Cada vez mais, a presença digital é um elemento que impacta diretamente no sucesso de um negócio. Atualmente, não importa o setor de atuação ou o tamanho da empresa, esta deve ser atuante no mundo virtual, por meio de diversos canais.
Mais do que simplesmente estar lá, é possível e recomendável usar essa oportunidade para criar um relacionamento mais próximo com o consumidor. E é isso que muitas marcas estão fazendo: utilizando a digitalização para melhorar a jornada e, assim, fidelizar clientes.
A realidade é que com uma boa estratégia de marketing e o apoio de recursos tecnológicos, crescem as chances de sucesso no cenário atual. No entanto, para se chegar lá, é necessário conhecer as particularidades do público, bem como saber escolher entre as melhores ferramentas disponíveis.
Sendo assim, neste artigo, você verá:
- O que significa ter presença digital?
- Digitalização é um passo importante para micro, pequenas e médias empresas brasileiras
- Construindo a presença digital: os pilares para um mundo conectado
- Ferramentas podem alavancar o negócio
O que significa ter presença digital?
Não muito tempo atrás, ter uma sede física e estar no catálogo telefônico eram o mais importante para um negócio. Mas hoje isso mudou e são os mecanismos de busca online que definem muito da visibilidade de uma marca.
Nesse sentido, em um mundo altamente conectado, qualquer menção a uma organização torna-se uma pesquisa no Google, por exemplo. Dito isso, se um site ou algum outro canal da companhia não aparecer entre os resultados, há desconfiança e é como se ela não existisse.
Então, pode-se dizer que a presença digital hoje é não apenas estar no meio virtual. Na realidade, trata-se do modo como o negócio utiliza os canais disponíveis ao se relacionar e dar suporte aos clientes.
Ou, ainda, como expõe o Diretor de Marketing da Vivo Empresas, Gabriel Domingos, é uma necessidade frente ao cenário atual. Afinal, segundo ele:,
“Toda organização precisa de luz e conectividade para funcionar.”
Tal afirmação é corroborada pelos resultados da pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizada em abril de 2020. Segundo dados do levantamento, metade das 17 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras passaram a atuar de forma online desde o início da pandemia de covid-19.
Ao mesmo tempo em que a prática se torna fundamental, também traz novos desafios aos gestores, como a migração do modelo de vendas e atendimento.
Inclusive, de acordo com o relatório Panorama PMEs: Os impactos da covid-19 e os passos para a retomada, de outubro de 2020, a adaptação de estratégias é uma das principais preocupações.
Enfim, ter uma boa presença digital é realmente um processo que precisa de planejamento, pesquisas e constante atualização. Enquanto isso demanda investimento, em contrapartida, também traz muitas oportunidades para quem souber aproveitar o novo ambiente.
Digitalização é passo importante para micro, pequenas e médias empresas brasileiras
A adoção de recursos de Tecnologia da Informação (TI) já é uma prática comum às organizações multinacionais ou de maior porte. No entanto, tudo começa com o microempreendedor, que também requer estímulos nesse meio para crescer.
“Eles dão pequenos passos. Começa com uma conta de plano pós-pago para separar do pessoal. E se tem uma conta business, vai querer ter um e-mail profissional. Para o público PME, conectividade é o básico, depois precisará de soluções de cloud, ferramentas de colaboração para fomentar o trabalho remoto e a venda de qualquer lugar, presença online e depois vai para camada de segurança e proteção de dados”, explica Gabriel Domingos.
É claro que, como mencionado anteriormente, esse processo traz desafios. Dentre eles, podemos citar a necessidade de encontrar estratégias híbridas de marketing, vendas e atendimento.
São diversas as vantagens trazidas pela atuação nesse ambiente virtual, como:
- expansão de público;
- crescimento nas vendas;
- retenção e fidelização de clientes;
- amplificação do atendimento ao consumidor, via canais digitais;
- simplifica a obtenção de constante feedback do público sobre produtos e serviços oferecidos.
Para colher esses frutos, o ideal é aliar técnicas de comunicação e recursos tecnológicos que facilitem e fortaleçam a atuação das companhias.
Construindo a presença digital: os pilares para um mundo conectado
Assim como o começo de qualquer estratégia, é necessário ter missão, posicionamento e valores de negócio definidos, visando o sucesso da presença digital. É a partir dessa base que será possível traçar o melhor caminho na jornada do mundo virtual, ao mesmo tempo em que se mantém uma imagem integrada.
Do mesmo modo, existem os elementos que viabilizam a representação da empresa no ambiente online.
Pensando a comunicação
A princípio, quando se fala em presença digital, isso significa conseguir engajamento do público. Em outras palavras, é essencial pensar com quem a organização quer falar e qual mensagem deseja passar.
Com isso, o primeiro passo é entender o cliente: seus gostos, suas preferências, necessidades e seus hábitos de consumo. Nesse sentido, o empreendedor pode focar em pesquisas com a base de fregueses já existente, por exemplo.
Outra alternativa interessante é recorrer a recursos de Big Data que analisem tendências de mercado ou o comportamento de consumidores, como na solução Perfil Digital, da Vivo Empresas.
