Avanço da tecnologia corporativa favorece gestão inteligente dos negócios

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Na era dos dados, a gestão inteligente mostra-se como um dos caminhos de sucesso para pequenas, médias e grandes empresas. E muitos dos avanços que esse modelo traz estão relacionados ao uso da tecnologia corporativa.

Ferramentas que permitem comunicação e colaboração a distância, automação de atividades e burocracias, bem como a análise de dados para otimizar processos são alguns exemplos de soluções aplicadas nesse ecossistema.

Por sua vez, essas modificações técnicas acompanham também mudanças no ambiente interno e externo. Ou seja, a relação entre companhias, fornecedores, parceiros e até clientes é impactada positivamente. 

No entanto, vale lembrar que essa transformação digital não acontece instantaneamente. Na realidade, é um processo contínuo liderado pela evolução das ferramentas e inovações que, quando aplicadas alinhadas ao propósito do negócio, geram bons resultados.

Desse modo, torna-se fundamental estar atento às principais tendências em tecnologia empresarial e como implementá-las para lidar com desafios atuais e futuros.

Com essa finalidade, neste artigo serão apresentados os seguintes temas:

  • O que é a gestão inteligente;
  • Qual é a importância da tecnologia no universo corporativo;
  • Pilares da digitalização na tecnologia corporativa;
  • Tendência das tecnologias corporativas;
  • Cultura data-driven.

O que é a gestão inteligente

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A gestão inteligente faz uso de dados para tomar decisões assertivas no rumo do negócio. Atualmente, com a digitalização das empresas, tudo o que é feito gera informações a serem processadas. Seja em casa, no escritório ou em um espaço de coworking, o uso correto da tecnologia corporativa ajuda a criar um ambiente de trabalho:

  • Integrado;
  • Ágil;
  • Intuitivo;
  • Prático.

E são nessas condições ideais que o conceito de gestão inteligente se baseia, focando em dados reais e atualizados na tomada das melhores decisões no negócio. Assim, sistemas que centralizam informações e vão além na coleta dessas, por meio de recursos de conectividade e Internet das Coisas (IoT), são parte integrante do escritório do futuro.

O resultado é uma organização que funciona melhor como um todo, trazendo mais produtividade, eficiência, flexibilidade e até criatividade ao atender ao mercado. Esse modelo une ferramentas já consagradas no meio a elementos novos. Como exemplo, a maioria das empresas conta com um CRM para gerenciar informações sobre seus clientes a fim de usar esse conhecimento para estreitar o relacionamento.

Com a gestão inteligente, são adicionadas tecnologias empresariais inovadoras. Um bom caso é o da automatização do atendimento, que utiliza agentes virtuais no suporte ao público externo e interno. Com a ação, os bots capacitados com inteligência artificial (IA) e machine learning conseguem atender pessoas assim como um humano, além de coletar mais informações.

Qual é a importância da tecnologia no universo corporativo

Existem muitos benefícios que podem ser atrelados ao uso da tecnologia corporativa. Porém, certas vantagens só se tornam evidentes em longo prazo, considerando a otimização de recursos que aconteceu a partir do momento em que o meio ou ferramenta foram adotados.

A fim de ajudar nessa identificação, serão descritos os principais resultados de investir nessa abordagem e evoluir para uma gestão inteligente.

Produtividade em qualquer lugar

No final de 2020, a consultoria Gartner já havia previsto como uma tendência tecnológica as Anywhere Operations. O conceito se refere a um modelo operacional que permite que os negócios sejam entregues e habilitados em qualquer lugar.

De fato, essa nova forma de trabalho veio para ficar e, enquanto oferece muitos benefícios às empresas e colaboradores, também exige estrutura de tecnologia empresarial. São diversos os recursos disponíveis, como a IoT, que ajuda na automação de processos, otimizando o tempo dos funcionários, que podem, então, focar em ações estratégicas em vez das burocráticas.

Ou, ainda, serviços como o Desktop as a Service (DaaS), que permitem o acesso a aplicativos corporativos pelos funcionários trabalhando à distância. Inclusive, segundo previsão do estudo Forecast: Public Cloud Services, Worldwide 2018–2024, da Gartner, publicado em junho de 2020, esse serviço em nuvem deve chegar a uma receita de US$ 2,5 milhões até o final deste ano.

Aumento de capacidade

Tanto na automação descrita acima quanto em processos de virtualização, a otimização trazida pode causar um aumento da capacidade produtiva. Um exemplo é o suporte ou atendimento virtual que emprega bots para resolver questões mais simples ou direcionar casos complexos internamente. 

