Tecnologia em PMEs: A transformação digital é caminho para superar desafios

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Nos últimos anos, houve uma grande migração e o mundo virtual ganhou novos adeptos de diversos setores. Dentro desse panorama, a inserção da tecnologia em PMEs também foi uma crescente.

Seja para sobreviver a um momento conturbado ou para se diferenciar no mercado, a transformação digital atingiu a maioria das pequenas e médias empresas brasileiras. A automação, o trabalho a distância e o uso da nuvem são alguns fatores característicos desse novo cenário que foca em eficiência e resiliência. 

Mas não é apenas em meio a crises que essas tecnologias favorecem a evolução das organizações. A realidade é que, hoje, muitos empreendedores recorrem a soluções inovadoras na busca de se conectarem com um consumidor cada vez mais consciente e exigente.

Então, para esclarecer dúvidas sobre o uso dessas mudanças a favor das PMEs, neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos:

  • Panorama atual;
  • Benefícios de usar a tecnologia em PMEs;
  • Como implementar essas inovações;
  • Soluções Vivo Empresas.
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Panorama das tecnologias em PMEs

Não há dúvidas que a estratégia de implementar tecnologia em PMEs ganhou destaque após o início da pandemia de COVID-19. Aliás, desde então, é uma prioridade em muitos negócios. Um levantamento feito pela Cortex, Maturidade digital nas empresas brasileiras: conheça os setores que mais investem em tecnologia, de 2022, revelou que quem mais adota inovações a fim de crescer são os menores empreendimentos.

Na pesquisa, 1,2 milhão de empresas foram analisadas em relação ao uso de ferramentas tecnológicas, das quais:

  • 68,6% são microempresas;
  • 13,4% são de pequeno porte;
  • 2,8% são de médio porte;
  • 15,1% são grandes.

Em outras palavras, os empreendedores já compreendem que, desde o início do negócio, é vital investir em soluções que otimizam e facilitam a rotina das companhias.

Nesse âmbito, vale reforçar que as pequenas e médias companhias não apenas investiram mais, como também se desenvolveram consideravelmente. Pelo menos, foi isso que mostrou o estudo da Fundação Getúlio Vargas Projetos, desenvolvido em parceria com o Sebrae, em dezembro de 2021. 

Segundo a pesquisa, as PMEs cresceram 30% desde 2018, sendo que só em 2021, 3,7 milhões de novos negócios surgiram. Além disso, os dados evidenciam que sete em cada dez companhias migraram para o universo digital.

Maturidade digital

Há diversos níveis de digitalização que um negócio pode atingir. Como exemplo, o relatório Maturidade Digital das MPEs Brasileiras da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, de junho de 2021, mostra que as micro e pequenas empresas se concentram entre o nível emergente (48%) e o intermediário (30%). 

O documento evidencia que há ainda um longo caminho a trilhar, uma vez que apenas 3% foram considerados líderes digitais. Ademais, a pesquisa usou como fator de pontuação em sua escala os objetivos de:

  • Conectar e engajar clientes;
  • Estabelecer novas bases de competição;
  • Construir uma organização orientada por dados;
  • Inovar rápido e colaborativamente;
  • Gerar valor ao cliente.

Ou seja, quando se fala em digitalizar, o foco não é a tecnologia nas PMEs em si, mas qual a intenção dessa inovação e o que isso faz pelos negócios.

A ferramenta Vivo ID da Vivo Empresas avalia de forma gratuita o índice de digitalização dos pequenos e médios empreendimentos. Com ela, os donos do negócio conseguem ver em que nível da transformação digital estão, pelo menos quando comparados com a média do setor, e ver quais soluções podem ser adotadas para melhorar a companhia.

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Quais são os benefícios de usar a tecnologia em PMEs?

Por vezes, micro e pequenos empresários podem ter a impressão de que a tecnologia vai mudar todos os processos do negócio e, por esse motivo, não investem. Mas a ideia não é essa, mas sim a de trazer eficiência aos processos diários através de uma transformação cultural.

Também é preciso considerar que os benefícios variam bastante de acordo com o objetivo da estratégia digital e até mesmo por conta das diferentes aplicações e setores de atuação. 

Apesar disso, é possível elencar os principais resultados positivos que a inovação traz às PMEs em curto e longo prazo.