Vale mencionar que esse conhecimento é indispensável não apenas para criar produtos e serviços, mas para dar o tom de toda a comunicação. Inclusive, o conteúdo é uma parte crucial nessa estratégia e mostra a forma de a companhia interagir com seus clientes.
Então, os temas trabalhados e o modo de escrita devem ser pensados de acordo com o público, o propósito do negócio e o canal escolhido. Muitas vezes, o bom conteúdo não será focado diretamente na venda, mas no suporte e na resolução de problemas que, consequentemente, irão conquistar consumidores.
Canais digitais
A cada dia, surge um novo canal digital e, com isso, uma nova oportunidade de estar em contato com clientes e parceiros. Só para exemplificar, dentre as alternativas mais comuns, estão as redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
Ademais, há também um modo de se comunicar por meios oficiais, quando usamos um site ou aplicativo proprietário e ferramentas de e-mail marketing. Esses, na visão do público, são um formato mais confiável e, por isso, devem fazer parte do planejamento estratégico.
Mas será que vale a pena manter a presença digital em todas as opções disponíveis?
Embora não exista uma fórmula que funcione a todos os negócios, em geral, a resposta para essa pergunta é: não. Isso porque, a partir do momento que o empreendimento tem mais informações sobre seus clientes, também descobre quais os canais prediletos e pode focar nestes.
Sendo assim, o que vale a pena é traçar uma estratégia robusta para ter um atendimento integrado em determinados canais. Essa abordagem é chamada de omnichannel e deve ser elaborada de forma personalizada, a fim de obter os melhores resultados.
Requisitos técnicos
Uma presença digital de sucesso depende também de certos aspectos técnicos, como a conectividade. É por meio da ligação com a internet que todas essas possibilidades de interação com o público se tornam viáveis.
Semelhantemente, a qualidade desse acesso é uma das questões que define a experiência do consumidor durante o atendimento. Outro recurso relevante no suporte ao cliente é a nuvem, que permite o acesso rápido ao histórico de compras e outras assistências.
Na verdade, a cloud computing é indispensável para os negócios com presença digital por diversos motivos, como a possibilidade de ajuste rápido de capacidade contratada, simplificando momentos de alta demanda. É o caso das datas comemorativas no varejo, por exemplo.
Em paralelo, quando existe maior exposição, os cuidados com a cibersegurança são imprescindíveis. Afinal, não é difícil encontrar notícias sobre organizações que sofreram ataques, paralisando seus serviços por horas ou até dias. Isso é muito prejudicial para a reputação do empreendimento, além de poder resultar em multas e processos.
Só para ilustrar, de acordo com a pesquisa anual do Ponemon Institute, companhias gastaram US$ 4,24 milhões com vazamentos de dados, em 2021. Por isso, é recomendável ter soluções de segurança no acesso à internet, bem como nos equipamentos utilizados.
Outras ferramentas que podem alavancar sua presença digital
Dentro da estratégia de presença digital, existem ferramentas bastante utilizadas para simplificar o dia a dia.
Um bom exemplo são as plataformas de e-mail marketing. Esse formato de comunicação já é empregado há bastante tempo, mas a forma como é usado mudou bastante nos últimos anos: de algo invasivo a uma interação mais amigável. Inclusive, um dos fatores que ajudou nessa transformação foi a adição da opção de descadastro da lista de e-mails ou da seleção de frequência.
Hoje, entre os tipos de e-mail marketing que são bem recebidos, estão as newsletters, com novidades, as mensagens de ofertas exclusivas e até convites para eventos. Plataformas como o MailChimp ajudam no envio deste correio eletrônico e trazem dados sobre o consumo da comunicação – quantas pessoas abriram o e-mail, clicaram no link etc.
Somado a isso, também há recursos que auxiliam na mantagem do site da companhia, que será o centro de toda a presença digital. Na Vivo Empresas, esse serviço é conhecido como Construtor de Sites e contempla domínio, hospedagem, e-mail profissional, tráfego e número de páginas ilimitadas.
O processo de criação, por si só, é bastante complexo e envolve muitas etapas e cuidados. Como exemplo, é preciso se certificar quanto à usabilidade do conteúdo e até se as páginas são responsivas, ou seja, se são adaptadas a diferentes telas.
Desse modo, o foco da ferramenta Construtor de Sites é simplificar a composição e gestão desse website, que fortalece a imagem da empresa e transmite credibilidade à marca.
Foco na presença digital é tendência que favorece negócios
Não há dúvidas de que a importância da presença digital é uma tendência que veio para ficar. Essa estava em ascensão já há algum tempo, e foi acelerada pelo início da crise sanitária, em 2020.
Porém, apenas estar atuante não é o suficiente. É necessário planejar, escolher táticas e serviços que estejam alinhados ao propósito do negócio e ao que o consumidor busca.
Seja pelas redes sociais, pelo site ou pelo e-mail, é possível melhorar a comunicação com clientes, parceiros e investidores. E isso tudo é ainda mais fácil de atingir quando são utilizadas ferramentas que aproveitam o poder da tecnologia na conectividade, na nuvem e até na análise de dados.
Nesse cenário, a Vivo Empresas é uma parceira estratégica, oferecendo soluções que transformam a presença digital e elevam a comunicação da marca. Em seu vasto portfólio, conta com recursos de Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração e TI.
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Até a próxima!