Os agentes robotizados conseguem atender 24h por dia e 7 dias da semana. A fim de oferecer esse mesmo serviço conduzido por funcionários, seriam necessários diversos profissionais. 

Redução de custos

A princípio, apenas por haver um melhor uso do tempo dos colaboradores (devido à automação e à virtualização), já é possível dizer que há uma redução de custos. Mas há outras formas que a tecnologia corporativa consegue diminuir gastos no escritório. 

Por exemplo, existem soluções de tecnologia corporativa que monitoram o uso de energia, como o Vivo Eficiência Energética. O serviço foca no controle e redução dos gastos com eletricidade a partir da medição dos dados conectados.

Aliás, até a melhoria na comunicação interna gera economia. Com a disponibilização de canais virtuais e recursos de videochamada e chat, é possível evitar o deslocamento desnecessário do profissional.

Estrutura atualizada

É muito comum empresas operarem com sistemas antigos ou mesmo equipamentos desatualizados. No cenário atual de extrema digitalização, isso traz impactos negativos na produtividade, eficiência e segurança.

Em qualquer negócio, contar com tablets, notebooks, impressoras e outros dispositivos mais modernos é o ideal. Como exemplo, em escritórios de contabilidade e advocacia, os computadores são fundamentais e, caso estejam desatualizados, podem apresentar problemas de performance e segurança.

Porém, a aquisição de novas máquinas também é um impasse no orçamento. Mas, graças à tecnologia corporativa, já existem alternativas como a locação de equipamentos.

A Vivo Empresas abrange um portfólio completo de dispositivos de informática com benefícios de atualização e suporte constante. Ademais, o valor gasto com esse serviço é classificado como despesa e, portanto, pode ser abatido no Imposto de Renda da companhia.

Pilares da digitalização na tecnologia corporativa

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Grande parte das organizações contam com tecnologias empresariais na sua estrutura, especialmente após a pandemia de covid-19. Mas esse é um processo contínuo e que, agora, aparece entre as prioridades dos negócios.

O levantamento Transformação Digital no Brasil, da Samba Digital, divulgado em 2021, mostra que 62,5% das empresas vão utilizar de 10% a 30% do faturamento na digitalização. Esse investimento irá focar em:

  • Análise de dados (62%);
  • Jornada do cliente (54%);
  • Computação em nuvem (46%);
  • Arquitetura de sistemas (40%);
  • Inteligência artificial (38%).

Esse é um reflexo claro das mudanças recentes como a mobilidade no trabalho, a preocupação com a experiência do consumidor e com a personalização e agilidade do atendimento. Afinal, essas são estratégias em alta para se destacar em meio a um mercado com alta competitividade. 

Nesse sentido, existem tecnologias que são pilares nesse processo e auxiliam no desenvolvimento de estratégias alinhadas ao momento atual.

Conectividade

Com um mundo altamente conectado, é dever das companhias estarem não apenas presentes no digital, mas terem uma operação eficiente nesse ambiente. De acordo com o estudo TIC Empresas 2021, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de setembro de 2022, os empreendedores brasileiros já estão cientes disso.

Tanto é que a presença em redes sociais das marcas cresceu: em 2021, 87% possuíam perfil ou conta própria. Nesse período, a plataforma mais utilizada foi o WhatsApp, com 72% dos negócios, enquanto, em 2019, essa proporção era de 54%. A construção de sites também se ampliou, passando de 54% em 2019 a 58% em 2021.

Seguramente, a tecnologia corporativa de conectividade também tem papel fundamental nos empreendimentos, contribuindo com:

  • Comunicação dos profissionais;
  • Relação empresa-cliente;
  • Adoção de outras soluções digitais.

Cloud

O Cloud Computing confere flexibilidade às operações, permitindo uma ágil migração para o ambiente digital e uma transição de capacidade de processamento conforme necessário. Essa tecnologia corporativa ainda é responsável pelos serviços conhecidos pelo termo “as a service”, que permitem o acesso a softwares, plataformas e infraestrutura sem necessidade de aquisição de hardware. 

Em outras palavras, oferece um melhor custo-benefício aos negócios que querem se atualizar rapidamente, cobrando apenas pela parcela realmente utilizada. Na prática, em vez de comprar um software e ter que pagar por sua nova edição anualmente, o Software as a service (SaaS), por exemplo, permite o uso do programa no estilo pay-per-use, garantindo acesso a versão mais atualizada.

Segurança Digital

A maior exposição das companhias no ambiente virtual traz muitas oportunidades. Por outro lado, também é um atrativo para hackers. Isso é o que afirma o levantamento 2022 Global Threat Landscape Report, da Fortinet.

