As datas comemorativas são muito importantes para a movimentação da economia. Isso porque elas possuem a capacidade de suscitar determinados tipos de comportamento nos clientes, fazendo com que eles consumam ainda mais nessas celebrações especiais.
Assim, com a proximidade do Carnaval, por exemplo, muitas empresas têm utilizado o colorido, a alegria e, também, boas promoções para estimular as pessoas a comprarem mais como forma de se sentirem parte dessa festa. Da mesma maneira, acontece em outras datas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Cyber Monday.
Mas para que todo o potencial competitivo desses momentos específicos seja aproveitado, é preciso que as lojas – físicas ou onlines –, estabelecimentos ou até mesmo instituições planejem as campanhas e se preparem para atender às demandas muito antes do evento em si.
E, nesse sentido, estar bem equipado em relação à tecnologia é fundamental, uma vez que ajuda a lidar com o aumento do fluxo de compras de modo ágil e organizado, além de garantir maior alcance das propagandas e promoções.
Para entender como aproveitar melhor as principais datas, abordaremos neste artigo os seguintes tópicos:
- Como se preparar para as principais datas comemorativas do ano?
- Como os setores podem se preparar para as principais datas comemorativas?
- Tecnologias da Vivo Empresas que preparam a sua empresa para as datas comemorativas
Como se preparar para as principais datas comemorativas do ano?
As datas comemorativas, conhecidas também como um período de vendas sazonais, uma vez que reflete o movimento do mercado em momentos específicos do ano, representam uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas do negócio, principalmente no meio digital.
É o que demonstra o Relatório dos Setores E-commerce no Brasil da Conversion. Segundo o estudo, em 2022, o saldo foi positivo para o comércio eletrônico brasileiro, que contabilizou cerca de 28 bilhões de visitas ao longo do ano, sendo, em média, 2,3 bilhões de acessos por mês.
Desse total, os melhores desempenhos foram registrados nas datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Ainda de acordo com o relatório, somente em novembro de 2022, sites de e-commerce do Brasil registraram um pico de 2,63 bilhões de visitas, em decorrência das promoções da Black Friday — que acontece sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro.
Diante disso, não há dúvidas de que é preciso aproveitar da melhor maneira possível as datas comemorativas, a fim de aumentar as vendas da empresa.
Mas, antes de criar qualquer tipo de estratégia para vender mais, é fundamental preparar tudo com antecedência para atender às demandas, levando em consideração alguns pontos, como:
Organização dos produtos
Prepare o estoque com base em uma expectativa de quantitativo de vendas; negocie prazos de entrega com os fornecedores; determine os preços, o modo de pagamento, etc.
Planejamento de calendário
Para construir um calendário, vale se perguntar: quais são as datas comemorativas? Qual o dia da semana elas caem? Quais são as datas que não são tão conhecidas, mas têm a ver com o meu segmento? É fundamental que esse calendário esteja sempre atualizado.
Treinamento da equipe
Se você não trabalha sozinho, é essencial capacitar os profissionais que atuam com você para realizar um bom atendimento — seja de modo online ou presencial — e aumentar as vendas.
Planejamento do marketing
Determine estratégias de acordo com a necessidade da sua empresa, através do engajamento nas redes sociais, divulgação das promoções e campanhas, disparo de e-mail marketing, etc.
Além disso, utilize datas comemorativas com base em seu segmento para criar subnichos (exemplo: uma empresa de finanças pode aproveitar o período do Carnaval para vender produtos e dicas para viajar sem gastar muito).
Comunicação com o público
Aproveite os períodos sazonais para ampliar o diálogo com o seu público. Apesar de temporárias, as campanhas das datas comemorativas devem ser pensadas a longo prazo, com a intenção de fidelizar os clientes. Para isso, invista em campanhas que têm potencial para gerar uma conexão com eles.
Personalização do site de acordo com as datas comemorativas
Para deixar mais atrativo o seu negócio, vale a pena investir em mudanças visuais nas páginas da empresa, assim como na organização online dos produtos. Dessa forma, os clientes se sentem mais atraídos pelas promoções e ofertas, sendo estimulados a consumirem no seu e-commerce.
Tecnologia de ponta
De nada adianta oferecer as melhores ofertas e promoções se o sistema da plataforma de e-commerce cai toda hora por causa do grande fluxo de acesso ou o pagamento é interrompido devido à falta de conectividade.
Portanto, é imprescindível contar com tecnologias que garantam conexão, acesso e segurança à vontade.
Como os setores podem se preparar para as principais datas comemorativas?
Cada setor traz especificidades que devem ser levadas em consideração na hora de criar estratégias para maximizar as vendas na internet. Nesse sentido, o conhecimento sobre o negócio como um todo é fundamental para que sejam aproveitadas as principais datas comemorativas de uma forma mais assertiva.
Confira abaixo algumas dicas para cada setor.
Agronegócio
O agronegócio é um dos setores mais importante da economia brasileira. De acordo com o PIB do Agronegócio Brasileiro, medido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq-USP, ele é responsável por 25% do valor do PIB.
Por ser tão relevante para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – através da geração de empregos, consumo de implementos e máquinas, exportação de produtos, entre outros –, é interessante que o setor aproveite as datas comemorativas para potencializar ainda mais o seu alcance. Para isso, vale a pena:
- Criar estratégia para os mais diversos tipos de negócios que envolve o agronegócio, como produção de alimentos, biocombustíveis, tecnologias e processos, ações ambientais, produções têxteis, comercialização de madeiras, etc.
