Boa parte do sucesso de grandes influenciadores, gamers, artistas e empreendedores digitais passa pelo conhecimento de como fazer uma live.
Este formato, que se popularizou no período de isolamento social, é uma estratégia altamente eficaz para se ter contato direto e dinâmico com o público, aumentando o engajamento da audiência.
Entretanto, transformações no mercado indicam que um novo setor pode se beneficiar das transmissões ao vivo: o varejo. Por meio das lives, esses negócios podem vender seus produtos em programas em tempo real nas plataformas de amplo alcance, como YouTube e Instagram.
Ainda iniciando no Brasil, esse formato teve grande sucesso nos últimos anos na China, propiciando alta taxa de conversão. Tal canal de vendas é mais democrático e tem grande capacidade de escala, tornando-se um terreno fértil para os varejistas explorarem.
Aprenda mais sobre esse novo modelo de negócios e como fazer uma live nos seguintes tópicos:
- Das transmissões ao vivo para o live commerce
- Vantagens do formato
- Equipamentos para se fazer uma live
- Dicas de como se fazer uma transmissão
- Tecnologias transformam o varejo
Das transmissões ao vivo para o live commerce
As transmissões ao vivo em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Twitch não são nenhuma novidade. Amplamente utilizado no mundo do entretenimento, esse formato é uma estratégia muito eficaz para reter audiência e conquistar mais público.
Entretanto, existe uma categoria de conteúdo ao vivo ainda pouco utilizada no Brasil: o live commerce. Esse modelo de streaming nada mais é do que uma transmissão dedicada à venda de produtos, trazendo ao consumidor um novo tipo de experiência em suas compras.
Esse evento virtual utiliza a interatividade e o entretenimento para promover uma vitrine intimista e dinâmica às mercadorias de uma empresa. Com isso, o público conhece novos produtos se divertindo e pode fazer suas compras de maneira prática, seja pelo computador ou pelo smartphone.
O formato é uma espécie de atualização das vendas ao vivo realizadas em TV aberta, algo muito popular nos anos 1990 e 2000.
A diferença é que, além das mudanças na linguagem e o maior grau de interatividade que a internet possibilita, as lives são muito mais democráticas. Afinal, as mídias e os recursos necessários são acessíveis a qualquer tipo de empresa.
Um exemplo do potencial mercadológico delas é o sucesso do streamer Casimiro, que começou a se destacar como influencer por meio de suas transmissões diárias na Twitch, em 2021. Na 1ª fase dos jogos no Catar, o apresentador atingiu a marca de mais de 5 milhões de espectadores simultâneos na transmissão Brasil x Suíça.
Dessa forma, os negócios varejistas também podem se aproveitar da ampla popularidade do formato das lives para fazer um conteúdo envolvente, patrocinar pessoas que conversam com o público alvo ou para ter um novo canal de contato com seus consumidores.
As transmissões ao vivo promovidas por empresas do varejo ainda não estão muito consolidadas no Brasil, mas já se tornaram grande sucesso em países como a China. Segundo estimativas da MCKinsey, de julho de 2021, o mercado de live commerce chinês apresentou uma impressionante taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 280% entre 2017 e 2020.
A mesma publicação aponta que as empresas que vendem nesse formato apresentam uma taxa de conversão próxima a 30% — até dez vezes maior em relação ao comércio eletrônico tradicional.
Vantagens das lives
Investir em lives é uma forma de a loja obter um canal de vendas diferenciado do usual. É uma vitrine que traz entretenimento e interação durante a experiência do consumidor, criando um ambiente muito mais interessante para o cliente tomar suas decisões.
Além disso, o formato permite que um produto seja mostrado da maneira como ele funciona na prática, com um nível de aprofundamento muito maior. Assim, o público pode conhecer uma mercadoria mais a fundo, tirar suas dúvidas e ser influenciado positivamente para fazer suas compras.
Outros benefícios desse formato são a facilidade que o público pode ter para fazer suas compras e o fator humano envolvido, muito próximo da experiência que um consumidor tem com vendedores.