Segundo o estudo, divulgado em agosto de 2022, apenas no primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos a empresas. O volume é 94% maior do que o atingido em 2021.

Portanto, a fim de garantir a segurança da informação, é preciso um cuidado constante. Existem diversas tecnologias empresariais focadas nisso, começando por barreiras como o antivírus, firewalls e as redes privadas virtuais (VPNs) que protegem o acesso remoto.

Também há soluções mais específicas, como o Vivo Segurança Gerenciada, que funciona como uma camada de defesa que atua na identificação e no bloqueio de ameaças.

Tendência das tecnologias corporativas

Além das alternativas de tecnologia corporativa mais conhecidas, é preciso ficar atento às tendências e inovações que surgem diariamente, com a finalidade de trazer praticidade ao trabalho

Com isso em mente, serão destacadas as 10 tendências da tecnologia empresarial que devem ajudar as companhias a enfrentarem os desafios do futuro.

Chegada do 5G

Não há dúvidas que a conectividade é a base de muitos negócios atualmente, tanto em processos internos quanto externos. O acesso à internet é necessário para que os profissionais utilizem programas e arquivos, conversem com outros colaboradores e com os clientes.

Por isso, a disseminação do 5G será uma grande transformadora de negócios. Essa evolução das conexões garante mais velocidade e capacidade de transmissão de dados. Na prática, as soluções de captação de dados via IoT, análise Big Data, processamento de IA e muitas outras também vão se desenvolver com essa novidade.

Resumindo, não haverá limites para a inovação e as empresas devem estar preparadas para aproveitarem as oportunidades do novo cenário. Enfim, essa tecnologia corporativa é bastante aguardada e as expectativas são altas. De acordo com a previsão da consultoria Omdia, divulgada em julho de 2021, o PIB do Brasil, impulsionado pela inovação, deve crescer R$ 6,5 trilhões a mais até 2035.

Novo padrão de redes sem fio

As redes sem fio também irão passar por um upgrade para atuar no novo padrão WiFi 6. Na prática, esse avanço significa que um download feito na nova rede deve ser, ao menos, três vezes mais rápido. 

O modelo irá permitir a conexão de mais dispositivos ao mesmo tempo, fornecendo um acesso à internet de qualidade. Além disso, essa atualização leva em consideração exigências em IoT e a própria automação dos ambientes empresariais. 

Bots inteligentes

Embora a adoção de robôs já seja comum para atendimento ao público nas redes sociais (com chatbots) ou nas ligações telefônicas (com voicebots), há espaço para avançar. Isso porque essas ferramentas que ajudam a automatizar processos podem ser aliados a recursos de AI, machine learning, IoT e Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Nesse cenário, assistentes de voz que estão presentes nos smartphones e smart speakers, por exemplo, se tornarão ainda mais confiáveis. Pesquisas, chamadas e até a navegação na internet em si poderá acontecer sem necessidade de um dispositivo em mãos, mudando a forma de interagir online.

Hiperautomação

Não são apenas os bots que vão se expandir em uso, mas haverá uma expansão da automação robótica em geral. Ao combinar ferramentas e plataformas que agem na automatização com recursos de inteligência, como machine learning, será mais fácil monitorar e avaliar processos. Essa tecnologia irá resultar em uma otimização relevante das atividades nos negócios.

Comunicação unificada e colaboração

As estratégias omnichannel estão presentes em diversas companhias, mas com o foco no atendimento aos clientes. É preciso lembrar que a comunicação interna é tão importante quanto, e que unificá-la pode melhorar a troca de informações, experiências e até a colaboração entre profissionais.

Nesse sentido, ferramentas como o Microsoft 365 cumprem a função de centralizar esforços e facilitar a integração das equipes no modelo remoto e híbrido (alternativa entre presencial e home office). Essa solução traz as versões web dos principais aplicativos de trabalho, como Outlook, Word, Excel, PowerPoint e OneNote.

É ainda uma maneira de priorizar produtividade, segurança e mobilidade, além de oferecer armazenamento virtual ilimitado e atualizações contínuas.

Backup e recuperação em Cloud

A nuvem é parte do cotidiano das empresas, assim como a realização de backups também é — ou, ao menos, deveria ser. A tendência aqui é unir ambos: utilizar o poder computacional da Cloud para armazenamento de cópias de dados importantes. 

Então, características desse ambiente virtual, como a escalabilidade, irão permitir ajustes rápidos para que mais informações sejam salvas. Dessa forma, a companhia se protege e até se prepara para situações de crise, como um ataque hacker, reduzindo os impactos negativos à marca. Outra vantagem é não precisar de um profissional especializado para recuperar os dados, caso seja necessário.

