Ao aliar tecnologia a boas estratégias, uma empresa – seja ela pequena, média ou grande – consegue otimizar os processos e impulsionar as vendas, gerando resultados positivos para os negócios. E uma boa forma de fazer isso é investindo em automação de marketing.
Apesar de o termo sugerir ações automáticas e padronizadas, esse tipo de software irá oferecer muito mais do que o disparo de e-mail marketing, por exemplo.
Com a ferramenta, é possível criar campanhas direcionadas para cada estágio do funil de vendas, segmentar o público, além de realizar testes para entender se as estratégias estão, de fato, funcionando.
Nesse contexto, a solução tecnológica não só traz como diferencial a eficiência do desempenho das atividades no dia a dia, mas também uma maior integração do time de marketing com o de vendas. Isso é essencial para garantir aos clientes uma experiência satisfatória.
Para compreender melhor como a automação de marketing funciona e quais vantagens esse tipo de software oferece às empresas, o artigo abordará os seguintes pontos:
- O que é a automação de marketing
- Quais ferramentas são necessárias para a automação de marketing?
- Quais são os benefícios para as PMEs
- A Vivo Empresas apoia as pequenas e médias empresas
O que é a automação de marketing
A automação de marketing é uma solução tecnológica que tem como finalidade tornar os processos de uma empresa mais ágeis e eficientes. Assim, através dos softwares, é possível criar estratégias direcionadas e personalizadas e, ao mesmo tempo, mecanização de atividades repetitivas do marketing digital, como:
- Agendamento de posts.
- Disparo de e-mails.
- Gerenciamento de campanhas.
- Segmentação de público.
- Monitoramento de sites.
- Análises comportamentais.
- Qualificação de lead scoring.
Desse modo, as ferramentas ajudam a diminuir os erros, já que o levantamento de tais dados feito de maneira manual tem grandes chances de apresentar números equivocados.
Além disso, a automatização possibilita, também, que os profissionais estejam mais focados na parte estratégica do processo, em vez de se aterem diariamente a tarefas repetitivas.
Quais ferramentas são necessárias para a automação de marketing?
Graças ao impulsionamento da digitalização das empresas, principalmente durante a pandemia — que trouxe à tona a necessidade ainda maior da tecnologia no dia a dia —, softwares como os de automação de marketing têm sido cada vez mais utilizados nos negócios.
É o que aponta o relatório State of Marketing, produzido pelo Hubspot em 2022.
Segundo o levantamento:
- 76% das organizações usam algum tipo de ferramenta de automação.
- Desse total, 47% utilizam bots – isto é, robôs que mecanizam as tarefas.
Diante desse cenário de crescimento, nada mais essencial do que conhecer os principais softwares do mercado. Por isso, trouxemos aqui 5 ferramentas de automação de marketing que irão fazer grande diferença no dia a dia das empresas, gerando mais agilidade, otimização e produtividade. Confira a seguir.
Leadlovers
É uma plataforma que tem a finalidade de gerar leads e atrair novos clientes. Ideal para todo tipo de negócio, o Leadlovers funciona como uma verdadeira máquina de vendas, tanto para o meio online quanto físico.
Conheça algumas das suas vantagens:
- Concentrar todo o funil de vendas em uma só plataforma.
- Identificar a etapa em que cada cliente se encontra na jornada de compra.
- Criar infoprodutos – como e-books, aulas, infográficos, cursos, etc – através dos templates que a Leadlovers disponibiliza.
- Criar landing pages personalizadas, de acordo com cada etapa do funil.
- Controlar o processo de vendas através do Pipeline comercial oferecido pela plataforma.
- Criar estratégias com base no contador de escassez, que leva em consideração os gatilhos mentais.
- Produzir relatórios para medir os resultados e otimizar as conversões.
RD Station marketing
A ferramenta de automação de marketing digital tem como base a metodologia da máquina de crescimento. Nesse sentido, o software traz diversas funcionalidades que ajudam a atrair visitantes, convertê-los em leads e melhorar a comunicação com o público-alvo.
Veja a seguir alguns dos seus recursos:
- Estratégia de CRM
- Segmentação de público
- Gerenciamento de mídias sociais
- Nutrição e análise de leads
- Agendamento de publicações das redes sociais
- Produção de relatórios de campanha
- Buscador de palavras-chave
- Disparo de email marketing
- Criação de Landing Pages.
Active Campaign
A plataforma tem como principal foco integrar os diversos canais de atendimento e vendas. Para isso, ela oferece:
- Estratégia de CRM.
- E-mail marketing.
- Suporte para chat.
- SMS.
- Extensão para o Gmail e planilhas do Google.
- Recursos de pesquisa e planejamento.
- Monitoramento do comportamento dos usuários.
- Testes A/B.
- Qualificação de leads.
Hubspot marketing
O software possui diversas funcionalidades que têm como objetivo atrair visitantes, convertê-los em leads qualificados e realizar vendas a partir do inbound marketing em escala.
Nesse sentido, ele oferece:
- Gerenciamento unificado das redes sociais.
- Estatística de taxa de conversão de blogs ou landing pages.
- Criação de e-mail marketing sem necessidade de codificação.
- Customização de relatórios em dashboard intuitivo.
- Criação de relatórios com atribuição de receitas.
- Personalização do fluxo de trabalho.