A soma de todos esses fatores pode resultar em:
- Aumento da taxa de conversão e volume de vendas;
- Divulgação orgânica da marca, por meio do engajamento da audiência;
- Possibilidade de captura de leads;
- Diferenciação da loja frente à concorrência;
- Como em toda estratégia de vendas e marketing digital, é possível analisar o desempenho com precisão e melhorar continuamente a abordagem.
Equipamentos necessários
A princípio, qualquer live pode ser feita somente com um celular, ou webcam, e uma plataforma que tenha a opção de streaming, como YouTube, Instagram, TikTok etc. Entretanto, a qualidade fica muito melhor com os equipamentos e os programas apropriados para esse formato.
Confira os principais recursos necessários para fazer uma live de sucesso.
Câmera profissional
A qualidade do vídeo é imprescindível nas transmissões ao vivo. Por isso, é fundamental ter câmeras com imagem full HD ou 4k, se tiver condições de fazer um investimento maior.
Além disso, é importante verificar as condições técnicas de conectividade da câmera com o seu computador. Uma boa solução nesse sentido são equipamentos que ofereçam conexão HDMI com saída limpa.
Outro ponto importante da câmera é ela ter a opção de desativar o desligamento automático. Ainda, é recomendado que a filmadora não seja alimentada apenas à bateria, para não correr o risco de ela desligar durante a transmissão.
Microfones de qualidade
Um som limpo e sem ruídos externos também faz toda a diferença. Nesse formato, microfones do tipo lapela (que podem ser presos à roupa) são uma ótima alternativa. É importante que o equipamento seja estéreo e tenha um bom volume de saída.
Para uma qualidade mais profissional, vale a pena o uso de um microfone boom.
Iluminação
Lives streaming dependem de uma composição de iluminação para serem esteticamente agradáveis. As soluções são várias, começando pelo kit de anel de luz (ring light) e tripé.
Mas se o objetivo é ter uma iluminação profissional, é necessário investir em um set de equipamentos, ou seja, um conjunto de materiais. Um sistema bastante utilizado no audiovisual é a iluminação de três pontos, composta de luz principal, contraluz e luz de preenchimento.
Cenário e figurino
Um cenário bonito, e que esteja relacionado com a identidade visual da empresa, também é muito importante. Vale a pena compor um ambiente com as cores e os elementos que remetam à marca, para criar uma identificação imediata do público. A mesma lógica pode ser aplicada ao figurino.
Programas de streaming
Software de gerenciamento de transmissões ao vivo também são fundamentais . Com esses programas, é possível habilitar diversos recursos que dão mais qualidade à transmissão.
Isso inclui a codificação (otimização da imagem da câmera ao formato da plataforma da live), inserção de legendas, efeitos audiovisuais, alternação de câmeras, compartilhamento de telas, entre outras ferramentas.
Existem desde programas gratuitos a alguns softwares freemium ou premium. Dentre os mais utilizados, estão:
- StreamYard;
- OBS Studio;
- Vmix Call;
- Streamlabs;
- Wirecast.
Internet estável
Transmissões ao vivo dependem totalmente de conectividade estável e de alta velocidade. Esse fator é ainda mais importante em lives com imagens HD ou 4k em multicanais, demandando grande taxa de envio de dados de upload.
Dessa forma, ter um plano de internet fibra óptica de ultravelocidade, como Vivo Fibra, é imprescindível para a sua conexão permanecer estável e com todos os recursos da live funcionando perfeitamente.
Computador de alto desempenho
Da mesma forma que o formato exige bastante em termos de conexão com a internet, o mesmo podemos dizer em relação ao hardware do computador. A capacidade do processador é o ponto mais importante, mas a quantidade de memória RAM e a qualidade da placa de vídeo também são fundamentais.
Computadores potentes podem demandar grandes investimentos à organização, mas existe uma alternativa que pode ser mais vantajosa: o e-commerce de equipamentos da Vivo Empresas. Nele, é possível comprar no cartão de crédito com parcelamento sem juros. Assim, é possível ter máquinas atuais e de alto desempenho para as tarefas do dia a dia.
Dicas de como fazer uma live
Com todos os recursos em mãos, chega a hora da parte criativa de uma live. Confira as dicas de como aplicar esse modelo.
