QR Code: a tecnologia por trás do código

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No mundo atual, um celular munido de leitor de QR Code é uma ferramenta essencial tanto para os usuários comuns quanto para o mundo corporativo.  Afinal de contas, esses símbolos codificados voltaram com tudo e estão cada vez mais populares. 

A volta do QR Code, que não é efetivamente uma tecnologia nova, se deu em meio ao período da pandemia, quando foi necessário resgatar mecanismos que facilitassem a interação sem contato físico. 

Ao apontar a câmera do celular para o código, o usuário é levado para sites, obtém informações sobre produtos, lugares, ganha vouchers de desconto, tem acesso à sua passagem de avião, enfim.  O sucesso se dá devido à natureza flexível e dinâmica, uma vez que permite a realização de ações cotidianas de maneira bem mais rápida e prática. 

Dessa forma, se, do lado dos clientes, ele traz uma grande comodidade, para as empresas o recurso também gera inúmeras vantagens, como aumento do engajamento, fortalecimento da marca, redução de custos e segurança. A seguir, vamos falar mais sobre como o QR Code chegou para ficar, além de abordar outros tópicos sobre o assunto como:

  • O que é QR Code e como funciona? 
  • Os principais usos do QR Code
  • As vantagens de usar a solução
  • Como protegê-los das fraudes
  • Como adquirir celulares com leitor de QR Code.

O que é o QR Code e como funciona?

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QR Code é uma palavra derivada da expressão em inglês “Quick Response Code”, que pode ser traduzida em português para ‘Código de resposta rápida’. Como o nome diz, o objetivo é facilitar a leitura, então ele compila uma série de informações em uma imagem quadrada em preto e branco. 

Esse recurso é uma espécie de evolução do código de barras. A diferença é que, com um leitor de QR Code, é possível realizar uma infinidade de ações digitais. 

Ele foi desenvolvido em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave, uma divisão da Denso, subsidiária da Toyota. A intenção inicial era facilitar o rastreamento de peças de automóveis durante o processo de montagem.

Hoje em dia, os smartphones mais novos já possuem a tecnologia para ler esses símbolos criptografados, pois já vêm integrados aos aplicativos de câmera. Os usuários apontam o aparelho para o código, e uma opção para abrir o link aparecerá na tela. 

Quando o celular não tem essa função, também dá para baixar um leitor de QR Code através da loja de aplicativos do dispositivo. Os códigos também podem ser lidos com scanners a laser ou qualquer outro tipo de câmera que tenha um software especial para decodificar o padrão. 

As diversas aplicações de um QR Code

As perspectivas de crescimento do mercado são otimistas. Segundo o estudo Global QR Code Labels Market, de julho de 2022, o tamanho do mercado global de QR Code deve atingir quase US$ 1,4 bilhão em 2028, sendo que em 2021 foi calculado em US$ 889 milhões. De fato, o uso do recurso vem aumentando em diversas áreas da economia. 

Vamos ver a seguir como o leitor de QR Code vem sendo usado pelas empresas para atrair ou simplesmente melhorar a experiência dos clientes. 

Cardápio digital 

Oferecer aos frequentadores a opção de um cardápio QR Code é um passo importante e fundamental no processo de digitalização de empresas, como bares e restaurantes. Essa alternativa apresenta vantagens como:

  • Atualizar o cardápio sem imprimir novos menus.
  • Receber pagamentos.
  • Enviar mensagens de marketing personalizadas.
  • Mais higiene, uma vez que não tem contato físico.
  • Dá agilidade ao serviço, algo essencial nos restaurantes. 

Uso em eventos 

As empresas organizadoras de eventos definitivamente encontraram um aliado nos QR Codes. Eles simplificam a compra de ingressos, cadastro das pessoas e agilizam a entrada, evitando filas. 

Isso é especialmente interessante em shows e espetáculos com uma quantidade enorme de pessoas e onde seria difícil fazer um controle que não fosse digital. 

Da mesma maneira, em um seminário ou feira de negócios, por exemplo, é possível usar a solução para compartilhar conteúdo, materiais promocionais, contatos, etc. Isso gera economia de papel, impressão e tempo.  

Cartões de visita 

Um bom desdobramento para o leitor de QR Code nos eventos é o uso para compartilhar informações de contato. Afinal, ele pode armazenar uma infinidade de informações e consegue substituir currículos ou cartões de visitas. 

Com apenas um código, dá para fazer uma apresentação mais criativa e interessante. A pessoa acessa e vai para o portfólio do profissional, ou para as redes sociais, blog, fotos ou outros perfis profissionais. 

No setor de turismo

A indústria do turismo, fortemente afetada durante o período da pandemia, é uma que mais vem usando a tecnologia para se recuperar. Todo mundo que viaja de avião, provavelmente, já reparou que alguns bilhetes têm o QR Code para conseguir acesso à sala de embarque ou obter informações do terminal ou portão. 

Hotéis colocaram em funcionamento as portas sem chave em que o hóspede consegue abri-las apenas escaneando um QR Code no seu smartphone. Também dá para fazer o check-in automatizado, o que reduz a necessidade de ter muitos funcionários na recepção.

Controle de estoque

Durante muito tempo, os códigos de barra foram usados para controle de mercadorias e inventário de estoque, mas eles eram ineficientes para o gerenciamento em massa. Por isso, nos anos 90 foram substituídos pelo QR Code, pois têm a capacidade de armazenar grandes quantidades de dados.

Estratégia de marketing 

Algumas empresas usam esse recurso como estratégia de marketing para os usuários. Aplicativos de mídia social, como o Snapchat, criaram QR exclusivos para que seus usuários adicionem pessoas de maneira mais fácil. Esse aplicativo criou até um nome específico para a ferramenta – Snapcode. 