Mailchimp
É um software gratuito que oferece ferramentas de e-mail marketing. As suas principais funcionalidades são:
- Configuração de layouts de e-mail de maneira simplificada.
- Estratégia de CRM.
- Otimização na campanha de marketing.
- Teste A/B para e-mail marketing.
- Segmentação de lista de contatos.
- Automatização de disparos de e-mail.
- Integração com outras plataformas de marketing.
- Criação de anúncios no Facebook.
- Produção de relatórios de desempenho.
Quais são os benefícios para as PMEs
Segundo a pesquisa realizada pelo Sebrae, Transformação Digital nos Pequenos Negócios, 100% das pequenas empresas estão presentes na internet, seja via smartphone ou computador, e boa parte dessas empresas vende seus produtos ou serviços online tanto em redes sociais, como em aplicativos em geral.
O fato dessa fatia do mercado estar crescendo no meio digital faz com que os empresários e empreendedores precisem entender sobre marketing digital, caso desejem que as suas estratégias alcancem o resultado esperado.
Do mesmo modo, compreender o que é a automação do marketing e a sua funcionalidade no contexto das pequenas e médias empresas irá promover uma série de benefícios para elas. Conheça a seguir alguns deles.
Maior qualificação de leads
Com a automação, o relacionamento com o lead se torna muito melhor. Afinal, através da segmentação do público, de acordo com o estágio do funil de vendas, a comunicação fica mais assertiva e isso acaba contribuindo para uma nutrição de leads mais produtiva.
O resultado é um aumento do número de vendas. Consequentemente, as chances de fidelização de clientes também aumentam, assim como a de pessoas dispostas a indicarem a marca de forma orgânica para os amigos e conhecidos.
Redução de custos com estratégia de marketing
Para pequenas e médias empresas, esse ponto é ainda mais fundamental, visto que a automação possibilita reduzir os custos com profissionais, sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido.
Dessa maneira, a tecnologia irá proporcionar um bom desempenho dos processos, garantir eficiência das tarefas e aumentar os lucros com campanhas de marketing efetivas.
Segmentação do público
Uma das possibilidades que o software de automação oferece é a segmentação do público. Essa divisão é baseada nas informações de cada usuário em relação aos estágios do funil de vendas e ao lead tracking, o qual gera dados conforme o comportamento dos leads.
Com a segmentação, é possível o envio de conteúdo personalizado e a criação de estratégias mais direcionadas às necessidades de cada público. Isso tende a causar uma diminuição do tempo de conversão e maior agilidade no processo de venda.
Potencialização de engajamento do público
Esse é um ponto também muito importante para o contexto das pequenas e médias empresas. Isso porque, com a automação do marketing, tarefas repetitivas podem ser realizadas pelo software, otimizando as atividades do dia a dia e gerando mais engajamento por meio dos processos de nutrição e qualificação de leads, como:
- Disparo de e-mails.
- Agendamento de publicações em redes sociais.
- Chatbots.
Maior integração entre o time de marketing e de vendas
Com a automação, os dados dos leads ficam armazenados em um só lugar — seja os de comportamento, preferências, localização do usuário, estágio do funil que se encontram, etc. E isso gera uma compreensão maior de quem são esses leads, tanto para o time de marketing quanto para o setor de vendas.
Isso acaba possibilitando uma integração entre os times. Juntos, eles podem pensar em ações mais assertivas, personalizadas e direcionadas para cada tipo de público.
A Vivo Empresas apoia as pequenas e médias empresas
Para que os negócios se tornem cada vez mais competitivos, estes precisam investir em tecnologia e aperfeiçoamento do conhecimento — principalmente sobre como se posicionar no mundo digital. Afinal, hoje não basta utilizar ferramentas tecnológicas, é necessário também aliá-las a boas estratégias de marketing.
No caso das pequenas e médias empresas, otimizar o tempo, reduzir os gastos e usar as tecnologias da melhor maneira possível são imprescindíveis. Isso porque essas ações irão impactar diretamente na receita e no desenvolvimento do empreendimento.
Como mostrado ao longo do texto, a automação de marketing proporciona essas e outras vantagens para o contexto dos negócios, como: produção de conteúdo personalizado, estratégias mais afinadas com o tipo de público, maior compreensão sobre o impacto das campanhas, aumento do engajamento, etc.
E para tornar o uso desse software ainda melhor, não tem jeito: é preciso contar com tecnologias de ponta. Pensando nisso, a Vivo Empresas oferece diversos serviços especializados, que têm como propósito fortalecer as pequenas e médias empresas.
Confira a seguir alguns desses serviços:
- Vivo Fibra para internet de ultravelocidade e estabilidade.
- Ferramentas de colaboração, que ajudam a integrar a gestão e a comunicação entre as equipes.
- Planos pós-pagos para potencializar a conexão entre os profissionais, através de ligações ilimitadas e pacotes extensos de internet.
- Soluções de cloud para reduzir os gastos operacionais, manter a segurança dos dados, aumentar ou diminuir a infraestrutura do TI, entre outros – tudo isso através do armazenamento de dados e arquivos na nuvem.
A Vivo Empresas traz, ainda, outras soluções tecnológicas que são capazes de melhorar o desempenho e alavancar os resultados positivos dos pequenos e médios negócios. Para conhecer mais sobre as tecnologias de ponta da Vivo, acesse o seu portfólio completo.
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Até a próxima!