Escolha o formato da live
Uma live pode ser feita de diversas formas, utilizadas de maneira isolada ou combinada. Os principais formatos seriam:
- lançamento de produtos — uma live para expor aos clientes uma nova linha, atualização ou mercadoria nova;
- entrevista — neste formato, o enfoque estaria no convidado. O responsável pela live se encarregaria de conduzir as perguntas;
- educacional — com o intuito de gerar conscientização ou ensinar algo, este modelo é indicado para difundir a cultura da empresa para os espectadores;
- tutorial — o passo a passo sobre como utilizar determinado produto;
- perguntas e respostas — um formato mais interativo, possibilitando que os consumidores interajam e façam perguntas durante a transmissão;
- avaliação de produtos — pessoas poderiam ser convidadas a testar os produtos da marca e fazer uma resenha sobre eles;
- live com influenciadores — pessoas famosas conduzindo o programa ou participando em algum momento específico.
Decida os canais de transmissão
Existem inúmeras plataformas que possuem a opção de transmissão ao vivo, como Instagram, Facebook, YouTube e Twitch. A empresa pode escolher a plataforma que tem maior engajamento, mas uma estratégia multicanal é mais eficaz para dar escala.
Também é fundamental estar bem familiarizado com a plataforma e conhecer o mecanismo de funcionamento e como ele se integra com os canais de vendas
Faça um roteiro
Uma live pode ser espontânea, mas sem perder o controle. É importante que haja o tempo estabelecido de cada bloco, como os momentos para interagir com a plateia (se tiver), a duração de cada atração etc.
Planeje boas ofertas e promoções
Um dos maiores mecanismos para se reter a audiência são as condições exclusivas aos espectadores. Há várias formas de se utilizar essa estratégia para ter mais engajamento e conversões, como:
- sorteios de produtos;
- prêmio para o 1º espectador que responder a determinada pergunta;
- preço promocional durante certo espaço de tempo;
- frete grátis ou condição de pagamento diferenciada para o público.
Divulgue sua transmissão com antecedência
Uma boa campanha de marketing é fundamental para ter uma audiência relevante. Também é importante planejar bem a data(próxima a uma data comemorativa, por exemplo) ou adotar a estratégia de fazer lives frequentes.
Crie títulos e descrições chamativas
Muitos espectadores acessam lives pelas recomendações das plataformas. Como há muita concorrência pela atenção nos canais digitais, é fundamental caprichar nos títulos e nas descrições.
As principais dicas são utilizar palavras mágicas do marketing, gatilhos mentais e títulos com promessas, como “seu celular dos sonhos está aqui”.
Antes de iniciar, confira o seu equipamento
O processo de como fazer uma live também inclui, a cada nova transmissão, um check-in de todos os equipamentos. Por isso, faça um teste antes de entrar no ar para garantir que câmeras, microfones, iluminação e demais recursos estejam em perfeito funcionamento.
Tecnologias transformam o varejo
Os avanços na conectividade, nos equipamentos e nos programas computacionais (incluindo o barateamento desses recursos) possibilitaram que as lives atingissem a popularidade atual. Entretanto, há diversas outras inovações que transformam o mercado e os hábitos de consumo, impactando o varejo.
Avanços na Internet das Coisas (IoT) são um bom exemplo disso, possibilitando que equipamentos e sensores sejam conectados para orientar decisões. Outra inovação essencial ao crescimento dessa vertical são as ferramentas de big data, fornecendo insights que apoiam ações das equipes de marketing e venda das lojas.
O futuro do varejo também passa pelas tecnologias de realidade aumentada, realidade virtual e metaverso, que transformarão completamente a experiência do consumidor. Certamente, o 5G será um acelerador desse processo, habilitando a massificação dessas inovações durante os próximos anos.
Para que as melhores soluções cheguem aos varejistas de todos os portes, a Vivo Empresas oferece um portfólio completo para o Varejo. São ferramentas que trazem conectividade, automação, segurança da informação, entre outros atributos essenciais ao crescimento de seu negócio.
Gostou de aprender como fazer uma live? Então, confira outros conteúdos relevantes ao comércio varejista:
- Gestão de custos é peça-chave no comércio varejista
- O que é e como ter um site seguro
- Como preparar o comércio para vender no Natal?
Até a próxima!