O atacado oferece preços baixos nas compras de maior volume, o varejo aposta em pacotes promocionais para atrair o consumidor. No todo, o que importa é que ambos juntos formam o atacarejo – modelo de negócio que chama a atenção justamente por entregar valores mais atrativos, tanto no formato físico, quanto no e-commerce.
Também conhecido como cash & carry, o setor disputa a preferência dos consumidores e já desponta como um eixo promissor para as pequenas e médias empresas.
Mas para que a clientela escolha o atacarejo em veze do chamado “canal de vizinhança” – o varejo de conveniência, como pequenos mercados, “lojinhas” ou padarias de bairro que trazem conveniência pela proximidade, agilidade, praticidade e atendimento mais personalizado – gestores precisam estar atentos a alguns pontos.
Daqui até o fim da leitura, entregaremos quais são eles, mas você deverá entender também:
- Visão geral sobre os números;
- O que é atacarejo;
- Principais características;
- Vantagens do negócio;
- Passo a passo para ter um modelo de sucesso.
O atacarejo em números
A economia já dá sinais positivos, cenário que, felizmente, indica pontos favoráveis ao consumo.
Dados recentes da Horus Inteligência de Mercado mostram que o ticket médio do consumidor aumentou 5,2% na variação de 2023 para 2022. A quantidade de itens que ele está levando para casa também subiu (3,8%).
O destaque no consumo vai para produtos nas categorias:
- Comida industrializada;
- Bebidas não alcóolicas;
- Hortifrúti;
- Limpeza;
- Higiene e beleza;
- Carnes e aves;
- Bebidas alcóolicas.
No comparativo com o canal de vizinhança, a preferência dos clientes fica ainda mais nítida. A média de itens adquiridos pelo consumidor do atacarejo no ano passado foi de 17,3, enquanto neste ano subiu para 29,3. Mas os números dos varejos menores também tiveram alta significativa no período: de 4,5% para 7%.
Os números acima provam que o mercado está aquecido para ambos os modelos, mas o cash & carry cresce de forma orgânica e com a abertura de lojas mais acelerada.
Atacarejo: o que é
Para entender o crescimento do atacarejo, o setor supermercadista precisa saber o que a clientela está buscando e seus principais comportamentos.
O atacarejo funciona como um estabelecimento onde o público pode encontrar muitos produtos sendo vendidos em grandes quantidades. Mas os produtos não precisam, necessariamente, ser adquiridos em altos volumes.
A diferença é que, quanto maior o número de itens iguais comprados, menor é o preço unitário final de cada produto.
No fundamental, o setor realiza vendas para pessoas físicas e pessoas jurídicas no mesmo estabelecimento, permitindo a gestores manter relações de compra com pequenos varejistas, mas também com o consumidor final – lembrando que para o último grupo ter acesso a preços mais baixos, é preciso propor que ele leve uma quantidade mínima de determinado produto.
Atacarejo: principais características
O sucesso atribuído ao atacarejo se deve às três principais características a seguir, afinal, é preciso ter diferenciais para que o consumidor prefira, muitas vezes, ir mais longe para adquirir os produtos de que precisa, do contrário, ele opta por manter sua relação de compra com os comércios menores e mais próximos à sua localização (caso a loja não ofereça compra virtual).
Preço baixo
A questão não é ter um negócio que pratique preços desleais em relação à concorrência, mas você deve se aproveitar das vantagens do próprio modelo (que entregaremos no próximo bloco) para poder sugerir valores que conquistem seu consumidor de fato.
Alto volume de vendas
Ficou claro que o alto volume de vendas é um ponto forte no cash & carry, não à toa ele estimula que amigos e familiares prefiram fazer compras juntos nesses espaços, mudando, inclusive, o padrão de compra – compras maiores em tempos mais espaçados (especialmente de itens perecíveis). No final, todos dividem o preço da compra, de acordo com suas necessidades.
Autosserviço
O autoatendimento garante que o cliente escolha o que deseja com a mínima intervenção de um colaborador – atributo que conquista os consumidores modernos, em busca de cada vez maior autonomia e privacidade.
Vantagens do atacarejo para PMEs
Tire as dificuldades da frente e conheça as praticidades do modelo de negócio se seu objetivo for investir no setor.
Redução do custo com o espaço
As gôndolas para comercialização de produtos já são o próprio estoque, sistema em que não é preciso trabalhar com espaço distintos. Outro ponto é que o custo com pessoal também diminui, já que não é necessário profissionais designados para estocagem e área de vendas.
Menor custo com transporte
O modelo não requer transporte de mercadorias já que oferece tudo em um mesmo lugar. Nessa perspectiva, a redução de custo com transporte pode ser aplicada na transferência de produtos entre unidades e no valor do frete oferecido pelo fornecedor.
Fluxo logístico com menor custo
Por condensar logística e venda em um só lugar, o fluxo total de logística, que envolve transporte, embalagens, colaboradores e outros, é reduzido, garantindo uma operação mais enxuta, otimizada e mais barata.
Menor variedade de produtos
O atacarejo foca na quantidade de mercadoria, priorizando a compra e o armazenamento de grandes lotes, cenário em que o sortimento de produtos conta com uma menor variedade de opções, sendo, portanto, descomplicado.
3 passos fundamentais para um atacarejo de sucesso
Se você quer aproveitar as oportunidades por trás do atacarejo, a hora é agora. Aprenda a extrair todo o potencial do modelo de negócios e se destacar da concorrência. Confira!
1. Investigue o mercado da sua região
O primeiro e decisivo passo para o seu sucesso é entender a região em que pretende se instalar. Para isso, invista em pesquisa de mercado e observe atentamente qual o comportamento dos clientes daquela área específica.
Busque analisar suas demandas e verifique se um atacarejo poderá ajudá-los de alguma forma. Não se esqueça de que, em alguns casos, o modelo atende a uma região mais ampla do que apenas a cidade em que está instalado.
2. Escolha a sua localização com cuidado
Esse é um dos pontos mais importantes, já que uma decisão precipitada pode prejudicar sua visibilidade e, consequentemente, suas vendas.
Pense que o cenário ideal pede por locais de fácil acesso, em um bairro com boa infraestrutura. E não deixe de dar atenção especial ao estacionamento, já que muitos clientes pretendem fazer grandes compras nos atacarejos e, por isso, costumam ir de carro quando a loja não oferece venda online.
Prefira imóveis maiores devido à necessidade de contar com grandes estoques, até para que você não dependa de ter que alocar outro espaço para armazenamento.
3. Defina o mix de produtos
O cash & carry costuma trabalhar com um mix reduzido de itens, mas grande volume de cada um. Daí a importância de fazer um bom levantamento no passo 1 para visualizar com mais facilidade aquilo de que o seu público-alvo mais precisa.
Um bom caminho é trabalhar com itens “tamanho família”, já que mesmo clientes que não compram no atacado muitas vezes procuram por esse tipo de produto, que costuma ter um bom custo-benefício.
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Fique! Porque se você gostou desse conteúdo, pode ser que se interesse por nossas indicações de hoje:
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Até a próxima!