Edge Computing

Mesmo com o potencial da nuvem, o Edge Computing será parte integrante da arquitetura de TI nos próximos anos. Essa tecnologia corporativa consiste em micro data centers que analisam informações críticas de maneira local em vez de as enviar à Cloud.

Ou seja, é uma descentralização do processamento de dados na nuvem, focando em poupar tempo e exposição a vulnerabilidades. Segundo previsão da Gartner, publicada em março de 2021, mais de 50% da responsabilidade primária dos líderes de Data & Analytics incluirá dados criados, gerenciados e analisados​​ em ambientes de borda até 2023.

Análise preditiva

Quando são reunidas as tecnologias corporativas que dependem diretamente de dados (IoT, IA e Big Data), é possível ter uma visão 360° do negócio. E isso não se limita ao passado e presente, mas há previsões das ações futuras. 

Saber o que vai acontecer nas próximas semanas, meses e semestres pode ser muito útil para traçar uma estratégia de sucesso no negócio. Um bom exemplo é poder determinar quando uma máquina vai precisar de manutenção, o que previne um impacto negativo na produtividade e os gastos imprevistos.

Experiência digital

Tecnologias corporativas de colaboração, comunicação, automação, segurança e eficiência estão gradativamente adentrando o ambiente de trabalho. E embora cada uma atue em um determinado processo ou área, há uma coisa na qual todas tem seu impacto: a experiência digital do colaborador. 

Se em um primeiro momento, a mudança parece pouca, vale analisar depois de alguns meses as transformações no fluxo de trabalho, produtividade e interação entre departamentos. 

Democratização

Por fim, é essencial esclarecer que a tecnologia corporativa beneficia negócios de qualquer setor e porte. Todavia, também é sabido que a inovações podem comprometer o orçamento dos empreendedores.

A boa notícia é que os preços das ferramentas e recursos de ponta tendem a se tornar mais acessíveis ao longo do tempo. Inclusive, esse foi o caso da própria conectividade, que se aperfeiçoou da internet discada até a banda larga de fibra ótica e se popularizou. 

Além disso, existem parceiros que conseguem dimensionar as soluções digitais de acordo com a necessidade do negócio.

Cultura data-driven na gestão inteligente

Uma tecnologia corporativa em alta é a IoT, que está se popularizando nos mais diversos segmentos, da indústria e varejo ao agronegócio

A princípio, a IoT é considerada crucial por conseguir extrair dados de todas as atividades e processos e trazer mais visibilidade a qualquer operação. Por exemplo, é através dos dispositivos conectados que uma empresa pode identificar áreas com menor e maior produtividade e otimizar recursos. 

Mas a cultura data-driven se estende em aprofundamento e utiliza uma solução analítica para fazer isso. É a IoT aliada à análise de volumes massivos de dados, conhecida como Big Data, que traz insights sobre todas as áreas do negócio. 

Para a gestão, utilizar essa tecnologia empresarial ajuda a entender melhor o público, direcionar verba para áreas específicas e lançar produtos de forma certeira. Com esse recurso, é possível realizar uma análise do perfil do cliente a partir dos seus hábitos de consumo. Assim, há base para desenhar ofertas e atendimento personalizado, além de aprimorar a experiência do consumidor e detectar fraudes.

Vivo Empresas como aliada dos empreendimentos 

Em suma, a tecnologia corporativa envolve muitos recursos e soluções que facilitam o dia a dia. Mas, além disso, também ajuda a realizar uma entrega mais alinhada ao que o consumidor busca, trazendo maiores chances de sucesso.

Aumentar as vendas, melhorar a produtividade, reduzir custos e ter uma gestão mais inteligente são alguns dos benefícios que podem ser atingidos com a implementação dessas tecnologias. Contudo, a busca por melhorias deve ser contínua.

Como dito anteriormente, a digitalização é um processo com desenvolvimento no cotidiano e que exige atenção a detalhes e oportunidades. E a realidade é que muitos brasileiros já têm o espírito inovador necessário para o sucesso. 

Uma prova disso é que 49% das companhias do Brasil tiveram uma rápida adaptação ao novo formato de trabalho, como destacado em uma pesquisa da Deloitte, divulgada em janeiro de 2021. Para fazer uma comparação, a média global era de 30%.

É exatamente esse caráter dinâmico, aliado à implementação da tecnologia corporativa, que permite que os empreendimentos avancem de maneira sustentável. E a Vivo Empresas pode ajudar nessa missão, pois disponibiliza um portfólio completo de soluções que cobrem as necessidades das companhias de ponta a ponta.

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Até a próxima!

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