Marketing de conteúdo: inspire-se com exemplos incríveis

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Neste artigo, apresentamos três exemplos de ações de marketing de conteúdo que foram muito bem-sucedidas no meio digital. O objetivo é mostrar que é possível expandir as suas vendas a partir de uma estratégia bem definida e com pouco investimento.

Você já foi impactado por algum conteúdo que chamou muito a sua atenção nas redes sociais? Ou então decidiu comprar algo depois de ver uma ação criativa na internet? Isso é marketing de conteúdo. Sem dúvidas, esse tipo de campanha tem ocupado uma posição cada vez mais importante dentro das empresas.

Marketing de conteúdo é, na verdade, uma forma de conquistar mais clientes. Além disso, tem o poder de atrair novos públicos para o seu negócio por meio de conteúdos interessantes, ações diferentes e materiais, como vídeos e fotos de qualidade.

Marketing de conteúdo: mulher digitando.
Ações de marketing de conteúdo podem ser muito eficientes se forem bem planejadas.

No entanto, para obter sucesso, é preciso saber trabalhar bem as ações. Dizemos isso, sobretudo, no ambiente virtual. Isso porque é onde você conseguirá expandir rapidamente as vendas. E, muitas vezes, aumentar os lucros depende de uma ideia criativa. Por isso, ter uma equipe ou um profissional com conhecimento na área é essencial no dia a dia.

Já pensou nas possibilidades de alcance que plataformas como redes sociais e sites podem proporcionar para o seu negócio? Saber aproveitar as oportunidades é essencial, principalmente para pequenas e médias empresas, uma vez que o investimento nesse tipo de ação costuma ser relativamente baixo.

Para te motivar a trabalhar o marketing de conteúdo do seu negócio, trazemos aqui três ações criativas — e totalmente possíveis — que fizeram sucesso na internet. Vamos conhecê-las?

Ações de marketing de conteúdo totalmente possíveis

Como comentamos, as ações de marketing de conteúdo não exigem grandes investimentos para serem executadas (aliás, leia aqui uma reportagem que fala exatamente sobre o tema). Uma ideia criativa resolve o problema, por isso é uma boa estratégia para pequenas e médias empresas.

A Superdrug, varejista de beleza e saúde sediada no Reino Unido, fez uma campanha que chamou bastante atenção na internet. Dezoito designers de diferentes países foram convidados a tratar uma foto de uma mulher com o intuito de deixá-la mais “atraente”. O resultado (veja abaixo) mostrou muitas variações entre os países.

Ação de marketing de uma loja na qual mostra a mesma foto de uma mulher tratada de diferentes maneiras.
Campanha da Superdrug, ação que deu o que falar nas redes sociais.

Veja como usar o planejador de palavras-chave, do Google!

Aliás, esse foi o grande objetivo da marca com a campanha: mostrar que não há um padrão de beleza — e que cada um reconhece e valoriza características diferentes. A ação, que não exigiu grandes investimentos, rendeu 33 mil compartilhamentos somente no Facebook. Ou seja, a marca teve uma excelente visibilidade.

Rede colaborativa

Envolver as pessoas a ponto de que elas ajudem a divulgar a sua empresa no meio digital é uma estratégia bastante inteligente. A Rip Curl, por exemplo, criou uma campanha que sugere que surfistas ao redor do mundo postem fotos e vídeos das ondas mais perfeitas.

Todo o material é publicado nas redes sociais e também em uma plataforma especialmente criada para a campanha, batizada de The Search. A ação ajudou a marca a ultrapassar 2 milhões de curtidas no Facebook e mais de 100 mil inscritos no YouTube.

Marketing de conteúdo: print da tela da plataforma The Search.
Plataforma The Search, uma ação colaborativa de sucesso.

Agora, veja como é totalmente possível colocar uma campanha semelhante em prática. Você tem um e-commerce de produtos saudáveis, por exemplo, e pode fazer uma ação nos mesmos moldes. Como? Sugerindo que as pessoas postem fotos de momentos saudáveis. Peça para elas usarem uma determinada hashtag. Isso dará mais visibilidade para a sua marca.

Marketing de oportunidade

O marketing de conteúdo tem uma vertente importante: o marketing de oportunidade. Ou seja, aproveitar temas que estão em alta para falar dos seus produtos de uma maneira inteligente e criativa. Por exemplo: a plataforma Zomato, que divulga informações sobre restaurantes em diversos países, aproveitou o período do Oscar para lançar uma campanha bem-humorada.

A plataforma fez posts nas redes sociais brincando com os filmes indicados, o que lhe rendeu muitos compartilhamentos e comentários. Ou seja, foi uma ótima maneira de amplificar o seu nome a partir de um evento bastante difundido no mundo inteiro.

Print da tela do Facebook da plataforma Zomato.
Ação de marketing da plataforma Zomato.

Nesse caso, é fundamental usar as hashtags oficiais e fazer uma pesquisa para encontrar aquelas que estão em alta. Assim, o seu conteúdo será visto com maior facilidade. Muitas empresas costumam usar essa estratégia, sobretudo quando se trata de um tema bastante comentado. A estreia da última temporada da série Game of Thrones, por exemplo, rendeu diversos posts criativos nas redes sociais.

E aí, o que achou das ações de marketing de conteúdo? É mais fácil, e mais barato, do que se imagina ganhar visibilidade a partir de campanhas que não exigem tanto investimento.

No entanto, antes de lançá-las, é importante ter a certeza de que o conteúdo esteja de acordo com a linguagem da empresa e que o material audiovisual seja de qualidade. Caso contrário, o impacto pode ser negativo.

Mas já que estamos falando sobre o tema, uma boa maneira de enriquecer o seu conhecimento sobre marketing de conteúdo é ler este artigo sobre como engajar os clientes com conteúdo.

Saiba também quais são os grandes erros que podem ser cometidos no marketing digital e como evitá-los. No mais, agradecemos a leitura e te convidamos a navegar pelo blog para ter acesso a mais conteúdos como esses!

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