Mais canais de venda e de atendimento

Com a conectividade e a Cloud em alta, os estabelecimentos conseguem ampliar seus canais de venda e atendimento. Os aplicativos e as redes sociais, como o WhatsApp for Business e o Instagram, respectivamente, são bons exemplos de extensão para uma loja tradicional e presencial. 

Afinal, com essas alternativas de estratégia omnichannel, é possível:

  • Alcançar um público maior;
  • Aumentar vendas;
  • Estreitar relacionamento com o cliente;
  • Melhorar o suporte ao consumidor.

Inclusive, de acordo com a pesquisa Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios – 13ª edição, de dezembro de 2021, 74% das empresas já vendem utilizando ferramentas digitais.

Gestão e controle financeiro

A falta de centralização do controle de finanças pode ser um erro fatal. Para resolver isso, o uso de tecnologia em PMEs viabiliza a automação dos sistemas que facilitam a visualização de entradas e saídas, além da análise de:

  • Custos e despesas; 
  • Evolução das vendas;
  • Lucro;
  • Capital investido em linhas de produtos e serviços.

Outra possibilidade é recorrer à adoção de serviços que também trazem vantagens na gestão financeira. 

Foco nos dados

A cultura data-driven é uma tendência mundial que consiste no uso inteligente dos dados para trazer melhorias a toda forma de produção. E, na realidade, esse foco em informações é praticamente uma parte do ciclo tecnológico. 

Quando os sistemas são digitalizados e há o uso de ferramentas virtuais, os dados se tornam mais acessíveis e claros. Isso tanto em relação à rentabilidade de serviços e produtos oferecidos quanto à produtividade dos colaboradores e do maquinário, por exemplo.

Sobretudo, a tecnologia em PMEs também amplia a coleta de informações preciosas sobre os clientes e facilita sua análise. 

Aumento na produtividade

No dia a dia, muito do tempo dos profissionais é consumido com atividades de organização manuais ou com burocracias. Já no cenário digitalizado, essas ações podem ser automatizadas e se tornam responsabilidade da tecnologia em PMEs.

Dessa forma, os colaboradores e os gestores podem focar na parte estratégica, em vez de se preocuparem com pormenores, fazendo um melhor uso do tempo. Acima de tudo, esse tipo de mudança também reduz erros humanos nos processos, tornando o ecossistema de trabalho mais produtivo. 

Só para exemplificar a importância desse benefício, a consultoria Gartner, em artigo de outubro de 2020, estimou que 69% das atividades de um gerente serão totalmente automatizadas até 2024.

Inovação

Não há dúvidas que o cenário atual é constituído por mercados altamente competitivos e consumidores exigentes. Nesse sentido, inovar é necessário para a sobrevivência e evolução de qualquer negócio. 

Paralelamente, pode-se dizer que uma empresa completamente analógica encontra mais dificuldade para inovar e se desenvolver. Afinal, grande parte das novidades que podem ser adotadas estão relacionadas de alguma forma à conectividade.

Portanto, implementar a tecnologia em PMEs também é uma maneira de facilitar a entrada de outras ferramentas digitais na companhia e, assim, mantê-la sempre alinhada às tendências atuais.

Como usar a tecnologia em PMEs?

Para iniciar a digitalização e a adoção da tecnologia em PMEs, é preciso investir em certos pilares que irão suportar essa estrutura virtualizada. Lembrando que essa transformação pode começar de forma simples e ir gradativamente se aprofundando na organização. 

Segundo estudo Maturidade Digital das Pequenas Empresas da Cisco, de junho de 2020, as prioridades tecnológicas são:

  1. Soluções em nuvem;
  2. Compra e atualização de software local e infraestrutura de hardware;
  3. Proteção contra ataques cibernéticos;
  4. Aprimoramento da experiência do cliente;
  5. Melhoria nos sistemas de colaboração;
  6. Investimento em inteligência artificial (IA) e Analytics;

Isso se traduz em mudanças de práticas habituais. Então, um exemplo é optar por armazenar documentos em Cloud ao invés de guardar documentos em papel ou em um computador. 

Outra opção é fornecer notebooks de uso corporativo para os funcionários em detrimento de desktops, viabilizando o trabalho remoto. Somado a isso, contratar ferramentas de colaboração para o time se manter integrado. 