- Aproveitar as datas comemorativas relacionadas ao setor, tais como: o Dia do Agronegócio (25 de fevereiro), Dia Mundial do Café (14 de abril), Dia do Milho (24 de maio), Dia Internacional do Biodiesel (10 de agosto), entre outras.
Bares e restaurantes
Com a proximidade do Carnaval, que é considerada a data mais importante para o setor do turismo, estima-se que os bares e restaurantes serão responsáveis por quase 84% da receita gerada durante a festividade, em 2023.
É o que afirma a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a qual acredita que haverá uma movimentação de R$ 3,63 bilhões no ramo alimentício nesse período.
Para além do Carnaval, os bares e restaurantes têm apresentado um aumento no número de vendas após a pandemia. De acordo com o Índice de Consumo em Restaurantes (ICR), em 2022, foi registrada uma alta de 19,1% do volume de transações em comparação a 2021.
Somado a isso, houve também o crescimento dos serviços de delivery. Conforme a pesquisa Online Food Delivery Services Market Shapshot, de setembro de 2022, a expectativa é de que as entregas de alimentos ultrapassem US$ 97 milhões até 2032.
Diante desses dados, a melhor maneira de aproveitar as datas comemorativas no setor é através de:
- Impulsionamento de datas referentes ao segmento, como Dia do Açaí (5 de setembro), Dia Nacional da Cachaça (13 de setembro), Dia do Cliente (15 de setembro), Dia do Barman (4 de outubro), entre outros.
- Uso de cupons, descontos e promoções.
- Divulgação das promoções nas redes sociais.
- Uso de linguagem mais atrativa.
- Oferecimento de serviço de delivery de qualidade.
- Parcerias com influenciadores digitais.
Educação
Desde a pandemia da Covid-19, o setor da educação vem passando por uma série de transformações, e uma dessas mudanças diz respeito aos modelos de ensino.
Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), em 2021, houve um aumento de 41,4% de matriculados em cursos a distância.
Em comparação ao período de 2011 a 2021, a pesquisa mostrou um crescimento de 274,3% de matriculados em EAD, enquanto que nos cursos presenciais houve uma queda de 8,3%.
Para aproveitar da melhor maneira possível o período de vendas sazonais, as instituições de ensino devem adaptar as datas comemorativas à sua realidade. Desse modo, é possível aproveitar os momentos para:
- Oferecer descontos em cursos e matrículas.
- Liberar aulas extras.
- Investir em plataformas de ensino a distância.
- Usar tecnologia de ponta para dar suporte com a conectividade.
Escritórios
O ponto-chave para o setor de escritórios é o fortalecimento da comunicação entre os colaboradores. Afinal, com aumento das demandas em períodos sazonais, a necessidade de uma organização e fluidez interna se torna ainda mais fundamental para que tudo funcione bem nos escritórios das marcas.
Diante disso, as tecnologias da Vivo Empresas passam a ser as aliadas nesse processo, tais como:
- Soluções em nuvem oferecidas pelo pacote Microsoft 365.
- Internet banda larga de máxima velocidade, estabilidade e segurança com a Vivo Fibra.
Varejo
Para impulsionar ainda mais as vendas nos períodos sazonais no setor de varejo, vale a pena considerar os dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) , a qual apontou que:
- 71% das pessoas gostam de receber ofertas ao acessar sites ou redes sociais.
- 58% das compras não planejadas pelos consumidores brasileiros são motivadas pelas propagandas que aparecem nos aplicativos de lojas.
- 61% das compras feitas de forma impulsiva são motivadas pelas promoções.
Nesse sentido, é importante que o setor:
- Planeje ações muito antes das datas comemorativas.
- Mantenha o calendário atualizado com as principais datas, como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Cyber Monday.
- Utilize os recursos dos gatilhos para criar uma conexão com os consumidores.
- Impulsione a comunicação nas redes sociais e nos sites para divulgar promoções e informações.
- Crie promoções, descontos e campanhas atrativas.
- Utilize tecnologia de ponta para gerenciar de forma organizada e ágil a alta demanda de pedidos.
- Mantenha um controle de estoque e prepare a logística.
- Garanta um ótimo atendimento, principalmente nos meios online.
Tecnologias Vivo Empresas que auxiliam nas datas comemorativas
Com a pandemia do coronavírus, todos os setores passaram por transformações importantes. E a principal delas foi a potencialização do uso das tecnologias como forma de consumir todo tipo de produto ou serviço.
Mesmo com a volta da dinâmica normal da sociedade, sem medidas de distanciamento, estudos demonstram que o consumo online continuará crescendo, seja através do delivery, ensino a distância, modelo de trabalho remoto ou compras online em e-commerce.
Diante dessa realidade, é imprescindível que as empresas invistam em tecnologias de ponta para proporcionar um serviço de qualidade aos seus clientes. E a Vivo Empresas pode ajudar com diversas soluções de conectividade, como Rede Móvel, Banda Larga, Ferramentas de Colaboração, Iot, soluções de cloud.
Para auxiliá-lo nessa empreitada, a Vivo Empresas, como parceira dos negócios, tem um portfólio completo de soluções tecnológicas – como Cloud, Segurança da Informação, TI, Locação de Equipamentos e Gestão de Tecnologia – que irá transformar o seu negócio e apoiá-lo nas datas comemorativas.
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