de exibição do seu negócio: os anúncios pagos via AdWords.

Leu “pagos” e já se assustou? Não sofra por antecipação. A iniciativa cabe em seu bolso, até porque é você mesmo quem vai definir quanto investir em suas campanhas para aumentar as visitas do seu site.

Adwords são serviços de publicidade on-line. O mais utilizado é o Google AdWords.

Certamente você já encontrou algum link em destaque ao fazer uma pesquisa no Google, já acessou um blog e se deparou com um banner de anúncio ou assistiu a um vídeo no YouTube e foi surpreendido por publicidade antes ou depois da exibição, não é mesmo?

As três situações têm algo em comum: foram publicidades criadas e gerenciadas via Google AdWords com um grande diferencial – elas não foram entregues para qualquer pessoa, foram direcionadas para um público segmentado que tem grandes chances de se interessar pelo seu negócio.

Nesse cenário, falamos de uma audiência qualificada vendo o seu anúncio, afinal, de que vale uma churrascaria direcionar campanhas para pessoas vegetarianas ou veganas?

A ferramenta conta com várias funções de segmentação da audiência: idade, gênero, geolocalização e hábitos de consumo, dentre outras. Por isso, fica muito mais fácil conseguir leads que dão match com o seu produto ou serviço.

Confira neste post, dicas de como começar a investir na plataforma!

3. Fisgando leads por meio de conteúdos relevantes nas redes sociais 

Nem toda captação de leads diz respeito à venda final do produto, e essa nova cultura de relacionamento entre clientes e empresas requer esforços na entrega de conteúdo que gere valor para as marcas e colabore para ajudar o público a resolver algum problema, dúvida ou conflito.

Imagine a situação. Você é um varejista do ramo de produtos de limpeza que se antecipou às necessidades virtuais do mundo em rede: tem contas no Facebook, no Instagram e já chegou até no TikTok.

Mas seu negócio tem poucos meses, portanto, precisa ganhar uma base de seguidores que possa conhecer seus produtos e clicar em suas ofertas para, enfim, serem direcionados para a compra em seu site.

Você sabe que muitas pessoas procuram sua loja física com dúvidas sobre como tirar manchas de roupas brancas misturas às coloridas na máquina de lavar.

Que tal disparar um vídeo breve nas redes sociais mostrando o passo a passo de como solucionar esse problema com a utilização de sabão em pó, água fervente e bicarbonato de sódio?

As chances de o público compartilhar e seguir sua página ao perceber que ela entrega conteúdo útil são grandes. Consequentemente, as perspectivas de levá-lo para seu website quando postar ofertas serão muito maiores. De cara, suas redes sociais ainda poderão virar referência na entrega de dicas relacionadas à limpeza – atraindo ainda mais tráfego para seu site ou blog.

Descubra mais caminhos valiosos para o marketing de conteúdo de sua empresa aqui!

4. Teste formatos e entenda o que engaja mais seu público

Você percebeu, acima, que as redes sociais podem ser grandes aliadas para aumentar as visitas de seu site, mas vale lembrar que não temos todas as respostas se não experimentarmos formatos diferentes nessas plataformas.

Aqui vão algumas recomendações para engajar e entender as preferências da sua audiência:

  • Varie o tamanho e formato de seus conteúdos;
  • Intercale sua programação entre diferentes formatos (vídeos, posts estáticos, testes e infográficos, se couberem no seu modelo de negócio);
  • Capriche na qualidade de seus vídeos e das artes de seus posts – seja criterioso com os aspectos visuais, até para não perder a credibilidade;
  • A mesma dica vale para toda a sua comunicação textual: evite erros ortográficos;
  • Se usar textos, procure por chamadas que prendam a atenção de seus seguidores já nos segundos iniciais de exibição do material.
  • Prefira usar uma única identidade visual para todas as peças para que seu público saiba, de cara, que o post é da sua marca.

5. Aumente o tráfego para seu site com parcerias com influenciadores

Veja: não estamos falando de nenhuma “Juliette”. Influenciadores praticam diferentes valores, a depender da base de seguidores que possuam, e podem recomendar seus produtos nas redes colaborando para aumentar as visitas em seu site.

No todo, a principal dica é escolher aquele que mais esteja alinhado com seu público, porque essa personalidade precisa representar bem a sua empresa para que seu posicionamento não afete a sua marca de forma negativa.

Não se prenda a influenciadores com contas milionárias e escolha essa pessoa com estratégia. Imagine um comércio de maquiagem de uma pequena cidade, por exemplo. É melhor apostar em uma pessoa badalada da região nas redes que já poste conteúdos relativos à beleza e estética do que em uma figura pública que não se relacione com seu público-alvo nessas plataformas, não é mesmo?

6. Sua empresa no mapa com o Google Meu Negócio

A gente dá algumas voltas e novamente retorna ao Google. Tudo isso porque a empresa oferece um pacote importante de serviços para as companhias se tornarem mais competitivas. Nesse cenário, ter um cadastro no Google Meu Negócio passa a ser quase uma exigência.

Esse é o melhor caminho para quem tem um negócio local, já que ajuda a colocar a empresa no mapa, aumentando as possibilidades de seu espaço ser encontrado. Pela plataforma, você pode criar uma página com informações da sua empresa, como telefone, endereço, horário de funcionamento e outros dados básicos.

Mas, para mantê-la bem posicionada, é preciso adotar boas práticas:

  • Solicite avaliações aos clientes;
  • Faça atualizações constantes na plataforma;
  • Interaja com o público por meio desse canal;
  • Ofereça a opção de agendamentos;
  • Adicione imagens do negócio.

Mais tráfego para seu site sem muito esforço

Com tantos caminhos possíveis para aumentar as visitas de seu site você pode estar se sentindo meio perdido, mas a principal dica é ir com calma e estratégia.

Comece aplicando boas práticas de SEO para fortalecer a presença da sua empresa nas plataformas de busca, mas se todo esse universo parecer complexo para você, conte com o auxílio das tecnologias já desenvolvidas para isso.

O portfólio da Vivo Empresas, por exemplo, entrega o SEO Tool, ferramenta que monitora palavras-chave, analisa os concorrentes e fornece relatórios periódicos com recomendações para a otimização de websites.

A solução, simplificada e bastante intuitiva, combina técnicas que ajudam a melhorar seus resultados dentro dos motores de busca, posicionando muito melhor as companhias nas páginas de pesquisa, com resultados visíveis nos próprios canais de comunicação – com mais destaque, elas percebem o aumento direto no fluxo de ligações, mensagens no WhatsApp e pedidos de orçamentos.

Agora que você já tem boas noções de como gerar tráfego para seu site, conheça mais caminhos para melhorar a comunicação da sua empresa nos artigos indicados abaixo:

·         Como tornar o e-mail marketing um aliado do seu negócio?

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