Também são ações básicas fundamentais para a cibersegurança: implementar antivírus, redes privadas virtuais (VPNs) e backups constantes.

Já o investimento em IA e na análise de dados corresponde a um nível mais profundo de maturidade digital. Aqui, há táticas de melhoria do negócio que envolvem desde conhecer melhor o público até identificar falta de eficiência em determinados departamentos. 

Assim, uma loja pode instalar sensores e câmeras conectados via Internet das Coisas (IoT) para captar informações sobre o comportamento do cliente dentro do estabelecimento. 

A partir daí, esses dados junto a outras bases são analisados por soluções de Big Data, que geram insights. Com as mesmas informações e descobertas do Analytics, a AI pode fazer previsões que ajudam a gerenciar estoque, promoções, entre outros cenários. 

Algumas soluções tecnológicas auxiliam no crescimento de qualquer marca e podem ser adaptadas aos objetivos e à realidade da empresa. 

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Soluções Vivo para pequenas e médias empresas

Conectividade, Cloud, IoT, IA e Big Data são alguns dos pilares tecnológicos mais presentes nas pequenas, médias e grandes empresas atualmente. Porém, há soluções que abordam as principais dores de cada setor utilizando o melhor das inovações disponíveis. 

Com a ferramenta Vivo ID, você consegue identificar e adotar os meios necessários para alavancar seu negócio. Conheça!

Agronegócio

Neste setor, o Agro 4.0 está em ascensão. Esse conceito se baseia em um ambiente rural conectado que permite o monitoramento próximo e em tempo real da propriedade.

A princípio, as soluções para conectar a fazenda, como a Fibra, são as mais cruciais, pois sem conexão à internet não há digitalização. Se o lugar não tiver cobertura, o  Vivo Box surge como uma opção que pode garantir o acesso à rede. 

Com sensores e câmeras IoT, é possível coletar informações sobre o rebanho de gado de corte ou leite durante o ciclo de manejo e tomar decisões eficientes. Ou, ainda, o produtor consegue acompanhar as áreas de plantio e realizar a aplicação precisa de insumos na lavoura. 

Vale ressaltar que a McKinsey & Company, em outubro de 2020, estimou que uma agricultura conectada poderá resultar em um acréscimo de US$ 500 bilhões no PIB global até 2030.

Bares e restaurantes

Um bom exemplo do aumento da aplicação da tecnologia em PMEs está no setor de bares e restaurantes, principalmente quando relacionado ao uso de celulares para compras. 

Assim, o cardápio digital via tablets (disponibilizado no estabelecimento) ou por QR Code é cada vez mais comum. Aliás, este código pode ser usado não só para acessar o menu, mas como forma de pagamento pelo Pix ou mesmo para logar na rede Wi-Fi do local. 

Somado a essas tendências, há os novos meios de pagamento, como por aproximação ou pelo WhatsApp. E para que tudo isso funcione corretamente, um bom acesso à internet é essencial e pode ser providenciado por planos de Vivo Fibra, que vão de 200 Mega a 1 Giga. 

Educação

Não há dúvidas que as ferramentas colaborativas ocupam um papel central na educação a distância, modelo de ensino que vem se popularizando no país. É através desses serviços, como o Microsoft 365, que é possível promover a integração entre docentes e discentes fisicamente separados.

Há ainda o Microsoft Teams, que permite videochamadas e conversas por mensagem online, facilitando trabalhos em grupo e trocas de experiência. De acordo com o estudo da Cortex, mencionado anteriormente, essa é uma das principais soluções de comunicação utilizadas pelas empresas no Brasil.

Escritórios

Para garantir a eficiência operacional de todos os profissionais da organização, é crucial investir em hardwares adequados para cada função. Ao mesmo tempo, o custo-benefício é um fator a ser considerado.

A vantagem é que já existem alternativas para manter os colaboradores equipados com aparelhos atualizados sem precisar se preocupar com a aquisição de novas máquinas. Uma opção é realizar a locação de dispositivos pelo Vivo Tech. Essa solução oferece uma série de equipamentos de informática para alugar, como notebook, tablets e impressoras, com atualização permanente, suporte dedicado e manutenção.