Já o Spotify, aplicativo de streaming,  também usa o QR Code para incentivar os usuários a compartilharem músicas, simplesmente digitalizando o símbolo. 

Fazer pagamentos 

Os pagamentos via QR Code ganham cada vez mais adeptos. Um estudo da Juniper Research, QR Code Payments, de maio de 2022, previu que o gasto global com pagamentos nessa modalidade chegará a mais de US$ 3 trilhões até 2025.  

No Brasil, 73% dos brasileiros que possuem um smartphone já experimentaram fazer pagamentos com QR Code. É o que revelou a pesquisa Panorama Mobile QR Code, de setembro de 2022. 

Por isso, muitas empresas como a Vivo passaram a disponibilizar pagamentos e recarga de celular com QR Code via Pix. Basta acessar o canal Recarga Digital e seguir o passo a passo. 

Quais são as vantagens do QR Code?

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Conforme um levantamento da QR Code Tiger, um dos sites mais populares para criar os códigos, o crescimento do uso dessa ferramenta em 2022 foi de impressionantes 433%, se comparado com 2021. Isso se deve principalmente aos benefícios que a tecnologia proporciona. Vamos ver alguns:

São rápidos

O uso da tecnologia é uma excelente maneira de simplificar a experiência do usuário e garantir que os clientes possam acessar as informações do modo mais rápido e eficiente possível. 

Ao digitalizar um código QR, os clientes podem ir direto para uma página inicial ou fazer check-in em um local sem precisar falar com um funcionário da empresa ou acionar o suporte. 

Alta capacidade de armazenar dados

O QR Code é capaz de armazenar uma enorme quantidade de dados para os clientes, bem mais do que um código de barras. 

São centenas de dados criptografados que podem ser usados e que se traduzem, na prática, em endereços de sites, localização, informações sobre produtos, links para promoções ou compartilhamento de outros materiais de marketing.

Direcionamento específico

Principalmente em campanhas de marketing, quando é preciso direcionar o tráfego para determinadas páginas, os QR Codes são bem úteis. 

Eles permitem que a empresa guie os clientes diretamente para onde deseja que eles sigam, seja uma página de mídia social ou uma área de promoções. Desse modo, o internauta não vai “se perder” pelo caminho nem enfrentar obstáculos para chegar onde a empresa quer que ele chegue. 

Aumentam o engajamento

Os usuários que digitalizam um QR Code já estão predispostos a interagir mais e as empresas podem explorar essa vantagem. 

Quando o objetivo é aumentar o envolvimento deles com o próprio site, redes sociais ou canais de relacionamento, o recurso é uma forma bem fácil de viabilizar tudo. 

Como proteger o QR Code das fraudes? 

Em janeiro de 2022, a CNN noticiou um anúncio do FBI em que a instituição chamava a atenção para o fato de que os cibercriminosos estavam usando QR Code para enviar pessoas a sites de pagamento fraudulentos ou incorporar malware nos dispositivos. Os próprios donos das empresas perceberam a ação dos golpistas e fizeram a denúncia. 

Infelizmente, assim como os usuários e as empresas vêm usando cada vez mais o QR Code, os cibercriminosos também já descobriram a ferramenta e colocam em risco a cibersegurança. No entanto, a maior parte dos problemas que acontecem envolve engenharia social, ou seja, quando o hacker usa a negligência ou mesmo inocência do usuário para ser bem-sucedido no crime. 

Portanto, é preciso ficar sempre alerta. A seguir, listamos algumas medidas que as empresas podem tomar para evitar as fraudes com QR Code. 

1. Verificar constantemente 

A coisa mais eficaz que um empreendedor pode fazer é verificar os códigos regularmente. Ou seja, inspecionar o QR Code com o próprio telefone celular para  garantir que ninguém colocou um novo código QR por cima ou os adulterou.

2. Não deixar placas expostas fora do horário comercial

Quando uma empresa exibe QR Code do lado externo da loja e aquele cartaz passa a noite sem vigilância, é preciso redobrar a atenção. O melhor é sempre guardar todo o material em local seguro para evitar que seja trocado.

3. Usar o logo da empresa no QR Code

Uma das formas de dar legitimidade a um código desses é dar às páginas de destino uma aparência profissional, ou seja, aplicar o logo da empresa nelas. Isso aumenta a confiança do cliente e vai evitar, também, que o código seja usado de maneira equivocada. 

4. Educar os clientes

Uma das missões das empresas é evitar que os próprios clientes sejam vítimas de golpistas que usam a marca para conseguir praticar atividades criminosas.

Por isso, é preciso sempre fazer campanhas de alerta para educar os clientes. Uma opção, por exemplo, é ensiná-los a identificar o QR Code da empresa. Também é importante sempre explicar as medidas de segurança que são tomadas internamente para que as fraudes sejam evitadas.

Investimento em inovação é crucial para empresas  

Apesar dos cibercriminosos atuarem na tentativa de mudar os códigos, o QR Code, em si, é seguro, pois as fraudes não envolvem a tecnologia. Se o usuário escanear o código de uma fonte confiável, dificilmente terá problema com ele. 

Os empreendimentos ganham muito quando fazem uso da tecnologia para facilitar processos. E a inovação surge como estratégia fundamental em um mundo altamente conectado. E para explorar as possibilidades, é preciso estar com os equipamentos mais modernos. 

Uma vez que não são todos os celulares que têm o leitor de QR Code integrado às câmeras, a Vivo Empresas conta com uma gama de opções de smartphones e planos de Internet adaptáveis a todo tipo de negócio. Vale conhecer até para manter o parque tecnológico de sua companhia atualizado. 

Gostou do conteúdo? Leia mais sobre inovações tecnológicas aqui nestes artigos publicados anteriormente: 

Até a próxima! 

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