4 dicas para melhorar a geração de leads da sua empresa

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Entre as diversas técnicas do marketing digital, a geração de leads de vendas é uma das mais importantes. Essa é a primeira etapa do funil de vendas. Quando o cliente tem o primeiro contato com a marca e decide se prossegue ou não no processo de compra. É claro que um lead gerado não garante a venda, mas as chances aumentam quando mais pessoas são impactadas.

O que é um lead?

Antes de saber como melhorar a geração de leads é preciso entender o que isso significa. No marketing, um lead representa um contato feito com o cliente em potencial.

Como melhorar a geração de leads?

Empresas devem buscar novas formas de geração de leads para aumentar vendas.

Os leads encontram-se no topo do funil de vendas (o conjunto de ações que vai desde esse contato inicial até o pós-venda). Ou seja, depois dele ainda é necessário percorrer um grande caminho, mas o ponto de partida precisa ser capaz de estimular o consumidor a se manter dentro do funil.

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Por que seu negócio precisa de leads?

A geração de leads nada mais é do que movimento de entregar aquilo que o seu prospect precisa em troca de suas informações de contato. Seu negócio precisa de leads para converter cada vez mais vendas. Por isso, criar materiais relevantes relacionados ao seu produto/serviço e que realmente atendam a dor do cliente é tão importante. 

A partir do momento que o prospect entra no funil de vendas, a tarefa de convertê-lo em um cliente começa. Dessa forma, estude o perfil dos seus consumidores e ofereça soluções que ele esteja de fato interessado.

Como melhorar a geração de leads?

Agora que você já sabe qual a importância da geração de leads para as vendas de uma empresa, trate de planejar ações de impacto no seu público-alvo e aumente esse indicador. Confira nossas dicas para atingir esse objetivo.

4. Faça promoções cruzadas e co-marketing

Considere fazer alianças complementares com fornecedores para melhorar as vendas. Em entrevista ao portal CIO, JR Rodrigues, CEO da NetCablesPlus, afirma que esse tipo de união pode ajudar na troca de leads, promovendo produtos e serviços uns dos outros com atividades mutuamente benéficas.

3. Inclua canais de contato nas suas páginas

Adicionar canais de contato, especialmente via telefone, pode soar estranho quando você estiver vendendo um produto pela internet. No entanto, isso ajuda a aumentar a credibilidade e passar confiança para o consumidor. Mesmo que ele não entre em contato antes de comprar o produto, a presença do número já transmite conforto a ele.

2. Invista em infográficos

Esse pode não ser o método mais tradicional para obter geração de leads, mas as pessoas compartilham bastante esse tipo de conteúdo. Além disso, uma ideia original e inovadora pode ser bem executada por custos não muito altos. O compartilhamento através das redes sociais pode tornar o infográfico um viral.

1. E-books podem ser uma boa alternativa

Em artigo publicado na Entrepreneur, o escritor e empreendedor Mike Templeman explica que esse tipo de conteúdo para geração de leads funciona especialmente para negócios B2B. Além disso, é útil para empresas que funcionam de maneira muito técnica. A dica é promover a informação em primeiro lugar, e depois a marca.

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