Para ampliar a produtividade, a velocidade da informação e a cibersegurança da rede corporativa, a Vivo Empresas oferece serviços tradicionais, como Rede Móvel, Voz Fixa e Banda Larga, além de soluções completas de conectividade e ferramentas de colaboração para os negócios.

Saúde

Uma das áreas que teve alta demanda nos últimos anos e, consequentemente, também se desenvolveu bastante foi a de saúde. No Brasil, houve até a regulamentação de uma nova prática: a teleconsulta.

Essa modalidade não apenas facilita que pessoas sejam atendidas por profissionais qualificados de qualquer cidade ou estado, mas ainda simplifica o acompanhamento de pacientes.

Contudo, para manter a confidencialidade dos dados e do atendimento, são necessários cuidados com a conexão e com a escolha do aplicativo e dispositivo para a chamada.

Então, para essa comunicação, o ideal é contar com a proteção extra de soluções tecnológicas. O Vivo Wi-Fi Seguro é um bom exemplo, oferecendo segurança para redes sem fio privadas e públicas. 

Startups

Naturalmente, as startups são beneficiárias da tecnologia e, inclusive, muitas já nascem nativas na nuvem. É a Cloud Computing que dá a flexibilidade para escalar os negócios com custos limitados, ao mesmo tempo em que proporciona ferramentas de colaboração e espaço para armazenamento.

São diversos os serviços em online que podem ajudar na inovação trazida por esses empreendimentos: Plataforma como um Serviço (PaaS), Infraestrutura como um Serviço (IaaS) e Software como um Serviço (SaaS). 

No entanto, é preciso ter cuidado ao gerenciar todo esse ambiente digital. Sabendo disso, a Vivo Empresas atua como integradora dos principais provedores de Cloud do mercado, com opções para que os clientes escolham a que mais se encaixa em suas realidades. 

A Vivo Plataforma Digital também ajuda no gerenciamento dessas ferramentas, com uma visão completa de consumo e faturas, além de ofertar uma previsibilidade de gastos, o que pode impedir surpresas no final do mês.  

Varejo

O setor varejista é um dos líderes em adoção tecnológica, principalmente o comércio de vestuário, acessórios, produtos alimentícios e farmacêuticos. Também é um dos segmentos que mais precisa inovar na experiência do cliente. Tendo isso em vista, existem diversas soluções à disposição.

A princípio, há a tecnologia para ser adotada no ponto de venda, como o Wi-Fi Pro. Através dele, a oferta de rede no estabelecimento se torna uma forma de captar dados e estatísticas de conexão do usuário, facilitando a criação de ações de marketing customizadas, uma vez que, com o consentimento do cliente, o dispositivo irá coletá-los em troca do sinal. 

Além disso, é possível usar telas ou totens interativos na loja para trazer informações em tempo real aos clientes. É isso que oferece a ferramenta de IoT Display Pro, focada na melhoria do atendimento e na experiência do consumidor.

Para além dessas ofertas, há as soluções para quem quer marcar presença digital. A Vivo Empresas disponibiliza desde e-mail profissional, que transmite seriedade e profissionalismo ao seu empreendimento, até o combo Construtor de Sites e SEO Tools, que possibilita uma página na web com as adequações necessárias para ter boa visibilidade nos buscadores como o Google. 

Investindo em tecnologia em PMEs

Inegavelmente, implementar a tecnologia em PMEs é investir no presente e no futuro dos negócios, permitindo inovação e otimização de recursos.

Entretanto, é preciso lembrar que ainda hoje existem dificuldades que persistem, atrapalhando a evolução das companhias, como foi identificado pelo estudo da Cisco (citado anteriormente), que focou em pequenas empresas, de junho de 2020. Entre os principais desafios, estão:

  • Aversão à mudança;
  • Escassez de habilidades digitais;
  • Falta de comprometimento;
  • Carência de tecnologia necessária.

No entanto, há formas de superar ou ao menos contornar esses fatores e uma delas é contar com a ajuda especializada. Por isso, a Vivo Empresas tem o compromisso de auxiliar organizações que buscam inovar e acelerar o processo de digitalização, oferecendo um portfólio completo de soluções baseadas em tecnologias digitais.

Ficou interessado? Conheça ainda outras funções da tecnologia em PMEs:

Até a próxima!

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